O canito da foto parece mesmo um bocado doido... desasado!
E sim, já que a expressão existe (com ou sem motivo lógico para a explicar), devia no mínimo ser alterada para doido aspirado. Como sinal da mudança de tempos... :)
(já nem digo nada sobre a legenda de cima, topas?)
sempre gsotei da expressão "doido varrido". Para mim significa mais doido ainda, o varrido é sinónimo de limparem tudo... Uma vez ia dar sangue e sentei-me num café, veio de lá um doido que comia uma banana na mesa ao lado, levantou-se e atirou-me a casca para cima. Fiquei com tanto asco que naõ consegui dizer nada. E depois a doida sou eu. Tudo isto porque não lhe quis dar dinheiro. E já lá vão 12 anos. Tinha-me dado jeito que este fosse varrido ou banido...
Eu até gosto da expressão, é assim a modos que maluco dos cornos, taralhoco das ideias, parece que não mas um segundo nome dá um ar mais "nobre" à coisa:;)
Ai cum raio não é que ha pessoal que dorme aqui a espera de serem os 1ºs a comentar, mas isto parece tal qual as filas para o concerto da Madonna!! Seus doidos varridos :)
Essa expressão começou pelo facto que doidos varridos era o que se encontrava debaixo dos tapetes de hospícios ou algures na Assembleia da Republica. Ou não, que estes últimos são mais retardados que outra coisa!
... pois eu cá acho que a expressao terá sido inventada num dia em que a doidice era tanta que teve que ser corrida á vassorada!!! (algures perto da Luz muito provavelmente...)
Olá! Doido " varrido"...entre outras coisas mais chatas( resumindo) quer dizer que que lhe" varreram" o juizo, o controle mesmo o basico das suas principais funções fisisologicas....deixando a mente vazia ( varrida) das duas funções e capacidades, restando apenas e só loucura e insensatez.
LOOOOOOOOOOOL, uma pissoa acha que não se pode rir mais ainda e vêm estes comentadores a deitar mais achas à fogueira!!! Eu cá sou doida aspirada com rainbow, faxavor. Ou doida lavada com cylit bang. E que tal doida esterilizada numa câmara de fluxo laminar?????
Eu acho piada a doido varrido, deve tratar-se de alguém com um arzinho assim, de Mary Poppins que vai pelos ares. Mas deve ter uma origem de certeza.
Não vale a pena perder as estribeiras com estes termos populares, doidos varridos ou doidos esfregados. A propósito e de onde é que vem o termo perder as estribeiras? Eu sei o significado e tem tudo a ver. Se quiseres volto depois e digo.
começas então por me incluir nesse grupo, logo no primeiro parágrafo. pois eu acho que ser do slb é que demonstra falta de parafusos... mas adiante! essa tua teoria do doido varrido até faz algum sentido... sabes aqueles neuróticos pelas limpezas? vou começar a chamar-lhes doidos varridos! encaixa, não achas? uma beijufa pirulamente verde para ti!
Gosto particularmente de insultar alguém lembrando-lhe que é um exemplo vivo da Lei de Murphy que diz que "a inteligência na Terra é uma constante e a população está a aumentar".
Quanto ao doido varrido acho que poderá significar que todas as esperanças de recuperação foram varridas do Universo.
"doido varrido" - pessoa que não regula bem da cabeça, pessoa sem ideias... é uma expresão estranha.
Não bastava o post para rir, os comentarios estão um espetaculo.
Se dizes que doidos, é o que não faltam neste mundo e muitas para lá caminham, queres dizer que o SLB tem cada vez menos adeptos, mas isso já eu desconfiava. Vamos lá ver no Sabado quem é que vai ser varrido, os doidos ou os não doidos eu aposto num empate a 5 golos.
Eh,eh,eh...Gostei da parte "de outro clube que não o SLB", tás cá dentro Rauf. De facto,a doidice varrida não chega aos adeptos do Glorioso, somos imunes a essas coisas por isso não me pronuncio sobre matérias que não domino... Epá, acho k já oiço os lagartos e os dragões a gritarem dentro das camisas de força...Fui...
E estava eu a clicar no teu link e pensei: Hoje vou comenta-lo só para chatear! E pimbas, dou de caras com este post... as coisas de que tu te lembras! :P Bem, qqr das formas, fiquei contente por saber que faço parte dum grupo populacional em franca expansão! eheheh Beijinhos, Loira
Eu ia mais para o "doido embalado a vácuo" com o correspondente aviso de que depois de aberta a embalagem o conteúdo só tinha uma validade de 3 dias =D Beijokas Rafeirito ;-)***
Eu tenho uma tese: uma vez que, nas sábias palavras do rafeiro, "doido", "pirulas" "de outro clube que não o SLB" e etc são equivalentes, creio que o termo "doido varrido" foi cunhado precisamente para reforçar a ideia de doidice, tipo um gajo tão, mas tão doido que já teve o cérebro varrido para debaixo do tapete. A confirmar-se esta minha proposta (investigue lá isto, caríssimo rafeiro), "doido varrido" surge como sinónimo de "completamente passado dos carretos" e "adepto do SLB". Ou seja, malta que já não possui um pingo de sanidade!
Lolol :D Ficaste lindo na foto Rafeirito :P Quem foi q te varreu dessa maneira e com tal violência q até te mandou pelos ares?? Grupo populacional em franca expansão... só se for nos vários níveis da tal escala de doideira. Duvido q ainda haja quem não tenho um certo grau de loucura... [o q para mim até é saudável ;) ] Beijocas e festinhas :)*
Por acaso a loucura até está relacionada com as limpezas. Uma professora minha de psicologia contou-nos que quando ela tinha aulas num hospital psiquiátrico costumava entrar uma doida dentro da sala, que interrompia as aulas dizendo "A minha mãe é uma esfregona e o meu pai um balde" xD Ainda hoje me questiono sobre a lógica desta afirmação...
Bem, os que me chamam de algo é só de tótó, ehhh e são os filhos; tás tótó mãe? Pifaste? enfim, mas de resto há expressões que são a voz do Povo e tá feito, ninguém as muda... Beijinho e prós rafeiritos que expressões se usam?...
Rafeiro Perfumado: Eu não sou mentirosa. Voltei mesmo de férias no dia 2 de Agosto e (re)começei a trabalhar no dia 4 do mesmo mês. Não tenho actualizado o meu blog por falta de imaginação... :o|
TM, também é uma excelente categoria, ainda mais porque podia inserir-se no Sistema Nacional de Saúde!
Teté, desta vez foi complicado escolher mas entre tanta fartura! Quanto à legenda, acredita, na altura não me lembrava e agora ainda não tive pachorra! Beijoca!
Sorrisos em Alta, isso seria “doidice ao domicílio”. Sim, tem pernas para andar! Abraço!
Rocket, porque é que achas que me divirto a falar sobre estes assuntos sem sentido? É para não pensar no resto... Abração!
Violeta, quem se sentou ao pé de ti não era doido, era parvo. Toda a gente sabe que a casca de banana não aleija, logo não faz sentido atirá-la a alguém. Vê as coisas pelo lado positivo, podia estar a beber água de coco.
Vita, ar nobre? Se assim fosse teríamos D. Afonso Henriques, o Varredor, D. Dinis, o Almeida ou mesmo D. João II, o Limpinho! Beijoooo!!
Ricardo, e quem é que tu conheces que se chame Zé? RAUF!
Eduarda, com a vantagem que aqui não se esgotam os bilhetes! ;)
MJF, e a expressão “doido” já não quer dizer isso tudo? É quase como dizer “foi um dilúvio bastante molhado”. Beijocas!
A Grafonola, fluxo laminar? Tu disseste fluxo laminar? Tens a certeza? E que raio quer isso dizer, pá? E não te metas com as orelhas do meu presidente, achas que são baratas as consultas de psicologia para lidar com o trauma, achas?
Patti, pois fico à espera de tal explicação, se bem que não é daquelas que me causa muita estranheza, logo não está na lista a processar! Beijoca!
Expresso da Linha, gosto da tua expressão “doido normal”...
Nitrox, concordo com essa expressão, infelizmente essa malta por vezes consegue consumir-nos a inteligência! Abraço!
Dragão Azul, se o resultado for esse, acredita que fico bastante contente. Melhor só mesmo se cair um meteorito em cima do cebola... ;) Abraço e que ganhe o que jogar melhor!
Zabour, “tás cá dentro”, e atendendo às mentes perniciosas que por aqui andam (principalmente a minha), não é das expressões mais felizes. Beijocas!
Diabba, caladinha, queres estragar-me a cultura, é? O trabalho que eu tenho a disfarçar aquilo em girassóis! Beijo!
Loira distraída, e eu quando vi o teu comentário pensei “e eu vou comentar três textos dela, só mesmo por pirraça!”. Beijocas!
AP, o facto de nos assumirmos como simpatizantes de futebol em Portugal coloca-nos imediatamente na categoria de doidos. Agora percebo porque é que o Carlos Queiroz dizia que a FPF precisava duma vassourada. Abraço!
Luazzinha, existem centenas de expressões que utilizamos e se as formos a espremer sai... nada! Quanto à gargalhada, então ainda bem que não questionei onde te terias deitado! ;)
Nitrox, ao menos uns mergulhos na banheira, pessoas como tu não podem estar muito tempo afastados da água. Abraço!
F_H, estamos em Agosto, não quero desperdiçar as expressões mais sumarentas com malta bronzeada e cheia de areia nos dedos dos pés.
