Quem me tem acompanhado neste blog (especialmente este mês), já deve ter percebido por esta altura que muitas vezes sou assaltado por dúvidas estranhas. Estou eu muito bem, metido na minha vidinha, quando de repente aparece uma dúvida, não se sabe bem donde, aponta-me uma naifa e pronto, lá se vai o sossego, só o conseguindo recuperar quando consigo dar uma resposta minimamente satisfatória à dúvida.
Uma das últimas manifestações desta categoria de dúvidas surgiu em conversa com uma amiga, quando ela me perguntou como estavam a “correr” as coisas”. Esta é uma pergunta própria destes tempos modernos, em que tudo é feito à pressa, em que se privilegiam as acções em detrimento das pessoas. Se repararem bem, quando querem saber como alguém está, utilizam o verbo andar, por exemplo “como andas,” mas se o objecto da curiosidade é uma situação, normalmente é utilizado o verbo correr, por exemplo “como correu”. E não pensem que pode ser feita uma substituição simples, porque perguntar a alguém “como corres” poderia levar a respostas sarcásticas, culminando mesmo numa pequena demonstração. E é aqui que surge a minha dúvida: quem foi o responsável pela marcação dos andamentos nas perguntas?
Não, não é para lhe bater, só queria que ele me explicasse o porquê de ter atribuído a velocidade “arrastar” ao desenvolvimento do nosso país ou “pastelar” aos jogadores do Benfica...
Até amanhã,
Rafeiro Perfumado
Olha, surgiu-me uma duvida ... O que é essa coisa do benfica?
ResponderEliminarTens razão! Bom mesmo era que os jogadores do Benfica corressem e o desenvolvimento do país andasse prá frente! :)))
ResponderEliminarJá o pessoal devia ter direito a pastelar, que sabe sempre bem ir lanchar à pastelaria da esquina, a meio de uma manhã ou de uma tarde de trabalho!
Beijocas!
Caro rafeiro, não sei quem foi o espertalhão que inventou esse sistema, mas dá-te por contente, qualquer dia perguntam-te como é que estás a regredir.
ResponderEliminar***
hum...e que tal de substituíssemos o verbo para algo do género "como nadam as coisas" ou quiçá "como martelam as coisas"? não sei pk mas não, não soa lá muito bem. e isso do pastelar,será orgulho ferido por algo glorioso, rafeirito? eh eh eh
ResponderEliminarbjs endiabrados
Mas foi "ele" que atribuiu essa expressão aos jogadores do benfica?;)...
ResponderEliminarOlá..era para saber como andas...que tal correu o dia? e então ..hoje trabalhaste ou andaste a arrastar a peidola? vê lá pá porque isto de andar a pastelar...ainda pensam que és como o nosso Benfica..
ResponderEliminarE o Porto?! Já perdeu?
ResponderEliminarIsso do futebol é uma maçada...
Muitos 'auf-aufs', c'lega... ;)
Bom... espero que não te surjam dúvidas existenciais... tipo: "O que falo eu aqui?"
ResponderEliminarQuando uma orquestra se prepara para apresentar um determinado andamento, confesso que não sei como colocar expressões tipo: Vá! Anda lá!; Então isso vai?; Vai correr bem?...
ResponderEliminarou melhor: Então isso, tem andamento ou não?
Enfim... grunf!
Eu sabia que ser do Benfica tinha a sua razão de ser. Adoro pasteis :)
ResponderEliminarConcordo com a Medusasss!
ResponderEliminarDesafiei-te no Il Lato Nero!
a minha mãe que é benfiquista doente também anda com dúbidas parecidas. ontem à noite ligou-me: tou filha, olha, de que cor é que me pediste o casaco pó natal?? é que eu acho que essa cor num existe ahahahaha
ResponderEliminarnão foi assim, mas na minha imaginação a coisa tebe mais piada ;)
Tens que concordar que o 'pastelar' até tá bem empregue pah.
