Pois eu conheci muito boas empresas que tinham um bom plano de evacuação e assisti a um incêndio numa delas e não te digo nada!... Houve acidentados não propriamente pelo fogo mas porque nada no plano funcionou. E quanto mais cabeças "pensantes/dirigentes" maior a confusão.
lol... quem fez essas regras de segurança pensa em contratar toda uma nova equipa sempre que há um incêncio!! O lado bom da coisa é que pelo menos o trabalho da equipa que ficou na unidade de queimados, fica todo guardadinho, impecavél!! Embora eu tenha as minhas duvidas que em caso de incêncio os pc's não vão todos á vida!! lol
Uma coisa é uma simulação, que na prática vai dar nisso do "olha que chatice, que agora não me dava jeito nenhum!", outra uma situação real, que fugiam todos, certamente, como se levassem fogo no rabo...
Um gaijo em dificuldades respiratórias devido à fumarada (para já não falar em labaredas), vai ficar mesmo a gravar a lista mensal para o economato!!! :)))
Enfim, mais uma das tuas muitas pérolas hilariantes, e mais umas "pérolas" legislativas muito lógicas - mesmo que só ao nível da tua empresa ou de meia dúzia de outras (que estas regras "de ouro" são muito plagiáveis).
Planos de evacuação não são executados com a seriedade que o próprio acto exige, depois...um dia acontece o inevitável.
Queres espreitar mais umas fotos minhas? Então, vem! Aproveita e vê quais as 12 palavras que escolhi; acho que são 12 palavras que "mostram" um pouco do meu "sentir"...
Pelo kalinka, recebi mais um «miminho», felizmente sou muito mimada por todos vocês. Beijinhos.
sempre achei essas simulaçoes uma idiotice. do género: terça ao 12h vai haver simulaçao de incêndio... e vinha toda gente em fila pro patio da escola.
era capaz de ser mais eficaz se dissessem apens que no mês de março ia haver uma simulaçao... passado 1dia já ninguém se lembrava e a coisa até tinha o seu Quê de resultados aproximados ro real.
supondo que o predio estava a arder ou que havia um terramoto... a probabilidade dos discos rigidos se safarem ia ser escassa não? isso de salvar os trabalhos tem que se lhe diga...
Tu és demais!! Essa de se ter de gravar o trabalho antes de fugir do fogo é fantástica e revela bem o cuidado que as entidades empregadoras tem por nós.. Onde eu trabalho as simulações são muito mais realisticas, porque as senhoras mais velhas, não sei bem porque vão todo o caminho a gritar!!! E nós dizemos: Oh Dona Ermelinda, isto é só uma simulação!!" "Eu sei filha mas estas coisas afligem-me" é cada galhofada!!! Muitos beijinhos para ti!
o que eu gosto mais nas simulações é que lá vão os chefes todos muito compenetrados a dar o exemplo (que remédio, claro) e a sairem em mangas e coisas do g+enero que em caso real não há, obviamente, tempo de se fazer, e muito menos com calma.
depois em locais d trabalho antigos (palácios e coisas do género) qualquer plano de evacuação esbarra com a arquitectura e é um Deus nos acuda de pessoal a correr pelos corredores ou a saltar pelas janelas...
mas a minha história preferida nestas coisas, passou-se comigo num café... onde o contador da electricidade explode (acho que era isso), começa um incêndio à porta do café, portanto ninguém consegue sair. Bom, o dono do café sai de detrás do balcão e não se lembra de mais nada de não de pegar no meu casaco para apagar o fogo (era o que estava no caminho para a porta, já que as toalhas eram de papel, claro está). Entretanto, com o meu casaco e o extintor, consegue-se controlar mais ou menos a coisa e eu e o resto do café só pensavamos em sair, quando a pessoa com quem estava me disse: traz a tua carteira. Em caso de acidente, deixa-se tudo, mas a carteira vem connosco. Já viste o que é teres que tirar os documentos todos?
No meu local de trabalho, faço parte da equipa de intervenção, ou traduzindo, quando toda a gente já se pirou, ando eu e mais nove macacos de colete avermelhado a procurar quem tenha desmaiado nas salas. :)
E de extintor na mão, claro :)
O manual, claro está, deve destinar-se a tipos encharcados em Prozac...
LOL Nao consegui parar de sorrir/rir durante a leitura do post e dos comentários! Obrigado pelas gargalhadas e bom humor pela manha! :))) Adorei e, realmente, esses planos até podem ser úteis na teoria.. mas só isso.
Epá, a minha sorte é que não está aqui ninguém comigo, senão a vergonha que eu apanhava a rir-me a bandeiras despregadas enquanto lia este post! Está espetacular!
Lol! Eu também estou a ver a malta a sair com calma, sem barulho e completamente tranquilo. Alias, nem eu espero outra coisa...
Eu propria já tive um pequeno problema com um "incendio" no cabeleireiro por baixo da minha casa... E a segunda coisa que fiz foi vestir outra roupa q n o pijama... Ah pois, eu não ia para a rua de pijama!!! Ridicula eu sei...mas foi o que me lembrei!
este é mesmo um país de papéis e burocracias. não seria bem mais fácil apenas um, bem grande colado na parede: EM CASO DE INCÊNDIO/TERRAMOTO7CATÁSTROFE: FUJA! pelo menos assim todos percebíamos e cumpríamos ehehehe mas não. no nosso país têm que existir muitos papeizinhos e nenhum civismo é axim!
Bem esta e a minha area, e isso eplano mt mal feito :) realmente o gabinete explode, mas não te esqueças de guardar o trabalho que estavas a fazer para o fogo poder deborar com segurança, lol
Que contestatário!! É só blogs a dizer mal. Que tal escrevinhar algo mais construtivo? (é só uma ideia, pois cada um faz do seu blog o que entender...)(Notas:1)"pá" não tinha nada a ver com o RF; 2)nada como um anónimo, em tudo igual aos anónimos "encapuzados" que por aí aparecem). De qualquer modo: acho piada ao RF e à sua capacidade de "empolgar" um certo tipo de pessoas.Típico. Até.
Ah!! Sim, é o que fazer se houver um fogo no edifício... sim, sim, já debatemos o assunto. A primeira medida é logo trancar os gabinetes da administração e levar a chave no bolso, enquanto fugimos! Hein? Caústica, moi?? Beijinhos
De facto o plano de evacuação é muito útil mas deixa dúvidas para quem as lê: 1º Para quê gravar documentos no computador se em caso de incêndio as chamas vão destroir tudo, é mesmo uma perca de tempo! 2ºO que fazer se o delegado de segurança não estiver na sala mas sim já na rua e em segurança? 3ºE como se pode seguir o tal delegado de segurança se ele tiver na rua?
Em caso de um grande tremor de terra o caso é mais grave, porque o edificio pode ruir em segundos ...
Concordo plenamente contigo. As simulações são hilariantes. toda a gente sabe o que vai acontecer, desde polícia a bombeiros e ao centrõ de saúde. Não sei quem pretendem enganar. Enfim, somos um país que planifica tudo ao pormenor. Depois, na hora da verdade, é o salve-se quem puder!
Obrigada por me fazeres rir, estou mesmo a precisar, só mesmo tu!!, este texto está o máximo! Uma coisa é a simulação, outra é a realidade, não é?!! Continuação de uma boa semana :)
Ora pois que tens toda a razão! Cá pra mim, nem tu que aparentas essa escrita fleumática, darias prioridade à gorda da contabilidade, ou à megera da encarquilhada que costuma passar-te à frente na fila do almoço... SImplesmente, numa altura de aperto, é cada rafeiro por si! Hum... está a cheirar a esturro! Hasta! ***
hahaha cada um por si, quando se houve o alarme é levantar o "back" da cadeira e dar-lhe com os calcanhares o mais rápido possível... vrummmmmmmmmmmmmmm Lambetasssssss
Pois tens toda a razão! Estes planos de evacuação oscilam sempre o necessário e urgente e o perfeitamente ridiculo... No meu caso que trabalho num dos grandes hospitais de Lisboa essa estória de sair ordeiramente é de rir, pra já não falar nos desgraçados que têm de evacuar doentes!!!
E ficaste com as nádegas marcadas da cadeira quente...? :P
Aqui também fazemos simulacros de "evacuação" para aí umas 2 vezes por ano... e o ponto de encontro tb é do outro lado da rua... devias ver o ar de espanto de quem passa: É uma manifestação de quê? lolol
E no fim, quando chega a maca com o "ferido" toda a gente bate palmas... ainda não percebi se é aos maqueiros ou ao doente, mas tenho de fazer um estudo de opinião :DDD
Aqui no office também é assim, com a ligeira diferença que temos dois responsáveis por piso, com uns lindos coletes laranja florescente. Um deles é responsável por "expulsar" toda a gente. O que não é fácil porque há pessoas que não vêm ao escritório todos os dias e ele não vai saber se a pessoa não está no gabinete porque não está na empresa ou simplesmente porque foi fazer um xixi ou beber um cafézinho... O outro tem que ir à recepção fazer não sei o que e depois ir com não sei quem ver onde é que está o incêncio (para se certificar que é mesmo incêncio - pode ser alguem a fazer o churrasco para o almoço). O mais engraçado é que quando fazem simulações avisam antes, o que faz com que o pessoal se esteja a cagar para a coisa. Tu aí no office és o quê? O cão bombeiro? Festas
Mas rafeirito, tu não te deverias preocupar com simulacros e catástrofes!!! O teu faro e sexto sentido animalesco avisam-te de antemão e já estás tu a fugir, ainda antes de o filme de terror começar! :)
Isto agora fez-me lembrar uma situação caricata/surreal/estúpida/idiota/... que se passa num cliente para onde ultimamemte tenho ido trabalhar.
É muito giro. Dia em que não toque o alarme de incêndios, pelo menos 1 ou 2 vezes, não é dia! Faz faz parte daquelas rotinas diárias, ouvir tocar o alarme.
Excusado será dizer que se de início as pessoas ainda se mostravam interessadas em saber o que se estava a passar, ao fim de dois ou três dias isso foi-se.
Foi a avaliar o grau de gravidade que o revisor do TGV alemão (eu sei que aquilo tem outro nome, mas nãmalembro) percorreu 6 quilómetros e o comboio acabou descarrilhado e empilhado debaixo de um viaduto. A melhor táctica, nestes casos, ainda continua a ser o "salve-se quem puder" eheheh
AEnima, mas sais do emprego com a consciência tranquila, agora se aquilo é à prova de fogo, não é culpa tua! ;)
Silêncio Culpado, eu recordo-me dum simulacro de acidente que houve há bastantes anos nos barcos que ligam o Barreiro a Lisboa. Morreram duas pessoas... Beijoca!
Marina acentuada ou talvez não, aquilo é material resistente, não te esqueças que aguentam muita bofetada e pontapé ao longo da sua vida! O que é depois um simples foguinho? ;)
Teté, e depois temos as simulações, com dia e hora marcada. Se bem que desconfio que se um dia fizerem uma de surpresa, ainda morre alguém! Beijo!
Kalinka, um colega contou-me que em tempos, numa empresa da praça, a evacuação demorava mais tempo num simulacro de incêndio do que à hora do almoço! Beijoca!
Mik@, mas caso te safasses (e os PC), tinhas o orgulho de ser a única a ter economato para o mês seguinte. Isso se não houvesse um colega que um dia saísse mais tarde, claro... ;) Beijocas!
Mónica... Cine Cuentos, muchas gracias. Besitos para ti!
Sun Lou Miou, se os teus cães forem como eu, acho melhor teres um plano “B”...
Carvoeirita, isto é a entidade patronal que não quer que passemos pelo stress de voltar a repetir o trabalho, no fundo são uns fofos. Quanto às tuas velhotas, imagina se um dia for a sério, reza para que na véspera tenham cortado as unhas! Beijos para ti!
Sol, daí a minha vontade que pudesse haver um simulador daqueles a sério, quer-me parecer que me fartaria de rir! Beijo!
Leonor, pior é quando o alarme toca, não é simulação e algum pessoal quer continuar no trabalho. Isto um dia é como o Pedro e o Lobo, eu pelo sim pelo não piro-me sempre. E diz-me lá, ao menos o dono do café pagou-te o casaco? E realmente o que devia ser era sair imediatamente, mas confesso que perco sempre alguns segundos a ir buscar o casaco ;)
Isabel-F., estou mesmo a ver que só quando os vossos PC’s ficaram negros é que deram por ela! Belo detector de incêndios que isso tinha! Beijos!
Stephen King, mas diz lá que não ostentas o tal colete com orgulho, ainda mais vermelho! Agora é imaginar fazer isso em pleno incêndio, com o resto do pessoal na rua a tirar fotos e a apostar quantos dos 9 voltariam! Abraço!
Sara, deves pensar que aqui, se houver sarilho, não será assim. Até voam!
Parisiense, tenho 4 patinhas e corro bem. Não me estou a ver a atropelar velhinhas e crianças, mas muito por causa de não trabalhar cá nenhuma! ;)
Susy Claro, não tens de agradecer, obrigado eu pelo teu elogio. Falaria mais contigo mas acho que o alarme está a tocar. FUI!
Andreia do Flautim, desde que não confundissem o riso com o alarme de incêndio... ;)
Cláudia, isso quase que me faz lembrar a minha mãe, que quando íamos viajar fazia questão de deixar a casa toda arrumada. Assim, caso nos acontecesse alguma coisas, as pessoas não nos iam chamar nomes quando lá entrassem... ;)
Cassamia, isso e colchões nos passeios e plásticos em vez de vidro, para a malta tomar o caminho mais directo para a rua, que é a janela! ;)
Querubina, mal feito? Eu desconfio que a verdadeira função é levantar o moral da malta, pelas risadas que provoca! Beijufas!
Anónimo, acredita que começo a ficar preocupado quando até certa hora continuo sem te ver por aqui. Acho que me estou a afeiçoar a ti, és o meu anónimo de estimação! Quanto ao ser contestatário, estás novamente coberto de razão. Aliás, tão coberto que se eu não gostasse de sopa me chamaria de Mafalda Perfumada! Abraço!
Cosmic Girl, olha que o rio Douro, na altura das invasões francesas, não correu lá muito bem! Beijocas!
Safira, o pior é se o fogo for extinto antes de chegar aos gabinetes. Não sei como é que irão explicar as secretárias, cadeiras e armários empilhados junto às portas! Beijocas!
Yashmeen, e de preferência na direcção contrária ao fogo. É uma adenda a essa lei! ;) Um grande RAUF para ti!
Julie, a isso acresce que desde a última reorganização, o nosso delegado ficou num edifício diferente. Espero que ele tenha o telemóvel desimpedido, para lhe podermos telefonar e perguntar se podemos sair! ;) Beijos!
