Cuidado com o Rafeiro! Não é que morda, mas podes pisá-lo sem querer...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A incompetência também tem senhas de tolerância?

Menos 5% no salário. Antes que comecem a voar garrafas, pedras, tochas e uma ou outra foca, deixem-me esclarecer que este texto apenas se refere ao subgrupo de funcionários públicos que dá mau nome à classe, pelo que as oito pessoas que se encontram fora desta categoria não se devem sentir melindradas.

Feito o esclarecimento e salvaguardado o meu lombo, avancemos então para os motivos pelos quais a redução do salário da função pública apenas me consegue arrancar um “sniff”.

1º Caso – Rafeiro vai todo pimpão actualizar as vacinas
Chegado ao centro de saúde, tiro a senha, olho pesarosamente para o número e sento-me para aguardar a minha vez. Convém referir que o moderno sistema de indicação das senhas encontrava-se pendurado na parede, esventrado, pelo que a indicação do número da senha era efectuada pela voz de um funcionário.

E eis que o momento de semi-orgasmo chega, chamam o meu número. Todo contente, lá vou eu na direcção do senhor, estendendo-lhe orgulhosamente a minha senha.
Funcionário: Não é esta senha que eu estou a chamar!
Rafeiro: O senhor chamou o número 97, é o meu.
Funcionário: Pois, mas essas senhas é o meu colega que chama, tem de aguardar!
Rafeiro: ...

Conclusão: não basta tirar senha, temos também de saber o timbre de voz da pessoa que nos vai chamar, assim um bocado como os bebés pinguins que no meio da chinfrineira têm de reconhecer o chamamento dos pais. Acho que deveriam esclarecer logo quem tira a senha que "olhe que a sua chamada é feita por um senhor com um falsete em ré menor" e assim a malta já estava preparada...

2º Caso – Rafeiro vai outra vez todo pimpão tratar do Cartão de Cidadão
Chegado ao local, dirijo-me à máquina das senhas. Surpresa das surpresas, estava avariada. A senhora diz-me então que a máquina estava com problemas, pelo que teria de ir para a fila. Lá vou eu, todo contente, uma vez que estavam apenas cinco pessoas na dita fila. Talvez vendo o meu sorriso, manda logo:
Funcionária: Mas olhe que tem cerca de 40 pessoas à sua frente...
Rafeiro: (olhando para as pessoas à sua frente e para as sete ou nove sentadas em redor) Mas não havendo senhas a ordem não é a da fila para a qual me mandou?
Funcionária: Sim, mas há pessoas que estão fora dela, ou sentadas ou foram tratar de outros assuntos.
Rafeiro: Portanto qualquer pessoa que aqui chegue, e uma vez que não há senhas, pode sempre dizer que está à minha frente.
Funcionária: Pois...

Conclusão: Pirei-me imediatamente, não sem antes dizer que uma redução de 5% no salário ainda era capaz de ser pouco. E depois fugi, que aquilo é malta incompetente mas ainda há uns quantos que são encorpados.

Até sempre,
Rafeiro Perfumado

59 comentários:

susana disse...

Como funcionária pública dou-te toda a razão! Alguns mereciam, não era 5%, mas um real pontapé na "peida"! Não falta quem queira trabalhar! Depois existem ainda alguns que se puderem atirar o trabalho deles para cima dos outros, melhor ainda!
E que me dizes da minha postagem " o berço da crise"?
beijinhos missixty

MRPereira disse...

Eu só gostava era que me acontecesse isso! A máquina das senhas estar avariada e querer vir algum mastuço (ou mastuça) que se quisesse pôr à minha frente à má fila! Isso é que eu gostava mesmo! E com o bom humor com que eu ando então, era mesmo isso que eu precisava!

Aquele abraço, meu animal :)

Janita disse...

Incongruências sobejamente conhecidas da incompetência do funcionalismo público nacional, meu caro Rafeiro.
No teu caso teve uma vantagem(?).
A quantidade de semi-orgasmos que tiveste nesse dia...

Fica bem e comporta-te ainda melhor.

Louise disse...

Infelizmente cada vez mais ficamos com a sensação de que os funcionários públicos (ou uma grande parte deles) são incompetentes, antipáticos e em muitas situações chegam a roçar a estupidez.

E nada nos resta senão aguentar ou desistir.

Louco disse...

Dentro da mesma linha, visto ainda ser uma empresa com capital público:


Cliente: Minha senhora, sinto-me prejudicado pois há 3 dias que estou sem luz

Funcionária: O senhor não está a ser prejudicado porque se não tem luz também não paga!


