Cuidado com o Rafeiro! Não é que morda, mas podes pisá-lo sem querer...

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Curta (pronto, média) 8 - Expressões estranhas, para não dizer estúpidas - Em banho-maria


Banho-maria? Vai mas é dar banho ao cão!

Este texto, tão lindo que dá vontade de chorar, pode ser encontrado no livro
Rafeiro Perfumado - Are you ladraiting to me?!?

89 comentários:

Carecaloira disse...

Primeira!!!!

já volto

Sereia disse...

Segundas!!!
É pá só tu para teres pensamentos destes a estas hors...pior...tu pensas to em horário de expediente e ainda tomas nota para mais tarde publicar!!
Fantástico!
Bons sonhos

Van disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, demais, demais!! =D só um pequenito reparo(pronto, lá vem a dentuça ferra-se-me nas canelas), então a altura
é propícia à seca? Se há menos de umas semanas estava tudo alagado!!

Outra expressão que me "deixa a curiosidade em ponto de rebuçado" é o ponto de rebuçado.O que é um ponto de rebuçado? É um rebuçado a fazer ponto? Um ponto a fazer rebuçado? Onde? Como? Quando? Porquê?

Van disse...

ou será que é um ponto al dente? ou um rebuçado al dente?

Carecaloira disse...

Em primeiro, banho-maria não é nada disso, é um recipiente dentro do tacho ou forma de bolo com água, e por isso mesmo a expressão com banho e não duche, porque fica dentro de água!!! Entendido??

Quanto ao resto: sem comentários.

Beijocas
Marina

Bento disse...

Nã...nã...nã..nada disso! esta expressão é por causa do vizinho do 6ºesquerdo que é primo do Asdrúal da mercearia que foi apanhado...no banho...com a Maria!!!

BlueVelvet disse...

Que Maria A Judia, famosa alquimista egípcia não te oiça.
A ignorância da juventude é um espaaanto!
Iac, iac, iac

Teté disse...

Eh, eh, eh, vê-se mesmo que percebes pouco de culinária!

A palavra banho está muito bem aplicada, até porque é um tacho que está dentro de outro que contém água a ferver ao lume, permitindo assim cozinhar lentamente o seu conteúdo. Aliás, até se poderia designar por banho de imersão-Maria! :)))

Maria é capaz de ser por elas perceberem muito mais de culinária que os Manéis. E isso, sim, vai contra a causa feminista!

Assim, em benefício do princípio constitucional da igualdade:
"Banho-de-imersão-Maria-Manel", marchar, marchar!!! (fica um bocadito comprido, mas não faz mal...) :D

Beijocas!

FM disse...

Quase tive vontade de ir tomar banho... Mas resisti pelo 3298º dia consecutivo... Lavar os pés não conta, pois não?! (risos)
Abraço.

Eduarda disse...

Eu sou Maria...mas não conto a ninguem, mas ninguem mesmo!

Teté disse...

Ah, ah, ah, Van, o "ponto de rebuçado" também é da arte culinária da doçaria e faz-se ao lume (sem banho ou chuveiro), com água e açúcar, até atingir uma certa temperatura/consistência... :)))

Salto-Alto disse...

LOL! Esta curta/média está mesmo muito boa! Não sendo Maria, eu reclamava por o meu nome estar associado à cozinha, permitindo assim mais bocas machistas e mesmo chauvinistas! XD

Beijocas!

vida fugaz disse...

hahahaaha
Assim sendo, Portugal esta em banho-maria, certo? ;)

Um beijo em ponto de rebuçado :)

Oliver Pickwick disse...

São conclusões da mais pura lógica-existencial. Se escrevesse em alemão - em vez de português, estaria na galeria dos grandes filósofos. Nietzsche, Hegel, Kant...
Um abraço!

Sol disse...

Heheheheh!!!!!!!!!!!!!!!
Tens toda a razão rafeiro.



Mas quem vai mudar isso agora??



as comidas que são feitas em banho maria são muito boas como por exemplo os pudins purés, etc.




jokas e um bom dia.