Irneh, isso vê-se nos alertas para o mau tempo, que normalmente quando são emitidos (depois de ter havido um temporal a sério e sem aviso), costuma parir um ratito! Beijinhos!
Conchita, qual obrigado, és da casa, já sabes. Uma grande beijoca para ti e ânimo, jove!
Tita, quer dizer, a sério a sério, também dispenso ter a prova que tenho razão, ainda mais se for no meu prédio. RAUF!
Tavguinu, queres ver que foram comprados na mesma loja? Bem me parecia que aquele jaquetão devia ter um chapéu a fazer conjunto!
Carla, infelizmente tenho. Para evacuação, aquele manual só poderá ter uma utilidade... ;)
Medusasss, eu acima de tudo sou um cavalheiro, pelo que teria todo o prazer em ser o primeiro a desbravar o caminho de evacuação, só para ver se estava tudo seguro! ;)
Olá!, isso se não for a deslizar na cadeira, que como tem rodas pode ajudar a pirar-me mais rápido! Beijocas!
Maria Mala, num hospital o caso muda de figura, aqui só temos de espancar os que se recusam a acreditar que possa ser a sério. Não os podemos é espancar muito, que eu cá não levo ninguém às costas! Beijocas e obrigado!
Psycho Mind, mas aí teria de ser discutido quem imprimiria a folha, onde seria colocada, em que fonte e em que tamanho. A malta arranjava maneira de complicar..
Atlantys, queres ver que os inteligentes que os fizeram são parentes? Beijokas!
Nanny, nós aqui não fazemos com esse grau de complexidade. Feridos só quando alguém raspa o cotovelo nas escadas, mas é raro! Beijos!
Rita, eu aqui no office sou o cão explorador, que procura descobrir a melhor rota para sair do edifício e depois grita da rua as instruções necessárias! Beijos! Colete laranja florescente? Isso é coisa fina!
Veni, Vidi, Scribi, nunca fiando, os ares do escritório deturpam um bocado os sentidos, fico sempre sem saber se a sensação de perigo é um terramato ou a reunião que se avizinha! Beijufas!
Dualidades, esse será o caso típico em que um dia se fará uma representação da peça “Pedro e o Lobo”, com direito a churrasco no fim. Abraço!
podes crer é uma coisa que dizemos quando ouvimos o alarme é sera mesmo???lol acho que essas coisas nem da tempo de avisar quanto mais esperar pelo delgado vestido de alfacinha ou para guardar um documento lol.
simulações saem sempre bem e ordeiramente, e se for no teu emprego, mesmo no rés do chão ainda te passam por cima e ficas sem peidola mesmo...o melhor é virares-te ao contrário e!...salvas a peidola na totalidade e?...
Eu confesso que quando li, na primeira frase, "plano de evacuação"... pensei que o assunto era outro. Fui confirmar o título do post e a ideia manteve-se (é que às vezes também arde...!)
Vou contar-te uma "engraçada"... há uns tempos, na escola do meu filho, soou o alarme de incêndio e os putos nem se mexeram (nem sabiam de que se tratava). Então os professores acharam por bem fazer umas simulações... repetiram duas vezes. Foi uma paródia! (felizmente, da primeira vez, que foi a sério, não passou de um susto!)
As férias fizeram-te bem nota-se pelo texto!!! Se acaso eu for de férias,e ficar num alojamento, no primeiro dia trato de saber onde ficam as saidas de emergencia, para alguma eventualidade, não confio nos manuais. Beijinhos não, podes ter pulgas, uma festinha na cabeça ;)
Concordo inteiramente! Neste momento não há condições para catástrofes, para além daquela de sermos portugueses, mesmo implicando o total desnorte e a histeria total! Sendo assim, estão suspensos todos e quaisquer abalos telúricos, incluindo os provocados pela minha vizinha de cima!
Aqui está o que eu chamo de cuidados em caso de emergência... desligar todas as fontes de energia, para não provocar um incêndio... além disso, se o escritório não vai ter lá pessoal, o melhor é poupar. Por outro lado, o ponto de encontro ser do outro lado da rua, serve para termos a certeza que o edificio ficou realmente destruido, não vá dar-se o caso de no dia seguinte nos levantarmos cedo e afinal não haver instalações onde trabalhar. por outro lado, se for um local alto e estiver ainda alguém no edificio podemos sempre incentivá-los a saltarem...
MAnual feito por quem percebe de segurança a sério! Normas são normas e são para se cumprir... se algo correr mal depois, a culpa foi do trabalhador... E vai ter o merecido castigo: despedimento com justa causa! ao que chegámos! BANDO de incompetentes.... as instruções deviam ser: em caso de incêndio...escape se puder...o melhor é baixar-se, respirar através de um pano molhado e....fugir! (se conseguir) boa semana
Podem ter planos de emergência, podem ter existido simulacros, podem ter sido dadas acções de formação nesse sentido, mas se a situação for mesmo grave toda a gente se esquece das regras e é cada um por si. Salve-se quem puder... quais regras, qual plano??!!!
Fiquei com uma dúvida... Vocês saem todos em fila indiana ou de mão dada atrás do delegado de segurança? Estou mesmo a ver em contexto real de incêndio o pessoal a cumprir essas regras todas, duvido que se lembrem de algumas... contactos visuais, reuniões??? Parece-me que estão lixados se isso acontecer. Simplificar é o segredo para aumentar o sucesso de um plano de emergência... enfim... é o portugal dos portugueses :S
oh p� s� tu para abandalhares um plano de evacua�o, mas at� me ri um bocado.... eu tenho a paranoia de querer sempre saber por onde posso sair em caso de necessidade. Sempre que vou para um hotel, leio o plano que se encontra atr�s da porta do quarto e depois vou ver se as saidas est�o desempedidas e se correspondem ao que est� na planta... enfim cada maluco tem a sua maluquice! o que � importante � saber sair do local rapidamente de uma forma natural, porque reagir ou pensar sob stress pode dar mau resultado. Pronto j� me calo!
Olá rafeirito! Eu acho esses manuais,simulacros e planos de emergência, importantes. Podem ter de ser aperfeiçoados...podemos ter de mudar de atitude como povo, mas é um passo para melhorar o nosso civismo, em situações difíceis... Pior seria se não houvesse nada... Para se aprender...deve-se experimentar!!!
É tudo muito bonito de se falar mas quando o rabito aperta é o salve-se quem puder e qual plano qual quê. Quem ficar para ultimo morre com o cu escaldado, não é? rsrsr
também foste vitima disso? sem me consultarem elegeram-me membro da equipa de evacuação da minha área de trabalho (felizmente o suplente). a formação que nos deram até que foi engraçada! típica de quem vê muitas séries ou noticias! falaram de queda de aviões, ameaças de bomba, envelopes suspeitos... enfim! mas deixaste-me a pensar!!! eu não tenho manual! será que está tudo automatizado?
A tua Empresa é mesmo das boas! Na minha, a única instrução em caso de incêndio é: FUGIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIR!!!!!
P.S.: Ainda bem que aqui não temos pc's de secretária, podemos fugir sempre com o porttil debaixo do braço e continuar na rua a visitar ste Blog, pq trabalhar é um tédio e aqui sempre nos divertimos lol
Um grande abração
P.S.: Na foto do post estás a olhar para o rabo do bombeiro ou é impressão minha? Isso é muito abichanado, não achas? ;)
Quando houve a fuga de gás no meu predio à uns meses entrei em panico e voei pelas escadas a baixo o mais rapido que consegui, com medo de ficar intoxicada ou que o predio explodisse. Por isso está visto que essas "burucracias" todas dificilmente serão cumpridas num estado de crise.
Sorrisos em Alta, brasas no escritório há algumas, e são daquelas de fugir com elas. Espero que ninguém leia isto, é que tinha muita explicação a dar! Abraço!
Tá-se bem!, para as crianças deve ser uma paródia, é da maneira como aproveitam para irem à rua fumar um cigarrito. Espera, isso é aqui... Abraço!
Sub-lodo, olha que às vezes bem me apetece...
Capriccio, os textos anteriores eram assim tão maus? E deves pensar que as pulguinhas não se pegam com festinhas! :D
Paulofski, não sejas assim, então não se vê logo que no meio de um incêndio se vai logo consultar o apêndice 32, para saber qual o procedimento a ter? ;)
Kapikua, sim, mas lembra-te da Lei de Murphy! Abraço!
Belzebu, queres ver que temos a mesma vizinha? Um conselho: experimenta gritar alternadamente com ela, pode ser que se toque! Um grande RAUF para ti!
Canephora, isso é um bocado arriscado, então imagina que a pessoa salta e depois salpica os outros que estão cá em baixo? Ca nojo! ;)
Miss Slim, o meu dono desta vez resolveu dar-me mais liberdade, a ver se consigo chegar à árvore em vez da jante do carro! Beijocas!
Turbolenta, acho que nada como bom senso e saber onde é a saída. E isso acho que toda a malta sabe, especialmente à sexta-feira! Beijoca!
Carracinha Linda!, “espera, este incêndio é do tipo A ou B?”, “sei lá, vamos mas é pirar-nos!”, “não, não, espera que eu vou ler o manual para saber o que fazer”. Pode acontecer, não? ;) Beijos!
Francis, trabalho no 5º andar, e a calçada já tem buracos suficientes!
Storm, eu sempre disse ao meu delegado de segurança que, se houver um fogo, ele que olhe para a rua, para eu poder estabelecer o tal contacto visual! Quanto à tua sugestão, acho que seria o pânico, toda a gente a querer sair antes que ele mudasse de opinião ou desmentisse! Beijo!
Eu Mesma!, se tens essa paranóia, aconselho-te a ver um episódio do Seinfeld, em que ele fala sobre o assunto. Refere inclusive o facto da pessoa ver o plano, sair, e se se perdesse, voltaria ao quarto para voltar a ver o desenho! Beijo!
MJF, tens toda a razão, mas por vezes estes manuais fazem-me lembrar aqueles sinais de trânsito que limitam a velocidade a 10 km hora. Mas será que alguém já andou a essa velocidade?!? O melhor seria contratar uma equipa de peritos, trancá-los dentro de um prédio e deitar-lhe fogo, para estudar as melhores soluções em real! Beijocas!
RP, uma vez num hotel vi um que estava afixado ao contrário. Havia de ser lindo, queria fugir e ia parar à cozinha! Abraço!
Ana Luar, planos, planificações, mas quando é a sério, é o instinto que fala mais alto, de preferência de forma ordeira. Mas duvido que muita gente se porte assim. Beijo!
Hands of Time, nesse caso cheira-me a notícia de abertura do telejornal!
Mahira, deixa-me ir espreitar à janela. Calçada esburacada, buzinadelas, sujidade... sim, estamos!
Vício, felizmente safei-me, e nem me saiu muito caro. De certeza que está tudo automatizado, assim numa espécie de fluxograma Incêndio = Pânico = Morte dolorosa e conjunta excepto do sacana que fugiu. Não tem de enganar! PS: uma vez que tens formação nisso, sempre que receber cá algum pacote suspeito, vou-to enviar...
Nuno, e de preferência com a roupa suficiente para não aparecer nas notícias a mostrar o cabedal. Sim, que as televisões costumam chegar antes dos bombeiros. Abraço!
Knoppix, na foto estou a decidir-me em qual das nádegas é que vou cravar os dentes. Então o sacana em vez de ir apagar o fogo está-me ali a ver os estragos? Eu lhe digo... Abraço! E a empresa é mesmo das boas, pelo menos ao nível dos teclados!
Marisa, se algum vizinho teu lê isto, da próxima vez que te ouvir no banho lá vai ele accionar o alarme outra vez! ;)
como funciona aqui no teu blog? quer dizer se eu estiver aqui a ler no teu blog e o meu monitor começa arder comé? nao tens planos de evacuaçao? vamos la elaborar um antes que asae feche isto!
Como eu gosto de regras... São como pequenos Pais Nossos para irmos recitando pela escada baixo, acompanhados por um côro de sirenes (se tivermos sorte e os gajos do 112 não decidirem começar a fazer uma votação para saber se começam a conversa com "bom dia" ou "boa tarde"....)....
São como aqueles panfletos nos aviões... Mantenha-se calmo que vamos caír de 30000Km de altitude (como aquele anúncio de vodka...).
Mas gosto dessas regras. Sobretudo essa última de que falaste, de fazer uma votação para saber quão grave é a situação.
- Vamos a votos. Aqueles de vós que acham que a situação é grave, levantem o braço.
- Olha lá, aquele lá ao fundo conta? Tem o braço a arder.....
Com isto fizeste-me lembrar uma discussãozita que tive com uma colega de voluntariado, ela como foi professora de cegos, teve a lata de dizer; os cegos desenrascam-se melhor que os surdos!... era comigo que ela falava, respondo-lhe assim...calma ai, se houver fogo aqui no hospital, um cego anda às apalpadelas sem saber para onde correr pois não sabe onde estão as portas etc, o surdo não ouve o pessoal a dizer fogo... mas decerto que eu via as gentes a correr por ali fora, e claro que nem perguntava o que era, corria por ali fora atrás deles ...e o cego? a nãos er que o ajudassem, nemd ava com as portas com a pressa que todos tinham de se por a andar!... a muié ficou de trombas, mas é verdade..na altura de fogo todos correm e só querem safar-se prá rua...e correm todos uns atrás dos outros, e os cegos desenrascavam-se como? com ajuda sim... Bolas pá stora... beijinhos.
não resisti a comentar o comentário da laura. é certo que quando existe algum tipo de deficiência, seja ela qual for, é necessária uma atenção redobrada, especialmente em situações graves como esta. mas também tem de se acreditar que as próprias deficiências tornam as pessoas muito mais fortes e capazes do que aquilo que a maioria pensa.
De facto a maioria dos manuais, � uma chatice, que j� ninguem l� pois � feita por uns tioricos, em que vendem o servi�o ao quilo, pelo que escerevem muito e n�o dizem nada de �til. Sauda�es amigas e boa noite
Ora, parece-me que os pontos a obedecer de acordo com o plano da tua empresa, podiam levar aí uma volta!