-.-

Estranho mas verdade...

Tulipa Negra disse...

Ainda há quem actualize o boletim de vacinas??? :P
Mas vendo bem, a culpa não é dos funcionários: é das máquinas das senhas que estão avariadas! Quem devia sofrer redução nos salários eram os tipos que fabricam/dão assistência/reparam as máquinas. :)
Beijinhos

Vício disse...

havia alguém na fila com marcas nas costas para que os outros quando voltassem soubessem o lugar deles?

susana disse...

Em resposta ao teu comentário, no meu blog:Rafeiro perfumado claro que deu emprego a muita gente, mas o problema não está aí e sim na forma como foi construído, no maior luxo e de um tamanho exagerado! Só quem visita o convento se apercebe da grandiosidade de tal evento. Riquíssimas mármores e parlamentos, quadros de vários pintores, uma biblioteca que não há mais nenhuma que se lhe compare em Portugal! A própria construção faz parecer o recheio pobre, de tão magnificente que é! Não era preciso algo assim tão grandioso! Aliás o projecto inicial albergaria apenas 13 padres e depois passou para 300....deu emprego ao povo sem dúvida, mas depois também o fez pagar ...e bem. Aliás, estamos a pagar até hoje!

BS of Life disse...

Pensa pelo lado positivo, Rafeiro: sendo assim, também podes passar à frente das pessoas! ;)

BS of Life disse...

Pensa pelo lado positivo, Rafeiro: sendo assim, também podes passar à frente das pessoas! ;)

impulsos disse...

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiii................. não me digas que a máquina ainda está avariada?1? É que isso já dura há mais de dois meses, pois tb me aconteceu qualquer coisa parecida com isso, mas não me pude pirar, pois precisava mesmo do comprovativo do pedido para entregar noutro lado sendo que era o último dia e eu como boa cidadã portuguesa...

Em relação ao resto, ora hoje é segunda feira, a esta hora já deve estar a encher, podes aparecer por lá aí por essas 15 ou 16h e logo vês se (pelo menos ali) os funcionários públicos trabalham ou não. Ah, já me esquecia, o local é o HSM.
Vai lá, vai!!!

Ti Coelha disse...

O que eu detesto filas... e senhas!! E pessoas que apesar de terem senhas, em vez de esperarem pela sua vez, colam-se atrás de ti no balcão apesar de ainda terem 3 pessoas à frente! E funcionários públicos que só estão ali para cumprir horários! Mas mais do que esses, o que eu detesto secções de logística e financeiras que não mandam reparar atempadamente os estropícios das máquinas e obrigam os funcionários a serem alvo da fúria dos utentes, como se fosse culpa deles que o sistema não funcione... :P

Malena disse...

Mau caro Rafeiro, esses funcionários não ganham o suficiente para serem sujeitos aos cortes. Nem de 3%, quanto mais de 5%! Os que estão acima deles na hierarquia e se borrifam, literamente, para o que se passa fora dos gabinetes, nunca danado ordens claras ou resolvendo os problemas de manutenção é que s tiveram.
DEixa-me, porém, dizer-te que, já por duas vezes no espaço de um ano, pedi o livro de louvores na loja do cidadão. O atendimento que observei e ao qual também fui sujeita foi absolutamente impecável. Rápido, simpático, atencioso e eficaz.
Também no centro de saúde só tenho eogios a fazer. E esta, hein??

Cat disse...

Rafeiro, agora imagina este tipo de coisas dentro da função pública, de uns serviços para outros, de uns funcionários para outros. É tão mau ou pior...
Welcome to my life :P

Textículos disse...

És um sortudo! :)
Não desculpando a incompetência nativa, havias de renovar o visto de permanência no Egipto do passaporte, que eu resumo aqui : Qual papel?

Cate disse...

WHAT? Mas isso acontece?

Qual é o requisito principal para trabalhar na função pública? Estar morto do pescoço p'ra cima?

Espero que isso nunca me aconteça. Vai dar merda.

paulofski disse...

A Malena tirou-me os argumentos da ponta dos dedos. Mas é engraçado que em vésperas de dia de S.João tive uma experiência semelhante na peixaria do Pingo Doce. Pena não ter congelado uma sardinha senão ainda era capaz de voar até aí.

:)

Táxi Pluvioso disse...

como diz o ditado muito antigo, para quem é bacalhau basta. Eu sou subdesenvolvido e quando vou a uma loja pública, se me despacho logo, e não me põem entraves, reclamo. Assim é a ordem do mundo. boa semana

Beu, a Ruiva. disse...