Anónimo disse...

Que falta de cultura! Em "banho-maria" é simplesmente o nome dada a uma forma/processo de aquecimento lento, utilizado em culinária e na indústria química, que evita que as substâncias atinjam temperaturas superiores a 100 graus. O nome, tem a ver com uma famos alquimista, de seu nome Maria. Bolas!!!

cassamia disse...

sabes que sou muito inteligente por isso não tens dúvidas de que percebi tudo, claro. mas não sou sábia e cheguei ao fim com uma dúvida que me vai martelar o espirito durante.. sei lá, tipo 38minutos:
o que raio quer dizer estar em ponto de rebuçado????????

ines disse...

Bom dia, hoje estou em "banho-maria"

(Às vezes um ingrediente sólido tem de ser aquecido para se liquefazer, mas o lume tem de ser brando, para não estragar a panela ou porque o ingrediente precisa de ser cozinhado lentamente. Diz-se então que é cozido "em banho-maria".)

provocação disse...

Ponto-rebuçado é o ponto que o açúcar quando aquecido continuadamente atinge por forma a ser moldado e formar normalmente os rebuçados. (é um ponto já muito avançado e endurecido do açúcar pelo que penso não servir para muito mais). Antes deste ponto existe o ponto pérola, o ponto caramelo, o ponto espadana, por exemplo. Quem é experiente sabe distingui-los a olho, mas existe um utensílio chamado pesa-xaropes que é um termómetro e que assegura os pontos desejados através da medição da temperatura.

Pitanga Doce disse...

Ó Rafeiro, eu também já ouvi esta conversa da alquimista Maria e não sei que mais, mas não vou atrás disso. Pra mim o banho-maria foi inventado no tempo dos descobrimentos e quando o gajo, que ficava fora de casa mais de tres anos, voltava "num atraso do caraças" já entrava em casa a gritar "banho, Maria"!!! Sabes como é, havia o cinto de castidade e tal que dificultava certas práticas higiênicas.

Ó meu Deus! O que estou a dizer? E eu que sou Maria!!!

Vai lá em casa que há festa. Leva o vinho.

António Sabão disse...

Rafeiro
Lembras-te de cada uma! :))
Já viste a minha última pintura? hihihi

Abraço

Mariazita disse...

Como Maria que sou, sempre tive curiosidade de saber a origem dessa expressão.
Ouvi várias explicações. A mais “ingénua” seria aquela em que a Maria perguntava onde estava o pai, que tardava para o almoço, e lhe respondiam: está no banho, Maria.
Mas outra me parece mais credível. A que diz que …bolas, essa não posso contar aqui! Depois conto-te ao ouvido :)))
Beijocas
Mariazita

Mitsou disse...

Caramba, bem precisava da gargalhada que dei :D

Obrigada e beijocas

P.S. Prometo ir ler as atrasadas mas agora estou mesmo de saída. Ainda a sorrir :)

Andreia do Flautim disse...

Não vês que se fosse duche, acabava muito mais depressa e não descongelava tudo??

rouxinol de Bernardim disse...

É uma notória discriminação de facto. Será que o M.U. V. (Marias unidas Vencerão) se vai manifestar e pôr tudo em ordem?

A Maria de Lurdes Rodrigues alinhará na manif?

Francis disse...

É isso pá, revoltai-vos.
Só coisas que te atormentam pá.

mjf disse...

Olá!
"Em banho Maria"....de mjf!!!!
Senão gostas do nome do meu blog...podias ter dito, em vez de fazeres um alarido do caneco !!!

Beijocas
ps-eu desculpo-te a maldade
ihihihhihi

Storm disse...

lembras-te de cada coisa hehehe!
Quanto ao sucesso do zezé... no coments! li um excerto no blog o cu do mundo e fiquei impressionada sim senhor! não percebo é como alguém compra aquela merda, mas enfim... há gostos para tudo!
beijo

Laura disse...

nina van, lol, lol, nunca queiras provar um ponto de rebuçado e pô-lo al dente, credo, ficavas sem lingua pra contar como foi..

e gracias rafeiro mas não tenho nome de Maria nem a minha filha nem nada, achei que havia marias a mais a começar pla revista que ensina tanto sobre sexo prás marias, ahhhhhh

banho Maria é amornar no lume e um documento ou caso em banho maria tá na lista de espera ora pois...beijinhos.