1º atirar o computador para as chamas para não ter que encerrar o nosso posto, gravando o nosso trabalho,podendo dizer mais tarde que o trabalho até foi gravado, mas o disco rígido ficou queimado
2º e 3º Assim que estabelecer contacto visual com o jaquetão verde alface do Delegado de Segurança, empurrá-lo pela janela abaixo (com o Delegado lá dentro), assegurando-se que todos o seguem ordeiramente, ao mesmo tempo que entoam harmoniosamente a canção "Linda Falua", e se amontoam no ponto de encontro pré-estabelecido
Escreveste demais... é demasiado tarde... tenho muito sono... agora não comento... não consigo... volto amanhã, quando conseguir distinguir as letrinhas. Beijos de boa noite
Entrega feita! Participa na campanha FAZ UM AMIGO FELIZ!!! Manda esta encomenda p/ todos os teus amigos. Espero estar incluído nessa lista........ Vou fazer outra entrega ... Bom fds Abraço
"Toca o alarme, começo logo a pensar em actos heróicos, saltos sobre labaredas e sexo de última hora"
Quanto aos planos de evacuação e aos manuais parecem mais virtuais do que realistas. Eu nem sei se cá na tasca tem esse plano, mas deve de ter, mas o meu é simples toca o alarme e eu abro a caixa registadora saco a massa para dentro da mala do portatil, pego na mala e no portatil e toca a correr lá para fora. desde a abertura da caixa até chegar lá fora demoro cerca de 2 ou 3 minutos já que a porta de saida esta a poucos metros de onde estou. Qual reunião qual chefe.... eheheheh.
Tá bem de ver que o manual em apreço foi pensado para um incêndio decente, daqueles que ardem calmamente e que pouco fumo produz. Faltará, eventualmente, o outro manual para um incêndio tipo explosão de bilha de gaz: manual que se poderá resumir a > PIREM-SE!!!!! Akele abraço e 1 extintor.
Não resisto a repetir o que o drgão azul disse: "Toca o alarme, começo logo a pensar em actos heróicos, saltos sobre labaredas e sexo de última hora" Magnífico!!!! :)
oh anónimo ou omega ou seja qual for a identidade que a sua falta de personalidade lhe levar a assumir, enfiava-lhe o copo na mãozinha ou gentilmente pela sua boquita abaixo. Onde é que o menino lhe queria que enfiasse o copito!Que horror!tá a ver!! Está mais dentro do seu nível agora?
Rafeiro Perfumado Explica-me lá porque é que os incêndios não se dão nos sítios certos e os planos de evacuação só falham onde não devem falhar? Um abraço falhado.
LOOOOOOOOOOOOOOOL demais!!! GENIAL! E então, imagina agora o plano de evacuação num laboratorio!!! Na verdade, o pessoal aqui está treinado para largar tudo e sair ordeiramente. E às vezes ocorrem cenas cómicas. Género, geralmente temos uma experiencia demorada qq a decorrer e temos de estar sempre atentos à dita cuja e não temos senão aquela hipótese naquele dia de fazer aquilo. Nestas circunstancias, toca o alarme. E não era simulação! Páh, qd toca o alarme de incendio numa zona de laboratorios onde se brinca com tudo o que é químicos, não se pára pa pensar em nada, foge-se e prontos!!! LOOOL. No entanto, uma vez que isso aconteceu (e depois não era nada, algum fumo suspeito de alguma experiencia organica suspeita....geralmente são sempre os quimicos organicos a fazer disparara o alarme), levanta-se tudo para sair do edificio (e olha que tamos num 3o andar) e um estagiário ainda verdinho reclama que: oh mas agora não posso, senão a experiencia vai ao ar!!! LOOOOOL!!! Levou um par de berros e lá foi a correr ainda de provetas na mão.
Giro giro tb é quando o alarme toca, o pessoal se alevanta todo de repente e desaparece. E aqui a Je que -nota bem- não tem ouvido pá música alarmista sempre concentrada em alguma coisa, levanta a cabeça e, ué, onde foi toda a gente. Até que algures nas escadas alguém se lembra...aaaaah a Ana a Ana e lá vem tudo a correr buscar a Ana que não tem ouvido para musica alarmista. Até já se sugeriu incorporar uma alínea nos procedimentos de evacuação: procurar a Ana edizer-lhe que o alarme está a tocar. Vá lá que eu sou fácil de encontrar...LOOOL
Estes testes de panico sempre encataram-me...porra havendo panico não hà teste que valha, pois não? abraço obs:peço desculpas por não ter comentado os teus ultimos posts, não pude, deveras!
O problme dessas empresas é a falta daqueles ridiculosd simulacros decorridos durante o ensino básico e secundário. Mas mesmo com a preparação que eles defendem é incrivel a capacidade que um humana tem de atingir o pico ad sua estupidez e gritar desalmadamente em vez de se acalmar.
Aposto que muitos dos que aqui comentaram nunca experimentaram um plano de evacuação. O problema não é deles - é que o patrão prefere gastar os "incentivos" a um sistema de emergência no novo Audi 8 ou Mercedes CLS (lindos,diga-se de passagem). Eu cá tenho 1h de descanso todos os anos.É sagradinho.
Ires para o outro lado da rua é o prémio final: quem não for atropelado, pode ficar com uma melhor vista para o caso do edifício cair. E vais-te orgulhar da tua seguradora (ou arrepender)!
Health and Safety - It's better to be safe than sorry!
Só agora reparei…o meu anonimo de estimação????o meu anónimo de estimação? O que é isto pá!!????? Então uma gaija fica aqui de vigia, ao frio e ao relento mas firme na sua missão, e tu voltas e nem uns miseros caramelos me trazes, e ele é que é o teu anónimo de estimação????? E a mim perguntas-me pelo pó???? Isto é demais…Tu e eu Rafeiro! Lá para fora..JÁ!!!!! Para onde foges canito? Eu já te apanho…. (Carvoeirita gordita já alagada em suor…) Realmente ter 4 patas é uma vantagem… Foge a vontade.. vais ter que voltar para casa…e eu aqui estarei a tua espera.. Eu dou-te a estimação…
de chorar a rir.. realmente, estou a imaginar tudo preocupadissimo em guardar os trabalhos no computador ja a ser quase consumido pelas chamas.. escreve-se na lápide "rafeiro perfumado: o herói que morreu para salvar o seu trabalho" devia haver uma separaçao na ala dos queimados no hospital, os "queimados empresariais"..
a administração da horta em assembleia geral resolveu alterar os links que o pessoal lê e comenta, por isso este blog foi adicionado à lista do comia-te !
se não queres que o teu blog aparece lá na horta mostra a tua indignidade na horta, ou se por acaso fores a dar para o tímido/a manda um mail para a malta que rapidamente desapareces da horta !
não será por isso que te deixamos de ler e comentar !
As catástrofes são sempre inesperadas e nunca há tempo para nada. Tempo houve, certamente, para uma empresa da especialidade ganhar uma pipa de massa a produzir disparates!
ó rafeiro tens toda a razão. Eu era daquelas que "bazava" rapidamente e que se lixasse a gravação do trabalho e a procura do delegado. ó pernas, para que te quero? Beijinho.
É verdade Rauf...também sou contra os dias ...de...se ainda há necessidade de haver dia internacional da mulher, é porque ainda não estamos em pé de igualdade com o resto da humanidade...mas para lá caminhamos, eu acho. abraço
Eu nem tenho palavras para comentar este texto... (acabei de o ler em voz alta, também para o meu irmão mais novo, e tivemos uma reacção hilariante...)
Sinto-me muito mais tranquila, caso aconteça alguma catástrofe... Faço um comentário aqui e aguardo a sua resposta com indicações desses manuais. Entretanto, como umas torradas!
LLLLOOOOLL Também já trabalhei numa empresa que fazia do simulacro (de incêndio, de ataque bombista, etc ) uma filosofia.... engraçado era ver o povo todo À porta....à espera de ver se a notícia do atentado à bomba era verdadeiro ou falso...dããããã~
Sempre a mesma coisa. Nada está ao teu gosto, chiça!! Eu acho muito bem que qualquer empresa se preocupe com a evacuação dos seus funcionários. Prisão de ventre interfere sempre com a produção laboral e o contrário ainda pior, portanto....em caso de emergência espero bem que a empresa tenha um caixote de 1ºs socorros com "doce alívio" ou o genérico oposto a este. Há um detalhe com o qual discordo: a simulação! Era só o que faltava que uma entidade patronal me obrigasse a simular. Garanto-te que em tribunal era causa ganha.
Então ... que empresa ... nem te deram um curso prático de como apagar focos de incêndio... isso é que é giro ! Havias de ver Bongop de fato tipo bombeiro a apagar diversos tipos de incêndios com diversos tipos de extintor ! Isso é que é ! Um gajo diverte-se! Isto não invalida começar a correr se houver um incêndio a sério...
Penso que em certas empresas também deveria existir um plano de evacuação para o outro tipo de evacuações já referidas no post. Seria do género: 1-Evacuar 2-Puxar o Autoclismo (escrito com letras garrafais)
Estou a ver que a tua empresa está bem organizada em termos de planos de evacuação para eventuais incêndios, mas também concordo contigo quando dizes "As probabilidades de algo não correr exactamente como este plano são inúmeras, senão reparem...". Infelizmente, existe sempre alguma coisa que corre mal... :o|
O "plano de segurança" não pode ficar lacrado dentro dum cofre. É preciso "exercitá-lo" com frquência...- ao menos saber em que espaço do cofre se encontra - não vá o diabo... Abraço
Marco, aqui no blog, assim que houver fogo, devem sempre aguardar que eu saia para a rua, para nos certificarmos que é seguro. Eu depois assobio para vocês sairem também... Abraço!
Cabra Expiatória, no prédio onde trabalho actualmente o maior perigo vem do volume da sirene. Já tivemos 4 ameaças, 0 fogos, 28 pessoas com problemas auditivos! Ósculos!
Diabo no Corpo, isso são calúnias! Sou um rafeiro super sério!
Laura, eu acho que os que melhor se safariam seriam aqueles com mais velocidade e caparro para derrubar os que se metessem à frente! Beijinhos!
LopesCa, o pior é que nos mandam sair, e temos de ir para a zona onde estão os fumadores. Aquilo por acaso é seguro? ;)
Dark Morgana, concordo com as tuas alterações, com a ressalva que o último a ir pela janela seria eu, nessa altura já deveria ter uma camada fofa para eu cair. Pelo sim pelo não, vou começar a oferecer-lhes bolos com muitas calorias... Beijos!
SF, vai lá. Pssst, a cama fica do outro lado... Beijos!
Carvoeirita, pelo sim pelo não, vamos beber shots, nada de canecas!
Parvinha, acho que só a palavra “fogo” é que é coincidente! Beijoca!
Hydrargirum, e explosivo? Incendiário? ;) Abraço!
Bjecas, já devias ter dito isso há mais tempo, ando eu a fazer títulos que têm a ver com o texto quando podia colocar simplesmente essas palavras! Abraço, pá!
Silêncio Culpado, certamente porque quem provoca os incêndios não leu o manual! Um abraço em cheio!
Vanadis, eu se fosse a ti atava uma corda ao pé de alguém sempre que fosse trabalhar, assim estavas sempre segura. Claro que terias de ir almoçar com ele, e talvez a mulher não achasse piada quando lá entrasses em casa, mas seria muito mais prudente. É verdade, não ates ao estagiário.... Beijoca!
Enfim, obrigado, mas que beijoqueira que a menina está!
Kunta, só se for um plano mesmo grande, que tape as saídas!
Cassamia, um grande RAUF para ti, e um resto de bom Domingo!
Sha, estava a meter-me contigo, como sempre. Beijoca!
A Lei da Rolha, que é isso de pedir desculpa? Não pagas mensalidade nem nada, aparece quando puderes, sem pânico. Abraço!
Desperdicio de Coisa nenhuma, é a chamada lei da sobrevivência, simplesmente algumas pessoas pensam que a mesma está ligada aos décibeis que emitem! Olha, se puderes manda-me um mail, gostava de te dizer uma coisinha. Beijoca.
Carvoeirita, já posso descer da árvore? Larga lá esse pau, pensas que não o estou a ver escondido atrás das costas? Larga, senão já não vais para os copos connosco!
Caditonuno, eu levava era a fotocopiadora. Afeiçoiei-me a ela, não perguntes...
Linda, de certeza que teria direito a uma promoção a título póstumo. “Ao Rafeiro, que resolveu ficar para trás para gravar o relatório dum cliente que depois até fechou a conta, mas a intenção é que interessa!”. Beijoca!
Tavguinu, pois continuemos então com esta linkagem mútua. Espero que esteja a ser tão bom para ti como para mim! Abraço!
Ignota, espero que essa leitura não condicione o desenvolvimento futuro do teu irmão, é que por vezes isto pode levar a reacções estranhas! ;)
Maria Manuela (M&M), faz lembrar aquela malta que vai espreitar o tabalho da brigada de minas e armadilhas! Beijos!
Marrie, já vi, isso não é incêndio, é um cataclismo! ;) Beijos!
HM, vês como me compreendes? Raras são as coisas com as quais concordo, e tenho muito orgulho nisso (vou dar um reformado lindo). Quanto a essas evacuações, eu defendo que cada pessoa treine em casa, e mantenha a sua experiência secreta! Beijos!
Bongop, cursos práticos? Nem a mexer no fax me ensinaram, quanto mais a apagar fogos! Mas também é o tipo de trabalho que me recuso a levar para casa! Abraço!
A Maquinista, estou aqui, no meio da rua! Iuuuu uuuuu!
White Fox, mas olha que é a situação em que fico na dúvida o que será pior, ter ou não ter. Abraço!
Humorista, e um terceiro ponto, para o caso do papel higiénico acabar. A gravata... Abraço!
O Príncipe com Orelhas de Burro, é o Body Kouros, do YSL. Abraço!
Pisces Girl, é a Lei de Murphy a funcionar a todo o gás. Alguém disse gás? CORRAAAAAAAMMMM!!!! Beijo!
Templo do Giraldo, no caso da minha não me vou alargar muito, que colegas meus andam por aqui e depois lá se ia a promoção. Mas não presta para grande coisa... Abraço!
Paulo Sempre, e olha que o cofre até é capaz de ser um bom esconderijo, supostamente aquela treta é à prova de fogo. Abraço!
Trabalho numa empresa com mais de 500 trabalhadores. Estranhamente, não temos um manual de segurança desses, pelo menos acessível aos trabalhadores.Estou constantemente a ouvir falar que na empresa de amigos, com meia dúzia de gaiatos, todos os anos fazem uma simulação de incêndio. Em suma:também queeeeeeeeeeeeeeeero!!! k inbeija
a única coisa que me passa pela cabeça sobre esse assunto é: LOL
QUEM, MAS QUEM, É QUE NUMA SITUAÇÃO REAL SE VAI LEMBRAR DO QUE ESTAVA ESCRITO NA PÁGINA 10? OU DO QUE DIZIA A REGRA NÚMERO 7? OU DE COMO SE ENCHE O COLETE INSUFLÁVEL?
Estou mesmo a ver todos a seguir o manual à risca...!
Puxa, o teu rafeiro de rafeiro não tem nada ! Quantas visitas tens ! É dos melhores que tenho visto ! Parabens pela tua originalidade ! Só me apetece voltar....
Ele só existe pk é obrigatório. Não por ter qualquer utilidade! Que raio da mania das passoas que fazem coisas só pk têm que ser, mas como não apetecia fazer, não o fazem bem!! E acontecem coisas assim.....
