Cuidado com o Rafeiro! Não é que morda, mas podes pisá-lo sem querer...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Olha, este tem motor!

Os stands de venda de automóveis sempre me encheram de curiosidade. Quer dizer, não é propriamente o stand em si que me enche de curiosidade, aquilo não passa duma loja cheia de carros habitada por vendedores sorridentes e manhosos. O que sempre me chamou a atenção foi o facto dos carros estarem expostos com o motor à mostra. Aquilo é para quê, para a malta ficar a saber que o preço do carro inclui as peças que o fazem andar? Ou será para impressionar os entendidos? Eu olho lá para dentro e, muito sinceramente, fico todo contente quando reconheço o sítio onde colocar o líquido para lavar os vidros. Bem podem dizer que o motor tem oito cilindros, quatro cubos ou três trapézios, eu só vejo um amontoado de cabos, plástico e metal.

Agora se a exibição das entranhas do carro nem é para impressionar nem para provar que tem motor, porque não estender esta prática a outras coisas? Era colocar as televisões todas esventradas, para nos podermos maravilhar com os avanços da tecnologia. Era colocar as torradeiras com a parte eléctrica toda exposta, para podermos apreciar o mecanismo que faz saltar a torrada. Só seria complicado quando fossemos a uma loja de animais comprar uma nova mascote lá para casa:
- Mamã, mamã, podemos levar este que tem o sistema digestivo mais rosadinho? Vá lá, mamã!

Tadinhos dos bichos...

Até sempre,
Rafeiro Perfumado

45 comentários:

  1. eheheheh, o que eu me ri com este post. Mas depois de me divertir, caí em mim e voltei a ler o texto, levando muito a sério o que estava nas entrelinhas. E é realmente uma triste realidade. Uma neta minha foi recentemente enganada por um stander.
    Enfim, com tanto vigarista neste país, Portugal é o primeiro país a implantar uma nova democracia.

    ResponderEliminar
  2. É verdade que essa história dos carros com os motores à vista sempre me deixou uma dúvida existencial.
    Mas isto é coisa de homens e de sabedoria motora.Qualquer coisa como o vendedor explicar todo o motor, mas o cliente (homem) dizer algo como:"não sabe para que é aquele foi azul às bolinhas roxas??",e depois explicar com um ar de sabedoria suprema, qual o funcionamento do dito fio.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se sabes mas quando se compra um cavalo deve se ver os dentes se estão saudaveis, ora se o carro tem cavalos é perfeitamente normal que lhe abram também a boca

    ResponderEliminar
  4. hehehe... escolher um cão pelas tripas coradas... hahaha!!

    ResponderEliminar
  5. Eu achava que era uma pessoa absolutamente normal até ler este post. Parece que afinal não sou! Eu gosto de olhar para o motor de um carro antes de comprar, aliás, eu peço para abrirem o capô se ele estiver fechado e pior... se houvesse versões de carros citadinos com o motor coberto por um capô de fibra transparente era esse que eu comprava, assim uma espécie de Lamborghini Murcielago para classe média!
    E quanto aos outros electrodomésticos com "as tripas à mostra" já há qualquer coisa similar:
    http://2.0.bloguite.com/gadgets/a-torradeira-perfeita.html

    ResponderEliminar
  6. Nop... é apenas para impressionar os tótós!
    :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Então tu não vês que é sexy, pá?? É como se estivesses a ver o carro sem roupa!! ;)

    ResponderEliminar
  8. Cá para mim é uma forma de nos baralhar... enquanto nos perdemos em tubos fios e afins nem damos pelo acrescimo de custo que a voiture leva à pala dos impostos.

    ResponderEliminar
  9. Eu nem queria acreditar no que estava a ler;como é que é possível um gajo não ter o mínimo interesse em ver minuciosamento as peças do interior do motor de um carro;reconhecer apenas e a custo o piqueno depósito para o líquido dos vidros. ahhhhhh afinal ainda há esperança na raça humana!!!
    Já a parte da apreciação da beleza interior das pessoas me dá como que a volta às vísceras...mas isso são coisas minhas.