ResponderEliminarE já agora , méke andas? lolololol
Um abraço
Rafeiro,
ResponderEliminardevias advertir essa tua amiga que o termo "pastelar" relativamente aos jogadores do Benfica é coisa que dura muito pouco!
Repara que, era muito mais próprio dizer à Pikena que era melhor, dado o depreciativismo em questão, utilizar o termo "COXEAR" uma vez que certamente lhe ias afincar as dentolas na canela! E ela (não os jogadores, claro) "andaria" ou "correria" apartir desse momento um bocado mais para o lado do muito "coxo"!
atendendo que a corrida normalmente é associada a desporto, qualquer dia começam a perguntar-te "como marchas"!
ResponderEliminarafinal a marcha atlética também é um desporto...
Fernando Pessoa, salvo erro sob o heterónimo de Alberto Caeiro, escreveu um poema lindo em que defende que, o pensar nas coisas, nos impede de as ver (isto assim grosso modo...)
ResponderEliminarCom as dúvidas é a mesma coisa: não pensar nelas é a melhor forma de não chatearem.
Agora te digo, também gostava muito de saber a resposta à tua penúltima dúvida. ( de futebol não percebo nada).
E, na dúvida, vou mas é para minha casa. Hoje é quinta feira, trabalho acrescido...
Beijocas
Mariazita
só me apraz dizer uma coisa...vá, duas...
ResponderEliminarRAUF...RAUF
:D
Ora aqui está mais uma questão filosófica!
ResponderEliminarÉs um sortudo, ó rafeiro: a ti, assaltam-te dúvidas. A mim, são mais dívidas...
ResponderEliminarpois, realmente e na caeteza porém que dados os factos até sincornizadamente desde que os preços do petroleo influenciam há muito numa extensão de tudo e mais alguma coisa, portanto.
ResponderEliminarfaz todo o sentido.
E diz o cego pró coxo:
ResponderEliminar-Então? Como vais?
Reponde o coxo:
-Como vês!
Rauf!
E quando não tiveres mais dúvidas???
ResponderEliminarIsso só prova que os teus neurónios ainda correm......
Se fossem só os jogadores do benfica que andassem a pastelar!!!!!bem que o país andava bem e tu fazias como eles, pastelavas...ahahhah
Beijokitas
"Como vai isso?" Isso sim é uma pergunta do caraças. Dá para responder um pouco de tudo, desde o innuendo sexual até à total ignorãncia sobre o isso.
ResponderEliminarAbraço
Lá está uma dúvida muito pertinente!! Rauf...rauf
ResponderEliminarPs-Só descobri o teu blog esta semana...é verdade (shame on me), mas prometo continuar a acompanhar as tuas aventuras se prometeres continuar perfumado la está!!
bjs
_malinha
Bem rafeiroso,
ResponderEliminarA isto é que eu chamo uma verdadeira dúvida existencial homem! (ai desculpa, cachorro)
beijos
LOLanadas cá com umas duvidas jeitosas LOl
ResponderEliminarSabes, por vezes tenho o mesmo problema, desde criança que ando para peceber porque chamamos "palavra" às palavras. Ou então, a última que me tem cá andado a fazer comichão, é "dar cavaco". é que embora não tenha nada, mas mesmo nada contra o presidente, acho-o uma pessoa muito pouco simpatica, com pouco sentido de estado, sem charme, sem classe, e outras coisas feias de que me poderia lembra mas que me contenho. e sendo assim, tenho muita dificuldade em andar a dar esta pessoa assim sem mais nem menos aos meus amigos e familiares, aos outros ainda vá, agora aos amigos e à familia gosto de dar coisas com gosto!
ResponderEliminarNesse caso, é uma deformação da palavra "decorrer" (olha eu armada em esperta).