Andei distante , sem agradecer os comentarios feitos nas minhas postagens em meu BLOG mas por momentos voltei e com uma surpresa para ti ;) Passa por lá ... Tinha k arranjar forma de vos AGRADECER né ?
Beijinhos
Com tempo passo tb para te ler melhor e talvez eu tb voltar a escrever afinal postei eu a CANTAR C ABRUNHOSA ou para ... lol Fixeeeeeeeeeeee
ehhh é isso mesmo ó jovem... cala-te boca e põe-te a milhas que se faz trad e enems e olharia para quem se pisava, só depois dos estragos feitos... Olha que na realidade acho que haveria quem parasse para arfar e socorrer alguém...jinhos pa ti.
...Finalmente consegui parar de rir! Fizeste-me lembrar aquela vez em que ligaram para o local onde trabalho a avisar que estaria uma bomba lá dentro! Uma das minhas funcionarias tem um filho que trabalha lá mas noutro sector. Perante tal ameaça, oop´s, tudo a cavar, incluindo ela, claro!!! Chegada cá fora, ai meu Deus e o filho!!!! Hehehehehe... Avisem o meu filho.... Tás a ver!!!! É que quem tem.... Tem medo!!!!!
Venho aqui aqui agradecer-te o comentario que fizes-te sobre os professores, penso que foi um bom debate de ideias e todos ajudamos um pouco a animar aquilo. Certamente que muitas mais manifestações irão surgir contra esta politica do governo.
A minha empresa tem um desses e das poucas vezes que houve simulação a coisa não correu mal. Tirando o facto de só conseguirmos sair pela porta giratória, que leva dois de cada vez. Fora isso tá-se bem! E até foi rápido de chegar ao jardim. Dois minutos e tava tudo cá fora. A fumar é certo, mas tudo evacuado!
Realmente estes planos não têm ponta por onde se pegue!
Cheguei tão tarde que entre ler o post e depois os comentarios já deve ter ardido tudo... mas agora me assim do nada lembrei-me do "inferno da luz" será que o Camacho tb tinha um plano de evacuação?
TEMPLO DO GIRALDO, fizes-te escreve se fizeste e sencivel escreve se sensivel.. acontece, nem todos sao sobredotados como aqui o rafeirinho, ne? sabes bem, e naquela..
Heidi, pelo sim pelo não começa a levar uma câmara de vídeo para o emprego, cheira-me que ainda vais captar imagens interessantes, se por acaso algum dia alguém se esquecer da marmita no micro-ondas!
Joana, o manual nessa situação só servirá para atiçar o fogo, logo quanto menos papel tiver, melhor! Beijinhos!
Je Vois la Vie en Vert, muito obrigado. E quanto à tua questão, quando quiseres enviar um email, estás à vontade! Beijocas!
Pretazeta, isso parece-se um bocado com o meu desempenho a fazer trabalhos que me aborrecem... ;)
C Valente, uma excelente semana para o meu caro amigo!
Sofia, nunca mais consegui olhar para as plantas lá do escritório da mesma forma. É que até das de plástico guardo distância! ;)
Marysol, os erros são comuns, muitas vezes provocados pela rapidez com que escrevemos. Eu já vi comentários meus que até me sinto a corar, tal o grau das calinadas! ;)
Ó rapaiz, adorava saber onde tens tanta treta para tanta gente diferente e onde vais buscar tantas resposta a modos de acertar com o que te dizem...arre, davas um bom Presidente de uma empresa...acho que estás no emprego errado e a ganhar muito mal... beijinho tristinho ...a vida é dolorosa por vezes e...
Ajuda Portugal nasceu ontem, passe por lá, seja um dos primeiros a ajudar, mesmo que seja só com um comentario ou ainda ajudando a na sua divulgação. Obrigada.
Olá caro rafeiro já tinha saudades de te vir espreitar. Este teu post só prova que à portuguesinha, temos sempre garantido que hà planos de evacuação e... planos de evacuação... beijo rafeirado :)
Olha lá... nem me fales em comer ao lume:D A tonta da minha irmã deixou o comer ao lume e... queimou mesmo... E agora... o cheiro vem dai ... ou daqui?:)))))))))))))))
ola ! gosto sempre de te ler pois dizes as verdades mas sempre com piada . ja me encontro no canada e so hje voltei a postar e a visitar os amigos , espero por ti para mais um poema :)
Não é muito mais simples e seguro, colocar o tradicional aviso: é proibido fumar. Ou, como alternativa, dá um sumiço mundial em todos os redatores de manuais. Abraços!
Olá, conheci o seu blogue através de um amigo comum C Valente, gostei muito do texto mas, meu amigo para chegar aqui e deixar umas palavras levei um bom tempinho! Bom sinal... Beijinhos. Fernandinha
porque será que na calma procuram soluções para momentos de elevado stress não deveria ser realizado esse dito plano, baseado numa situação de risco, e não sentado calmamente na sua cadeira reclinavel?!?!? enfim, planos e leis, a servir (ou não) perto de si! Abraço
vim confirmar... afinal está ali aquela palavra! :p
ResponderEliminarOra não dá instruções sobre onde gravar o trabalho? É que se não for na rede... há de adiantar muito a precaução!
ResponderEliminarRafeiro Perfumado
ResponderEliminarPois eu conheci muito boas empresas que tinham um bom plano de evacuação e assisti a um incêndio numa delas e não te digo nada!...
Houve acidentados não propriamente pelo fogo mas porque nada no plano funcionou.
E quanto mais cabeças "pensantes/dirigentes" maior a confusão.
Um abraço queimado
lol...
ResponderEliminarquem fez essas regras de segurança pensa em contratar toda uma nova equipa sempre que há um incêncio!!
O lado bom da coisa é que pelo menos o trabalho da equipa que ficou na unidade de queimados, fica todo guardadinho, impecavél!!
Embora eu tenha as minhas duvidas que em caso de incêncio os pc's não vão todos á vida!!
lol
Uma coisa é uma simulação, que na prática vai dar nisso do "olha que chatice, que agora não me dava jeito nenhum!", outra uma situação real, que fugiam todos, certamente, como se levassem fogo no rabo...
ResponderEliminarUm gaijo em dificuldades respiratórias devido à fumarada (para já não falar em labaredas), vai ficar mesmo a gravar a lista mensal para o economato!!! :)))
Enfim, mais uma das tuas muitas pérolas hilariantes, e mais umas "pérolas" legislativas muito lógicas - mesmo que só ao nível da tua empresa ou de meia dúzia de outras (que estas regras "de ouro" são muito plagiáveis).
Jinhos, raufs e miaus!
Boa Noite Rafeiro
ResponderEliminarPlanos de evacuação não são executados com a seriedade que o próprio acto exige, depois...um dia acontece o inevitável.
Queres espreitar mais umas fotos minhas? Então, vem! Aproveita e vê quais as 12 palavras que escolhi; acho que são 12 palavras que "mostram" um pouco do meu "sentir"...
Pelo kalinka, recebi mais um «miminho», felizmente sou muito mimada por todos vocês.
Beijinhos.
lol
ResponderEliminarsempre achei essas simulaçoes uma idiotice. do género: terça ao 12h vai haver simulaçao de incêndio...
e vinha toda gente em fila pro patio da escola.
era capaz de ser mais eficaz se dissessem apens que no mês de março ia haver uma simulaçao... passado 1dia já ninguém se lembrava e a coisa até tinha o seu Quê de resultados aproximados ro real.
supondo que o predio estava a arder ou que havia um terramoto... a probabilidade dos discos rigidos se safarem ia ser escassa não? isso de salvar os trabalhos tem que se lhe diga...
bjinhos
Olá... me gustó tu blog y sobre todo Rauf, el perrito con lentes.
ResponderEliminarBeijos.
Eu pelo sim pelo não, se o incêndio for na minha "empresa" vou nomear delegados os meus cães...
ResponderEliminarTu és demais!!
ResponderEliminarEssa de se ter de gravar o trabalho antes de fugir do fogo é fantástica e revela bem o cuidado que as entidades empregadoras tem por nós..
Onde eu trabalho as simulações são muito mais realisticas, porque as senhoras mais velhas, não sei bem porque vão todo o caminho a gritar!!!
E nós dizemos: Oh Dona Ermelinda, isto é só uma simulação!!"
"Eu sei filha mas estas coisas afligem-me"
é cada galhofada!!!
Muitos beijinhos para ti!
eh, eh, eh, ....
ResponderEliminarTeorias é muito bonito....
A realidade é bem diferente...
Fica bem.
o que eu gosto mais nas simulações é que lá vão os chefes todos muito compenetrados a dar o exemplo (que remédio, claro) e a sairem em mangas e coisas do g+enero que em caso real não há, obviamente, tempo de se fazer, e muito menos com calma.
ResponderEliminardepois em locais d trabalho antigos (palácios e coisas do género) qualquer plano de evacuação esbarra com a arquitectura e é um Deus nos acuda de pessoal a correr pelos corredores ou a saltar pelas janelas...
mas a minha história preferida nestas coisas, passou-se comigo num café... onde o contador da electricidade explode (acho que era isso), começa um incêndio à porta do café, portanto ninguém consegue sair.
Bom, o dono do café sai de detrás do balcão e não se lembra de mais nada de não de pegar no meu casaco para apagar o fogo (era o que estava no caminho para a porta, já que as toalhas eram de papel, claro está). Entretanto, com o meu casaco e o extintor, consegue-se controlar mais ou menos a coisa e eu e o resto do café só pensavamos em sair, quando a pessoa com quem estava me disse: traz a tua carteira. Em caso de acidente, deixa-se tudo, mas a carteira vem connosco. Já viste o que é teres que tirar os documentos todos?
hehehe ...
ResponderEliminarestá soberbo o teu texto ...
pois, na empresa onde trabalhei tb há do que dizes ...
na passagem de ano houve um incêndio na sala dos bastidores da rede informática e ninguem deu por isso ... só depois de estar tudo ardido ....
bjs
No meu local de trabalho, faço parte da equipa de intervenção, ou traduzindo, quando toda a gente já se pirou, ando eu e mais nove macacos de colete avermelhado a procurar quem tenha desmaiado nas salas. :)
ResponderEliminarE de extintor na mão, claro :)
O manual, claro está, deve destinar-se a tipos encharcados em Prozac...
Abraços
As vantagens de se trabalhar numa micro-empresa: quando há problemas é cada um por si e nenhum por todos! :P
ResponderEliminarNesses casos � "salve-se quem puder".....e tu depachavas-te mais rapido pois tens quatro patinhas ...n�????? espertinho....hihihihi
ResponderEliminarPlanos s� para gastar dinheiro....porque na hora � como ass companhia de seguros.....agarra-te bem!!!!!!sen�o ainda te enterram!!!!!
LOL Nao consegui parar de sorrir/rir durante a leitura do post e dos comentários! Obrigado pelas gargalhadas e bom humor pela manha! :)))
ResponderEliminarAdorei e, realmente, esses planos até podem ser úteis na teoria.. mas só isso.
Epá, a minha sorte é que não está aqui ninguém comigo, senão a vergonha que eu apanhava a rir-me a bandeiras despregadas enquanto lia este post!
ResponderEliminarEstá espetacular!
Lol!
ResponderEliminarEu também estou a ver a malta a sair com calma, sem barulho e completamente tranquilo.
Alias, nem eu espero outra coisa...
Eu propria já tive um pequeno problema com um "incendio" no cabeleireiro por baixo da minha casa...
E a segunda coisa que fiz foi vestir outra roupa q n o pijama...
Ah pois, eu não ia para a rua de pijama!!!
Ridicula eu sei...mas foi o que me lembrei!
este é mesmo um país de papéis e burocracias. não seria bem mais fácil apenas um, bem grande colado na parede: EM CASO DE INCÊNDIO/TERRAMOTO7CATÁSTROFE: FUJA!
ResponderEliminarpelo menos assim todos percebíamos e cumpríamos ehehehe
mas não. no nosso país têm que existir muitos papeizinhos e nenhum civismo é axim!
Bem esta e a minha area, e isso eplano mt mal feito :)
ResponderEliminarrealmente o gabinete explode, mas não te esqueças de guardar o trabalho que estavas a fazer para o fogo poder deborar com segurança, lol
Beijufas de Luz!!
Que contestatário!! É só blogs a dizer mal. Que tal escrevinhar algo mais construtivo? (é só uma ideia, pois cada um faz do seu blog o que entender...)(Notas:1)"pá" não tinha nada a ver com o RF; 2)nada como um anónimo, em tudo igual aos anónimos "encapuzados" que por aí aparecem).
ResponderEliminarDe qualquer modo: acho piada ao RF e à sua capacidade de "empolgar" um certo tipo de pessoas.Típico.
Até.
na minha empresa somos 5 funcionários e 4 patrões... se cheirar a queimado, é correr cada um por si... que o rio Douro é mesmo em frente!!
ResponderEliminarbeijocas
Plano de emergência...hum... o que é isso???
ResponderEliminarAh!! Sim, é o que fazer se houver um fogo no edifício... sim, sim, já debatemos o assunto. A primeira medida é logo trancar os gabinetes da administração e levar a chave no bolso, enquanto fugimos!
Hein? Caústica, moi??
Beijinhos
Quando há fogo, a gente corre. É uma lei mais antiga que o tempo :))
ResponderEliminarDe facto o plano de evacuação é muito útil mas deixa dúvidas para quem as lê:
ResponderEliminar1º Para quê gravar documentos no computador se em caso de incêndio as chamas vão destroir tudo, é mesmo uma perca de tempo!
2ºO que fazer se o delegado de segurança não estiver na sala mas sim já na rua e em segurança?
3ºE como se pode seguir o tal delegado de segurança se ele tiver na rua?
Em caso de um grande tremor de terra o caso é mais grave, porque o edificio pode ruir em segundos ...
bjs
julie
Olá
ResponderEliminarConcordo plenamente contigo. As simulações são hilariantes. toda a gente sabe o que vai acontecer, desde polícia a bombeiros e ao centrõ de saúde. Não sei quem pretendem enganar. Enfim, somos um país que planifica tudo ao pormenor. Depois, na hora da verdade, é o salve-se quem puder!
Beijinhos
Obrigada por me fazeres rir, estou mesmo a precisar, só mesmo tu!!, este texto está o máximo!
ResponderEliminarUma coisa é a simulação, outra é a realidade, não é?!!
Continuação de uma boa semana :)
espero nunca presenciar uma cena dessas :P
ResponderEliminarRAUF!
"(facilmente identificável por ostentar um lindo jaquetão verde alface),"
ResponderEliminarno meu é um chapéu verdinho lindo :-)
tens a certeza que era um manual de evacuação e não um livro de anedotas?