Tens toda a razão... 5% é muito pouco para quem não faz nenhum. A mim aconteceu-me uma coisa semelhante que também fiz questão de partilhar no meu blog. Se quiseres espreitar é este o link:http://bolinhoscomohobbie.blogspot.com/2010/12/no-centro-de-saude-quem-espera.html.
Beijinhos

Marta disse...

Tenho de concordar! De facto anda para ai muita alminha que não sabe o que faz. Muita gente que nem ordenado merecia receber. Odeio a burocracia em portugal e pior que isso os departamentos administrativos.
Pfuuuuuuu.

Mas isso sou eu que tenho a mania de ser reivindicativa.

Bjs

Tio do Algarve disse...

Ainda bem que não são todos assim. Há muitos piores, mas felizmente, também há excelentes profissinais...
Pena é que os 5% não sejam 50% para uns e 0% para os outors.
Abraço

Teté disse...

Afinal a grande incompetência parece ser de quem faz (e arranja) essas maquinetas das senhas, que avariam a torto e a direito! Bora lá mandar uma proposta para a AR, para lhes baixarem os ordenados por incompetência.

Mas adorava ter visto a cara da funcionária do CU, quando disseste que 5% ainda era pouco... :)))

Beijocas!

Felina disse...

Existem maus funcionarios porque existem maus chefes... eram a estes que deviam ser cortadas certas regalias

Tulipa disse...

oh rafeiro, então a cidadania activa? Que tal uma reclamação para chamar a atenção para o mau atendimento? É que reclamar de boca não tem efeito e acabas por te integrar perfeitamente no sistema e ainda te vão tb ao bolso ;)

turbolenta disse...

Realmente... eu passava-me com essa da fila pequena mas com muitos a veranear e a aparecerem assim de improviso e ,pior que tudo, apresentarem-se como estando (SEMPRE)à minha frente.
mesmo assim, quantas vezes estamos numa fila ordeira e aparecem os chamados chicos espertos, que, pé ante pé, lá vão dando um passinho em frente e ficando á frente de quem estava Já na fila (há horas)
E depois, há ainda duas estirpes sociais que se acham com direitos de estarem sempre primeiro que os outros(ciganos e negros).
Por estes é que eu da última vez que, infelizmente, precisei de tratar de um papel na seg.social,lá passei a maior parte do meu rico dia. Era ver chegar só saias pretas compridas e os outros...com as crianças ao colo e meia dúzia pela mão.
Não tenho idade,nem paciência,nem educação que me permitam aturar isto.beijos

aespumadosdias disse...

Eu pedia o livro de reclamações. Ninguém protesta e depois acontecem coisas dessas.

Me,myself & I! disse...

Existe gente muito incompetente,é certo,mas existe gente que também gosta do que faz e é eficiente...
Há de tudo...
Mas que a grande maioria não sabe o que é que anda a fazer,isso é verdade!

Laura disse...

Dou-te toda a razão, devias berrar logo ali; Só cinco por cento? eu tirava-lhe o salário todo e punha-a no desemprego, arre que a senhora é burra, então desse a senhora um numero pela ordem de chegada não servia?

Haja paciência rafeirito, era logo uma ferradela em cheio no meio do rabiosque... raios.

um xi

laura

Dragão Azul disse...

Rafeiro, a incompetencia dos funcionarios publicos estão directamente relacionados com o sistema de cunhas instalado no recrutamento de pessoal e que nimguem duvide que quem teve cunhas para ser funcioanrio publico um dia chegara a chefe de qualquer coisa sem ter competencias para isso....... e mais não digo.

Abraço!!!

JP disse...

Por isso que este país não anda para a frente e que todos tem muito medo que entre por aí o FMI. Pois os cortes seriam maiores!
Um abraço!

centro das marradas disse...

...porque não questionares a senhora com a seguinte pergunta:
- Olhe, pode informar-me quando é que a máquina volta a estar funcional? Sempre me dá mais jeito...

sentaqui disse...

Rafeiro que se preze devia dar uma boa ferroadela nas canelas daquela malta e ao sair fazer uma valente mijadela, na máquina das senhas, pelo menos tinham que limpar por causa do mau cheiro.
Já percebi, tu és um Rafeiro pacato e não te queres meter em guerrinhas.
Desabafa por aqui pelo menos há solidariedade no teu desabafo.

Abraço

ADLuxor disse...

Eish que incompetência mesmo! Gostei especialmente da parte da do cartão do cidadão,tendo em conta que comigo ocorreu praticamente o contrário, cheguei lá e aquilo já estava fechado mas a sra. do balcão disse que eu podia fazer na mesma naquele preciso momento Ahahahhah!!!