DANTE disse...

È uma espécie de 'nem fopiiiiides nem sais de cima'se é que entendi bem... ;D

Um abraço

Gata2000 disse...

Eu até fui procurar qual era a explicação científica para o "banho-maria", mas aquilo foi tanta informação sobre uma coisa tão básica que me deixei disso. Antes pensei em aceitar a proposta de ontem de ser tua relações públicas, num período experimental de 3 anos - a parte da remuneração, falamos depois - e pensei em mais expressões que me fazem cá comichões: "banha da cobra", se a cobra é um bicho de sangue frio, onde raio vai ela buscar a banha, e "não f..e, nem sai de cima" que é uma expressão que ouço em muitas das minhas conversas entre amigas para definir um certo tipo de homens. Dá que pensar!

Van disse...

:))))))) obrigado a todos os que me esclareceram o que era o ponto de rebuçado, looool, é que eu e a cozinha não nos entendemos lá muito bem =DDDDD
Já tinha ideia que fosse isso, estava mais a meter-me com o as ideias em ponto de rebuçado do rauf. LOOOL. Em quimica chamar-lhe-iamos talvez ponto de solidificação.

O facto de se gozar com os termos não quer dizer que não se conheça o seu significado...falta de cultura é, sim, não perceber isso mesmo...(indirecta para personagem especifico)...

Sofia disse...

Alguém tem que te oferecer "O Mestre Cozinheiro"!
Põe já na lista pró Natal...

eu mesma! disse...

antigamente as gajas eram todas Marias... e levavam muito tempo a tomar banho, tinham que ir ao poço tirar a água, ir buscar a selha, aquecer a água em panelas, porem-se de molho para a sujidade entranhada sair e só depois tomar o banho propriamente dito (esfregavam-se com um paninho...) e como é obvio, já que tinha dado tanta trabalheira havia que aproveitar!

por isso em banho maria é sempre uma coisa demorada...

Dualidades disse...

Eu lá em casa uso. Costumo dizer "Outra vez em banho, Maria? Olha a factura da água!"

Peter of Pan disse...

Deixo só uma pergunta no ar, e depois vou-me embora:

O banho-maria é alguma coisa ao banho-turco?

Espero que o Rafeiro, do alto da sua enorme cultura, possa responder a esta dúvida.

Helena de Tróia disse...

a expressao faz todo o sentido, eu explico: Maria porque a expressao é antiga e antigamente era muito comum o nome maria, e eram mulheres que estavam na cozinha, banho porque de facto para cozinhar em banho maria os almentos ficam a boiar em agua até estarem prontos. nao percebo qual o sentido deste teu post! bxx!

ZaniNE disse...

Gostei do teu blog, mas essa do banho-maria... eu até gosto da expressão! Why not?

Bjs.

vita disse...

Porra, eu tinha de ser Maria!

Mas eu gosto de estar em banho.;P

Beijo cheiroso

Rita disse...

Ora bem a expressão "em Banho-Maria" é uma expresão composta por duas palavras banho e Maria. Banho, como o próprio nome indica que dizer algo que está a ser banhado, submergido em água para retirar a sujidade. Maria como o próprio nome indica é Maria. Nome feminino dos mais comuns em todo o mundo e que é muitas vezes utilizado para nomear a parte pudibunda da mulher. Logo e para concluir Banho-Maria quer dizer submergir a parte pudibunda da mulher em água para tirar a sujidade, pode também ser chamado Banho-Checo...
Festas

Vício disse...

será que percebi bem?
estás a incentivar as marias para não tomarem banho?

Blossom disse...

não sei e acho que ninguém conseguiu explicar a coisa...deixa lá isso, maria, manel, rafeiro, seja! tudo a banhos e fé no criador!