ResponderEliminarOra pois que tens toda a razão! Cá pra mim, nem tu que aparentas essa escrita fleumática, darias prioridade à gorda da contabilidade, ou à megera da encarquilhada que costuma passar-te à frente na fila do almoço...
ResponderEliminarSImplesmente, numa altura de aperto, é cada rafeiro por si!
Hum... está a cheirar a esturro!
Hasta!
***
hahaha cada um por si, quando se houve o alarme é levantar o "back" da cadeira e dar-lhe com os calcanhares o mais rápido possível... vrummmmmmmmmmmmmmm
ResponderEliminarLambetasssssss
Pois tens toda a razão! Estes planos de evacuação oscilam sempre o necessário e urgente e o perfeitamente ridiculo...
ResponderEliminarNo meu caso que trabalho num dos grandes hospitais de Lisboa essa estória de sair ordeiramente é de rir, pra já não falar nos desgraçados que têm de evacuar doentes!!!
Abraço
P.S.- Gostei muito do blog
Para quê algo como um maçudo manual, quando uma simples folha com a frase salve-se quem puder por certo surtiria um melhor e mais rápido efeito!
ResponderEliminarNão me digas que andaste a ler o Manual de Procedimentos aqui do estaminé =D
ResponderEliminarBeijokas Rafeirito =)***
LOL
ResponderEliminarE ficaste com as nádegas marcadas da cadeira quente...? :P
Aqui também fazemos simulacros de "evacuação" para aí umas 2 vezes por ano... e o ponto de encontro tb é do outro lado da rua... devias ver o ar de espanto de quem passa: É uma manifestação de quê? lolol
E no fim, quando chega a maca com o "ferido" toda a gente bate palmas... ainda não percebi se é aos maqueiros ou ao doente, mas tenho de fazer um estudo de opinião :DDD
Beijocas rafeirote
Aqui no office também é assim, com a ligeira diferença que temos dois responsáveis por piso, com uns lindos coletes laranja florescente. Um deles é responsável por "expulsar" toda a gente. O que não é fácil porque há pessoas que não vêm ao escritório todos os dias e ele não vai saber se a pessoa não está no gabinete porque não está na empresa ou simplesmente porque foi fazer um xixi ou beber um cafézinho... O outro tem que ir à recepção fazer não sei o que e depois ir com não sei quem ver onde é que está o incêncio (para se certificar que é mesmo incêncio - pode ser alguem a fazer o churrasco para o almoço). O mais engraçado é que quando fazem simulações avisam antes, o que faz com que o pessoal se esteja a cagar para a coisa.
ResponderEliminarTu aí no office és o quê? O cão bombeiro?
Festas
Lololol Está hilariante!!!
ResponderEliminarMas rafeirito, tu não te deverias preocupar com simulacros e catástrofes!!! O teu faro e sexto sentido animalesco avisam-te de antemão e já estás tu a fugir, ainda antes de o filme de terror começar! :)
Beijufas
Isto agora fez-me lembrar uma situação caricata/surreal/estúpida/idiota/... que se passa num cliente para onde ultimamemte tenho ido trabalhar.
ResponderEliminarÉ muito giro. Dia em que não toque o alarme de incêndios, pelo menos 1 ou 2 vezes, não é dia! Faz faz parte daquelas rotinas diárias, ouvir tocar o alarme.
Excusado será dizer que se de início as pessoas ainda se mostravam interessadas em saber o que se estava a passar, ao fim de dois ou três dias isso foi-se.
Não sei como são feitos e por quem, os planos de evacuação!
ResponderEliminarUma coisa é certa, há por aí muita falta de cuidado e fiscalização....
Talvez nao fosse má ideia criar a ASAE da evacuação hehehe
:)
ResponderEliminare se não perdessem tempo com essas coisas?! Não era bem pensado? Em caso de situação real, por muita calma que todos tenham não vai ser nada assim...
Lol, realmente o "outro lado da rua" é muito mais seguro! E é perfeito se houver um centro comercial (mas só em caso de simulacro, entenda-se ;p )
bjca xL , e mais uma vez o texto está genial...
Foi a avaliar o grau de gravidade que o revisor do TGV alemão (eu sei que aquilo tem outro nome, mas nãmalembro) percorreu 6 quilómetros e o comboio acabou descarrilhado e empilhado debaixo de um viaduto.
ResponderEliminarA melhor táctica, nestes casos, ainda continua a ser o "salve-se quem puder" eheheh
AHAHAAHAHAHAH
ResponderEliminareu nem nunca li o manual da minha....
Diabo no Corpo, mas alguma vez eu te enganei?
ResponderEliminarAEnima, mas sais do emprego com a consciência tranquila, agora se aquilo é à prova de fogo, não é culpa tua! ;)
Silêncio Culpado, eu recordo-me dum simulacro de acidente que houve há bastantes anos nos barcos que ligam o Barreiro a Lisboa. Morreram duas pessoas... Beijoca!
Marina acentuada ou talvez não, aquilo é material resistente, não te esqueças que aguentam muita bofetada e pontapé ao longo da sua vida! O que é depois um simples foguinho? ;)
Teté, e depois temos as simulações, com dia e hora marcada. Se bem que desconfio que se um dia fizerem uma de surpresa, ainda morre alguém! Beijo!
ResponderEliminarKalinka, um colega contou-me que em tempos, numa empresa da praça, a evacuação demorava mais tempo num simulacro de incêndio do que à hora do almoço! Beijoca!
Mik@, mas caso te safasses (e os PC), tinhas o orgulho de ser a única a ter economato para o mês seguinte. Isso se não houvesse um colega que um dia saísse mais tarde, claro... ;) Beijocas!
Mónica... Cine Cuentos, muchas gracias. Besitos para ti!
Sun Lou Miou, se os teus cães forem como eu, acho melhor teres um plano “B”...
ResponderEliminarCarvoeirita, isto é a entidade patronal que não quer que passemos pelo stress de voltar a repetir o trabalho, no fundo são uns fofos. Quanto às tuas velhotas, imagina se um dia for a sério, reza para que na véspera tenham cortado as unhas! Beijos para ti!
Sol, daí a minha vontade que pudesse haver um simulador daqueles a sério, quer-me parecer que me fartaria de rir! Beijo!
Leonor, pior é quando o alarme toca, não é simulação e algum pessoal quer continuar no trabalho. Isto um dia é como o Pedro e o Lobo, eu pelo sim pelo não piro-me sempre. E diz-me lá, ao menos o dono do café pagou-te o casaco? E realmente o que devia ser era sair imediatamente, mas confesso que perco sempre alguns segundos a ir buscar o casaco ;)
Isabel-F., estou mesmo a ver que só quando os vossos PC’s ficaram negros é que deram por ela! Belo detector de incêndios que isso tinha! Beijos!
ResponderEliminarStephen King, mas diz lá que não ostentas o tal colete com orgulho, ainda mais vermelho! Agora é imaginar fazer isso em pleno incêndio, com o resto do pessoal na rua a tirar fotos e a apostar quantos dos 9 voltariam! Abraço!
Sara, deves pensar que aqui, se houver sarilho, não será assim. Até voam!
Parisiense, tenho 4 patinhas e corro bem. Não me estou a ver a atropelar velhinhas e crianças, mas muito por causa de não trabalhar cá nenhuma! ;)
Susy Claro, não tens de agradecer, obrigado eu pelo teu elogio. Falaria mais contigo mas acho que o alarme está a tocar. FUI!
ResponderEliminarAndreia do Flautim, desde que não confundissem o riso com o alarme de incêndio... ;)
Cláudia, isso quase que me faz lembrar a minha mãe, que quando íamos viajar fazia questão de deixar a casa toda arrumada. Assim, caso nos acontecesse alguma coisas, as pessoas não nos iam chamar nomes quando lá entrassem... ;)
Cassamia, isso e colchões nos passeios e plásticos em vez de vidro, para a malta tomar o caminho mais directo para a rua, que é a janela! ;)
Querubina, mal feito? Eu desconfio que a verdadeira função é levantar o moral da malta, pelas risadas que provoca! Beijufas!
ResponderEliminarAnónimo, acredita que começo a ficar preocupado quando até certa hora continuo sem te ver por aqui. Acho que me estou a afeiçoar a ti, és o meu anónimo de estimação! Quanto ao ser contestatário, estás novamente coberto de razão. Aliás, tão coberto que se eu não gostasse de sopa me chamaria de Mafalda Perfumada! Abraço!
Cosmic Girl, olha que o rio Douro, na altura das invasões francesas, não correu lá muito bem! Beijocas!
Safira, o pior é se o fogo for extinto antes de chegar aos gabinetes. Não sei como é que irão explicar as secretárias, cadeiras e armários empilhados junto às portas! Beijocas!
Yashmeen, e de preferência na direcção contrária ao fogo. É uma adenda a essa lei! ;) Um grande RAUF para ti!
ResponderEliminarJulie, a isso acresce que desde a última reorganização, o nosso delegado ficou num edifício diferente. Espero que ele tenha o telemóvel desimpedido, para lhe podermos telefonar e perguntar se podemos sair! ;) Beijos!
Irneh, isso vê-se nos alertas para o mau tempo, que normalmente quando são emitidos (depois de ter havido um temporal a sério e sem aviso), costuma parir um ratito! Beijinhos!
Conchita, qual obrigado, és da casa, já sabes. Uma grande beijoca para ti e ânimo, jove!
Tita, quer dizer, a sério a sério, também dispenso ter a prova que tenho razão, ainda mais se for no meu prédio. RAUF!
ResponderEliminarTavguinu, queres ver que foram comprados na mesma loja? Bem me parecia que aquele jaquetão devia ter um chapéu a fazer conjunto!
Carla, infelizmente tenho. Para evacuação, aquele manual só poderá ter uma utilidade... ;)
Medusasss, eu acima de tudo sou um cavalheiro, pelo que teria todo o prazer em ser o primeiro a desbravar o caminho de evacuação, só para ver se estava tudo seguro! ;)
Olá!, isso se não for a deslizar na cadeira, que como tem rodas pode ajudar a pirar-me mais rápido! Beijocas!
ResponderEliminarMaria Mala, num hospital o caso muda de figura, aqui só temos de espancar os que se recusam a acreditar que possa ser a sério. Não os podemos é espancar muito, que eu cá não levo ninguém às costas! Beijocas e obrigado!
Psycho Mind, mas aí teria de ser discutido quem imprimiria a folha, onde seria colocada, em que fonte e em que tamanho. A malta arranjava maneira de complicar..
Atlantys, queres ver que os inteligentes que os fizeram são parentes? Beijokas!
Nanny, nós aqui não fazemos com esse grau de complexidade. Feridos só quando alguém raspa o cotovelo nas escadas, mas é raro! Beijos!
ResponderEliminarRita, eu aqui no office sou o cão explorador, que procura descobrir a melhor rota para sair do edifício e depois grita da rua as instruções necessárias! Beijos! Colete laranja florescente? Isso é coisa fina!
Veni, Vidi, Scribi, nunca fiando, os ares do escritório deturpam um bocado os sentidos, fico sempre sem saber se a sensação de perigo é um terramato ou a reunião que se avizinha! Beijufas!
Dualidades, esse será o caso típico em que um dia se fará uma representação da peça “Pedro e o Lobo”, com direito a churrasco no fim. Abraço!
Francisco Castelo Branco, e achas que a própria ASAE tem um plano de evacuação, para o dia em que forem cercados pelos comerciantes em fúria? ;)
ResponderEliminarMimo Azul, por acaso há, mas existe um perigo real de processos disciplinares, bem mais graves que o cesto dos papéis a arder! Beijoca XXL!
Atever, então nem quero pensar no que será quando forem testar o nosso! Espero que não haja lá pelo meio consultores alemães! ;)
Su, então nem sabes o que tens andado a perder!
podes crer é uma coisa que dizemos quando ouvimos o alarme é sera mesmo???lol acho que essas coisas nem da tempo de avisar quanto mais esperar pelo delgado vestido de alfacinha ou para guardar um documento lol.
ResponderEliminarJá tinha saudades destes teus posts lol
Beijinhos graaaaandes assim grandes lol
simulações saem sempre bem e ordeiramente, e se for no teu emprego, mesmo no rés do chão ainda te passam por cima e ficas sem peidola mesmo...o melhor é virares-te ao contrário e!...salvas a peidola na totalidade e?...
ResponderEliminarNas simulações toda a gente já está preparada! Agora quando é a sério, ai o caso já funciona de outra maneira, e as pessoas entram em panico...
ResponderEliminarum beijo,cor
Eu confesso que quando li, na primeira frase, "plano de evacuação"... pensei que o assunto era outro.
ResponderEliminarFui confirmar o título do post e a ideia manteve-se (é que às vezes também arde...!)
:)
Bjoca fofa
Sha
LOL
ResponderEliminarA parte do gravar o trabalho devia ser uma boca para ti.
Se houver brasa lá no escritório, depois foge com os que verdadeiramente trabalham, mas não deixes o post a meio!
;o)
Vou contar-te uma "engraçada"... há uns tempos, na escola do meu filho, soou o alarme de incêndio e os putos nem se mexeram (nem sabiam de que se tratava).
ResponderEliminarEntão os professores acharam por bem fazer umas simulações... repetiram duas vezes. Foi uma paródia! (felizmente, da primeira vez, que foi a sério, não passou de um susto!)
Abraço
Só precisas de deitar o fogo à empresa onde trabalhas...:P
ResponderEliminarAs férias fizeram-te bem nota-se pelo texto!!!
ResponderEliminarSe acaso eu for de férias,e ficar num alojamento, no primeiro dia trato de saber onde ficam as saidas de emergencia, para alguma eventualidade, não confio nos manuais. Beijinhos não, podes ter pulgas, uma festinha na cabeça ;)
Para quê se colocam planos de evacuação nas zonas comuns se, quando delas precisarem, ninguém terá tempo de as perceber?
ResponderEliminarhehehe
ResponderEliminaro melhor mesmo é que nunca aconteça!
abraço
Concordo inteiramente! Neste momento não há condições para catástrofes, para além daquela de sermos portugueses, mesmo implicando o total desnorte e a histeria total! Sendo assim, estão suspensos todos e quaisquer abalos telúricos, incluindo os provocados pela minha vizinha de cima!
ResponderEliminareheh!! Aquele abraço infernal!
Aqui está o que eu chamo de cuidados em caso de emergência... desligar todas as fontes de energia, para não provocar um incêndio... além disso, se o escritório não vai ter lá pessoal, o melhor é poupar.
ResponderEliminarPor outro lado, o ponto de encontro ser do outro lado da rua, serve para termos a certeza que o edificio ficou realmente destruido, não vá dar-se o caso de no dia seguinte nos levantarmos cedo e afinal não haver instalações onde trabalhar.
por outro lado, se for um local alto e estiver ainda alguém no edificio podemos sempre incentivá-los a saltarem...