Ramela, estás desculpado, jove, se bem que o teu estilo me faz lembrar uma cunhada que eu tive em tempos.
Joaninha, qual foi a parte em que te dei um desgosto, acabei por não perceber. E de que outra maneira poderia sorrir para a vida, se não pertencesse a esse clube “reles”? ;) Beijo!
Diabo no Corpo, existe algum membro que comprove a tua teoria? :D Beijo!
Eduardo Ramos, “pano para mangas” está na lista. Mas cá para mim é uma expressão usada por alguém que não usa calças! Abraço!
Peter of Pan, eu questiono-me se o continuar a ser do SLB é realmente normal, não pelo clube em si, mas pelo continuar a manter o interesse no futebol. É que é uma palhaçada tão grande que já nem a loucura ou a doidice a consegue explicar! Abraço!
Pisces Girl, cá para mim não a achas estranha porque te chamam assim. Acertei? ;) Beijoca!
Lyra, aquilo foi uma tentativa minha de subir acima da doidice, só que esqueci-me que o que sobe, invariavelmente acaba por descer (preços da gasolina excluídos, claro). Beijocas!
Skynet, se fosse ao contrário, eu até percebia, já que a esfregona costuma entrar e ser torcida dentro do balde. Mas isso faria da doida o quê, a água ou a porcaria? Abraço!
Vício, esse grau seria aplicado àqueles cuja única cura seria mesmo puxar o autoclismo! Abraço!
Laura, mas garanto que não te devem chamar “totó varrida”! Aos rafeiritos doidos costumam chamá-los de perfumados... Beijo!
Pisces Girl, não ligues, isto é a angústia por nunca mais chegarem as MINHAS férias... Beijoca!
pensei-te um canideo, culto, inteligente, simpatico, elegante, com um sentido de humor requintado e claro, para poderes ser isto tudo terias de ser do Sporting...Mas afinal...
Enfim, deixa, isto passa-me (com a mão na testa e um ar desolado)
Por acaso até me chamam tótó em tom engraçado como quem tem pena, mamã é assim e como não ouve!...tem desculpa a cinquenta por cento... E quanto ao parentesco lá no meu post, aquilo é assim; eu sou assim e não me mudam nem me rala que me gozem, mas que mal tinha a ex sogra dele, dele, note-se...falar comigo e conviver? eu gostava da senhora e ajudava nas coisas que ela precisava e não tinha carro... Ora ai está alguém a quem podes dar a frase que caberá a contento no que ela disse! Doida varrida sou eu!...Beijinho.
Parece que há um livro qualquer que explica a origem das expressões populares. Algumas estão muito bem apanhadas e nisso os brasileiros dão-nos cartas usando muitas que os tugas entretanto abandonaram.
Mais que os ditos varridos, penso que anda por aí muita gente que só "não fecha bem a mala" ;)
Beijocas risonhas (já "em pulgas" pelo próximo post!)
Doido não é a mesma coisa que tolo, maluco, xanfrado ou desmiolado. Doido é a palavra amena para indicar um gajo que não bate bem da bola mas é simpático. Abraço Rufino
looool...Quanto á doidice varida, queria dizer que...Desculpa! Varreu-se-me!!!! Pera lá que quando me lembrar, eu volto. A minha medica chama a esta situação lacunas ou brancas. Amigo!!! Decobri ter lacunas na doidice... Ou uma doidice com arteroses ;0( Beijo azul
Hum agora surgiu a dúvida será que já sou doida ou caminho para lá? Adiante...
Doido varrido significa que é uma pessoa que por qualquer motivo , varreram (será que a palavra está bem escrita? se não tiver azar!!)os parafusos mias conhecidos por neurónios da cabeça!!
dei-me ao trabalho de ir ver a definição de varrido, porque doido é fácil e encontro em sf "que perdeu o juízo; que não tem tino ou juízo; doido tresloucado;"
Marisa, nem pensar em ir ao cerne, ainda por cima tem pinta de ser pegajoso! ;)
Joaninha, não é para os teus lados desportivos que os cães têm pedigree? Sendo rafeiro obrigatoriamente tinha de ser do clube mais popular! Beijo!
Laura, no fundo as sogras gostam de nós, o problema é que continuam a gostar mais dos filhos, vá lá saber-se porquê! Beijoca!
Mitsou, não quero nem ver esse livro, podia condicionar a minha ideia das expressões. É que se eu encontrar o sentido das coisas, deixava de dar gozo achincalhá-las! Beijocas!
Rufino Fino Filho, é uma forma simpática de ver a coisa. Mas olha que tolo também não me parece ser má pessoa, simplesmente não foi bafejado pela inteligência. Abraço!
Skynet, mas mesmo assim ainda ficaria por explicar a parte do torcer. Bem, eu não conheço todas as posições sexuais, e já ouvi falar duma técnica chamada “parafuso”. Talvez venha daí... ;)
Andreia do Flautim, bota estranha nisso!
Haere Mai, eu desconfiaria se por baixo da bata branca da tua médica não estará uma alucinada qualquer, que gosta de gozar com os pacientes! ;) Beijo!
Julie, terá alguma coisa a ver com aquela superstição que se varressem os pés a alguém não casava? Isso aplicado à inteligência faria o cérebro não funcionar? Beijos!
Jo, ainda bem, nem teria piada se a malta que por aqui andasse fosse normal. ;) Um grande RAUF para ti!
Diabo no Corpo, que foi? Olha que eu sou “membro” duma seita...
Francisco Castelo Branco, sim, tirando o pormenor de muitas vezes não fazerem sentido nenhum, são fofinhas. É quase como se fossem um placebo linguístico! Abraço!
Inês, e eu a pensar que varrido tinha a ver com limpeza... ;)
Bongop, claro que faz sentido, é alguém que varre com facilidade os testes todos! Incha!
Mas digo-te já que estou capaz de me por que nem doida varrida aqui desde as 3 da tarde de terça feira na fila!!! trago merenda e sento-me aqui a espera!
Não que eu queira tirar a graça ao teu post, que a tem e muita. Mas a expressão vem do tempo em que os doidos eram considerados párias, e varriam-nos para os hospícios, onde ficavam à espera de morrer, sem tratamento. Raufs, raufs
A expressão "doido varrido" significa aquele que nos hospícios era atirado para um canto, porque os médicos consideravam que não tinha cura! Gostei do post e li-o com um sorriso de orelha a orelha.
Antes doido varrido do que: tem um pirolito a menos! eu que até gosto de comer pirolitos nas feiras não consigo perceber a expressão do pirolito a menos... Humm... A menos?... hummm... Onde? OH Grande e Magnífico Rafeiro Perfumado, dá-me lá tu a tua sábia opinião... Abraço
ó ;-( Eu às vezes chamo doido mas num sentindo carinhoso. tipo....és mesmo um doidinho. Agora, "és mesmo um doidinho varrido" já é outra história. Mas continuo a achar que a expressão não é difamatória. Pode até ser usada num contexto carregadinho de elogio (eheheheheh). Vou-me mas é calar que não estou a dizer coisa com coisa.
Bem, mas aquela sogra não era minha! a mim nunca me foi nada! era apenas mãe da ex muié do meu actual manel...so isso..ehhh que cofusa como dizem os madeirenses...laura e jinhos pois, muitos, pa ti.
Eduarda, mas vir de véspera porquê? Até te digo que os textos já estão todos carregados, e todos têm a mesma hora de publicação, 00:01. Giro é saber que a essa hora eu estou na caminha, que é onde se está bem... Blue Velvet, mais razão me dás, pois nota-se a necessidade de haver uma modernização da expressão. Não só as pessoas agora não são varridas como em vez de irem para o hospício vão parar ao Governo. Beijos! Menina do Rio, dos sinónimos que disseste, gostei especialmente de “pinéu” e “não bate bem da bitela”. ;) Beijoca!
Piggy, atendendo ao teu último comentário, começo a acreditar na teoria dos gases... ;)
Vítor, até deixava, não fossem os pormenores de não seres americano e isto ser um blog português. Vá, assume, eu prometo que vou tentar não gozar contigo. Abraço!
Carlos Barbosa de Oliveira, e agora, atiram-nos para o Parlamento? Isso faz de nós médicos? Abraço!
Simplesmente Eu, só há uma explicação: é que os pirolitos são tão bons que só um doido não come mais um! Abraço!
Zé do Cão, quem confessa não merece castigo. Agora pára de espernear e veste esta camisa branca, anda!
Acabadinha de chegar de ferias não me faças já pensar muito porque senão os meus fusiveis vão pifar. Mas doidos varidos eu acho que são aqueles que gritam por algo que não conseguem ter........ (SLB)....hihihiihhii
No tempo em que eu tinha ideias mirabolantes e estava sempre pronta para o gozo e para a brincadeira, várias vezes me disseram essa expressão.Mas os meus amigos já sabiam o que a casa gastava e com o que podiam contar.Mas até achava que eles estavam dentro da razão.Era mesmo uma "ganda desastrada , espavorida e brincalhona".Hoje esses atributos resumem-se a uma pequenina frase: "uma quota sossegadinha e que só quer é que a não incomodem muito" . boa semana menino
Bom dia para ti, é sábado e o tempo pede casa, chinelos e descanso, não pra mim que não faço outra coisa, mas para quem trabalha e sua a fio durante a semana... Beijinho grande e esquece que és rafeiro e transforma-te num au au de luxo, mereces...
hheheheh o teu texto é de "morrer a rir" (mais uma expressão no minimo contraditória!) e os comentários... adorei o "não bate bem da bitela" , vou usar isso cá em casa e no trabalho :)
Que mais vou dizer eu aqui!? O pessoal já disse tudo, nada mais a acrescentar. Olha pá, um bom fim de semana de mais uma doida varrida e obrigada pela visita.