Rafeiro Perfumado disse...

Careca Loira, da próxima vai primeiro ao WC, não quero cá gente apertadinha! E se banho-maria é assim, não deveria ser colocada uma escova ao pé da forma, ou um sabonete? Beijo!

Sereia, prova que isto é pensado em horário de expediente, vá! Então, prova!!! ;) Beijocas!

Van, eu quando falo em altura propícia à seca, falo numa perspectiva macro-climática, ou pensas que eu sou rafeiro de fazer previsões olhando pela janela? Beijo!

Bento, então um dia corremos o risco da expressão mudar para “em Asdrúbal-capadinho”, certo?

Rafeiro Perfumado disse...

Blue Velvet, acho que as orelhas dessa jove já devem ter passado a pó há muito tempo, daí nada a temer! ;)

Teté, e tu quando tomas banho também o fazes dentro duma panela? :D Beijo!

FM, é assim mesmo, até poupas no mata-moscas e tudo! Abraço e parabéns!

Eduarda, fica aqui entre nós...

Rafeiro Perfumado disse...

Teté, eu sabia que a colocação dessa expressão neste texto era pertinente... ;)

Salto-Alto, eu se fosse Maria não descansaria enquanto não mudasse de nome, que isso de estarem sempre a mandarem-me tomar banho... já basta dizerem “vai dar banho ao cão”! beijocas!

Vida Fugaz, acho que não, o fogo que nos arde por baixo está bem aceso! Beijo caramelizado!

Oliver Pickwick, algum desses tinha um metro e oitenta? ;) Abraço!

Rafeiro Perfumado disse...

Sol, eu não sou, nem me chamo Maria nem nada! Beijo!

Anónimo, pois claro que tenho falta de cultura, daí ter um blog para poder ter o contributo de iluminados como tu, pá. Um dia que saiba tudo começo a comentar em blogs como anónimo, mas ainda me falta muito...

Cassamia, eu sei quando estou eu ponto de rebuçado, mas não o posso dizer aqui... ;)

Inês, desde que não estejas a ferver, já é bom, não achas? Beijo!

Rafeiro Perfumado disse...

Provocação, estou a tentar fechar a boca, tal o espanto com que fiquei depois da tua explicação. Fugiste foi ao tema, mas que importa isso? Ponto-espadana deve ser uma coisa gira...

Pitanga Doce, e achas que um gaijo que estivesse três anos fora quando chegasse a casa a sua preocupação seria tomar banho? ;)

António Sabão, já vi sim senhor, mas faz-me um favor, diz lá à tua discípula para não julgar quem não conhece, que eu não estou para aturar certas coisas. Abraço!

Mariazita, sou todo ouvidos!!!! Vá, conta!!! Beijos! Conta!!!

Rafeiro Perfumado disse...

Mitsou, não tens de prometer, jove, elas não fogem! Beijo!

Andreia do Flautim, mas era mais ecológico, pá!

Rouxinol de Bernardim, ou o MUV ou o MSB (Marias Sem Banho) deveriam certamente tomar uma posição de força. Abraço!

Francis, a minha vida é um calvário, pá...

Rafeiro Perfumado disse...

MJF, é coincidência, gosto muito do teu blog! Tanto que até estou a fazer publicidade a ele, já viste? Quem é amiguinho, quem é? ;) beijo!

Storm, são aquelas coisas que me fazem ter pena de por aqui andar. E já nem falo do disco que “aquilo” lançou... Beijo!

Laurinha, acho que nem um ferro em brasa calaria a nossa amiga Van! Ai se ela lê isto... Beijocas!

Dante, boa analogia, e até pode meter na mesma a Maria e tudo! Abraço!

Rafeiro Perfumado disse...

Gata2000, vou-te confessar uma coisa, estou-me a borrifar para o que significa, eu gosto mesmo é de lançar a confusão. Quanto a expressões estranhas, nem imaginas a quantidade delas que tenho na calha. Beijoca, futura colaboradora experimental!