ResponderEliminarAinda agora vinha no elevador com uma colega e disse "Uff! Estou cansada!" e ela "É bom sinal, é sinal que estás viva!" e eu respondi "Mas podia estar viva e descansada ou não?". Não tem nada a ver com aquilo que perguntas mas apeteceu-me. Além disso ainda outro dia disseste que gostavas dos meus comments por isso toma lá. Além disso não sei porque falas dos jogadores do Benfica se a Selecção é que anda a pastelar em grande velocidade...E não correr bem? Quer dizer que vai a correr devagar ou que vai a correr para trás ou aos zigue-zagues?
ResponderEliminarFestas
Vou "mazé" pôr-me a correr daqui para fora, falaste no meu clube do coração, apetece-me correr contigo.;P
ResponderEliminarBeijo cheiroso
E com tantas dúvidas consegues dormir à noite?
ResponderEliminarA pergunta que mais me irrita é "o que é que tás aqui a fazer?" dá me sempre a impressão que ou a pessoa não gostou lá muito de me ver ou então eu não sou digna de ir a determinados sitios.
bjs
julie
ah, só para dizer, lembrei-me à hora de almoço, fosga-se já nem almoço bem se não pensar em ti...adiante, para dizer que depois da intervenção, diria cirurgica, no espaço temporal entre a descoberta e a revelação houve quem, suprema ironia, demostrasse por A + B que isto está tudo errado, qual é a tua opinião ?
ResponderEliminarOlha, eu cá, vim de mansinho, com pézinhos de lã, para que não se notasse muito...
ResponderEliminarChegada aqui, não poderia deixar de te perguntar, como te aguentas tu, rafeiro, com todas estas diárias e curtas e ainda por cima com toda esta tiragem, sem que te vás abaixo das canetas?!
Beijo
Não só aos jogadores do Benfica, mas os da Selecção!
ResponderEliminar6-2?!?!?! Até dói! E diziam: Vamos lá para ganhar. Esqueceram foi de completar a frase: ...para ganhar JUÍZO! loooool
*.*
Raças parvas?
ResponderEliminarSerão da Nação Caramela?
Um abraço Rafeiro
Caro Rafeiro,
ResponderEliminarHoje vou fazer uma pequena comparação entre os povos falando português e os povos falando francês (porque não sou francesa mas falo francês...)
Os portugueses, ou andam muito ou correm ....
Quando pergunto : "como estás" a resposta é (quase) sempre : "vou andando" e visualizo sempre a pessoa a arrastar os pés no paredão ....
Em francês responde-se : "Je vais bien, merci!". Não há arrastamento.
E as coisas não "correram" mas "passaram" : "comment cela s'est-il passé ?"
Mas esta resposta é séria demais, vou ver como estão a "correr" as coisas no meu fogão...
Beijinhos verdinhos
De facto andam por aí uns craques na arte do engonhanço, eu disse "andam", não disse "correm", pupilas saltitantes incluidas, lamento!
ResponderEliminarRaufs de cá do norte, cum carago...
Pupilas!!! Papoilas e da burmelhas!
ResponderEliminarJá agora que "nadaram" a fazer aqueles tipos que foram jogar ao Barsil? Parece que aquilo " correu" mal.
ResponderEliminarOlha que o How do you do? dos camones não lhe fica atrás :)
ResponderEliminarBeijocas
Pastelar é um termo que também se pode aplicar à economia do nosso país ... (bem vamos lá a ver se não me esqueço dos pasteis que estão no forno) ... Arrastar, arrastar, não é só o desenvolvimento do país, mas sim os ordenados de cada um de nós que os tentamos arrastar até o mais perto do fim do mês (bem aqui não sei se poderei usar o termo arrastar ou esticar).
ResponderEliminarEduarda, eu explico. Olha para a classificação do campeonato português de futebol. Vê onde está o Sporting. Agora olha para cima dele. Mais... mais.. mais. É isso.
ResponderEliminarTeté, quem é que se importa com o andamento do país? Eu nem sou sócio de Portugal! ;) Beijo!
Medusasss, isso já me perguntam todos os meses, no recibo de ordenado! Beijo!