:))
ResponderEliminarpsiuuuuuuuuuuuu ó raf, n tinhas mainada dintressante pa leres q o manual dibacuação??
tabazadonde?? no wc??
ihihihi
vejuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus
Realmente... começo a render-me! Que capacidade!!
ResponderEliminarLOLOLOLOL
ResponderEliminarMuito bom! LOL
(Também já comprei o bilhetito. Logo no dia 28. Brincas...?)
;)
eh pá, a culpa não foi do rio... foi da ponte! lol
ResponderEliminarbeijocas
Olá Rafeirito, realmente tu estás com a corda toda, ehhhhh
ResponderEliminarBjocas e Bom Fim de Semana :)
MAnual feito por quem percebe de segurança a sério!
ResponderEliminarNormas são normas e são para se cumprir... se algo correr mal depois, a culpa foi do trabalhador...
E vai ter o merecido castigo: despedimento com justa causa!
ao que chegámos!
BANDO de incompetentes....
as instruções deviam ser: em caso de incêndio...escape se puder...o melhor é baixar-se, respirar através de um pano molhado e....fugir! (se conseguir)
boa semana
Sim, sim...
ResponderEliminarPodem ter planos de emergência, podem ter existido simulacros, podem ter sido dadas acções de formação nesse sentido, mas se a situação for mesmo grave toda a gente se esquece das regras e é cada um por si. Salve-se quem puder... quais regras, qual plano??!!!
Bjs
marimba-te nisso pá...atira-te pela janela...
ResponderEliminarFiquei com uma dúvida...
ResponderEliminarVocês saem todos em fila indiana ou de mão dada atrás do delegado de segurança?
Estou mesmo a ver em contexto real de incêndio o pessoal a cumprir essas regras todas, duvido que se lembrem de algumas... contactos visuais, reuniões???
Parece-me que estão lixados se isso acontecer.
Simplificar é o segredo para aumentar o sucesso de um plano de emergência...
enfim... é o portugal dos portugueses :S
se eu fizesse um plano de emergência, este tinha apenas 1 frase:
ResponderEliminar- Pessoal o patrão decretou que já não é preciso trabalhar mais hoje!
o pessoal saía rápido e de forma ordeira hehehe!
beijo
oh p� s� tu para abandalhares um plano de evacua�o, mas at� me ri um bocado....
ResponderEliminareu tenho a paranoia de querer sempre saber por onde posso sair em caso de necessidade. Sempre que vou para um hotel, leio o plano que se encontra atr�s da porta do quarto e depois vou ver se as saidas est�o desempedidas e se correspondem ao que est� na planta... enfim cada maluco tem a sua maluquice!
o que � importante � saber sair do local rapidamente de uma forma natural, porque reagir ou pensar sob stress pode dar mau resultado. Pronto j� me calo!
Olá rafeirito!
ResponderEliminarEu acho esses manuais,simulacros e planos de emergência, importantes.
Podem ter de ser aperfeiçoados...podemos ter de mudar de atitude como povo, mas é um passo para melhorar o nosso civismo, em situações difíceis...
Pior seria se não houvesse nada...
Para se aprender...deve-se experimentar!!!
Beijocas
plano de? manual de?
ResponderEliminarneste "palácio que é meu" se algum dia acontece, alguma estamos todos, f....
E os mapas com as saídas de emergência?? É preciso tirar um curso para interpretar aquelas coisas!!
ResponderEliminarAbraços
É tudo muito bonito de se falar mas quando o rabito aperta é o salve-se quem puder e qual plano qual quê. Quem ficar para ultimo morre com o cu escaldado, não é? rsrsr
ResponderEliminarBrincadeira à parte... concordo na prevenção.
Lambidelas rafeirosas.
Aqui na empresa nem plano temos lol seria tudo ao molhe e fé em deus! lololololol
ResponderEliminarestamos em Portugal, certo???
ResponderEliminartambém foste vitima disso?
ResponderEliminarsem me consultarem elegeram-me membro da equipa de evacuação da minha área de trabalho (felizmente o suplente).
a formação que nos deram até que foi engraçada! típica de quem vê muitas séries ou noticias! falaram de queda de aviões, ameaças de bomba, envelopes suspeitos... enfim!
mas deixaste-me a pensar!!! eu não tenho manual! será que está tudo automatizado?
Olá! No meio de um grande incéndio, não há tempo para nada a não sair á pressa, no meio de uma desorganização total. um abraço
ResponderEliminarA tua Empresa é mesmo das boas!
ResponderEliminarNa minha, a única instrução em caso de incêndio é: FUGIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIR!!!!!
P.S.: Ainda bem que aqui não temos pc's de secretária, podemos fugir sempre com o porttil debaixo do braço e continuar na rua a visitar ste Blog, pq trabalhar é um tédio e aqui sempre nos divertimos lol
Um grande abração
P.S.: Na foto do post estás a olhar para o rabo do bombeiro ou é impressão minha? Isso é muito abichanado, não achas? ;)
Nota mental: nunca mais comprar teclados aos chineses, este "come" letras grrrrr
ResponderEliminarQuando houve a fuga de gás no meu predio à uns meses entrei em panico e voei pelas escadas a baixo o mais rapido que consegui, com medo de ficar intoxicada ou que o predio explodisse. Por isso está visto que essas "burucracias" todas dificilmente serão cumpridas num estado de crise.
ResponderEliminarEnfim, até que enfim que te volto a ver! E já viste se é dia de meter o uniforme a lavar? Está tudo lixado! Beijos!
ResponderEliminarLaura, se a alternativa a pisarem-me a peidola é pisarem a parte contrária, que sofra a peidola! Beijocas!
Cor, isso quando não entram em pânico nas simulações, basta não terem sido avisadas! Beijo!
Sha, ok, eu sei que já disse que é o WC que me inspira, mas dá-me um bocadinho mais de crédito, pá! :D Beijoca!
Sorrisos em Alta, brasas no escritório há algumas, e são daquelas de fugir com elas. Espero que ninguém leia isto, é que tinha muita explicação a dar! Abraço!
ResponderEliminarTá-se bem!, para as crianças deve ser uma paródia, é da maneira como aproveitam para irem à rua fumar um cigarrito. Espera, isso é aqui... Abraço!
Sub-lodo, olha que às vezes bem me apetece...
Capriccio, os textos anteriores eram assim tão maus? E deves pensar que as pulguinhas não se pegam com festinhas! :D
Paulofski, não sejas assim, então não se vê logo que no meio de um incêndio se vai logo consultar o apêndice 32, para saber qual o procedimento a ter? ;)
ResponderEliminarKapikua, sim, mas lembra-te da Lei de Murphy! Abraço!
Belzebu, queres ver que temos a mesma vizinha? Um conselho: experimenta gritar alternadamente com ela, pode ser que se toque! Um grande RAUF para ti!
Canephora, isso é um bocado arriscado, então imagina que a pessoa salta e depois salpica os outros que estão cá em baixo? Ca nojo! ;)
Sandra, fui obrigado, ou era isso ou ir a uma formação sobre o tema! Beijos!
ResponderEliminarAnónimo, ainda um dia vamos beber um copo. E convidamos a Carvoeirita!
GK, depois temos de combinar, mas aviso já que não vou para o meio do mulherio histérico, não quero levar com lingerie em cima! ;)
Cosmic Girl, ou então dos tresloucados que não leram o manual de como atravessar!
Miss Slim, o meu dono desta vez resolveu dar-me mais liberdade, a ver se consigo chegar à árvore em vez da jante do carro! Beijocas!
ResponderEliminarTurbolenta, acho que nada como bom senso e saber onde é a saída. E isso acho que toda a malta sabe, especialmente à sexta-feira! Beijoca!
Carracinha Linda!, “espera, este incêndio é do tipo A ou B?”, “sei lá, vamos mas é pirar-nos!”, “não, não, espera que eu vou ler o manual para saber o que fazer”. Pode acontecer, não? ;) Beijos!
Francis, trabalho no 5º andar, e a calçada já tem buracos suficientes!
Storm, eu sempre disse ao meu delegado de segurança que, se houver um fogo, ele que olhe para a rua, para eu poder estabelecer o tal contacto visual! Quanto à tua sugestão, acho que seria o pânico, toda a gente a querer sair antes que ele mudasse de opinião ou desmentisse! Beijo!
ResponderEliminarEu Mesma!, se tens essa paranóia, aconselho-te a ver um episódio do Seinfeld, em que ele fala sobre o assunto. Refere inclusive o facto da pessoa ver o plano, sair, e se se perdesse, voltaria ao quarto para voltar a ver o desenho! Beijo!
MJF, tens toda a razão, mas por vezes estes manuais fazem-me lembrar aqueles sinais de trânsito que limitam a velocidade a 10 km hora. Mas será que alguém já andou a essa velocidade?!? O melhor seria contratar uma equipa de peritos, trancá-los dentro de um prédio e deitar-lhe fogo, para estudar as melhores soluções em real! Beijocas!
Inês, fritos, no caso de incêndio!
RP, uma vez num hotel vi um que estava afixado ao contrário. Havia de ser lindo, queria fugir e ia parar à cozinha! Abraço!
ResponderEliminarAna Luar, planos, planificações, mas quando é a sério, é o instinto que fala mais alto, de preferência de forma ordeira. Mas duvido que muita gente se porte assim. Beijo!
Hands of Time, nesse caso cheira-me a notícia de abertura do telejornal!
Mahira, deixa-me ir espreitar à janela. Calçada esburacada, buzinadelas, sujidade... sim, estamos!
Vício, felizmente safei-me, e nem me saiu muito caro. De certeza que está tudo automatizado, assim numa espécie de fluxograma Incêndio = Pânico = Morte dolorosa e conjunta excepto do sacana que fugiu. Não tem de enganar! PS: uma vez que tens formação nisso, sempre que receber cá algum pacote suspeito, vou-to enviar...
ResponderEliminarNuno, e de preferência com a roupa suficiente para não aparecer nas notícias a mostrar o cabedal. Sim, que as televisões costumam chegar antes dos bombeiros. Abraço!
Knoppix, na foto estou a decidir-me em qual das nádegas é que vou cravar os dentes. Então o sacana em vez de ir apagar o fogo está-me ali a ver os estragos? Eu lhe digo... Abraço! E a empresa é mesmo das boas, pelo menos ao nível dos teclados!
Marisa, se algum vizinho teu lê isto, da próxima vez que te ouvir no banho lá vai ele accionar o alarme outra vez! ;)
como funciona aqui no teu blog?
ResponderEliminarquer dizer se eu estiver aqui a ler no teu blog e o meu monitor começa arder comé? nao tens planos de evacuaçao?
vamos la elaborar um antes que asae feche isto!
abraço!
Como eu gosto de regras... São como pequenos Pais Nossos para irmos recitando pela escada baixo, acompanhados por um côro de sirenes (se tivermos sorte e os gajos do 112 não decidirem começar a fazer uma votação para saber se começam a conversa com "bom dia" ou "boa tarde"....)....
ResponderEliminarSão como aqueles panfletos nos aviões... Mantenha-se calmo que vamos caír de 30000Km de altitude (como aquele anúncio de vodka...).
Mas gosto dessas regras. Sobretudo essa última de que falaste, de fazer uma votação para saber quão grave é a situação.
- Vamos a votos. Aqueles de vós que acham que a situação é grave, levantem o braço.
- Olha lá, aquele lá ao fundo conta? Tem o braço a arder.....
Ósculos!
enganar?... não... mas bem que tentas pregar umas rasteiras!
ResponderEliminarCom isto fizeste-me lembrar uma discussãozita que tive com uma colega de voluntariado, ela como foi professora de cegos, teve a lata de dizer; os cegos desenrascam-se melhor que os surdos!... era comigo que ela falava, respondo-lhe assim...calma ai, se houver fogo aqui no hospital, um cego anda às apalpadelas sem saber para onde correr pois não sabe onde estão as portas etc, o surdo não ouve o pessoal a dizer fogo... mas decerto que eu via as gentes a correr por ali fora, e claro que nem perguntava o que era, corria por ali fora atrás deles ...e o cego? a nãos er que o ajudassem, nemd ava com as portas com a pressa que todos tinham de se por a andar!... a muié ficou de trombas, mas é verdade..na altura de fogo todos correm e só querem safar-se prá rua...e correm todos uns atrás dos outros, e os cegos desenrascavam-se como? com ajuda sim...
ResponderEliminarBolas pá stora...
beijinhos.
não resisti a comentar o comentário da laura. é certo que quando existe algum tipo de deficiência, seja ela qual for, é necessária uma atenção redobrada, especialmente em situações graves como esta. mas também tem de se acreditar que as próprias deficiências tornam as pessoas muito mais fortes e capazes do que aquilo que a maioria pensa.
ResponderEliminarDe facto a maioria dos manuais, � uma chatice, que j� ninguem l� pois � feita por uns tioricos, em que vendem o servi�o ao quilo, pelo que escerevem muito e n�o dizem nada de �til.
ResponderEliminarSauda�es amigas e boa noite
Não há direito!!! Trabalho num local onde o risco de sismo é enorme e nunca brinquei a isso...
ResponderEliminarMiau!!!
Desculpa lá, mas não me podes responder isso e depois fugir a meio!
ResponderEliminarExplica lá.... onde é que é mesmo????
;o)
Abraço
Claro que isso só é assim na teoria e serve para quando há simulações passeares pelo edifício e conversares com os colegas.
ResponderEliminarNa prática até pode ser assim ... até se descobrir que é a sério ;)
Ora, parece-me que os pontos a obedecer de acordo com o plano da tua empresa, podiam levar aí uma volta!
ResponderEliminar1º atirar o computador para as chamas para não ter que encerrar o nosso posto, gravando o nosso trabalho,podendo dizer mais tarde que o trabalho até foi gravado, mas o disco rígido ficou queimado
2º e 3º Assim que estabelecer contacto visual com o jaquetão verde alface do Delegado de Segurança, empurrá-lo pela janela abaixo (com o Delegado lá dentro), assegurando-se que todos o seguem ordeiramente, ao mesmo tempo que entoam harmoniosamente a canção "Linda Falua", e se amontoam no ponto de encontro pré-estabelecido
Beijos
Escreveste demais... é demasiado tarde... tenho muito sono... agora não comento... não consigo... volto amanhã, quando conseguir distinguir as letrinhas.
ResponderEliminarBeijos de boa noite
E de repente....aparece uma mensagem de amizade :
ResponderEliminarOlá...