    ResponderEliminar
  10. Em primeiro lugar devo dizer que é a primeira vez que aqui venho e fiquei bastante impressionada com o blog do Rafeiro Perfumado.
    A ironia dos posts são uma boa característica, bastante apelativos para o comentário. Vou ficar atenta a novos desenvolvimentos, até porque sempre se ri um pouco da desgraça, característica tipicamente portuguesa.

    Gostaria que fosse até ao meu blog "O Poder da Ironia" e falasse acerca da terapia contra o aborrecimento. Será o Rafeiro Perfumado a ter a fórmula mágica?

    Patrícia=)

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Bem nem vou comentar o início pois, como sabes, não sou grande amante de veículos de 4 rodas mas gostei da forma como concluíste. Exemplificaste bem o perigo das generalizações ;)

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  13. Eu de carro não percebo nadinha...mas é sempre bom abrir o capô do carro para confirmar que tem coisas lá dentro, nem que seja só para encher o olho... ;)

    ResponderEliminar
  14. Como na minha família já houve um stand de automóveis, não causa espécie nenhuma, aliás, para quem percebe de motores e peças , até pode ser uma vantagem na decisão da compra (ver o estado das correias, tubos...)
    beijoca

    ResponderEliminar
  15. É para mostrarem que são pessoas de bem, e não nos vão enganar a vender-nos um carro sem motor...

    ResponderEliminar
  16. também nunca percebi o porquê de terem o capô aberto, apanhando sol...só para vermos que têm motor?
    é moda ou então deve ter problemas e tem de arejar!lol :P

    ResponderEliminar
  17. Alguns estao ali tanto tempo que o motor precisa arejar ;)
    Boa Pascoa e beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Eu acho que é para "dizer" ao possível comprador (não entendido) que:
    tás a ver isto? se estragas isto tás lixado!!!

    ResponderEliminar
  19. Já me esquecia: boa Páscoa e boas mini férias.
    E não vás preocupado que quando regressares a crise ainda cá mora!

    1 abraço pah!

    ResponderEliminar
  20. Rauffffff

    Até que tens razão , mas acho que põem os motores à vista porque os limpam bem e mostram que não perdem oleo e o estado de conservação é "brilhamte".
    Mas atenção.....Nos stands é só aparato...Puxam o brilho para atractivo....Mas para convencerem é preciso muito, pois muitos estão abaixo de calhambeques.

    Boa Páscoa

    Raifs para o menino

    bjitos da gota

    ResponderEliminar
  21. Há sempre quem alinhe na treta e finja parecer entendido em motores. Já leu umas coisas sobre o carro e dá-se ares de grande mecânico, o que deve ser uma alegria para os vendedores, que os topam à distância.
    Um pouco como o cerimonial de provar um vinho num restaurante, vem o empregado cheio de salamaleques, enche o o fundo copo do gajo (gaja não é suposta entender de vinhos) e este, cheira, rodopia, bebe um pequeno golo e dá um estalo com a língua. E diz, sério: "Pode servir!" Percebe alguma coisa de vinhos? Não, mas já viu os escansões fazerem aquilo tantas vezes, que não resiste à farsa... :)))

    Beijocas e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  22. Eu, num carro, só quero 1 coisa : que tenha sensores para eu não bater quando arrumo o carro....
    Não, nunca bati ao arrumar o meu carro ! Mas antes de ter os famosos sensores, ou passava 10 minutos a fazer manobras ou desistia do lugar...
    Quanto ao quem tem por baixo do capô ? não gosto de exibicionismo...
    Feliz Páscoa !
    Beijinhos
    Verdinha

    ResponderEliminar
  23. Já deu para perceber que és um grande especialista.
    Motor à mostra, ou tapado? Igual! Etc., etc.
    Não é suposto o género masculino (sim, que essa conversa do género se aplicar só à mulher também me dá que pensar!) perceber de tudo, mas tudinho, o que é engenhoca?!
    Deixas a espécie mal vista, é o que é!...

    ResponderEliminar
  24. Gostar de olhar as máquinas é normal e que umas pareçam ser mais potentes que outras também. Agora abrir-lhes o decote, só para confirmar, pudemos decepcionar-nos...
    :)

    ResponderEliminar
  25. O giro disso é quando não percebes nada e finges que percebes.