Sonhos / Pesadelos, a não ser que o teu clube seja o Leixões, caladinha. E esta boca termina este FDS, claro! ;) Beijos!
C., se foi “ele”, acho bem que não me apareça à frente, a bem do seu abono de família...
ResponderEliminarBento, a minha peidola já anda quase em sangue, de tanto arrastar. Que mal que isto soa, pá...
Margarida Pereira, é raro falar de futebol, então no meu emprego é impossível, deixa-me desabafar aqui, vá. Beijoca, c’lega!
Violeta, sobre o meu falo nunca me surgem dúvidas, garanto! ;)
Alfamaniak, e será que quando eles se encontram na rua perguntam “então, como tocas?”. RAUF!
ResponderEliminarLopesCa, isso não é mais do Belenenses?
Il Lato Nero, já respondi a esse, já respondi a esse, toma, toma!
Cassamia, é doente, coitadinha? E já foi ao médico? :D Beijo!
Dante, ando a arrastar-me, pá, estas curtas andam a dar cabo de mim. Abraço!
ResponderEliminarCristiAna, estarás a depreciar os jogadores do meu clube? Olha que pelo que eu tenho visto no teu blog, há quem tenha mais motivos de desgosto que eu!
Vício, se bem que a marcha tem um sentido um bocado sexual. Eu, pelo menos, de vez em quando ameaço “não tarda nada marchas que é uma beleza”! Abraço!
Mariazita, se os homens das cavernas conhecessem Fernando Pessoa, ainda hoje comiam a bicharada crua... Beijo!
Blossom, dizes isso por dizer, aposto!
ResponderEliminarAndreia do Flautim, e que te apraz dizer sobre isso, hum?
Peter of Pan, raios, pá, fizeste a chalaça que eu temia que fizessem. Tás feito...
Francis, tudo derivado da influência perversa que a cultura de espargos provoca no desenvolvimento das crias fêmeas do pinguim real. Lixado, pá...
António Sabão, e depois eu é que tenho humor negro... ;) Abraço!
ResponderEliminarParisiense, quando eu não tiver dúvidas não tenho de me preocupar, é sinal que quinei! Beijo!
Eskisito, se essa pergunta for acompanhada com um apontar de dedo para a zona pélvica, aí sim, é uma pergunta do caraças! Abraço!
Malinha Viajante, conheces o ditado “diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”? Pois agora posso dizer que estás a caminho de ser uma jove porreira... Beijos!
Joaninha, e são tantas, jove, tantas, nem sei para onde me virar. As dúvidas! Beijos!
ResponderEliminarSaltos Altos Vermelhos, uma ou outra até marchavam, confesso... ;)
Gata2000, com esse chorrilho de adjectivos não tendo nada contra o jove, imagino o que lhe chamarias se antipatizasses com ele. Eras capaz de lhe chamar uns palavrões! ;)
Yashmeen, e tens licença para essa arma? :D Beijo e RAUF!
Rita, esqueço-me que algumas das pessoas costumam ler as minhas respostas. Mas no teu caso até mantenho o que disse. Quanto à referência ao Benfica, não reparas que é o único clube com que gozo? Os outros seria demasiado fácil... Não correr bem normalmente passa por testar a resistência do chão com o nariz. Beijo!
ResponderEliminarVita, aqui para nós, eu sou sócio do SLB, mas não espalhes, ok? ;) Beijo!
Julie, durmo que nem um bebé, acredita, especialmente na parte de babar a almofada tanto que até tenho de a torcer de manhã. Beijos!
Francis, a minha opinião é que tens de repensar os teus pensamentos à hora do almoço!
Impulsos, enquanto o stock de speeds não se esgotar, vou aguentando. Também, para dia 3 de Dezembro só faltam 13 dias. Eu disse 13? AAAAAAHHHHHHHHHH!!! Beijo!
ResponderEliminarGuiga, recuso-me a falar da selecção. Pensar que cheguei a colocar a hipótese de ficar acordado para ver o jogo.. Beijo!