Olá! olhe, depois de me rir...fui perguntar ao sr. google e o primeiro sinónimo para doido varrido que apareceu, foi esta fantástica frase:"Alguém que é mais que doido: é doido varrido ou varrido de doido, já que varrido é sinônimo de insano. “É batata!”" "é batata"???!!! como seria o grau de doideira de quem colocou este sin^´onimo??!!!
e como se chama aos canídeos "doidos varridos" ??!!!
fiz um pequenino hiato, de dia e meio nestas férias, regressei à "base" e à net, sigo amanhã para Madrid e Saragoça, vou à EXPO (apenas 3 dias), depois Castelo branco, quando voltar em meados de Setembro, vou ler tudinho com calma, agora vim só dar um abraço
e um sorriso :)
ah!sorry se já alguém teve a mesma ideia de ir ao sr google e aqui a escreveu... e estou a repetir... é que não tive tempo para ler os coment... :)
Turbolenta, não te consigo imaginar assim. A tua escrita não é de uma cota encostada e conformada. Vá, confessa, também és varrida de vez em quando! Beijo!
Conde, duvido, nessa data esta caixa de comentários estará bem fechada. Abraço!
The one you know, empoeirados e modestos! ;)
Sub-Lodo, ou mesmo “doido que foi esfregado com um piaçaba semi-limpo!
Mimo Azul, é a vantagem de ter visitantes tão diversificados, muitas vezes os comentários são mais engraçados que o texto em si. Beijo!
Marquesa, foste obrigada a visitar-me?!? Quem foi, que eu dou cabo dele? Beijos!
MaryJane, e és tu, na imagem? Se sim, grande brasa, pá! Beijo!
Mariam, quer então dizer que quando a minha mãe me dizia “quero a casa toda varrida”, na prática queria a casa toda insana? Se assim for, acho que cumpri bem a tarefa, se insano for sinónimo de desarrumada! Beijo!
Doido... hummmm! Como é boa uma loucurinha nem que seja só de vez em quando!!! Varrida... sim.... varrida de loucura, de paixão!!!! AAAAAAHHHHHHHH!!!!! Infelizes aqueles que não se deixam enlouquecer!!!!! Estou a ficar possuida!!! Doida mesmo!!!! Quem me vem varrer?!!!! HEHEHEHE!!!!!!
eu acho espantosa a capacidade que tu tens de transformar um assunto supostamente inócuo num debate sobre uma expressão em que já ultrapassa os 100 comentários....
doido varrido só podes ser tu :D (e todos nós que te comentamos :))) )
Doido varrido?Agora é que se me varreram as ideias!ehehehhe:)) Eu até acho piada, ao "varrido"! Para mim ,doido varrido é uma pessoa que já foi banida (varrida ) da e por, a sociedade! Por isso ,tem de estar isolado, de todos! Mas como existem tantos doidos varridos á solta, acho que é mais uma expressão popular ! Bjs varridos
Pois que a mim também me incomodam a origem de certas palavras, como esta. Doido varrido...faz-me imaginar um doido a ser varrido para baixo de um tapete. Hmmmm...realmente não faz muito sentido. Será que as ideías, inteligência e/ou lucidez é que foram varridas? Mas assim não seria a doideira varrida mas a saúde mental :). Aiii que me fazes ficar com um nó varrido no cérebro :). Seja como for estou aqui estou a varrer-me daqui para fora e vou para casa :).
Ah, tu não tens pinta de rafeiro, so de cachorro de luxo com trela de diamantes, mereces ser chamado de ão, ão querido, és um amor...o mê shakita tamém é lindo e eu adoro-o e a ti tamém, podes crer..laura.e o tal do mê amigo nã na penso que devia ter dito que sim...se fosse não teria a neide e o nuno... Beijinho
Rapaz, é de enlouquecer! Pensei, pensei, e não encontrei nenhuma explicação. Mais um enigma para a humanidade, como aquele relativo à utilidade daquelas estátuas gigantescas da Ilha de Páscoa. Quem sabe, não foram esculpidas por algum doido varrido? Um abraço, e boa semana!
E ainda bem que não foste ao extremo do "doido limpo a Raimbow" porque aí sim estavas perante a fina flôr da doidice...Eu pessoalmente gosto mais de "destrambelhado". jokas
Nitrox, escusavas era de me molhar o chão todo, pá! Abraço e bom gás!
Gota de Água, essa do varrido ser chique não me convence. É que eu associo sempre a vassoura à sujidade, logo não liga muito com chique! A não ser que estejas a falar do nosso jet-7, aí totalmente de acordo! ;)
KA, disso não tenho qualquer dúvida, tanto da minha doideira como de quem teima em me acompanhar. E como é bom ser doido... Beijo!
Laura, ou quanto muito que seja como a alegria sentida às 18:57, que é a hora a que normalmente despego do trabalho. Despegar é uma palavra gira... Beijo!
Miriam do Mar, eu acho mais curioso que engraçada esta expressão. Mas o ser banido da sociedade não implica necessariamente doideira, vendo como a sociedade está, talvez até seja um sinal de clarividência. Beijos escovados!
Robina, e com muito gosto! :D
Afrodite, já viste o perigo que seria para a integridade física das pessoas, se debaixo de cada tapete existisse um doido? É que o nosso mundo seria uma autêntica montanha-russa! Beijos!
Sandra, não trabalhas de borla?!? Então quero já cancelar aquela encomenda de “desenhos” que te fiz! Foi feita, num momento de loucura! Beijos!
Metamorfose, e se fosse dito por teenagers, seria “ena, és um doido bué da asseadex!”. ;)
Snoopy, sempre me intrigou quais seriam as cartas em falta... Abraço!
Opinador, especialmente a carteira, já as nódoas tenho sérias reservas! Abraço!
Laura, claro que terias na mesma a Neide e o Nuno, simplesmente seriam ligeiramente diferentes. Quem acredita em realidades alternativas certamente saberia dizer como! Beijinho!
Bluevelvet, isso é que foi agarrar-me pelo rabo, estava mesmo de saída. Beijo e parabéns pelo aniversário blogueiro!
C Valente, um grande abraço, caro amigo.
Blayer, e que raio quer dizer zabumba?!?
Oliver Pickwick, esses não eram malucos, eram mesmo parvos. Alguma vez se fazem estátuas sem braços e com um nariz daquele tamanho? Como é que eles se assoavam? Abraço!
Rita, destrambelhado é uma palavra deliciosa, mas dá-me mais ideia duma pessoa desengonçada das ideias do que propriamente louca. Beijocas!
Eu acho que a expressão é totalmente adequada a ti, Jorge! Adorei o teu blog... E o teu livro também, é tão viciantemente cómico e tão fácil de ler, que numa noite já estava mais que lido! Vou começar a ser leitora frequente do rafeiro...
(P.S.: Sou a afilhada da Sofia Garcez, a Mafalda) Parabéns e continuação :D
"Uma vez que se trata de um grupo populacional em franca expansão, é natural que exista um quase sem número de palavras para designar essas pessoas que não batem bem, que lhes falta um parafuso, que são pirulas, dementes, loucas, de outro clube que não o SLB, malucas, etc., etc., etc."
Depois desta frase tão bem dita, neste caso escrita, recuso-me a dizer seja o que fôr!
Ok, eu reconheço, sou uma doida varrida! Completamente maluca, mas muito asseadinha!!
Mebocaína, vou tomar isso como um elogio. Em todo o caso, se não fosse, estás demasiado longe para te poder espancar. Uma grande beijoca e ainda bem que gostaste!
Liamaral, e não percas a esperança, só ainda passaram duas jornadas! Uma grande beijoca asseadinha para ti!
Restelo, em inglês cheira-me que seria traduzido para crazyvanas! Beijo!
Olá sr rafeiro! Pois eu também não posso falar muito porque a minha letra não é maravilhosa, mas percebe-se!! Garanto-te que sim. Eu acho que ter letra assim é pré-requisito para se ser médico! Não me admirava lol
Poderia fazer referência ao vil ataque clúbístico do primeiro paragrafo mas só se fosse doida varrida é que voltava a discutir futebol contigo! ;) Beijocas
Ora acabei de encontrar explicação! Eu sempre digo , doida varrida e encerada, claro que isso por vezes parece que irritava as pessoas, e honestamente não sei porque saia sempre assim, mas essa era a minha questão..´Porque doido varrido e não encerado?Estava certo o meu raciocinio..Beijinhos, boa semana..
Desculpa lá, mas acho que os tais que são “de outro clube que não o SLB” são bem mais espertos, até mesmo os que são do SLB e Castelo Branco. Já agora te digo que se esses, e lembro-te que recentemente vi um a apertar o cachaço ao juiz de linha, não são doidos varridos então é porque já pertencem a outra categoria. À classe dos doidos aspirados, isto é com aspirações a serem ainda mais doidos do que já são.
Paulofski, esses que apertam o cachaço a fiscais de linha não são doidos varridos, são imbecis de primeiro, cujo castigo devia envolver a bandeirola do agredido. Abraço!