Foi aqui que encomendaram?
|““““““““““““““““““““““““||_
|...............*AMOR*...........|||“|““__
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““
|““““““““““““““““““““““““||_
|............*CARINHO*.........|||“|““_
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““
|““““““““““““““““““““““““||_
|............*ALEGRIA*.........|||“|““__
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““
|““““““““““““““““““““““““||_
|............*AMIZADE*.........|||“|““_
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)““
|““““““““““““““““““““““““||_
|........*FELICIDADE*.......|||“|““__
|________________ _ |||_|___|)
!(@)“(@)““““**!(@)(@)***!(@)
Entrega feita!
Participa na campanha FAZ UM AMIGO FELIZ!!!
Manda esta encomenda p/ todos os teus amigos.
Espero estar incluído nessa lista........
Vou fazer outra entrega ...
Bom fds
Abraço
convida convida que eu depois digo-te onde enfiava o copo ao anónimo..
ResponderEliminarAmigo Rafeiro, gostei especialmente desta frase:
ResponderEliminar"Toca o alarme, começo logo a pensar em actos heróicos, saltos sobre labaredas e sexo de última hora"
Quanto aos planos de evacuação e aos manuais parecem mais virtuais do que realistas. Eu nem sei se cá na tasca tem esse plano, mas deve de ter, mas o meu é simples toca o alarme e eu abro a caixa registadora saco a massa para dentro da mala do portatil, pego na mala e no portatil e toca a correr lá para fora. desde a abertura da caixa até chegar lá fora demoro cerca de 2 ou 3 minutos já que a porta de saida esta a poucos metros de onde estou. Qual reunião qual chefe.... eheheheh.
Bom fim de semana.
se isso acontecer, uso esta frase
ResponderEliminar"Ó VÓS QUE BUSCAIS SABEDORIA E ORIENTAÇÃO... "
e sexo de ultima hora...claro.
Tá bem de ver que o manual em apreço foi pensado para um incêndio decente, daqueles que ardem calmamente e que pouco fumo produz.
ResponderEliminarFaltará, eventualmente, o outro manual para um incêndio tipo explosão de bilha de gaz: manual que se poderá resumir a > PIREM-SE!!!!!
Akele abraço e 1 extintor.
podes enviar, mas que seja um pacote jeitoso!
ResponderEliminarGente fina é outra coisa!
ResponderEliminarMaus hábitos.
Não resisto a repetir o que o drgão azul disse:
ResponderEliminar"Toca o alarme, começo logo a pensar em actos heróicos, saltos sobre labaredas e sexo de última hora"
Magnífico!!!!
:)
oh anónimo ou omega ou seja qual for a identidade que a sua falta de personalidade lhe levar a assumir, enfiava-lhe o copo na mãozinha ou gentilmente pela sua boquita abaixo.
ResponderEliminarOnde é que o menino lhe queria que enfiasse o copito!Que horror!tá a ver!!
Está mais dentro do seu nível agora?
Simulações e manuais... nada a ver com a realidade!
ResponderEliminarAdorei o teu post cheio de humor.
Bom fim de semana
Beijoca
Arrisco a dizer que está piro-hilariante:)
ResponderEliminar:)
Qualquer posta que contenha as palavras 'sexo', 'peidola', 'rabito' e 'nádegas' é uma posta de altissima qualidade.
ResponderEliminarAbraço pá
\m/
Rafeiro Perfumado
ResponderEliminarExplica-me lá porque é que os incêndios não se dão nos sítios certos e os planos de evacuação só falham onde não devem falhar?
Um abraço falhado.
LOOOOOOOOOOOOOOOL demais!!! GENIAL! E então, imagina agora o plano de evacuação num laboratorio!!! Na verdade, o pessoal aqui está treinado para largar tudo e sair ordeiramente. E às vezes ocorrem cenas cómicas.
ResponderEliminarGénero, geralmente temos uma experiencia demorada qq a decorrer e temos de estar sempre atentos à dita cuja e não temos senão aquela hipótese naquele dia de fazer aquilo. Nestas circunstancias, toca o alarme. E não era simulação! Páh, qd toca o alarme de incendio numa zona de laboratorios onde se brinca com tudo o que é químicos, não se pára pa pensar em nada, foge-se e prontos!!! LOOOL. No entanto, uma vez que isso aconteceu (e depois não era nada, algum fumo suspeito de alguma experiencia organica suspeita....geralmente são sempre os quimicos organicos a fazer disparara o alarme), levanta-se tudo para sair do edificio (e olha que tamos num 3o andar) e um estagiário ainda verdinho reclama que: oh mas agora não posso, senão a experiencia vai ao ar!!! LOOOOOL!!! Levou um par de berros e lá foi a correr ainda de provetas na mão.
Giro giro tb é quando o alarme toca, o pessoal se alevanta todo de repente e desaparece. E aqui a Je que -nota bem- não tem ouvido pá música alarmista sempre concentrada em alguma coisa, levanta a cabeça e, ué, onde foi toda a gente. Até que algures nas escadas alguém se lembra...aaaaah a Ana a Ana e lá vem tudo a correr buscar a Ana que não tem ouvido para musica alarmista. Até já se sugeriu incorporar uma alínea nos procedimentos de evacuação: procurar a Ana edizer-lhe que o alarme está a tocar. Vá lá que eu sou fácil de encontrar...LOOOL
ora ca fica mais um beijinho lol
ResponderEliminarBom fim de semana
Não há plano de segurança que, na hora do aperto, se sobreponha ao salve-se quem puder ...
ResponderEliminarolá rafeiro
ResponderEliminarpara te desejar um bom fim de semana RAUF :)
Rafa... se há alguém a quem dou crédito, é a ti!
ResponderEliminarUm xi-coração apertado (obrigada!)
e um excelente fim de semana!
Beijo (para ti, sempre muito fofo)
Sha
Estes testes de panico sempre encataram-me...porra havendo panico não hà teste que valha, pois não?
ResponderEliminarabraço
obs:peço desculpas por não ter comentado os teus ultimos posts, não pude, deveras!
O problme dessas empresas é a falta daqueles ridiculosd simulacros decorridos durante o ensino básico e secundário. Mas mesmo com a preparação que eles defendem é incrivel a capacidade que um humana tem de atingir o pico ad sua estupidez e gritar desalmadamente em vez de se acalmar.
ResponderEliminarcomprimentos rafeirosos
Andreia, uma vizinha
Já publiquei os resultados do concurso!
ResponderEliminarTerá sido o rafeiro mais famoso do país a ganhar????
he
he
he
;o)
Aposto que muitos dos que aqui comentaram nunca experimentaram um plano de evacuação. O problema não é deles - é que o patrão prefere gastar os "incentivos" a um sistema de emergência no novo Audi 8 ou Mercedes CLS (lindos,diga-se de passagem).
ResponderEliminarEu cá tenho 1h de descanso todos os anos.É sagradinho.
Bem me parecia que cheirava a esturro:D
ResponderEliminarBeijo de bom fim de semana:)))))))))))))))
(*)
Ires para o outro lado da rua é o prémio final: quem não for atropelado, pode ficar com uma melhor vista para o caso do edifício cair. E vais-te orgulhar da tua seguradora (ou arrepender)!
ResponderEliminarHealth and Safety - It's better to be safe than sorry!
Só agora reparei…o meu anonimo de estimação????o meu anónimo de estimação?
ResponderEliminarO que é isto pá!!?????
Então uma gaija fica aqui de vigia, ao frio e ao relento mas firme na sua missão, e tu voltas e nem uns miseros caramelos me trazes, e ele é que é o teu anónimo de estimação????? E a mim perguntas-me pelo pó????
Isto é demais…Tu e eu Rafeiro! Lá para fora..JÁ!!!!!
Para onde foges canito?
Eu já te apanho….
(Carvoeirita gordita já alagada em suor…)
Realmente ter 4 patas é uma vantagem…
Foge a vontade.. vais ter que voltar para casa…e eu aqui estarei a tua espera..
Eu dou-te a estimação…
deve ser giro, ver o pessoal todo a correr e um ou dois a pegarem na máquina do café e no computador pessoal onde tinham a colecçao de filmes porno!!!
ResponderEliminardemais!
de chorar a rir..
ResponderEliminarrealmente, estou a imaginar tudo preocupadissimo em guardar os trabalhos no computador ja a ser quase consumido pelas chamas..
escreve-se na lápide "rafeiro perfumado: o herói que morreu para salvar o seu trabalho"
devia haver uma separaçao na ala dos queimados no hospital, os "queimados empresariais"..
MIAUUUUUUUUU PARA TI
ResponderEliminarOlá,
a administração da horta em assembleia geral resolveu alterar os links que o pessoal lê e comenta, por isso este blog foi adicionado à lista do comia-te !
se não queres que o teu blog aparece lá na horta mostra a tua indignidade na horta, ou se por acaso fores a dar para o tímido/a manda um mail para a malta que rapidamente desapareces da horta !
não será por isso que te deixamos de ler e comentar !
um grande bem haja !
http://comia-te.blogspot.com/
TU JA TAS LINKADO HÁ MUITO E NÃO SAIS
As catástrofes são sempre inesperadas e nunca há tempo para nada. Tempo houve, certamente, para uma empresa da especialidade ganhar uma pipa de massa a produzir disparates!
ResponderEliminaró rafeiro tens toda a razão.
ResponderEliminarEu era daquelas que "bazava" rapidamente e que se lixasse a gravação do trabalho e a procura do delegado.
ó pernas, para que te quero?
Beijinho.
É verdade Rauf...também sou contra os dias ...de...se ainda há necessidade de haver dia internacional da mulher, é porque ainda não estamos em pé de igualdade com o resto da humanidade...mas para lá caminhamos, eu acho.
ResponderEliminarabraço
Andei 3 anos numa escola onde planos de evacuação era mentira. Graças ao Senhor estou vivo.
ResponderEliminarCumprimentos!
Eu nem tenho palavras para comentar este texto... (acabei de o ler em voz alta, também para o meu irmão mais novo, e tivemos uma reacção hilariante...)
ResponderEliminarSinto-me muito mais tranquila, caso aconteça alguma catástrofe... Faço um comentário aqui e aguardo a sua resposta com indicações desses manuais. Entretanto, como umas torradas!
LLLLOOOOLL
ResponderEliminarTambém já trabalhei numa empresa que fazia do simulacro (de incêndio, de ataque bombista, etc ) uma filosofia.... engraçado era ver o povo todo À porta....à espera de ver se a notícia do atentado à bomba era verdadeiro ou falso...dããããã~
beijos
Arder???
ResponderEliminarNem te falo o porquê! rs
bjs rauf, rauf
Hummmm
ResponderEliminarSempre a mesma coisa. Nada está ao teu gosto, chiça!!
Eu acho muito bem que qualquer empresa se preocupe com a evacuação dos seus funcionários. Prisão de ventre interfere sempre com a produção laboral e o contrário ainda pior, portanto....em caso de emergência espero bem que a empresa tenha um caixote de 1ºs socorros com "doce alívio" ou o genérico oposto a este.
Há um detalhe com o qual discordo: a simulação! Era só o que faltava que uma entidade patronal me obrigasse a simular. Garanto-te que em tribunal era causa ganha.
Beijos rafeirosos
HM
Então ... que empresa ... nem te deram um curso prático de como apagar focos de incêndio... isso é que é giro ! Havias de ver Bongop de fato tipo bombeiro a apagar diversos tipos de incêndios com diversos tipos de extintor ! Isso é que é ! Um gajo diverte-se!
ResponderEliminarIsto não invalida começar a correr se houver um incêndio a sério...
Fogoooo!
ResponderEliminarE há muitas mais empresas com planos de merda como esse! :P
ResponderEliminarabraço
Penso que em certas empresas também deveria existir um plano de evacuação para o outro tipo de evacuações já referidas no post.
ResponderEliminarSeria do género:
1-Evacuar
2-Puxar o Autoclismo (escrito com letras garrafais)
PS:Em caso de selo por favor use o piaçaba!
Cumprimentos,
Humorista
Caramba "Rafeiro" 148 comentários é obra, hás-de dizer-me a uma das minhas (grandes) orelhas qual a marca desse perfume ;)
ResponderEliminarSaudações
Estou a ver que a tua empresa está bem organizada em termos de planos de evacuação para eventuais incêndios, mas também concordo contigo quando dizes "As probabilidades de algo não correr exactamente como este plano são inúmeras, senão reparem...". Infelizmente, existe sempre alguma coisa que corre mal... :o|
ResponderEliminarUm beijinho grande,
Pisces Girl.
O que existe mais é empresascom bons niveis de segurança e depois na hora da verdade o palno de emregências falha.
ResponderEliminarMas fica registado este facto.
SAUDAções do templo.
O "plano de segurança" não pode ficar lacrado dentro dum cofre. É preciso "exercitá-lo" com frquência...- ao menos saber em que espaço do cofre se encontra - não vá o diabo...
ResponderEliminarAbraço
Marco, aqui no blog, assim que houver fogo, devem sempre aguardar que eu saia para a rua, para nos certificarmos que é seguro. Eu depois assobio para vocês sairem também... Abraço!
ResponderEliminarCabra Expiatória, no prédio onde trabalho actualmente o maior perigo vem do volume da sirene. Já tivemos 4 ameaças, 0 fogos, 28 pessoas com problemas auditivos! Ósculos!
Diabo no Corpo, isso são calúnias! Sou um rafeiro super sério!
Laura, eu acho que os que melhor se safariam seriam aqueles com mais velocidade e caparro para derrubar os que se metessem à frente! Beijinhos!
Z, bem vinda. As deficiências não nos tornam mais fortes, mas também só nos deixam mais fracos se as deixarmos. Um beijo.
ResponderEliminarC Valente, são feitos por pessoas que certamente nunca chamuscaram o rabo... Abraço!
Gata Verde, basta fazeres uma fogueira no WC, tens logo direito à diversão! RAUF!
Sorrisos em Alta, ai fujo, fujo! Tenho demasiado amor ao pêlo! Abraço!
LopesCa, o pior é que nos mandam sair, e temos de ir para a zona onde estão os fumadores. Aquilo por acaso é seguro? ;)
ResponderEliminarDark Morgana, concordo com as tuas alterações, com a ressalva que o último a ir pela janela seria eu, nessa altura já deveria ter uma camada fofa para eu cair. Pelo sim pelo não, vou começar a oferecer-lhes bolos com muitas calorias... Beijos!
SF, vai lá. Pssst, a cama fica do outro lado... Beijos!
Balbino, e que olhos esse projecto tem!
Fotógrafa, e tenho de ser eu a descarregar esses camiões todos? Ai as minhas costas... Beijocas!
ResponderEliminarCarvoeirita, para também ires vais ter de prometer que te comportas. E eu fico no meio, para evitar desgraças!
Dragão Azul, cuidado é se um dia a sirene é na rua e ainda pensam que te estás a pirar com o dinheiro! Abraço!
Xisko the Kid, o pior é se te piras demasiado tarde e ouves essa frase dum tipo de barbas... ;)
Kok, acho que no caso da explosão, o manual seria mais “Voem e tentem aterrar em algo fofo!!!”. Abraço!