Zé do Cão, seja qual for a raça, serão sempre rafeiras. Grande abraço!
Verdinha, mas notei que os franceses vão bem porque são obrigados! :D Beijo!
Paulofski, por momentos pensei que ainda era uma referência ao poste anterior! :D Abraço!
ResponderEliminarCarlos Barbosa de Oliveira, esses afogaram o seu orgulho e vêm de lá a toque de caixa! Abraço!
Mitsou, essa expressão, se um deles se esquece quem foi o primeiro, pode provocar um looping interno! Beijo!
Stuckinha, pastelar nunca se poderá aplicar à economia do nosso país. Vegetar, aí está um termo que cai que nem uma luva! Beijo!
bolas, mas afinal como correm as coisas ? :-D
ResponderEliminarDe futebol não vou falar, porque enfim...
ResponderEliminarMas gostei da parte do titulo em que vejo escrito "dúvidas arraçadas de parvas", arraçadas... lindo, lindo! ;)
Beijinhos
Tb tenho uma dúvida:
ResponderEliminarEste mês só dás rapidinhas?? hihihihi
enxofre
Pois, acho k o Benfica anda correr em grande velocidade,eh,eh,eh...o msm já não se pode dizer da nossa selecção k se anda a arrastar por aí e a levar o orgulho nacional para o esgoto...
ResponderEliminarBjokas Rafito
Ai dúvidas?
ResponderEliminarOps duvidas...
Olha... eu cá nao duvido nada que te vou dar uma beijoca... mesmo com a naifa apontada:P
Beijo!!!!!!!
(*)
Tavguinu, olha, vão andando... ;)
ResponderEliminarInsatisfeita, haja alguém que repara no brilhantismo do título! Dá cá um beijo, anda!
Diabba, é isso mesmo, mas tira lá esse sorriso! Beijo!
Zabour, qual orgulho nacional? Beijocas!
Um Momento, para ti não há naifas, dá cá a beijoca pois gostei de te voltar a ver!
Pois, olha não fui eu.
ResponderEliminarMas, como estão as coisas?
abraço
Essa de perguntar como estão a "correr" as "coisas"... dá-me sempre vontade de responder: "As "coisas" não correm. Porque se são coisas, são inanimadas e, portanto, desprovidas de vida. E..." Ok. Fico por aqui que já pareço o padre aqui da paróquia a falar... assim a modos que arrastado.
ResponderEliminarMas sabes o que mais me irrita quando se pergunta "como correm as coisas"? Que respondam "Tasse!"
Vem-me logo à mente: "Dassssssse!"
Bjinhos a correr
Nunca tinha PARADO para pensar nisso :-)
ResponderEliminarOlá, como andas?
ResponderEliminar- Eu ando a pastelar! Que correr faz mal..
eu costumo perguntar como andam as coisas.. (correr é uma palavra muito cansativa!) LOOOOL :p
Abraço
(A propósito.. essa do "Tasse" do Majo aí de cima não tem nada a ver comigo, certo??)
Ah, estavas a falar do Queiróz e seus muchachos.
ResponderEliminarMas nem ele anda nem eles correm, por isso acho que vais ter que reoslver a dúvida por ti, ou seja, passa a ser uma dúvida metódica, capice?
Veludinhos a correr
sentido sexual porquê?
ResponderEliminarpor causa da mobilidade da zona ancal?
sem duvida que aquele tipo de andar é suspeito!
Vi por aí 'Carlos Queiroz' escrito e só me vem à mente o verbo 'esquartejar'...
ResponderEliminar\m/
lol, li algures por aí "como martelas as coisas" lol esse é q podia dar azo q umas respostas bem interessantes, e esperamos q n houvesse demonstração no fim.lol
ResponderEliminarmas por exemplo, fazerem essa pergunta a rosa mota é um bocado lixada, "entao como tens andado?" e responde ela "a correr"!!