E doido esterilizado, hein? Tão doido que nem os bicharocos mais piquenos lhe chegam....
ResponderEliminarO canito da foto parece mesmo um bocado doido... desasado!
ResponderEliminarE sim, já que a expressão existe (com ou sem motivo lógico para a explicar), devia no mínimo ser alterada para doido aspirado. Como sinal da mudança de tempos... :)
(já nem digo nada sobre a legenda de cima, topas?)
Beijoca, Rafeiro!
A expressão é, de facto, no mínimo estranha.
ResponderEliminarCom as mudanças dos tempos, hoje em dia haverá "doidos house maid" e outras limpezas do género?
Bah...
Abraço
de facto, poderia afirmar que varridos estamos a ser nós por estes doidos...
ResponderEliminarmas sinto-me mesmo é aspirado...sugado...
abração
sempre gsotei da expressão "doido varrido". Para mim significa mais doido ainda, o varrido é sinónimo de limparem tudo...
ResponderEliminarUma vez ia dar sangue e sentei-me num café, veio de lá um doido que comia uma banana na mesa ao lado, levantou-se e atirou-me a casca para cima. Fiquei com tanto asco que naõ consegui dizer nada. E depois a doida sou eu. Tudo isto porque não lhe quis dar dinheiro. E já lá vão 12 anos.
Tinha-me dado jeito que este fosse varrido ou banido...
looooooool
ResponderEliminarEu até gosto da expressão, é assim a modos que maluco dos cornos, taralhoco das ideias, parece que não mas um segundo nome dá um ar mais "nobre" à coisa:;)
Beijooo rafeirito
É verdade rafeiro, mas a minha preferida é "filho do Zé Doido", usada por mim muito frequentemente...
ResponderEliminarRAUF!
Ai cum raio não é que ha pessoal que dorme aqui a espera de serem os 1ºs a comentar, mas isto parece tal qual as filas para o concerto da Madonna!! Seus doidos varridos :)
ResponderEliminar:))
ResponderEliminarinda num tapercebes te q essa expressão inda num foi actualizada pah??
tenho q tinsinar tudo??
Num tarda tás mazé a pagar me estas super expricações :))
besuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua
Essa expressão começou pelo facto que doidos varridos era o que se encontrava debaixo dos tapetes de hospícios ou algures na Assembleia da Republica. Ou não, que estes últimos são mais retardados que outra coisa!
ResponderEliminar... pois eu cá acho que a expressao terá sido inventada num dia em que a doidice era tanta que teve que ser corrida á vassorada!!!
ResponderEliminar(algures perto da Luz muito provavelmente...)
Rauf! Rauf! Refeiro (benfiquista) grrr grrr
E que tal um doido lavadinho no Elefante Azul?
ResponderEliminarEheheh
Abraço.
Olá!
ResponderEliminarDoido " varrido"...entre outras coisas mais chatas( resumindo) quer dizer que que lhe" varreram" o juizo, o controle mesmo o basico das suas principais funções fisisologicas....deixando a mente vazia ( varrida) das duas funções e capacidades, restando apenas e só loucura e insensatez.
Beijocas
LOOOOOOOOOOOL, uma pissoa acha que não se pode rir mais ainda e vêm estes comentadores a deitar mais achas à fogueira!!!
ResponderEliminarEu cá sou doida aspirada com rainbow, faxavor. Ou doida lavada com cylit bang. E que tal doida esterilizada numa câmara de fluxo laminar?????
ps - desculpa, mas doido é quem berra pelo benfica. Pelo menos o do orelhudo.
ResponderEliminarEu acho piada a doido varrido, deve tratar-se de alguém com um arzinho assim, de Mary Poppins que vai pelos ares. Mas deve ter uma origem de certeza.
ResponderEliminarNão vale a pena perder as estribeiras com estes termos populares, doidos varridos ou doidos esfregados.
A propósito e de onde é que vem o termo perder as estribeiras? Eu sei o significado e tem tudo a ver. Se quiseres volto depois e digo.
Doido varrido é completamente doido. Serve para distinguir de doido normal que somos nós todos.
ResponderEliminarcomeças então por me incluir nesse grupo, logo no primeiro parágrafo. pois eu acho que ser do slb é que demonstra falta de parafusos... mas adiante!
ResponderEliminaressa tua teoria do doido varrido até faz algum sentido...
sabes aqueles neuróticos pelas limpezas? vou começar a chamar-lhes doidos varridos! encaixa, não achas?
uma beijufa pirulamente verde para ti!
Quem inventou esse alcunha se calhar foi o Doido Aspirado!
ResponderEliminarEheheheh
Estas expressões dão cabo de mim
e que tal "doido varrido" as in "varrido da cabeça" como quem diz "parece que lhe varreram os neuronios hein?
ResponderEliminartentei, pronto...
Quer dizer que uma pessoa vem ler o teu blog e logo no primeiro parágrafo é chamada de "doida varrida"?!!?
ResponderEliminarMas só um doido para identificar bem outro :)))
Ah... No sábado vamos ver quem é o mais doido?! :ppp
Ai... publicar o mesmo comentário três vezes é sinal que tens razão!!! :)
ResponderEliminarGosto particularmente de insultar alguém lembrando-lhe que é um exemplo vivo da Lei de Murphy que diz que "a inteligência na Terra é uma constante e a população está a aumentar".
ResponderEliminarQuanto ao doido varrido acho que poderá significar que todas as esperanças de recuperação foram varridas do Universo.
"doido varrido" - pessoa que não regula bem da cabeça, pessoa sem ideias... é uma expresão estranha.
ResponderEliminarNão bastava o post para rir, os comentarios estão um espetaculo.
Se dizes que doidos, é o que não faltam neste mundo e muitas para lá caminham, queres dizer que o SLB tem cada vez menos adeptos, mas isso já eu desconfiava.
Vamos lá ver no Sabado quem é que vai ser varrido, os doidos ou os não doidos eu aposto num empate a 5 golos.
Abraço!
Eh,eh,eh...Gostei da parte "de outro clube que não o SLB", tás cá dentro Rauf.
ResponderEliminarDe facto,a doidice varrida não chega aos adeptos do Glorioso, somos imunes a essas coisas por isso não me pronuncio sobre matérias que não domino...
Epá, acho k já oiço os lagartos e os dragões a gritarem dentro das camisas de força...Fui...
Bjokas
Hã? tu estiveste a fumar as ervas daquele vaso que tens na janela? hihihihihi
ResponderEliminar(lançando a suspeita mode)
beijo d'enxofre
E estava eu a clicar no teu link e pensei: Hoje vou comenta-lo só para chatear!
ResponderEliminarE pimbas, dou de caras com este post... as coisas de que tu te lembras! :P
Bem, qqr das formas, fiquei contente por saber que faço parte dum grupo populacional em franca expansão! eheheh
Beijinhos,
Loira
Varrido da sociedade por todos os que se julgam normais. Será? Pelo menos faz sentido... Tu dás-nos com cada dilema!
ResponderEliminarPS: como sportinguista que sou fiquei a saber que sou doido.
ehehehe
ResponderEliminarrealmente existem expressoes que qd paramos para ver a sua logica nao conseguimos descobrir logica nenhuma :D
ate á proxima
Tenho andado muito a seco, daí a falta de inspiração, vamos lá a ver se corrijo rapidamente essa secura.
ResponderEliminarEu ia mais para o "doido embalado a vácuo" com o correspondente aviso de que depois de aberta a embalagem o conteúdo só tinha uma validade de 3 dias =D
ResponderEliminarBeijokas Rafeirito ;-)***
devido ao teu comentario no meu blog dei uma gargalhada que me fez passar por doida varrida aki no escritorio
ResponderEliminarehehehe
Pior que varrido é ser gaseado.
ResponderEliminarO que por estas bandas se usa e muito.
E só tu pa te lembrares disto, cheiroso.
Bêjo
Se queres saber, acho que estão a fazer os possíveis e os impossíveis , para que eu pra lá caminhe, ahahah.
ResponderEliminarBeijinhos.
Há expressões bem piores, essa do "doido varrido" ainda não é das mais parvas que já ouvi.
ResponderEliminarVarrido porque... e também porque... , e porque... sem esquecer que...
ResponderEliminarE desculpa lá ter escrito tanto!
:P
"São pirulas, dementes, loucas, de outro clube que não o SLB, malucas, etc., etc., etc."
ResponderEliminarMas que desgosto que me deste agora rafeiroso...Não sei se me recomponho do facto de seres desse reles clube, não sei...
Beijos desoladissimos!
PS: Eu cá é mais Doida de todo, será que existe doida a 3/4?
cá para mim, quem inventou a expressão era um doido varrido de primeira!
ResponderEliminar;)
beijo
Ri-me com este Post.
ResponderEliminarMuito bom!
:)
Aí está uma coisa dá "pano para mangas". ( Outra expressão interessante para analisares )
:)
Abraço.
Eu tenho uma tese: uma vez que, nas sábias palavras do rafeiro, "doido", "pirulas" "de outro clube que não o SLB" e etc são equivalentes, creio que o termo "doido varrido" foi cunhado precisamente para reforçar a ideia de doidice, tipo um gajo tão, mas tão doido que já teve o cérebro varrido para debaixo do tapete. A confirmar-se esta minha proposta (investigue lá isto, caríssimo rafeiro), "doido varrido" surge como sinónimo de "completamente passado dos carretos" e "adepto do SLB". Ou seja, malta que já não possui um pingo de sanidade!
