Cuidado com o Rafeiro! Não é que morda, mas podes pisá-lo sem querer...

quarta-feira, 31 de maio de 2017

E narizes, não fazem?

Confessa lá, costumas ou não utilizar a expressão “fazer ouvidos de mercador”? Nem precisas de responder, esse enrubescer repentino já o fez por ti!

Esta é uma expressão bastante antiga, com mais de 17 anos, sendo que há pouco tempo captou a minha atenção.

É proferida quando se quer insinuar que alguém está a evacuar no que lhe dizem, não ligando pevide e fazendo-se de surdo ou desentendido. Ora tudo isto é muito bonito, se não fosse parvo. Comecemos pelo princípio: que raio é um mercador? Um comerciante? Um grossista? Um frequentador de mercados? Talvez seja tempo de actualizar esta expressão e substitui-la por uma profissão mais recente. Mas, se quiserem dar mesmo a ideia de alguém que se marimba no que lhe dizem, que tal substituir “mercador” por “ditador”, “adolescente” ou “morto”? Garanto que traduziria muito melhor a intenção.

Ainda mais porque tenho os comerciantes em conta de malta com os sentidos bem apurados. Nunca ouviram dizer que alguém tem olho para o negócio? Quem nos diz que não tem também ouvido? De que outra forma poderia ouvir a clientela e ajustar a sua oferta aos seus pedidos?

A não ser que esta expressão tenha surgido devido a um acidente. Imaginem um mercador que, por um motivo qualquer, tenha ficado sem uma orelha. Pode perfeitamente ter recebido um conselho “olha, vai ao Dr. Etelvino, consta que faz uns ouvidos de mercador à medida”.
 
Até sempre,
Rafeiro Perfumado

8 comentários:

  1. Bem aparecido Rafeirito.

    E que tal 'fazer ouvidos de político'?...Esses é que prometem, prometem e na hora de cumprir, fazem ouvidos de mercador! :)

    Beijocas e vê se vais aparecendo mais amiúde.
    E agora, não faças ouvidos de mercador, ouviste?

    :)

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo, regressei para ficar.
    No plagiadissimo vamos ver, mas mais em força no A Mão Esquerda.
    Fica bem.

    ResponderEliminar
  3. Vá...
    Eu explico....
    Os mercadores só ouvem o que lhes interessa quando estão a negociar preços, ou em leilões, etc....

    "Ouvidos de adolescente" é muito bom!
    Mas... É aos adolescentes que se diz isso mais vezes....

    ResponderEliminar
  4. Rafeiro "que bons olhos te vejam"! heheh

    sim uso essa expressão há anos! só se ouve o que interessa!

    Beijinhos

    coguie

    ResponderEliminar
  5. Meu caro amigo, sinto-me na obrigaçõn de te mostrar outras expressões que fazem parte do conhecimento dos velhos ainda vivos e de memória com algumas capacidades cujo interesse possa ser relativo (como tudo na vida):
    -ouvidos de mercador.
    -olhos de carneiro mal morto.
    -"isto" não me está a cheirar nada bem...
    -quem tem cu, tem medo. (há quem actualmente acrescente: ou não!!)
    -faro para os negócios.
    -o que é doce nunca amargou.
    -a minha vizinha é uma cabra! (é pena que não esteja no meu rebanho).
    -quem vê caras... não vê glúteos (que são bem mais interessantes).

    e tantos mais de que os velhos podem ensinar. mas é preciso ouvi-los!
    Grande abraço pah!

    ResponderEliminar
  6. Quando o vendedor não tem aquilo que o cliente procura, é o mais surdo de todos os Homens. Uma pessoa diz "pois, mas eu queria x" e ele, sem levantar os olhos, continua a gabar y, mostrando vários estilos de y, como se nunca tivesse sequer ouvido a nossa voz.

    ResponderEliminar
  7. Ouvidos de mercador ou ouvidos moucos (bonita palavra)...

    ResponderEliminar
  8. Então como vão as pulgas?
    Espero que saltitantes, como sempre.
    Tento a pouco e pouco entrar em contacto com antigas amizades está difícil mas lá chegaremos.
    Um abraço
    Zeca

    ResponderEliminar

MANDAMENTOS DA CAIXA DE COMENTÁRIOS (obtidos após uma escalada à Serra de Espinhaço de Cão)

1º Não escreverás enquanto comes, pois as migalhas podem lixar-te o teclado e tornar o comentário indecifrável.

2º Escrever nesta caixa de comentários é como mexer nas entranhas do blog, pelo que espero que tenhas as mãos imaculadas.

3º Não duvidarás das afirmações que vais comentar sem teres a certeza (e provas materiais) do que vais dizer, ou em alternativa um caparro maior que o meu.

4º Não insultarás gratuitamente, especialmente se o alvo do insulto for outro que não eu, pois poderás ser alvo de respostas demolidoras e extremamente adultas, como “quem diz é quem é”, “estás a ver-te ao espelho” ou mesmo “na peida, três dúzias”.

5º Não escreverás usando apenas maiúsculas, uso óculos mas ainda não estou pitosga, além de que essa forma ocupa mais espaço, tanto no monitor como na RAM da placa gráfica.

6º Não farás publicidade a tretas nas quais não tenho qualquer interesse. Não, nem mesmo a isso! Pssst, relativamente a essa matéria manda antes e-mail...

7º Não anonimarás. Ou tens um perfil ou então comenta deixando o número do Cartão de Cidadão, telefone, morada e uma amostra de ADN, enviada por correio azul.

8º Não farás comentários como “LOL”, “só tu” ou outros que demonstrem falta de imaginação ou pouca vontade de fazer um comentário digno desse nome.

9º Quem comenta visitado será. Pode é demorar um tempo do catano, que isto não é a minha vida.

10º As opiniões expressas neste blog não são necessariamente as do autor, pois às vezes simplesmente me apetece abardinar e / ou provocar.

11º Este é um espaço unicamente destinado ao divertimento do autor e, sabe-se lá porquê, de algumas selectas visitas. Se não estás imbuído desse espírito, pira-te e não voltes.

12º Afinal eram só onze.