    "Oh, sim, já conheço o motor."

    E passas à frente desse assunto.

    Outra coisa que podes fazer é ouvir um vendedor a descrever o carro todo (o que traz incluído no preço) e depois ires a outro stand e apanhar o próximo vendedor a tentar enganar-te!

    (lol)

    Mas, digo-te uma coisa, ser gaja é passarem-nos logo um atestado de estupidez no que diz respeito a carros, por isso, mesmo que tal seja parcialmente verdade, fazê-los perceber que não vamos comprar lá o carro porque nos tentaram enganar e mostrar-lhes que não somos "burras" já é meio caminho andado...

    :)

    ResponderEliminar
  26. Bonitos por fora e por dentro já podres... é o que acontece maior parte das vezes!

    Quando tiveres alguma dúvida apita!!

    Abraços e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  27. E cada vez os motores têm mais plástico :))

    ResponderEliminar
  28. Para mim, desde que ande, tudo nice.

    ResponderEliminar
  29. E o que seria uma casa onde senhoras vende cariño! :D

    ResponderEliminar
  30. eheheheh tadinhos dos bichos! Mas tentar isto numa casa de stripp, o bar fecha num instante!

    ResponderEliminar
  31. que horror o último exemplo! Eu não gosto de cães e gatos em lojas de animais. Se com os outros bichos não me faz muita impressão, cães e gatos é coisa que me dá pena, estarem fechados na montra sem poderem interagir...

    Já os motores à mostra, devem ser mais para os entendidos na matéria, mesmo...tipo um motor de um Fiat não deve ser o mesmo que um de um Audi, digo eu! Também não percebo nada disso, até porque também não percebo p'ra que servem as mudanças nem aquilo que vocês chamam de pedal de embraiagem...Não sei conduzir :P

    xoxo**

    ResponderEliminar
  32. LOL isso és tu ou eu que nao percebo nada... quem perceba gosta de ver os motores

    **

    ResponderEliminar
  33. ver os interiores dos animais??
    arghhhhhhhhhhhh

    ResponderEliminar
  34. Ruhaf, kkkkkk ri sem parar enquanto lia o post. Foi bem direto á verdade. Hehehe, agora era expor tudo nas montras com os compunentes á vista, hehehe, sempre á cada ideia!

    Um bem hája e quaidado que vão restar poucos ossos pela Páscoa, pois teremos que saber poupar porque já cá temos o FMI e assim até ossos comemos. E tu rafeiro? Vais ter menos para roer!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Beijoca e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  36. Bem devo dizer que o meu recente animal de estimação abre tanto o bico para o alimentarmos que quase dá para ver o sistema digestivo. De resto eu de carros também não entendo nada, já o meu pai apesar de não ser a área dele, é um craque com essas coisas. Sempre que há um problema nos carros ele mesmo resolve, nunca me lembro de ele dizer que o carro teve de ir para a oficina. Pessoalmente quando vejo carros expostos em stands ou por exemplo dentro de shopings comerciais sempre me pergunto como é que os colocaram lá dentro…
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  37. :) por ser para mostrar como o motor está limpinho :)

    ResponderEliminar
  38. Duas coisas, primeiro já tinha pensado nessa dos motores numa vez que também fui a um stand, looool (sim eu também sou profissional em apanhar esses pequenos tiques ridículos que as pessoas têm)

    Depois já me ri que nem um perdido com o teu post!

    Essa do motor é tão lógica como o exemplo que te vou deixar a seguir:

    Pessoalmente acredito em Ovnis e Extraterrestres (tenho motivos para isso e não é só por causa dos meus colegas de trabalho, loool).