ResponderEliminar:)
Hmmm... não acho que "doido varrido" seja das expressões mais estranhas e estúpidas que existem...
ResponderEliminarEu confesso que, de vez em quando, sou uma "doida varrida"... LOL
Um beijinho grande e bom resto de semana,
Pisces Girl.
Lolol :D
ResponderEliminarFicaste lindo na foto Rafeirito :P
Quem foi q te varreu dessa maneira e com tal violência q até te mandou pelos ares??
Grupo populacional em franca expansão... só se for nos vários níveis da tal escala de doideira. Duvido q ainda haja quem não tenho um certo grau de loucura... [o q para mim até é saudável ;) ]
Beijocas e festinhas :)*
Por acaso a loucura até está relacionada com as limpezas. Uma professora minha de psicologia contou-nos que quando ela tinha aulas num hospital psiquiátrico costumava entrar uma doida dentro da sala, que interrompia as aulas dizendo "A minha mãe é uma esfregona e o meu pai um balde" xD Ainda hoje me questiono sobre a lógica desta afirmação...
ResponderEliminarconcordo contigo!
ResponderEliminare porque não "doido piaçabiado"?
Bem, os que me chamam de algo é só de tótó, ehhh e são os filhos; tás tótó mãe? Pifaste? enfim, mas de resto há expressões que são a voz do Povo e tá feito, ninguém as muda...
ResponderEliminarBeijinho e prós rafeiritos que expressões se usam?...
Rafeiro Perfumado: Eu não sou mentirosa. Voltei mesmo de férias no dia 2 de Agosto e (re)começei a trabalhar no dia 4 do mesmo mês. Não tenho actualizado o meu blog por falta de imaginação... :o|
ResponderEliminarUm beijinho grande,
Pisces Girl.
TM, também é uma excelente categoria, ainda mais porque podia inserir-se no Sistema Nacional de Saúde!
ResponderEliminarTeté, desta vez foi complicado escolher mas entre tanta fartura! Quanto à legenda, acredita, na altura não me lembrava e agora ainda não tive pachorra! Beijoca!
Sorrisos em Alta, isso seria “doidice ao domicílio”. Sim, tem pernas para andar! Abraço!
Rocket, porque é que achas que me divirto a falar sobre estes assuntos sem sentido? É para não pensar no resto... Abração!
Violeta, quem se sentou ao pé de ti não era doido, era parvo. Toda a gente sabe que a casca de banana não aleija, logo não faz sentido atirá-la a alguém. Vê as coisas pelo lado positivo, podia estar a beber água de coco.
ResponderEliminarVita, ar nobre? Se assim fosse teríamos D. Afonso Henriques, o Varredor, D. Dinis, o Almeida ou mesmo D. João II, o Limpinho! Beijoooo!!
Ricardo, e quem é que tu conheces que se chame Zé? RAUF!
Eduarda, com a vantagem que aqui não se esgotam os bilhetes! ;)
Sandra, e quem é que ficou de actualizá-la? Dás explicações incompletas, pá, depois o troll sou eu! Beijos!
ResponderEliminarPsycho Mind, a acreditar nesta escala, os doidos da Assembleia da República seriam os “vassourados”, pelo menos nos meus sonhos! Abraço!
Iveta, então ao menos deviam actualizar para “doido aspirado”, que as vassouras são uma espécie em extinção! Que foi? Que foi? Queres morder? RAUF! ;)
Atever, era lindo, e com direito a enxaguamento, lavagem e passagem por água desmineralizada! Abraço!
MJF, e a expressão “doido” já não quer dizer isso tudo? É quase como dizer “foi um dilúvio bastante molhado”. Beijocas!
ResponderEliminarA Grafonola, fluxo laminar? Tu disseste fluxo laminar? Tens a certeza? E que raio quer isso dizer, pá? E não te metas com as orelhas do meu presidente, achas que são baratas as consultas de psicologia para lidar com o trauma, achas?
Patti, pois fico à espera de tal explicação, se bem que não é daquelas que me causa muita estranheza, logo não está na lista a processar! Beijoca!
Expresso da Linha, gosto da tua expressão “doido normal”...
Maga, e o teu raciocínio até faria sentido, não tivesses colorido o mesmo no final, o que retira toda e qualquer credibilidade! ;) Beijocas!
ResponderEliminarCláudia, e não metes as expressões em Tribunal?
David, e tentaste bem, mas na prática a palavra “doido”, sozinha, já ilustra bem essas situações, não achas? Abraço!
Anonyma, gostava de responder a este comentário só no Domingo, mas enfim... 3 comentários? Onde? Estás doida ou quê? ;)
Nitrox, concordo com essa expressão, infelizmente essa malta por vezes consegue consumir-nos a inteligência! Abraço!
ResponderEliminarDragão Azul, se o resultado for esse, acredita que fico bastante contente. Melhor só mesmo se cair um meteorito em cima do cebola... ;) Abraço e que ganhe o que jogar melhor!
Zabour, “tás cá dentro”, e atendendo às mentes perniciosas que por aqui andam (principalmente a minha), não é das expressões mais felizes. Beijocas!
Diabba, caladinha, queres estragar-me a cultura, é? O trabalho que eu tenho a disfarçar aquilo em girassóis! Beijo!
Loira distraída, e eu quando vi o teu comentário pensei “e eu vou comentar três textos dela, só mesmo por pirraça!”. Beijocas!
ResponderEliminarAP, o facto de nos assumirmos como simpatizantes de futebol em Portugal coloca-nos imediatamente na categoria de doidos. Agora percebo porque é que o Carlos Queiroz dizia que a FPF precisava duma vassourada. Abraço!
Luazzinha, existem centenas de expressões que utilizamos e se as formos a espremer sai... nada! Quanto à gargalhada, então ainda bem que não questionei onde te terias deitado! ;)
Nitrox, ao menos uns mergulhos na banheira, pessoas como tu não podem estar muito tempo afastados da água. Abraço!
Atlantys, para muitas pessoas que aí andam, era embalá-las em vácuo durante 6 minutinhos apenas. Depois podiam abrir à vontade... ;) Beijocas!
ResponderEliminarLuazinha, então ainda bem que não questionei com quem te terias deitado... ;)
Piggy, gaseado? Pensava que eras do Algarve! ;) Beijo!
D. Antónia Ferreirinha, inspira fundo, compra um bastão de baseball e porrada neles! Beijos!
F_H, estamos em Agosto, não quero desperdiçar as expressões mais sumarentas com malta bronzeada e cheia de areia nos dedos dos pés.
ResponderEliminarRamela, estás desculpado, jove, se bem que o teu estilo me faz lembrar uma cunhada que eu tive em tempos.
Joaninha, qual foi a parte em que te dei um desgosto, acabei por não perceber. E de que outra maneira poderia sorrir para a vida, se não pertencesse a esse clube “reles”? ;) Beijo!
Diabo no Corpo, existe algum membro que comprove a tua teoria? :D Beijo!
Eduardo Ramos, “pano para mangas” está na lista. Mas cá para mim é uma expressão usada por alguém que não usa calças! Abraço!
ResponderEliminarPeter of Pan, eu questiono-me se o continuar a ser do SLB é realmente normal, não pelo clube em si, mas pelo continuar a manter o interesse no futebol. É que é uma palhaçada tão grande que já nem a loucura ou a doidice a consegue explicar! Abraço!
Pisces Girl, cá para mim não a achas estranha porque te chamam assim. Acertei? ;) Beijoca!
Lyra, aquilo foi uma tentativa minha de subir acima da doidice, só que esqueci-me que o que sobe, invariavelmente acaba por descer (preços da gasolina excluídos, claro). Beijocas!
Skynet, se fosse ao contrário, eu até percebia, já que a esfregona costuma entrar e ser torcida dentro do balde. Mas isso faria da doida o quê, a água ou a porcaria? Abraço!
ResponderEliminarVício, esse grau seria aplicado àqueles cuja única cura seria mesmo puxar o autoclismo! Abraço!
Laura, mas garanto que não te devem chamar “totó varrida”! Aos rafeiritos doidos costumam chamá-los de perfumados... Beijo!
Pisces Girl, não ligues, isto é a angústia por nunca mais chegarem as MINHAS férias... Beijoca!
Essa expressão até é engraçada. O melhor é não tentar ir ao cerne da questão, para não dares em doido... varrido ou não :P
ResponderEliminarRafeirito,
ResponderEliminarpensei-te um canideo, culto, inteligente, simpatico, elegante, com um sentido de humor requintado e claro, para poderes ser isto tudo terias de ser do Sporting...Mas afinal...
Enfim, deixa, isto passa-me (com a mão na testa e um ar desolado)
Hehhe!
Beijos
Por acaso até me chamam tótó em tom engraçado como quem tem pena, mamã é assim e como não ouve!...tem desculpa a cinquenta por cento...
ResponderEliminarE quanto ao parentesco lá no meu post, aquilo é assim; eu sou assim e não me mudam nem me rala que me gozem, mas que mal tinha a ex sogra dele, dele, note-se...falar comigo e conviver? eu gostava da senhora e ajudava nas coisas que ela precisava e não tinha carro...
Ora ai está alguém a quem podes dar a frase que caberá a contento no que ela disse! Doida varrida sou eu!...Beijinho.
Parece que há um livro qualquer que explica a origem das expressões populares.
