Cuidado com o Rafeiro! Não é que morda, mas podes pisá-lo sem querer...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Então e os sem-abrigo, pá?!?

No outro dia um amigo alertou-me para uma notícia na qual o Governo se prepararia para baixar o IVA cobrado aos praticantes de golfe de 23% para 6%. E eu fiquei durante uns minutos especado, pensando que o tal amigo estaria a gozar comigo, pois nem este Governo poderia pensar em tal atitude, numa altura em que grita pela necessidade de mais sacrifícios, de mais cortes, de mais impostos.

Mas não, é mesmo verdade, com o argumento que essa actividade contribui com uns milhões de euros para a nossa economia. Pelos vistos todas as outras actividades desportivas que passaram para 23% (e assim se mantêm) não têm grande contributo para a economia, ou para a saúde de quem as pratica, ou não têm muitos praticantes junto dos boys, ou... nem tenho palavras.

Fazendo uma pequena pesquisa, vemos que está prevista a cobrança de IVA de 13% sobre as refeições doadas pelos restaurantes e destinadas aos sem-abrigo. E digo “está prevista”, porque o regime de excepção que vai permitir isentar de cobrança ainda não foi aprovado.

É que chegamos a um ponto em que a vergonha por parte de quem nos governa desapareceu. Para nos alimentarmos ou permitir que alguém mate a fome a um sem-abrigo, IVA a 13%. Para jogar golfe, nitidamente um desporto popular e acessível a todos, 6%. Só vejo uma solução: ou metem os sem-abrigo a jogar golfe ou transformamos os membros deste governo em sem-abrigo. Estão comigo?

Até sempre,
Rafeiro Perfumado

57 comentários:

Manuela disse...

Rafeirinho, presente!
Beijinhos e um ossinho... isento de IVA ;)

MRPereira disse...

Eu voto na segunda opção! Que cambada de anormais pá!

Abraço

Felina disse...

Não percebes nada de economia, a internacionalização é que nos vai salvar, como não podemos exportar campos de golfe, aliciamos os camones com a promoção IVA mais baixo a jogarem golfe em Portugal e a deixarem cá o money deles ok?

the big fox disse...

é pá não podemos transformar os tipos do governo (ou lá o que aquilo é) em alvos das bolas de golfe? isso é que era...
assim poderiamos todos praticar um desporto (será que é?) acessivel...
abraço

BRUXA disse...

E se pusessem os sem-abrigo,quando teem fome, a jogar golfe?

Anónimo disse...

corei...sou cusca...ahahahahh...gostei...

carpe vitam! disse...

sério?!?!? Completamente!!!

Janita disse...

Ó Rafeirinho, claro que estou contigo! Aqui, de pedra e cal, pró que der e vier.
Até deixo a minha vida ficar toda emaranhada...

Mas...se os gajos do Governo forem pra debaixo da ponte e os que lá estão forem jogar golfe...quem é que comanda esta jangada?:-)
Fica à deriva??
Não!...Vais pra lá tu e mais eu.

Deixa-me ir.

Muitos e bons Xissss

A Minha Essência disse...

Sabes, os governantes comem bolas de golf. É por isso que têm as ideias que têm... :S

Isto de facto vai de mal a pior.

Paulo disse...

Este governo tem um poder de visão fabuloso, pois sente que o número de sem-abrigos vai aumentar exponencialmente e já se antecipou para beneficiar os futuros recém-sem-abrigos com a redução da taxa de IVA ^^

Acho que deviamos todos declarar em sede de IRS, que somos sem abrigos e nem salário mínimo auferimos. Assim Portugal teria a população activa isenta de pagar impostos, conseguindo desta forma que o Governo + Ali babá e os 40.000 ladrões deste país não tivessem mais para meter ao bolso, tranformando-os em sem abrigos também eheheheheehehe :))

Abraço sem abrigo ^_^

Patrícia disse...

Ainda tenho a esperança de que, pelo facto desta merda (sorry, mas não consegui dizer de outra forma) ter vindo para os jornais, o nosso governo tenha alguma vergonha na cara e recue.
A dos 13% às refeições para os sem-abrigos é que me surpreendeu. Aliás, não vão ser doadas? dá-se então ao estado 13% de quê? e quem paga os tais 13%? os restaurantes oferecem a comida mas pagam iva como se tivesse recebido o valor da refeição?
bjs

Dragão Azul disse...

Rafeiro, a verdadeira razão de descerem o IVA para 6% não é bem essa:....