ResponderEliminarVício, está combinado, acho que alguns são tão evoluídos que trazem relógio digital e tudo!
Anónimo, por causa dos copos? Pronto, e se for um cházinho?
Shelyak, por acaso o gaijo esteve bem, é um humorista de primeira, sem dúvida! Abraço!
Carvoeirita, pelo sim pelo não, vamos beber shots, nada de canecas!
ResponderEliminarParvinha, acho que só a palavra “fogo” é que é coincidente! Beijoca!
Hydrargirum, e explosivo? Incendiário? ;) Abraço!
Bjecas, já devias ter dito isso há mais tempo, ando eu a fazer títulos que têm a ver com o texto quando podia colocar simplesmente essas palavras! Abraço, pá!
Silêncio Culpado, certamente porque quem provoca os incêndios não leu o manual! Um abraço em cheio!
ResponderEliminarVanadis, eu se fosse a ti atava uma corda ao pé de alguém sempre que fosse trabalhar, assim estavas sempre segura. Claro que terias de ir almoçar com ele, e talvez a mulher não achasse piada quando lá entrasses em casa, mas seria muito mais prudente. É verdade, não ates ao estagiário.... Beijoca!
Enfim, obrigado, mas que beijoqueira que a menina está!
Kunta, só se for um plano mesmo grande, que tape as saídas!
Cassamia, um grande RAUF para ti, e um resto de bom Domingo!
ResponderEliminarSha, estava a meter-me contigo, como sempre. Beijoca!
A Lei da Rolha, que é isso de pedir desculpa? Não pagas mensalidade nem nada, aparece quando puderes, sem pânico. Abraço!
Desperdicio de Coisa nenhuma, é a chamada lei da sobrevivência, simplesmente algumas pessoas pensam que a mesma está ligada aos décibeis que emitem! Olha, se puderes manda-me um mail, gostava de te dizer uma coisinha. Beijoca.
Sorrisos em Alta, diz-me o NIB dos jurados!
ResponderEliminarZé Trolha II, podiam era fazer a simulação às 16:12 duma sexta. Garanto que a evacuação seria linda!
Um Momento, não, isso foi eu que deixei o raio do comer ao lume!!! Beijo!
Balbino, o prédio é grande, as possibilidades de cair em cima de mim também! Prefiro ir para o outro quarteirão! Abraço!
Carvoeirita, já posso descer da árvore? Larga lá esse pau, pensas que não o estou a ver escondido atrás das costas? Larga, senão já não vais para os copos connosco!
ResponderEliminarCaditonuno, eu levava era a fotocopiadora. Afeiçoiei-me a ela, não perguntes...
Linda, de certeza que teria direito a uma promoção a título póstumo. “Ao Rafeiro, que resolveu ficar para trás para gravar o relatório dum cliente que depois até fechou a conta, mas a intenção é que interessa!”. Beijoca!
Tavguinu, pois continuemos então com esta linkagem mútua. Espero que esteja a ser tão bom para ti como para mim! Abraço!
Expresso da Linha, por acaso o segundo exemplo foi um engenheiro lá da empresa, com tempo livre a mais!
ResponderEliminarTernura, mas certamente que levavas o rafeirinho contigo, certo? Beijoca!
Fotógrafa, espero sinceramente que sim. Mas até lá, não consigo deixar de ver estes dias como estranhos. Beijo.
Pacanherros, graças ao Senhor e graças a não terem havido incêndios! Abraço!
Ignota, espero que essa leitura não condicione o desenvolvimento futuro do teu irmão, é que por vezes isto pode levar a reacções estranhas! ;)
ResponderEliminarMaria Manuela (M&M), faz lembrar aquela malta que vai espreitar o tabalho da brigada de minas e armadilhas! Beijos!
Marrie, já vi, isso não é incêndio, é um cataclismo! ;) Beijos!
HM, vês como me compreendes? Raras são as coisas com as quais concordo, e tenho muito orgulho nisso (vou dar um reformado lindo). Quanto a essas evacuações, eu defendo que cada pessoa treine em casa, e mantenha a sua experiência secreta! Beijos!
Bongop, cursos práticos? Nem a mexer no fax me ensinaram, quanto mais a apagar fogos! Mas também é o tipo de trabalho que me recuso a levar para casa! Abraço!
ResponderEliminarA Maquinista, estou aqui, no meio da rua! Iuuuu uuuuu!
White Fox, mas olha que é a situação em que fico na dúvida o que será pior, ter ou não ter. Abraço!
Humorista, e um terceiro ponto, para o caso do papel higiénico acabar. A gravata... Abraço!
O Príncipe com Orelhas de Burro, é o Body Kouros, do YSL. Abraço!
ResponderEliminarPisces Girl, é a Lei de Murphy a funcionar a todo o gás. Alguém disse gás? CORRAAAAAAAMMMM!!!! Beijo!
Templo do Giraldo, no caso da minha não me vou alargar muito, que colegas meus andam por aqui e depois lá se ia a promoção. Mas não presta para grande coisa... Abraço!
Paulo Sempre, e olha que o cofre até é capaz de ser um bom esconderijo, supostamente aquela treta é à prova de fogo. Abraço!
Trabalho numa empresa com mais de 500 trabalhadores. Estranhamente, não temos um manual de segurança desses, pelo menos acessível aos trabalhadores.Estou constantemente a ouvir falar que na empresa de amigos, com meia dúzia de gaiatos, todos os anos fazem uma simulação de incêndio. Em suma:também queeeeeeeeeeeeeeeero!!! k inbeija
ResponderEliminarManuais... Regras... Demonstrações...
ResponderEliminara única coisa que me passa pela cabeça sobre esse assunto é: LOL
QUEM, MAS QUEM, É QUE NUMA SITUAÇÃO REAL SE VAI LEMBRAR DO QUE ESTAVA ESCRITO NA PÁGINA 10? OU DO QUE DIZIA A REGRA NÚMERO 7? OU DE COMO SE ENCHE O COLETE INSUFLÁVEL?
Beijinhos...
Joana
Estou mesmo a ver todos a seguir o manual à risca...!
ResponderEliminarPuxa, o teu rafeiro de rafeiro não tem nada ! Quantas visitas tens !
É dos melhores que tenho visto ! Parabens pela tua originalidade !
Só me apetece voltar....
Beijinhos verdinhos
Ele só existe pk é obrigatório. Não por ter qualquer utilidade!
ResponderEliminarQue raio da mania das passoas que fazem coisas só pk têm que ser, mas como não apetecia fazer, não o fazem bem!!
E acontecem coisas assim.....
o melhor é levar uma picanha e aproveitar as brasas:)
ResponderEliminarChá? Isso não é para todos!Nem com todos.
ResponderEliminarHá coisas que não se aprendem na escola...
Andei distante , sem agradecer os comentarios feitos nas minhas postagens em meu BLOG mas por momentos voltei e com uma surpresa para ti ;) Passa por lá ...
ResponderEliminarTinha k arranjar forma de vos AGRADECER né ?
Beijinhos
Com tempo passo tb para te ler melhor e talvez eu tb voltar a escrever afinal postei eu a CANTAR C ABRUNHOSA ou para ... lol
Fixeeeeeeeeeeee
ehhh é isso mesmo ó jovem... cala-te boca e põe-te a milhas que se faz trad e enems e olharia para quem se pisava, só depois dos estragos feitos... Olha que na realidade acho que haveria quem parasse para arfar e socorrer alguém...jinhos pa ti.
ResponderEliminarA minha voz e imagem sim ...
ResponderEliminarUm segredo desvendado :)
Beijinhos Rafeiro
E Obrigado pelo comentario é giro agora o blog tem para alem de rosto voz :))
O mais giro é que as mesmas regras de segurança são aplicadas em escolas primárias
ResponderEliminarEu sou a 178 dentada :) Claro que quando o medo aperta não à plano que nos salve. É mais um salve-se quem puder.
ResponderEliminar...Finalmente consegui parar de rir! Fizeste-me lembrar aquela vez em que ligaram para o local onde trabalho a avisar que estaria uma bomba lá dentro! Uma das minhas funcionarias tem um filho que trabalha lá mas noutro sector. Perante tal ameaça, oop´s, tudo a cavar, incluindo ela, claro!!!
ResponderEliminarChegada cá fora, ai meu Deus e o filho!!!! Hehehehehe... Avisem o meu filho.... Tás a ver!!!!
É que quem tem.... Tem medo!!!!!
Venho aqui aqui agradecer-te o comentario que fizes-te sobre os professores, penso que foi um bom debate de ideias e todos ajudamos um pouco a animar aquilo. Certamente que muitas mais manifestações irão surgir contra esta politica do governo.
ResponderEliminarO templo esta sencivel a este tipo de manifesto.
SAUDAÇÕES.
A minha empresa tem um desses e das poucas vezes que houve simulação a coisa não correu mal. Tirando o facto de só conseguirmos sair pela porta giratória, que leva dois de cada vez. Fora isso tá-se bem! E até foi rápido de chegar ao jardim. Dois minutos e tava tudo cá fora. A fumar é certo, mas tudo evacuado!
ResponderEliminarRealmente estes planos não têm ponta por onde se pegue!
Aquele abraço
Se eu fosse o chefe da segurança perguntaria: Então e que sugeres?
ResponderEliminar:))
Cheguei tão tarde que entre ler o post e depois os comentarios já deve ter ardido tudo...
ResponderEliminarmas agora me assim do nada lembrei-me do "inferno da luz" será que o Camacho tb tinha um plano de evacuação?
Rafeirinho festinhas no pêlo
Boa noite e boa semana
ResponderEliminarSaudações amigas
Essa de evitar as árvores quando troveja deu cabo de mim... rsrsrsrsrsrsrs
ResponderEliminarExcelente post! Diria mesmo que até foi melhor do que o costume (e eu adoro ler-te - sempre)!
TEMPLO DO GIRALDO, fizes-te escreve se fizeste e sencivel escreve se sensivel..
ResponderEliminaracontece, nem todos sao sobredotados como aqui o rafeirinho, ne?
sabes bem, e naquela..
Heidi, pelo sim pelo não começa a levar uma câmara de vídeo para o emprego, cheira-me que ainda vais captar imagens interessantes, se por acaso algum dia alguém se esquecer da marmita no micro-ondas!
ResponderEliminarJoana, o manual nessa situação só servirá para atiçar o fogo, logo quanto menos papel tiver, melhor! Beijinhos!
Je Vois la Vie en Vert, muito obrigado. E quanto à tua questão, quando quiseres enviar um email, estás à vontade! Beijocas!
Pretazeta, isso parece-se um bocado com o meu desempenho a fazer trabalhos que me aborrecem... ;)
Noivo, as brasas são as primeiras a serem evacuadas, os bombeiros têm olho! ;)
ResponderEliminarAnónimo, nem copos, nem chá? Só estou a tentar ser simpático, jove...
Lurainbow, bem vinda de volta, e cheia de pica, como se pretende! Beijoca!
Laura, só se o “alguém” fosse uma jeitosa com problemas respiratórios! Jinhos!
Lurainbow, e que bela voz, os meus parabéns!
ResponderEliminarBlayer, e aí não dá para aplicar lá muito bem a regra “primeiro as mulheres e as crianças”, são todas!
Mist, dentada? Tadinho de mim, nem me conseguia sentar! Beijoca!
Cavalo Marinho com Asas, curioso, sempre pensei que o instinto maternal fosse mais forte que o instinto de sobrevivência. Seria algum enteado? ;)
Templo do Giraldo, não tens de agradecer, é com todo o prazer que participo em temas pertinentes como os que lanças no teu blog. Um abraço!
ResponderEliminarMRPereira, porta giratória? Isso tem um potencial de desastre maior do que a carreira do SLB e SCP até ao final do campenato! Abraço!
Schlumpy, simples. RUN FOR YOUR LIFE!!!!
Narnia, pois claro que tinha, e implicava fugir com o rabo entre as pernas! Beijocas!
C Valente, uma excelente semana para o meu caro amigo!
ResponderEliminarSofia, nunca mais consegui olhar para as plantas lá do escritório da mesma forma. É que até das de plástico guardo distância! ;)
Marysol, os erros são comuns, muitas vezes provocados pela rapidez com que escrevemos. Eu já vi comentários meus que até me sinto a corar, tal o grau das calinadas! ;)
Como sempre divinal. Gsoto d atua empresa, nem te falo na minha...
ResponderEliminarboa semana
Ó rapaiz, adorava saber onde tens tanta treta para tanta gente diferente e onde vais buscar tantas resposta a modos de acertar com o que te dizem...arre, davas um bom Presidente de uma empresa...acho que estás no emprego errado e a ganhar muito mal...
ResponderEliminarbeijinho tristinho ...a vida é dolorosa por vezes e...
Na zona onde estão os fumadores ???
ResponderEliminarLOL
Num simulacro o ponto de encontro deve ser no exterior :)
Ajuda Portugal nasceu ontem, passe por lá, seja um dos primeiros a ajudar, mesmo que seja só com um comentario ou ainda ajudando a na sua divulgação.
ResponderEliminarObrigada.
Olá caro rafeiro já tinha saudades de te vir espreitar. Este teu post só prova que à portuguesinha, temos sempre garantido que hà planos de evacuação e... planos de evacuação...
ResponderEliminarbeijo rafeirado :)
Olha lá... nem me fales em comer ao lume:D
ResponderEliminarA tonta da minha irmã deixou o comer ao lume e... queimou mesmo...
E agora... o cheiro vem dai ... ou daqui?:)))))))))))))))
BEIJO!!!!
(*)
ola ! gosto sempre de te ler pois dizes as verdades mas sempre com piada . ja me encontro no canada e so hje voltei a postar e a visitar os amigos , espero por ti para mais um poema :)
ResponderEliminar_____*_*_*_*________*_*_*_*_
___*_________*___*__________*
__*____________BJO*_____________*
__*______ ___Carla ____________*
___*___________Granja____________*
____*___________*
______*__________________*
________*______________*
__________*__________*
____________*_____*
______________*--*
Não é muito mais simples e seguro, colocar o tradicional aviso: é proibido fumar. Ou, como alternativa, dá um sumiço mundial em todos os redatores de manuais.
ResponderEliminarAbraços!
Olá, conheci o seu blogue através de um amigo comum C Valente, gostei muito do texto mas, meu amigo para chegar aqui e deixar umas palavras levei um bom tempinho!
ResponderEliminarBom sinal... Beijinhos.
Fernandinha
porque será que na calma procuram soluções para momentos de elevado stress
ResponderEliminarnão deveria ser realizado esse dito plano, baseado numa situação de risco, e não sentado calmamente na sua cadeira reclinavel?!?!?
enfim, planos e leis, a servir (ou não) perto de si!
Abraço