    Agora imagina que de facto existe uma civilização tão avançada em que a tecnologia é tão anos-luz à frente da nossa, onde eles se deslocam em poderosas naves espaciais, certo?
    Então porquê que as fotos de ovnis que aparecem neste mundo (todos eles tem aquelas ridículas luzes)?? - se calhar precisam de farois para chegar ao nosso planeta, LOOOOOOL

    ResponderEliminar
  39. Para começar.. só vou a stands depois de em casa se compararem revistas e mais revistas...por isso evito logo aqueles vendedores que tentam impingir o que está disponível... Comprei carro há um ano e de mecânica, motor, cavalos.. percebo tanto como de técnicas de treinar patos para circos! Como tal, não sou eu a escolher...a única coisa que faço é entre 2 ou 3 opções ir ao stand e entrar no carro se me agradar o INTERIOR, o design.. é o que escolho! Entre um Civic e um Seat Cupra boca Negra...não hesitei..Trouxe o Cupra! Agora saber onde tem o pneu, o líquido para vidros, onde se verifica óleo.. não faço ideia..Aliás o último carro antes destes, tive um furo em plena autoestrada.. liguei para a assistência..e o homem até se passou... nem sabia que o carro trazia pneu extra...um ano depois ainda tenho por lá no carro alarmes e botões que não faço a mínima...vou descobrindo...Agora o rapaz sim.. sabe tudo ao detalhe, ele é que pede os extras...eu limito-me a dizer... ´por dentro é lindo!.. Estamos os dois na mesma..

    ResponderEliminar
  40. Um de seus protegidos caezinhos estraçalharam minha orelha. Rs Rs
    Só pq eu mordi a orelha dele.

    ResponderEliminar
  41. Muito pertinente, Rafeiro Perfumado.
    É bem verdade que um vendedor de automóveis nos mostra as entranhas do carro como se fôssemos engenheiros.
    O que seria se tivéssemos de aturar a mesma lenga-lenga na compra de eletrodomésticos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  42. Como te entendo... e ja te disseram que deves ter um par de luzes suplentes e mais não sei quê??? Não sei para que servem, mas o meu pai lá me deixou uma caixa delas na bagageira... como se eu as fosse mudar!
    Ja agora, eu descobri o sitio do óleo 4 anos depois de ter o carro... e não sou loura...

    ResponderEliminar
  43. E na compra de uma boneca insuflável? que mostrariam? o ar? eles mostram o motor para a malta não reparar naquelas manchas estranhas dentro do carro.

    ResponderEliminar
  44. Eu cá, por mais que espreite lá para dentro, por cima ou por baixo, nunca vi nenhum cavalo!!!

    ResponderEliminar

MANDAMENTOS DA CAIXA DE COMENTÁRIOS (obtidos após uma escalada à Serra de Espinhaço de Cão)

1º Não escreverás enquanto comes, pois as migalhas podem lixar-te o teclado e tornar o comentário indecifrável.

2º Escrever nesta caixa de comentários é como mexer nas entranhas do blog, pelo que espero que tenhas as mãos imaculadas.

3º Não duvidarás das afirmações que vais comentar sem teres a certeza (e provas materiais) do que vais dizer, ou em alternativa um caparro maior que o meu.

4º Não insultarás gratuitamente, especialmente se o alvo do insulto for outro que não eu, pois poderás ser alvo de respostas demolidoras e extremamente adultas, como “quem diz é quem é”, “estás a ver-te ao espelho” ou mesmo “na peida, três dúzias”.

5º Não escreverás usando apenas maiúsculas, uso óculos mas ainda não estou pitosga, além de que essa forma ocupa mais espaço, tanto no monitor como na RAM da placa gráfica.

6º Não farás publicidade a tretas nas quais não tenho qualquer interesse. Não, nem mesmo a isso! Pssst, relativamente a essa matéria manda antes e-mail...

7º Não anonimarás. Ou tens um perfil ou então comenta deixando o número do Cartão de Cidadão, telefone, morada e uma amostra de ADN, enviada por correio azul.

8º Não farás comentários como “LOL”, “só tu” ou outros que demonstrem falta de imaginação ou pouca vontade de fazer um comentário digno desse nome.

9º Quem comenta visitado será. Pode é demorar um tempo do catano, que isto não é a minha vida.

10º As opiniões expressas neste blog não são necessariamente as do autor, pois às vezes simplesmente me apetece abardinar e / ou provocar.

11º Este é um espaço unicamente destinado ao divertimento do autor e, sabe-se lá porquê, de algumas selectas visitas. Se não estás imbuído desse espírito, pira-te e não voltes.

12º Afinal eram só onze.