"Mas não, é mesmo verdade, com o argumento que essa actividade contribui com uns milhões de euros para a nossa economia."

Isso é para tapar os olhos se é que conseguem tapar... segundo percebi eles desceram o IVA porque querem trazer para Portugal a Rider Cup ou la como se chama e se o IVA fosse 23% parece que não tinham hipoteses de trazer para Portugal, O problema é que a Rider Cup ou lá como se chama tem um inicio e um fim e quanto acavar... no fundo andan a branquear qualquer coisa.
Esta é a minho opiniãp....

PS - Logo quero 3 victorias....

paulofski disse...

A 100% contigo. No gabinete tenho um buraco aberto para os meter lá todos e enterra-los até ao pescoço.

zitamina disse...

sim, isso tira qualquer um do sério :s

essas e outras!

beijos

Textículos disse...

Mentalmente indigentes já os políticos são! :)

Vício disse...

vou optar pela ultima opção do segundo paragrafo e dizer que eu não estou contigo! nem sei onde estás...

João Coelho disse...

Pois eu acho que até é capaz de ser uma medida que dará jeito...
Ora pensem lá, a malta assim pode comprar tacos de golfe para oferecer aos sem-abrigo, quanto a bolas podem utilizar mesmo as dos tipos que aprovarem estas barbaridades (se as tiverem)

Brown Eyes disse...

É de facto vergonhoso; enfim, sport for the boy's.

carol disse...

Claro que estamos contigo, Rafeirinho! Estás cheiinho de razão! Isto é uma vergonha! E depois tiram o abono de família a quem aufere 600 euros mensais e congelam pensões de 200 e tal euros.
Olha, Rafeirinho, mas tira aquela imagem deprimente que puseste com este texto. Nem queiras saber a vontade de chorar que me dá quando vejo os teus primos naquele estado.

Tulipa disse...

Eu sinceramente pensei que essa notícia fosse uma piada...

Louco disse...

Quem está a esfregar as mãozinhas de contentamente é o Macaco e os seus super morcões.


Siguuura.

JP disse...

Estou plenamente de acordo contigo Rafeiro e fazemos mais: passamos os jogadores de golf também para sem abrigo... coitadinhos...

este país está realmente a bater no fundo... parece o TITANIC a afundar-se em que só os passageiros da 1ª classe é que tem lugar no bote salva-vidas!

Abraços

Teté disse...

A 100%!

Mas pelo que percebi, os nossos governantes só estão a cogitar numa maneira de baixar o IVA para o golfe, aprovando uma nova interpretação da lei, instigados por empresários ligados ao sector do turismo e respectivos juristas, sendo golfistas ou não! Mas só a simples ideia de ponderar sobre o assunto, chega e sobra para causar indignação e perplexidade!

E claro que se estão todos nas tintas para os pobres e sem-abrigo que passam fome, pessoas importantes como ministros, causídicos, empresários de mão cheia vão atentar nessa "gentalha" que não tem onde cair morta?! Gente fina é outra coisa... :P

Aposto que o regime de excepção para doações de refeições a estes "esfomeados" vai demorar muito mais tempo a decidir do que lá as do golfe! Uma questão de prioridades! Mas que apetecia pôr os nossos governantes todos no olho na rua, lá isso...

Beijocas!

Teófilo Silva disse...

eheheh Claro que estou. Meter os sem abrigo a jogar golfe é uma excelente ideia. Mas melhor era por os ditos, no lugar dos sem abrigo.

Rui Pascoal disse...

Há "aves de arribação"... umas deixam saudades, outras não.
:)

nuvemdoce disse...

É tudo uma questão de estratégia ma petite Rauf Rauf...
não vamos confundir o número de abastados com acesso a um campo de golf com o número dos sem abrigo com direito a refeição em restaurante...Ah..pois é... Em qual achas que incide a maioria??..

Rauf...já ladrei demais...fiquei com sede!!..

LOURO disse...

Oi,Rafeiro!
Estou contigo,subescrevo a segunda opcão...
Abraço,
Lourenço

Cat disse...

Isto é uma vergonha. Ou melhor, na verdade, isto é a falta da mesma!!

impulsos disse...

Chegámos a um ponto em que até a indignação passou a ser algo tão banal como qualquer outra coisa de somenos importância. As emoções já não contam para nada e qualquer coisa que sirva para sacar mais uns euros(nem que seja à custa da fome dos outros ou da extravagância de uma certa elite), serve!
Enfim... sem mais comentários.