Van, obrigado por me defenderes, jove, por vezes consegues derreter-me até ao ponto pérola! ;)

Sofia, desde que venha como brinde com o plasma... ;)

Eu Mesma!, e todas as Marias faziam isso? Mesmo todas? Cala-te, rafeiro, cala-te!!!

Rafeiro Perfumado disse...

Dualidades, então estou a ver que esse pormenor pesou na tua escolha.
- Como te chamas?
- Luciana Abreu!
- Lamento, não serves...

Peter of Pan, claro que não, pois o banho-maria tem uma Maria lá dentro enquanto que o banho turco, quanto muito, tem uma daquelas toalhas turcas lá dentro, mesmo que tenham sido feitas na China. Abraço!

Helena de Tróia, e consegues perceber o sentido de qualquer um dos outros posts? No nosso jantar vais ter de me explicar alguns! Beijos!

ZaniNE, também eu gosto, de outra forma nunca gozaria com ela! Beijos!

Rafeiro Perfumado disse...

Vita, e costumas utilizar uma banheira ou uma panela? ;) Beijo!

Rita, com a tua explicação acho que o meu interesse por esta expressão se tornou maior, se bem que vou pensar duas vezes antes de voltar a comer fora de casa... Beijo!

Vício, exactamente! Quero que elas abram os olhos e vejam que esta expressão é uma banhada!

Blossom, alto lá, banho-rafeiro já é entrar dentro da minha esfera pessoal, ainda mais porque suspeito que iria dar um sabor estranho à comida! Beijo!

Majo disse...

Vagueando pela escuridão da blogosfera, eis que deparei com o farol do Rafeiro Perfumado. Antes de desembarcar, ponderei bem as minhas palavras, porque não desejo alterar a forma geométrica das minhas nádegas. (onde será que eu já li isto??? hummm...)

Amei o tema. Aliás, amo todos os temas de V. Exa. (deixa cá dar graxa ou vou ficar com o traseiro quadrado...).

A sério. Adoro ler-te! Quando descobri este blog, perdi horas a ler os posts... aliás, comecei numa ponta e acabei noutra... a altas horas da madrugada... lavada em lágrimas de tanto me rir. E hoje não foi excepção. E vim numa excelente hora. Com a constipação que tenho, até se me desintupiram os canais! lol

Voltarei sempre, com permissão de V. Exa., para deliciar os meus sentidos... olfativo e outros... ;)

Um ósculo respeitoso...

P.S.: Não deixo definições/explicações para os termos "banho-maria" e "ponto-de-rebuçado" porque já cá postaram que chegue. P'ra todos os gostos...

paulofski disse...

Mas eu utilizo essa expressão com alguma regularidade: "já está pronto o banho, Maria?"!
Agora pergunto eu, dizem aí em cima que é para aquecer lentamente e/ou descongelar os alimentos, mas será que ninguém ouviu falar em micro-ondas?

Abraço

ines disse...

nota importante!
estar sempre atento ao efeito jacuzzi provocado pela ebulição (do banho), pode estragar a "maria"!!!!

Hotaskim disse...

É pá....sou Maria!!!

Estar em Banho-Maria deve ser uma das coisas em que a minha vida está!!

Daí que não comento mais nada.

Fui demolhar-me

Anónimo disse...

Nem consegui ler bem o post rafeiro...a "Maria" da foto está com um ar realmente sádico...!
C.

Van disse...

rauf, =DDDD

Verdinha disse...

Olha que o banho não é so da Maria !
Em alemão, em inglês, em francês é bain-marie.
Em espanhol é Baño María,
em italiano é bagnomaria.
Atribua-se a descoberta do banho-maria a Alberto o Grande e o nome viria do vocabulário alquìmico por causa dos instrumentos de laboratórios utilizados por Maria a Judia.
E está , hé ?
Vou tomar duche agora !
Beijinhos verdinhos

Leonor disse...

Ah ah ah, ora aqui está a prova em como nunca fizeste nada em banho-maria...!!!!!

Rosi Gouvea disse...

Saudades eternas...
Bom estar de volta! Feliz por poder passear por aqui!