ResponderEliminarAlgumas estão muito bem apanhadas e nisso os brasileiros dão-nos cartas usando muitas que os tugas entretanto abandonaram.
Mais que os ditos varridos, penso que anda por aí muita gente que só "não fecha bem a mala" ;)
Beijocas risonhas (já "em pulgas" pelo próximo post!)
Caro Rafeiro:
ResponderEliminarDoido não é a mesma coisa que tolo, maluco, xanfrado ou desmiolado. Doido é a palavra amena para indicar um gajo que não bate bem da bola mas é simpático.
Abraço
Rufino
Esse foi o meu primeiro pensamento, que faria mais sentido o pai ser a esfregona e a mãe o balde, mas não, foi mesmo assim xD
ResponderEliminarPOis, realmente é uma expressão estreanha...
ResponderEliminarlooool...Quanto á doidice varida, queria dizer que...Desculpa! Varreu-se-me!!!! Pera lá que quando me lembrar, eu volto. A minha medica chama a esta situação lacunas ou brancas. Amigo!!! Decobri ter lacunas na doidice... Ou uma doidice com arteroses ;0(
ResponderEliminarBeijo azul
Hum agora surgiu a dúvida será que já sou doida ou caminho para lá?
ResponderEliminarAdiante...
Doido varrido significa que é uma pessoa que por qualquer motivo , varreram (será que a palavra está bem escrita? se não tiver azar!!)os parafusos mias conhecidos por neurónios da cabeça!!
bjs
julie
looooooooooool
ResponderEliminarfacto é q doidos varridos, encerados, limpos a seco ou no elefante azul não faltam por aqui:P
Jo
http://viagensporsentimentos.blogspot.com
grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
ResponderEliminaras expressões portuguesas são muito engraçados e têm muito a ver connosco.
ResponderEliminarAcho que são uma imagem de marca e que para além de engraçadas são simpáticas
Nao sao insultuosas
dei-me ao trabalho de ir ver a definição de varrido, porque doido é fácil e encontro em sf "que perdeu o juízo; que não tem tino ou juízo;
ResponderEliminardoido tresloucado;"
e esta heim....!!!
Achas que inteligente varrido ficava bem????? Claro que não !!!!
ResponderEliminarMarisa, nem pensar em ir ao cerne, ainda por cima tem pinta de ser pegajoso! ;)
ResponderEliminarJoaninha, não é para os teus lados desportivos que os cães têm pedigree? Sendo rafeiro obrigatoriamente tinha de ser do clube mais popular! Beijo!
Laura, no fundo as sogras gostam de nós, o problema é que continuam a gostar mais dos filhos, vá lá saber-se porquê! Beijoca!
Mitsou, não quero nem ver esse livro, podia condicionar a minha ideia das expressões. É que se eu encontrar o sentido das coisas, deixava de dar gozo achincalhá-las! Beijocas!
Rufino Fino Filho, é uma forma simpática de ver a coisa. Mas olha que tolo também não me parece ser má pessoa, simplesmente não foi bafejado pela inteligência. Abraço!
ResponderEliminarSkynet, mas mesmo assim ainda ficaria por explicar a parte do torcer. Bem, eu não conheço todas as posições sexuais, e já ouvi falar duma técnica chamada “parafuso”. Talvez venha daí... ;)
Andreia do Flautim, bota estranha nisso!
Haere Mai, eu desconfiaria se por baixo da bata branca da tua médica não estará uma alucinada qualquer, que gosta de gozar com os pacientes! ;) Beijo!
Julie, terá alguma coisa a ver com aquela superstição que se varressem os pés a alguém não casava? Isso aplicado à inteligência faria o cérebro não funcionar? Beijos!
Jo, ainda bem, nem teria piada se a malta que por aqui andasse fosse normal. ;) Um grande RAUF para ti!
ResponderEliminarDiabo no Corpo, que foi? Olha que eu sou “membro” duma seita...
Francisco Castelo Branco, sim, tirando o pormenor de muitas vezes não fazerem sentido nenhum, são fofinhas. É quase como se fossem um placebo linguístico! Abraço!
Inês, e eu a pensar que varrido tinha a ver com limpeza... ;)
Bongop, claro que faz sentido, é alguém que varre com facilidade os testes todos! Incha!
Lembras-te de cada coisa!
ResponderEliminarMais moderno podia ser "doido aspirado", nós tempos em que estamos!
Abraço :)
Eu sou varrida!!!
ResponderEliminarVERDE! VERDE! VERDE!
Olá!
ResponderEliminarApós longa ausência estou de volta e decidi passar pela tua simpática toca para deixar uma doce e mega lambidela...
Roafff...
Vai a Gil Vicente e encontrarás expressões "varridas" de doidas.
ResponderEliminarEu cá gosto de "doido desvairado".
Abraço!
Mas digo-te já que estou capaz de me por que nem doida varrida aqui desde as 3 da tarde de terça feira na fila!!! trago merenda e sento-me aqui a espera!
ResponderEliminarNão que eu queira tirar a graça ao teu post, que a tem e muita.
ResponderEliminarMas a expressão vem do tempo em que os doidos eram considerados párias, e varriam-nos para os hospícios, onde ficavam à espera de morrer, sem tratamento.
Raufs, raufs
Por que "doido varrido"?
ResponderEliminarSei lá...alguém o varreu; vai lá saber...
Queres mais alguns adjetivos?
maluco
pirado
pinéu
mongo
esquizofrênico
debilóide
demente
insano
lelé da cuca
lesado
não bate bem da bitela
ufa!...
Um beijoooooooo
E sou.
ResponderEliminarTó déb... parece que tá gasead'.....
;)
Cuidado!!
ResponderEliminarAcho que as tuas pioras são galopantes!
Estás cada vez pior, e a ficar mesmo "doido varrido"!!!
Beijocas Marina
Eu acho que esta expressão foi inventada por alguém depois de fazer a lida da casa...
ResponderEliminarHumorista és tu, não o Bando dos Quatro!!
ResponderEliminarBeijinhos.
Eu tou "varridinha" por férias!
ResponderEliminarE começo as minhas hoje, às 17h! hehe
Por isso, até dia 15!
*.*
Pois com esta é que me tramaste!
ResponderEliminarInvoco a 5ª emenda da constituição dos EUA, posso?
Aquela que nos dá direito ao silêncio se a resposta verdadeira nos incriminar!
A expressão "doido varrido" significa aquele que nos hospícios era atirado para um canto, porque os médicos consideravam que não tinha cura!
ResponderEliminarGostei do post e li-o com um sorriso de orelha a orelha.
Antes doido varrido do que: tem um pirolito a menos!
ResponderEliminareu que até gosto de comer pirolitos nas feiras não consigo perceber a expressão do pirolito a menos...
Humm... A menos?... hummm...
Onde?
OH Grande e Magnífico Rafeiro Perfumado, dá-me lá tu a tua sábia opinião...
Abraço
Eu confesso. Eu abdico de qualquer coisa.
ResponderEliminarSOU UM DOIDO BARRIDO.
LOL! Muito pensas tu! ;p Seu doido varridinho e encerado! Beijocas grandes!
ResponderEliminaró ;-( Eu às vezes chamo doido mas num sentindo carinhoso. tipo....és mesmo um doidinho.
ResponderEliminarAgora, "és mesmo um doidinho varrido" já é outra história. Mas continuo a achar que a expressão não é difamatória. Pode até ser usada num contexto carregadinho de elogio (eheheheheh). Vou-me mas é calar que não estou a dizer coisa com coisa.
Bem, mas aquela sogra não era minha! a mim nunca me foi nada! era apenas mãe da ex muié do meu actual manel...so isso..ehhh que cofusa como dizem os madeirenses...laura e jinhos pois, muitos, pa ti.
ResponderEliminarCapriccio, e ainda mais moderno seria “doido aspirado industrialmente”, isso é que era! Beijoca!
ResponderEliminarGata Verde, a gritares dessa maneira não só és varrida como doida, mesmo... ao menos sai de cima do armário.
Kunta, podia era ter sido uma lambidela um bocadinho menos lambuzada, é que já tinha tomado banho hoje... RAUF!
Viajante, para o tipo escrever como escrevia, certamente era com conhecimento aprofundado da matéria. Abraço!
Eduarda, mas vir de véspera porquê? Até te digo que os textos já estão todos carregados, e todos têm a mesma hora de publicação, 00:01. Giro é saber que a essa hora eu estou na caminha, que é onde se está bem...
ResponderEliminarBlue Velvet, mais razão me dás, pois nota-se a necessidade de haver uma modernização da expressão. Não só as pessoas agora não são varridas como em vez de irem para o hospício vão parar ao Governo. Beijos!
Menina do Rio, dos sinónimos que disseste, gostei especialmente de “pinéu” e “não bate bem da bitela”. ;) Beijoca!
Piggy, atendendo ao teu último comentário, começo a acreditar na teoria dos gases... ;)
Careca Loira, só galopantes? Talvez ainda haja esperança, então, o primeiro passo será tentar passar a minha doideira para trote.
ResponderEliminarNoiva Judia, eu sei que não é agradável, mas também não é caso para endoidar! Beijoca!
São, já viste que se nos juntássemos dava os 5, com direito a Tim e tudo? ;) Beijo!
Guiga, e tens a lata de me vir dizer isso aqui, que só vou de férias daqui a nºao sei quantas semanas?!? SACANA! ;)
Vítor, até deixava, não fossem os pormenores de não seres americano e isto ser um blog português. Vá, assume, eu prometo que vou tentar não gozar contigo. Abraço!