Beijo

tronxa disse...

e enterra-los ate ao pescoço, á porta da assembleia da republica e depois pormos o povo a aprender a jogar golfe com as cabeças destes labregos???

isso é que era desporto nacional!! e sem impostos!!!

bjnhsss canito!

sentaqui disse...

Mal ouvi esta notícia e porque estamos em época de luta, lembrei-me que deveriam aparecer por aí umas mentes iluminadas que arranjassem umas excursões de sem abrigo que os levassem até um ou vários campos de golf, fazendo um cordão desumano em volta do campo. Com um pouco de sorte ainda apanhavam umas bolas e atiravam-nos à mona dos jogadores.
De bradar aos céus rafeirito.
Só me apetece dar umas tacadas valentes nestes gajos todos.

Beijinhos

Maria disse...

Por mim , colocava os menbros do governo a viver na rua .
Depois era vê-los a comer bolas de golf , assim aprendiam o que é viver com pouco , ou nada .

Kok disse...

Os gajos passarem a ser incluídos nos "sem abrigo"?
Não concordo! Era o que faltava!
Vão mas é trabalhar por um período mínimo de 5 anos a 45 horas semanais (*) a recibos verdes e com o ordenado mínimo e pagando a seg.social + IRS e morando numa enxovia com renda mensal de 300€ (água e luz à parte) sem direito a férias nem "baixa" por doença.

Olha olha, sem abrigo!
Para ainda passarem a comer à conta e a receberem de borla agasalhos e poderem ser acolhidos em instituições de solidariedade social?
Isso é que era bom...

(*)e não opto por outros valores (+ horas de trabalho e - ordenado) porque não quero que morram de exaustão; quero mesmo é que durem esses 5 anos e sem aumentos de vencimento.

Blogadinha disse...

Era uma tacada no 13.º buraco, a ver se arejavam as ideias...

Close up! disse...

Isto mete-me cá um nojo...

Capricho disse...

Inacreditavel!!! Estou parva!!!Claro que estou contigo!!

P.s Já recebeste resposta da C.P?

Grande Rafeiro!! Beijinhos :)

Inês disse...

É muito mais importante o golfe estar a 6%.
Temos que ser solidários com os praticantes do desporto dos "pobres", enquanto que a doação de comida pelos restaurantes vai ser taxada. Claro que se pode dar comida em vez de a deitar para o lixo, mas o governo tem sempre que ganhar algo com a coisa. http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=472389

Roxanne disse...

A comida que é um bem essencial para a nossa existência com um IVA de 13% e o golf que é um simples desporto para umas quantas pessoas que nadam em dinheiro a 6%. Ok, tá bem... Este governo sabe mesmo o que é prioritário não haja dúvida!
Já estou como muitos já disseram ao longo dos comentários: vamos transformar os políticos em bolas de golf e mandar-lhes uma grandes tacadas!

Mz disse...

Devem ter levado com uma bola na cabeça, inacreditável!
Bem... olha eu vou partilhar isto no fb.

Sérgio Pontes disse...

Realmente este governo já mete nojo, tomara já que o PEC4 não seja aprovado e o Socrates tenha de sair...

turbolenta disse...

Concordo plenamente contigo.É um desaforo. Uma falta de vergonha .Mais uma brilhante ideia dessas cabecinhas pensadoras do engenheiro relativo e da boca de charroco.
É gozar com quem trabalha e apenas vive dos rendimentos do seu árduo e mal remunerado trabalho. Quem tem dinheiro para jogar golfe, pode pagar mais, mas muito mais de IVA.
Bem...vamos lá ver quantos mais dias têm para porem em prática todas essas inovações.Alguns dizem que mais uns escassos 8 dias.
Só quero que não me lixem mais!
bjs
bom fim de semana

MEU DOCE AMOR disse...

Estamos em tempo de comédia,sem dúvida.

Beijinho doce:)

Andreia disse...

Rafeiro, estou contigo!

Onde está o estado providência? nos campos de golfe? só pode

Marta disse...

A sério, não sei se vou rir ou chorar. Este país é uma vergonha.
Acho que para recuperar vou ali à despensa tirar os meus tacos de golf e dar uma tacadas, na pinha das bestas que têm estas ideias estúpidas.
Raio que os parta.

TM disse...

E que tal os sem-abrigo jogarem golfe, e a malta do governo servir de bolas?
Vai uma tacada???