Beijos doces

Nogs disse...

Rasteirinho,

Imagina a tua Jove num banho de imersão – lembrando o facto de que há alguns anos quase todas as joves eram Marias - depois lembra-te do estado em ebulição com que tu ficas ao vê-la assim sensualmente banhada pela água... Ora aí está a perfeita definição do porquê dessa expressão em termos culinários.
Quanto à segunda parte, imagina que a tua Jove te encontrava com uma Maria na cama, aí a vossa relação ficaria também nesse designado banho.

Desculpa as explicações, mas a expressão estava pedi-las:P

Beijinho

Capriccio disse...

Gostei de ler as tuas curtas. Mas não posso comentar todas, não tenho tempo. Parabéns es um Rafeiro muito inspirado. Não é qualquer um que sabe escrever com muita piada.
Hoje mereces um beijinho e um abraço pelo trabalho extra, e um bife! :)))))))

Marisa disse...

Sugestão para a próxima expressão estranh: ponto de rebuçado. É uma expressão gira (eu gosto) mas porquê ponto de rebuçado? Porquê?

Aralis disse...

Só tu com os teus devaneios, me fazes rir e ao mesmo tempo ficar curiosa o suficiente para tentar investigar a etimologia de tal expressão, apesar da brutal dor de cabeça com que estou hoje ahn...És relamente o máximo, e não estou a ser irónica!

"Lambidelas canídeas"...LOL que e como quem diz 'cá bjinho

Aralis disse...

ERRATA: relamente = realmente... Sorry

Tá-se bem! disse...

Olha lá e tu já aqueceste alguma coisa em banho-maria?? ehehehe

A mim fazia uma certa confusão nas receitas era o sal e pimenta q.b. (que nunca havia essa marca) e pôr colheres de sopa em doces (credo!) entre outras...

Abraço :)

Bernardo Moura disse...

Poderia-se dizer que a cena que está "em banho-maria" está antes em ou no SPA. É uma cena bem.
Hei, que fatela. Vou ali atirar alcool para os olhos e já volto.

Anónimo disse...

Outro erro grave: falta de cultura não, quanto muito falta de humor, ou tristeza pela...
Algumas explicações são mesmo pior que falta de cultura, mas não vou chamar nomes. Se calhar nem percebiam!

Sandra. disse...

:))

e pq naum uma labagem xeka maneli??

humm??

besuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus

AP disse...

Coitadas das Marias, mas pior mesmo é "dar banho ao cão"...

Nuno disse...

Olá! O banho diz respeito ao banho de emersão e o duche a um banho, de chuveiro. Maria usava-se muito antigamente, mas hoje em dia já diminuiu bastante. hug

Ivo disse...

'banho-maria' é realmente das expressões mais estúpidas que conheço, mas olha que "ponto de rebuçado" não lhe fica atrás!!!

Rafeiro Perfumado disse...

Majo, já não me lembro da última vez que recebi tamanho elogio, ao ponto de pensar se não seria outra vez a minha mãe a tentar animar-me. Nem pensar em pedires autorização para aqui vir, desde o início este blog foi um espaço aberto e assim será até ao último dia, pelo que apenas depende da tua vontade. Uma grande beijoca e, mais uma vez, obrigado pelas tuas palavras tão amáveis.

Paulofski, e a tua Maria não te pergunta isso também? Quanto ao micro-ondas, se é verdade que esta expressão vem da antiguidade, está aí a resposta. Abraço!

Inês, ou pode deixar a Maria pior que estragada!

Hotaskim, mas tenta sair antes de começares a pelar! Beijo!

Rafeiro Perfumado disse...

Anónima C., se ela fosse chinesa, estaria efectivamente preocupado!

Van, és uma querida, quando queres!

Verdinha, e de onde vem o título do Alberto? Espera, prefiro não saber... Beijos!

Leonor, mas já fui muitas vezes deixado em banho-maria! ;)

Rafeiro Perfumado disse...

Rosi Gouvea, saudades eternas?!? Estou vivo, estou vivo!!! Beijo!