Latidos e rosnadelas
São questões de linguagem pertinentes e sempre engraçadas, eu própria escrevi sobre estes truques linguísticos: http://trazoutroamigotambem.blogs.sapo.pt/76759.html
ResponderEliminarCasemiro dos Plásticos, fico mais descansado, porque aquilo de não ser para bater era a gozar. Vão benzinho, obrigado, e com vossa senhoria? Abraço!
ResponderEliminarMajo, e achas que a outra pessoa iria perceber a fineza da resposta? Eu já nem me ralo, limito-me a fazer uma careta ou a esticar um dedo... Beijo!
Mikas, tens de meter os pensamentos em movimento, então! ;)
Tá-se bem!, e não tens preocupações com o colestrol, com tanto pastel? Quanto à Majo, não sei, olha que a moçoila consegue ser bem irónica! Abraço!
Blue Velvet, se eu falasse desses palhacitos, o verbo seria arrastar-se!! Mas toda a gente corre, hoje? Ainda falhas a bochecha e depois é uma chatice... ;)
ResponderEliminarVício, mas tu achas que aquele manejar de nádegas não tem nada escondido?
Bjecas, e aí sim, impunha-se a faca do talho, romba!!
Snoopy, se bem que a Rosa Mota seria mais “então, como rapam as coisas”? RAUF! Esta foi má...
Anónimo, se isso foi uma acusação de plágio, aviso já que o meu advogado não tem as vacinas em dia! E estou a gozar, ok, o tipo tem cuidado com a saúde.
Rafeiro, ahahahahahahahahahahahahaahha!! mt boa!!!
ResponderEliminarSnoopy, de vez em quando até eu tenho momentos de inspiração! ;)
ResponderEliminarAbraço!
Mas por aqui diz-se " como estão as coisas" e responde-se " está tudo bem " ou nem se anda nem se move, não é por isso que uma estrofe de nosso hino pátrio diz " deitado eternamente em berço esplêndido"
ResponderEliminarDona Sra. Urtigão, e por "aqui" queres dizer onde? É que assim fica complicado de concordar totalmente contigo. Passar bem! ;)
ResponderEliminarEssa pergunta só é feita a não atletas.
ResponderEliminarTáxi Pluvioso, somos todos atletas desta maratona chamada vida. Lindo pensamento, não achas?
ResponderEliminarhehehe... Já me tinha ocorrido que com frequência me perguntam "como estão a correr as coisas?" e com frequência eu respondo "estão a andar"...
ResponderEliminarTu hoje puseste-me neura ! A pensar nessas e mais outras parvas !
ResponderEliminar-Por aqui?
-Que fazes?
-Por onde andas?
-Tens muito trabalho?
Só me faltava essa ,do "pastelar"!
Não será antes " pastelar " atribuido ao andamento do país e o arrastar á lentidão do Benfica?ahaahha:))
Bjs
Van Dog, e nunca te responderam se sabias para onde elas iam? ;) RAUF!
ResponderEliminarMiriam do Mar, atendendo à exibição de ontem, este texto ficou ligeiramente injusto. A ver 5ª feira como é que eles se portam! Beijoca!
No caso dos jogadores do Benfica, acho que deixaram "correr as coisas", enquanto permaneciam parados.
ResponderEliminarUm abraço!
As voltas que tu deste à coisa, Rafeiro.
ResponderEliminarTens mesmo alma de "Perro perguntador". Já te estou a imaginar a cheirar os estádios todos na busca de uma resposta... Mas tu vê lá, não te percas nos balneários que aí não encontras respostas nenhumas:P
Beijocaaa
então pah, como andas? isso vai correndo?
ResponderEliminar;-D
Oliver Pickwick, a esperança é a última a morrer, só espero que na quinta não se vejam gregos! Abraço!
ResponderEliminarNogs, longe de mim frequentar esses antros de suor e de sabonetes escorregadios! Beijo!
Van, é como vês, a loucura de sempre! Beijo!