Abraço!

PS: Já ando para perguntar isto há uns tempos e aproveito e pergunto agora, como é que consegues arranjar sempre imagens com cães para todos os posts do teu blog?! Procuras no google como aquilo do:
"residencial + porto + não + muito + chunga + e + baratinha"?

redonda disse...

:)))
Com tantas coisas negativas à nossa volta, bom poder chegar aqui e rir com isto :)

beijinho

Luis disse...

Caríssimo Amigo,
Os maus exemplos vêem de cima e daí que tudo ande de mal a pior!
Se quem prevaricasse fosse castigado (a começar em quem nos (des)governa)outro galo cantaria... Não será assim?
Um abraço amigo.

Sun Iou Miou disse...

Culpa têm eles se todas as máquinas de senhas se suicidam?

Abracinho

Francisco Castelo Branco disse...

mau, mas muito mau é quando vamos a um serviço, a senhora diz que é na sala ao lado e que depois transfere a senha....

chegamos e lá e nada!

temos de voltar a tirar e a esperar horas e mais horas e mais horas...

Pior mesmo é estar a espera enquanto funcionário e o cliente falam da vida pessoal...

nacasadorau disse...

Por isso mudei-me para o campo :)))
Aqui só há filas para os concertos.

Nem no Centro de Saúde há senhas...
mas espera-se ;(

Beijos e dentadas nessa cambada toda, que para além de ganhar demais ainda são arrogantes e mal educados.

AmSilva® disse...

Apoio-te!!
Não por não gostar da função pública mas outras razões!
Primeiro, deviam de actualizar os sistemas, estão muito lentos!
Também quem trabalha nos sistemas, aos anos que vou ás finanças (por exemplo) as velhas são sempre as mesmas, ver se metem lá umas novas pra custar menos a pagar impostos!!
Resumindo, dizem que Portugal não avança ao mesmo ritmo dos outros países da Europa...
pudera... com a função pública tão lenta... (Leia-se serviços públicos)
Pra não falar na falta de vontade e de educação de alguns funcionários, nota-se mesmo que estão lá por favor...
Abraço

palavrasasolta disse...

Apesar do funcionário público ter muito má fama, nem todo o individuo é merecedor de criticas tão azedas como algumas que aqui li.
Mas no geral, e verdade é mesmo essa: o exemplo vem de cima, e como querem que se faça um bom trabalho se as máquinas nunca são reparadas em tempo útil?

LopesCa disse...

Pois nesses sítios o tratamento é sempre bom :)

Maria Izabel Viégas disse...

Rafeiro, por favor, diga-me que isto é uma piada, típica do meu pastorzinhozão quando esconde nossos sapatos!!!!!
Não acredito que isto aconteça em Portugal!!!
Canis rabugentus perfumatum, estás a inventar. Sonhaste, isto sim!
Sempre a corda arrebenta do lado do mais fraco. os tubarões se protegem!!! É uma vergonha mundial!
Ah... fechei um blog especifico do meu trabalho por uns tempos; mas seguindo um "delicado" rauf teu, deixei o In- Comum aberto aos meus 27 leitores.
Beijokas do Brasil, melhor dizendo, do Rio de Janeiro 40 graus.

nacasadorau disse...

Rafa, amigo!
Vou.te ensinar a viajar baratinho.
Low cost!

Não tens amigos no Sul de França?
Arranja-os, eu faço intercâmbio :)
Até para o Canadá, Toronto :)
O mais que te pode acontecer, é chegares a casa e ter tudo de "patas" para o ar... já me aconteceu :(
Mas nada...tudo se resolveu.

Beijo

Ilda disse...

Eu faço parte das 8 pessoas que referes no inicio...
:))

Cumprimentos!

Laura disse...

Vim ver se ainda estavas na fila, ou se a senhora reconsiderou ou se... lhe destes uma dentadinha de aviso...

um xi

laura

Blogadinha disse...

Orgasmo múltiplo é teres um papelinho com número e hora marcados, dizerem-te que o atendimento é feito por ordem de chegada e seres ultrapassado pelos que estão mais perto da porta... do elevador.

maria teresa disse...

E isto é uma "pontinha" tenho visto muitas mais:):):)
Aqui para a gente que ninguém nos ouve também já senti muita incompetência(talvez deva dizer estupidez ou falta de "esforço") sem ser nos funcionários públicos.

Valquíria Oliveira Calado disse...