Nogs, relativamente à segunda parte, não brinques assim com os meus sonhos, está bem? Beijo!

Capriccio, nem deves comentar todas, que eu para responder a uma já me vejo aflito, quanto mais a uma data delas, é um favor que me fazes, ficares sossegadita! ;) Beijo!

Marisa, essa expressão só a coloquei aqui porque sabia que ligava bem. Nem te passa qual vai ser a próxima expressão. Nem a mim, que de momento não me lembro! Beijo!

Rafeiro Perfumado disse...

Aralis, e tu a mim, que me fizeste ir ao dicionário ver que raio queria dizer etimologia! Beijo grande!

Tá-se bem!, reconheço que eu e a cozinha não nos conhecemos o suficiente para termos grandes intimidades como um banho. Abraço!

Bernardo Moura, daria uma expressão bem mais gira, “derreter a manteiga em SPA”. Abraço!

Anónimo, não sejas tão duro contigo mesmo, jove...

Rafeiro Perfumado disse...

Sandra, checa ainda vá, Maneli deixo para ti!

AP, depende do cão e de quem dá o banho!

Nuno, as Marias morreram ou o pessoal começou a ter mais imaginação? Quer dizer que um dia poderemos ter o “banho-Cátia Vanessa”? Abraço!

Ivo, concordo, estão bem uma para o outro! Abraço!

Gata Verde disse...

Sim...em banho-rafeiro seria muito mais interessante!!

miriamdomar disse...

A expressão em "banho Maria" é tão antiga que nunca ninguem a questionou!
Naquele tempo, não haviam duches!
Só se fossem os de jarro de água pela cabeça abaixo!
Os banhos de antigamente , eram muito demorados(não havia stress) !Porque só se tomava banho em época de festa , para ir á missa ou para ir ao médico!
Porque se dizia que ,tomar muitos banhos enfraquecia e até fazia mal á pele!
Bjs
P.S.Estes preconceitos, ainda existem em muitas aldeias portuguesas!

bjecas disse...

Se isso do "banho-Zé Pintas" for para a frente, abandono a cozinha de vez...

\m/

Rafeiro Perfumado disse...

Gata Verde, é que nem sonhes que me metes dentro duma panela...

Miriam do Mar, aldeias? Uma voltinha no metro e dá para perceber que na cidade também! Beijo!

Bjecas, e deixavas a tua Maria com o Zé Pintas? Perigoso, jove, perigoso...

Sorrisos em Alta disse...

Coitado do Zé Pintas, sobra tudo para ele???
;o)

Táxi Pluvioso disse...

A expressão deve ter vindo de S. José. Como tinha que guardar a legítima para o Espírito Santo, só lhe dava banho, sacro.

Rafeiro Perfumado disse...

Sorrisos em Alta, o Almodovar tem a Penélope e o Banderas, eu tenho a Engrácia e o Zé Pintas! Abraço!

Táxi Pluvioso, ele foi mas é colocado a marinar...

Safira disse...

A Maria deste banho era provavelmente a empregada de serviço e a forma original:'ponha em banho, Maria!', referindo-se a ordem a uma instrução culinária de cozedura gradual.
Depois, com a snobização da classe patronal e o crescente destratar dos serviçais, começou a abreviar-see 'em banho, Maria!' 'Em banho, Maria' e a moda pegou, quer o serviçal se chamasse Maria ou Zé Manel.

Rafeiro Perfumado disse...

Safira, não estás nada convencida com o que acabaste de escrever, pois não? Pois, também foi essa a minha sensação. ;)

jeanny disse...

Gostei do banho maria,do ponto de rebuçado,mas alguem se lembrou do ponto de estrada?
e tambem que importa de onde vem e expressão?
eu cá prefiro aquela:nem caga nem desocupa a moita.
esta é ideal para rafeiros..
beijo no pêlo.

Rafeiro Perfumado disse...

Jeanny, ponto de estrada? E o ponto cruz, já agora, será que tem conotações com roupa infantil? Beijoca!