ResponderEliminarCarlos Barbosa de Oliveira, e agora, atiram-nos para o Parlamento? Isso faz de nós médicos? Abraço!
Simplesmente Eu, só há uma explicação: é que os pirolitos são tão bons que só um doido não come mais um! Abraço!
Zé do Cão, quem confessa não merece castigo. Agora pára de espernear e veste esta camisa branca, anda!
Salto-Alto, encerado? Isso ofendeu-me, pá! Beijos!
ResponderEliminarAnA, essa não me convenceu, só se a usares com concordância, isto é, “és mesmo um doidinho varridinho”. Assim talvez aceite... ;)
Laura, tu estás confusa? Agora imagina eu, que ia ficando com um nó no cérebro! Beijos!
Doido fino é varrido com Vileda, doido pobrezinho é varrido com uma daquelas vassourinhas já sem cerdas e sem aquela borrachinha na ponta do cabo....
ResponderEliminarImaginei logo o doido aspirado pelo meio da escala!!!
ResponderEliminarAcabadinha de chegar de ferias não me faças já pensar muito porque senão os meus fusiveis vão pifar.
ResponderEliminarMas doidos varidos eu acho que são aqueles que gritam por algo que não conseguem ter........ (SLB)....hihihiihhii
Raufs muito grandes
Rafeirito, temos de ver que a expressão "doido com cotão" seria muito mais desagradável.
ResponderEliminarFaz-me lembrar um amigo meu que é doido e tinha a casa cheia de cotão.
Chamavamos-lhe a "Casa do Pó", em homenagem ao livro com o mesmo nome.
Mas isso agora não interessa nada.
Um grande miau!
No tempo em que eu tinha ideias mirabolantes e estava sempre pronta para o gozo e para a brincadeira, várias vezes me disseram essa expressão.Mas os meus amigos já sabiam o que a casa gastava e com o que podiam contar.Mas até achava que eles estavam dentro da razão.Era mesmo uma "ganda desastrada , espavorida e brincalhona".Hoje esses atributos resumem-se a uma pequenina frase: "uma quota sossegadinha e que só quer é que a não incomodem muito" .
ResponderEliminarboa semana menino
PRÓXIMO COMENTARIO A ESTE POST DIA 2 DE FEVEREIRO.........
ResponderEliminaruns são doidos varridos, outros como eu são génios empoeirados!
ResponderEliminarA expressão não é má... A alternativa era "doido que levou a passagem de uma Vileda encharcada de água com Cif"
ResponderEliminarEles varrem tudo..Eles varrem tudo e não deixam nada. Eles varrem tudo..Eles varrem tudo..Eles varrem tudo e não deixam nadaaaaaaaa.
ResponderEliminarBom fim-de-semana!
Abraço
Bom dia para ti, é sábado e o tempo pede casa, chinelos e descanso, não pra mim que não faço outra coisa, mas para quem trabalha e sua a fio durante a semana...
ResponderEliminarBeijinho grande e esquece que és rafeiro e transforma-te num au au de luxo, mereces...
Muito, muito bom!!!
ResponderEliminarÉ mesmo, existem algumas formas de expressão, que não atinamos de onde vieram...
Você é ótimo! Dei boas risadas logo pela manhã... OBRIGADA!
Beijos de luz e um dia muito feliz!!!
não achas que doido varrido soa melhor que doido escovadinho?
ResponderEliminarAbraço
hheheheh o teu texto é de "morrer a rir" (mais uma expressão no minimo contraditória!) e os comentários... adorei o "não bate bem da bitela" , vou usar isso cá em casa e no trabalho :)
ResponderEliminarbjca xL
Que mais vou dizer eu aqui!? O pessoal já disse tudo, nada mais a acrescentar.
ResponderEliminarOlha pá, um bom fim de semana de mais uma doida varrida e obrigada pela visita.
BJS
eu visualizo o "doido varrido" assim: tão idiota tão idiota que de repente vem assim um vento e.. varre-o .. dali pra fora.. hmm.. esquece.
ResponderEliminarpois, mudei de imagem e de nick...! **
Olá!
ResponderEliminarolhe, depois de me rir...fui perguntar ao sr. google e o primeiro sinónimo para doido varrido que apareceu, foi esta fantástica frase:"Alguém que é mais que doido: é doido varrido ou varrido de doido, já que varrido é sinônimo de insano. “É batata!”"
"é batata"???!!! como seria o grau de doideira de quem colocou este sin^´onimo??!!!
e como se chama aos canídeos "doidos varridos" ??!!!
fiz um pequenino hiato, de dia e meio nestas férias, regressei à "base" e à net, sigo amanhã para Madrid e Saragoça, vou à EXPO (apenas 3 dias), depois Castelo branco, quando voltar em meados de Setembro, vou ler tudinho com calma, agora vim só dar um abraço
e um sorriso :)
ah!sorry se já alguém teve a mesma ideia de ir ao sr google e aqui a escreveu... e estou a repetir... é que não tive tempo para ler os coment... :)
O que eu me ri.
ResponderEliminarAbraço!
Provocação, essa da borrachinha na ponta do cabo, levaria a inúmeras suposições...
ResponderEliminarCarpe Diem, e dentro do aspirado haveria vários níveis, desde o aspirador portátil até à aspiração central! ;)
Parisiense, acabadinha de chegar? Acabaram as feriazinhas, foi? Snifff... ;)
Bxana, tu tens uns amigos estranhos, jove. RAUF!
Turbolenta, não te consigo imaginar assim. A tua escrita não é de uma cota encostada e conformada. Vá, confessa, também és varrida de vez em quando! Beijo!
ResponderEliminarConde, duvido, nessa data esta caixa de comentários estará bem fechada. Abraço!
The one you know, empoeirados e modestos! ;)
Sub-Lodo, ou mesmo “doido que foi esfregado com um piaçaba semi-limpo!
Bernardo Moura, deixam, deixam, a doideira! Boa semana, que o FDS está nas últimas! Abraço!
ResponderEliminarLaurinha, nunca me esquecerei que sou um rafeiro, os lulus não me atraem, são demasiado snobs! Beijo!
Mundo Azul, sim, podem não ter grande utilidade, mas pelo menos servem para a malta inventar sobre a sua origem. Beijo!
Amsilva, não, varrido parece mal asseado, escovadinho dá logo a ideia de todo arranjado! Abraço!
Mimo Azul, é a vantagem de ter visitantes tão diversificados, muitas vezes os comentários são mais engraçados que o texto em si. Beijo!
ResponderEliminarMarquesa, foste obrigada a visitar-me?!? Quem foi, que eu dou cabo dele? Beijos!
MaryJane, e és tu, na imagem? Se sim, grande brasa, pá! Beijo!
Mariam, quer então dizer que quando a minha mãe me dizia “quero a casa toda varrida”, na prática queria a casa toda insana? Se assim for, acho que cumpri bem a tarefa, se insano for sinónimo de desarrumada! Beijo!
JC, ainda bem, jove, um grande RAUF para ti!
Vim saber de novas, assim deixo desejo de boa semana.
ResponderEliminarFica bem.
Doido... hummmm! Como é boa uma loucurinha nem que seja só de vez em quando!!!
ResponderEliminarVarrida... sim.... varrida de loucura, de paixão!!!!
AAAAAAHHHHHHHH!!!!!
Infelizes aqueles que não se deixam enlouquecer!!!!!
Estou a ficar possuida!!!
Doida mesmo!!!!
Quem me vem varrer?!!!!
HEHEHEHE!!!!!!
Aiiiiiii que essa de "de outro clube que não o SLB" tocou fundo...pahhhhh desculpa lá mas ainda bem que não sou :P
ResponderEliminarExistem tantas expressões que na minha opinião não têm pés nem cabeça, por isso não vale apena matutar sobre o assunto!!
ResponderEliminarUma boa semana de trabalho :)
Voltei de um mergulho!
ResponderEliminarBem, acho que mais palavras são dispensáveis. Tou com o gás todo!
Fica Bem!
"Doido varrido" Entao, toda a gente sabe! É simples... "Varrido" é chick! Claro... Foi para ficar um doido com estilo que se acrescentou "varido"...
ResponderEliminarAcho que também sou doida varrida... Quem sabe? Mas doida chick!
xD
loool
ResponderEliminareu acho espantosa a capacidade que tu tens de transformar um assunto supostamente inócuo num debate sobre uma expressão em que já ultrapassa os 100 comentários....
doido varrido só podes ser tu :D (e todos nós que te comentamos :))) )
Beijocas e uma excelente semana
Boa semana e que a alegria seja como a das sextas feiras, ou seja; todos os dias!...
ResponderEliminarBeijinho de mim.
Doido varrido?Agora é que se me varreram as ideias!ehehehhe:))
ResponderEliminarEu até acho piada, ao "varrido"!
Para mim ,doido varrido é uma pessoa que já foi banida (varrida ) da e por, a sociedade!
Por isso ,tem de estar isolado, de todos!
Mas como existem tantos doidos varridos á solta, acho que é mais uma expressão popular !
Bjs varridos
Doido perfumado :-))))
ResponderEliminarPois que a mim também me incomodam a origem de certas palavras, como esta. Doido varrido...faz-me imaginar um doido a ser varrido para baixo de um tapete. Hmmmm...realmente não faz muito sentido. Será que as ideías, inteligência e/ou lucidez é que foram varridas? Mas assim não seria a doideira varrida mas a saúde mental :). Aiii que me fazes ficar com um nó varrido no cérebro :). Seja como for estou aqui estou a varrer-me daqui para fora e vou para casa :).