Olá,
Vim deixar-te uma palavra pra meditar, se gostar pode visitar o http://hanukkalado.blogspot.com/
lá terá saciada tua sede de entendimento das palavras de Jesus.
Assim, inteligência espiritual seria a habilidade ou a capacidade de crer em uma mente criadora e universal e se interagir com ela. O conhecimento desta resulta no aumento da fé. Ou seja, quanto mais conhecemos os princípios divinos, mais experimentamos e interagimos com o Criador. Jesus nos ensinou e abriu esta “porta” do entendimento, nos despertando para grandes mudanças interiores que produzem sabedoria, paz, equilíbrio e um ambiente propício para o aperfeiçoamento e descoberta de novos valores e propósitos de vida.
Abraço de paz.

Kok disse...

Disseram-me que a obtenção do C.Cidadão é obrigatória. É?
Mas se todos os meus cartões (que aquele substitui) estão válidos...
Tenho mesmo que gastar uns €uros para adquirir uma coisa que não preciso?
É verdade que não seria a 1ª vez. Mas das outras vezes foi porque eu quis; não fui obrigado...
Quanto aos episódios que referes eles fazem parte da cultura tuga onde o desenrascanço prevalece sobre a eficiência e a competência organizacional. (*)
Já devias estar habituado!

1 abraço pah!

(*)talvez estranhes as palavras utilizadas no fim deste comentário; garanto que foi uma vez sem exemplo e tal não voltará a repetir-se.

Kok disse...

Outra coisa: gosto de peixes sejam eles cozidos, grelhados fritos ou assados no forno.
Mas de signo é o Carneiro!
Tal como a Gabriela:
Eu nasci assim, eu cresci assim...
De resto e imaginando a coisa, não gosto de "ver" um Peixe lanzudo e com um par de cornos nem um Carneiro com rabo de peixe e barbatana dorsal.

Akele abraço pah!

Teresa Durães disse...

5%? Preferi nem faze contas. apenas o chioque. quanto a filas e sub-filas.... nem comento

Vani disse...

sabes q me vão tirar 5% de cada recibo que eu passar?... 5% esses que deviam ser os 5% q entidade patronal paga à ssocial?...

Só sedas disse...

Muitas saudades de passar por cá!

Beijo grande

Pitanga Doce disse...

Não achas que vas a estes lugares PIMPÃO demais? Se fores com cara de "cachorro que caiu do caminhão da mudança", eles te passam logo à frente!

Narizinho Lunático disse...

Hum hum... 5% é pouco... MUITO POUCO!!! :p Bjs

Frida disse...

Boa tarde Rafeiro Perfumado!
Primeiro adorei o nome,muito criativo.
Aqui no Brasil, sempre encontro essas máquinas de senha, que é um horror, principalmente nos bancos.Eu acho uma falta de respeito com as pessoas de idade, pois, elas nunca sabem como lidar e ficam a espera, que aparece alguém ou um funcionário para tirar a senha.Adorei seu blog. Beijos

Caia disse...

Se tivessem as senhas a funcionar como passavam os "amigos" à frente? Tens de ser tolerante... lol

nOgS disse...

Eu também estou lixada com a malta da loja do cidadão por causa co CC!
Imagina que quando estive em Lisboa na minha última visita, Outubro, fui lá para tirar o dito porque tinham-me dito (e nas páginas do consulado pt de aqui também tinha isso) que ainda não faziam o dito cá em Barcelona. Tal dito tal feito vai a nogs tirar o cartão, dizem-me que se colocar a morada de cá tenho que pagar mais "x" e que se mudar de morada tenho que fazer um cartão novo, aconselharam-me então a colocar uma morada fixa de aí, Lisboa, e disseram-me para não me preocupar que tinha uma ano para o levantar (isto porque eu com passaporta não tenho exactamente urgência nisso)... Vai a nogs e dá a sua morada fixa de Lisboa, da mana quero dizer, pois já não tenho aí casa...
Entretanto volta e alerta o seu jove que tem o BI a 2 meses de caducar e que da última vez que teve que ir ao Consulado lhe disseram que demoravam 2 meses a fazer o BI!!! Imagino que õ percurso até aos Arquivos de lisboa de ida e volta seja feito a pé...
E vai daí... puf, fazem-lhe já o cartão do cidadão lá e numa semana recebe-o!!!
Acreditas nisto?

grrrrrrrrrrrrrrrr

Bxana disse...

"este texto apenas se refere ao subgrupo de funcionários públicos que dá mau nome à classe, pelo que as oito pessoas que se encontram fora desta categoria não se devem sentir melindradas".

Homem, adoro-te, pah!
(mas sem malícia :p)