Fábio Paulos disse...

estou contigo claro, é claro que o golfe representa uma parte importante para o turismo português, mas no estado em que estamos não é desculpa para se baixar assim tanto o imposto.

ψ Psimento ψ disse...

Estou contigo como é óbvio, certamente que quem se lembrou dessa diminuição é um acérrimo jogador de golf.
É verdade é que eles cada vez mais fazem aquilo que lhes apetece e já nem vergonha têm ou ver estas noticias expostas pelo país!! De resto que podemos nós fazer? Bora jogar golf… ou então aparecer lá no parlamento com uns taquinhos de golf e corre-los a todos à tacada!!

André Miguel disse...

Eles estão a preparar os tempos livres para quando saltarem do governo: mais vale dedicarem-se ao golfe porque à política nem a martelo!

MARGE SIMPSON disse...

Como somos desde o 25 de Abril governados por iluminados.. esta foi mais uma prova dada...aliás que já desconfiava. Tens visto os jogos de futebol? São bolas de golfe que são atiradas.. deu logo para desconfiar que teria de ser algo barato para atirarem para o campo.... E espero que não se tenham esquecido de alterar a taxa do caviar e do champanhe.. que como bens de primeira necessidade..são igualmente dignos de taxa menor! A ideia não é má.. repara que vão descer no ordenado mínimo, já reduziram os vencimentos.. ora só faltava a taxa do golfe! Fazes ideia a que preço estão os tacos? As bolas? O fato? Assim não dava...Por isso foi uma medida corajosa... olha que isto vai dar uma revolução entre os praticantes de golfe..mas por outro lado vamos crescer economicamente...porque os praticantes andavam já pela rua da amargura...os sem-abrigo continuarão as suas vidinhas entre papelões e caridade alheia..e assim o nosso país não tarda volta a ser uma grande potência económica!

Bjs

Caia disse...

Voto em ti!

Táxi Pluvioso disse...

Claro, a solução é todos irem jogar golfe. Eu já comprei o taco, acho que para as bolas, vou esperar pelo próximo 1º ministro. good weekend

Malena disse...

Sabes que mais? Para o Diabo que os carregue a todos!

palavrasasolta disse...

Já tinha ouvido um zum-zum mas não pensava que fosse verdade!
Raios partam estes fulanos que nos dizem governar e só desgovernam!
Vamos mas é colocar os sem-abrigos no governo e meter esses fulanos como sem-abrigos. A ver se gostam e se deixam de fazer tanta m... porcaria.

Maria Santos disse...

Eu diria mais: TODOS OS POLITICOS QUE ACHAM QUE SÃO UNS ILUMINADOS, MAIS ESSAS RANHOSAS CHEFIAS-BOYS QUE POR AÍ PROLIFERAM COMO OS COGUMELOS VENENOSOS PARA A ICENERADORA DO OUTÃO (acho que existe!!!) E TUDO QUEIMADO COMO A COCAINA QUE ESTÁ A SER CADA VEZ MAIS APREENDIDA....

Lembrei-me agora: ja reparaste que nunca se ouviu falar tanto em apreensão de cocaina??? Acho que ALGUEM anda a chutar... ui... la para os lados da assembleia da republica...

Petra Pink disse...

Eu bem sei onde é que eles precisavam que lhes enfiassem um taco de golfe.
Já satisfeitos certamente teriam ideias verdadeiramente iluminadas.
O que eu acho sinceramente, é que do alto do pedrestal onde vivem, tenham duvidado que houvesse fuga de informação para os jornais.
- Pá ninguém vai notar.

Narizinho Lunático disse...

Bem, da maneira que isto está e com a falta de confiança internacional em Portugal, não deve faltar muito para que todos fiquemos sem-abrigo... Já os políticos... Esses, vão passar a vida numa cabana, daquelas pequeninas e sem qualquer conforto, lá para os lados da Suiça... 'Taditos deles! :p Bjs

Sara S. disse...

Eu estou. Se permitessem ao povo falar sobre isso, de certeza que estaríamos bem melhor do que estamos, porque, felizmente, há quem se aperceba do que é melhor para todos. Vão atrair turistas com isso? Imagino... Umas dezenas por ano... iei... Se é para um torneio? Pois, como já disseram isso tem um fim. E os sem-abrigo? Residentes permanentes aos milhares que se mantêm? Ou são completamente tapadinhos para não se aperceberem da estupidez que cometem ou só querem mesmo olhar para o seu umbigo. Eu acho que até são as duas...