ResponderEliminarAbreijos dos meus, dos varridos!
:))
ResponderEliminarpsiuuuuuuuu oya lá, eu é q num fui, pq num trabalho de borla :)))
trollll
besuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua
pois eu acho que contemporâneo, contemporâneo, actualíssimo mesmo, será dizer: é pá tu és um doida clean
ResponderEliminarahahahaha
Eu gosto é dakeles q n jogam co baralho todo!!! =D
ResponderEliminarSaudações snoopyanas
A 5àsec limpa qualquer um, maluco ou não, desde que paguem. (lol)
ResponderEliminarAh, tu não tens pinta de rafeiro, so de cachorro de luxo com trela de diamantes, mereces ser chamado de ão, ão querido, és um amor...o mê shakita tamém é lindo e eu adoro-o e a ti tamém, podes crer..laura.e o tal do mê amigo nã na penso que devia ter dito que sim...se fosse não teria a neide e o nuno...
ResponderEliminarBeijinho
Espero-te no Bluevelvet, hoje, se puderes.
ResponderEliminarBeijinhos
Boa semana com saudações amigas
ResponderEliminarBem, eu já ouvi "zabumba", a paritr daí...
ResponderEliminarRapaz, é de enlouquecer! Pensei, pensei, e não encontrei nenhuma explicação. Mais um enigma para a humanidade, como aquele relativo à utilidade daquelas estátuas gigantescas da Ilha de Páscoa. Quem sabe, não foram esculpidas por algum doido varrido?
ResponderEliminarUm abraço, e boa semana!
E ainda bem que não foste ao extremo do "doido limpo a Raimbow" porque aí sim estavas perante a fina flôr da doidice...Eu pessoalmente gosto mais de "destrambelhado".
ResponderEliminarjokas
São, então não sabes que novas só mesmo às 00:01 de quarta-feira? Querem ver que vou ter de te bater? Beijo!
ResponderEliminarCavalo Marinho com asas, deixa-me só ir buscar a vassoura que já te faço a vontade...
Hands of Time, eu desculpo, já Deus vai ter mais dificuldade. ;)
Conchita, claro que vale a pena matutar, se eu falasse sobre as coisas que fazem sentido ainda tornava este espaço interessante, estás doida? Beijo!
Nitrox, escusavas era de me molhar o chão todo, pá! Abraço e bom gás!
ResponderEliminarGota de Água, essa do varrido ser chique não me convence. É que eu associo sempre a vassoura à sujidade, logo não liga muito com chique! A não ser que estejas a falar do nosso jet-7, aí totalmente de acordo! ;)
KA, disso não tenho qualquer dúvida, tanto da minha doideira como de quem teima em me acompanhar. E como é bom ser doido... Beijo!
Laura, ou quanto muito que seja como a alegria sentida às 18:57, que é a hora a que normalmente despego do trabalho. Despegar é uma palavra gira... Beijo!
Miriam do Mar, eu acho mais curioso que engraçada esta expressão. Mas o ser banido da sociedade não implica necessariamente doideira, vendo como a sociedade está, talvez até seja um sinal de clarividência. Beijos escovados!
ResponderEliminarRobina, e com muito gosto! :D
Afrodite, já viste o perigo que seria para a integridade física das pessoas, se debaixo de cada tapete existisse um doido? É que o nosso mundo seria uma autêntica montanha-russa! Beijos!
Sandra, não trabalhas de borla?!? Então quero já cancelar aquela encomenda de “desenhos” que te fiz! Foi feita, num momento de loucura! Beijos!
Metamorfose, e se fosse dito por teenagers, seria “ena, és um doido bué da asseadex!”. ;)
ResponderEliminarSnoopy, sempre me intrigou quais seriam as cartas em falta... Abraço!
Opinador, especialmente a carteira, já as nódoas tenho sérias reservas! Abraço!
Laura, claro que terias na mesma a Neide e o Nuno, simplesmente seriam ligeiramente diferentes. Quem acredita em realidades alternativas certamente saberia dizer como! Beijinho!
Bluevelvet, isso é que foi agarrar-me pelo rabo, estava mesmo de saída. Beijo e parabéns pelo aniversário blogueiro!
ResponderEliminarC Valente, um grande abraço, caro amigo.
Blayer, e que raio quer dizer zabumba?!?
Oliver Pickwick, esses não eram malucos, eram mesmo parvos. Alguma vez se fazem estátuas sem braços e com um nariz daquele tamanho? Como é que eles se assoavam? Abraço!
Rita, destrambelhado é uma palavra deliciosa, mas dá-me mais ideia duma pessoa desengonçada das ideias do que propriamente louca. Beijocas!
Pois eu acho é que - uns mais outros menos, uns disto outros daquilo - varridos andamos todos!
ResponderEliminarBeijo fofo!!
estes doidos são uns doidivanas
ResponderEliminar:))
ResponderEliminarcreduuuuu, q bingatibo kés :))
fuiiiiiiiiiiiiiiii
besuuuuuuuuuuuuuuuuuuus
Eu acho que a expressão é totalmente adequada a ti, Jorge!
ResponderEliminarAdorei o teu blog... E o teu livro também, é tão viciantemente cómico e tão fácil de ler, que numa noite já estava mais que lido!
Vou começar a ser leitora frequente do rafeiro...
(P.S.: Sou a afilhada da Sofia Garcez, a Mafalda)
Parabéns e continuação :D
"Uma vez que se trata de um grupo populacional em franca expansão, é natural que exista um quase sem número de palavras para designar essas pessoas que não batem bem, que lhes falta um parafuso, que são pirulas, dementes, loucas, de outro clube que não o SLB, malucas, etc., etc., etc."
ResponderEliminarDepois desta frase tão bem dita, neste caso escrita, recuso-me a dizer seja o que fôr!
Ok, eu reconheço, sou uma doida varrida! Completamente maluca, mas muito asseadinha!!
:) Beijinho
Eu cá gosto da palavra doidivanas. Não faço ideia porquê, mas dá-me vontade de rir.
ResponderEliminarSerá que em inglês traduzem para crazy swept, swept crazy?? mmmmmm
Sha, todos não, que eu ainda preservo a minha sanidade mental. E agora com licença, que tenho de ir dar banho ao meu dono! Beijo!
ResponderEliminarAndy, também é uma expressão fofinha, sem dúvida. Beijoca!
Sandra, eu, vingativo? Nunquinha, só a quem me pisa os calos! ;) Beijo!
Mebocaína, vou tomar isso como um elogio. Em todo o caso, se não fosse, estás demasiado longe para te poder espancar. Uma grande beijoca e ainda bem que gostaste!
ResponderEliminarLiamaral, e não percas a esperança, só ainda passaram duas jornadas! Uma grande beijoca asseadinha para ti!
Restelo, em inglês cheira-me que seria traduzido para crazyvanas! Beijo!
Desculpe lá, porque é que dia 3 não há postada, hãaaaaaaaan?????????????????????
ResponderEliminarEu tinha uma explicação muito boa, mas... varreu-se-me! lol
ResponderEliminar***
olá! E porque não " doido perfumado "???? lol...abraço
ResponderEliminarA Grafonola, quem te manda ser apressada, pá? Era lá capaz de não cumprir com o meu calendário? Beijo!
ResponderEliminarMedusasss, vai procurar no baldo do lixo, pode ser que a tenham lá posto!
Nuno, esse já existe, e costuma andar por aqui. Abraço!
Olá sr rafeiro! Pois eu também não posso falar muito porque a minha letra não é maravilhosa, mas percebe-se!! Garanto-te que sim. Eu acho que ter letra assim é pré-requisito para se ser médico! Não me admirava lol
ResponderEliminarPsimento, vou ter de te chamar doido varrido. É que o teu comentário está no texto errado... ;) Abraço!
ResponderEliminarPoderia fazer referência ao vil ataque clúbístico do primeiro paragrafo mas só se fosse doida varrida é que voltava a discutir futebol contigo! ;)
ResponderEliminarBeijocas
Ora acabei de encontrar explicação! Eu sempre digo , doida varrida e encerada, claro que isso por vezes parece que irritava as pessoas, e honestamente não sei porque saia sempre assim, mas essa era a minha questão..´Porque doido varrido e não encerado?Estava certo o meu raciocinio..Beijinhos, boa semana..
ResponderEliminarSafira, até teria de inventar um novo termo para associar ao doida. Fazes bem em não reincidir... ;) Beijos!
ResponderEliminarBicho de Conta, e eu a pensar que a ideia era original. Quanto te devo então pelos direitos de autor? Beijoca!
Desculpa lá, mas acho que os tais que são “de outro clube que não o SLB” são bem mais espertos, até mesmo os que são do SLB e Castelo Branco. Já agora te digo que se esses, e lembro-te que recentemente vi um a apertar o cachaço ao juiz de linha, não são doidos varridos então é porque já pertencem a outra categoria. À classe dos doidos aspirados, isto é com aspirações a serem ainda mais doidos do que já são.
ResponderEliminarAbraço.
Paulofski, esses que apertam o cachaço a fiscais de linha não são doidos varridos, são imbecis de primeiro, cujo castigo devia envolver a bandeirola do agredido. Abraço!
ResponderEliminar