Cuidado com o Rafeiro! Não é que morda, mas podes pisá-lo sem querer...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Expressões estranhas, para não dizer estúpidas - Andar ao sabor do vento

Ouço muitas vezes esta frase, normalmente proferida em contextos poéticos, querendo transmitir a imagem de alguém que se deixa levar para onde a vida quer, sem amarras, sem planos, sem um rumo específico. Em linguagem prática, aplica-se a quem não faz a mínima ideia para onde vai e se recusa a pedir informações, mas numa contextualização poético-romântica. O que mais me enerva é ser uma frase dita, por norma, totalmente fora do âmbito da navegação marítima, que é de onde (se eu me desse ao trabalho de investigar) a mesma deve ser oriunda. Mesmo aí não acho grande piada a quem entrega o seu destino ao vento, imaginem que os capitães dos cacilheiros se lembram de ter um ataque destes, estou mesmo a ver muita gentinha a chegar atrasada ao emprego, isso se os ventos não os levassem contra algum rochedo.

Por esta altura já devem ter desconfiado, coloco esta expressão no grupo das estranhas, para não dizer estúpidas. É que não compreendo como é que podem associar um dos cinco sentidos ao vento, ainda mais um que não pode ser provado (lá está) com facilidade. Mas se é para associar o vento aos sentidos, a tal poetização, vamos ver como ficaria com cada um deles:
- Andar ao olhar do vento. Ficaria parvo. O vento, por si só, não se vê, quanto muito observamos o material que este arrasta, material esse que se nos entrar na vista impossibilita-nos de ver o que quer que seja. Se o material for arrastado pelo vento associado a um furacão (uma vaca, por exemplo), é mesmo coisa para nos causar alguma lesão permanente na vista.
- Andar ao cheiro do vento. Continua a ser uma frase parva, apesar de neste caso ter um fundo de verdade. Então para aqueles que, como eu, viveram no Barreiro há uns anos, é bem real a memória dos cheiros que o vento trazia da zona industrial, nenhum deles agradável. Por outro lado, diversas vezes vi-me impelido a dirigir-me para a cozinha, onde a minha mãe tinha acabado de fazer uma panela de arroz doce. Neste caso, o aroma tentador que era propulsionado por alguma corrente de ar (também conhecida por vento) esbofeteava as minhas narinas com apelos irrecusáveis, levando-me, aí sim, a andar ao cheiro do vento. Repararam na poesia associada à frase? Que momento lindo...
- Andar ao tacto do vento. Igualmente verdade, igualmente parvo. O vento consegue efectivamente tocar-nos, e por vezes fortemente, mas a carga poética fica comprometida, porque não é muito romântico dizer que o vento, no fundo, não passa de um tarado que anda por aí a apalpar o pessoal a torto e a direito, levantando saias e abrindo decotes.
- Andar ao som do vento. Convenhamos, quem rege a sua vida pelo som que o vento faz, não merece o oxigénio que consome. Então o vento assobia e a pessoa reage? O que é que esta malta pensa que é, animais amestrados? Na volta ainda pensam que o vento lhes está a atirar um piropo, não?
- Andar ao sabor do vento. De uma vez por todas, o vento não tem sabor. Aliás, uma respiração correcta é efectuada inspirando pelo nariz e expirando pela boca, pelo que quem anda na rua a correr de boca aberta, tentando captar o sabor do vento, merece é ficar a saber a que sabe uma mosca acabadinha de sair de um dos múltiplos presentes que embelezam as nossas calçadas.

Dito isto, termino com a única excepção que admito poder deixar-se levar pelo vento: a malta que calça velas.

Até sempre,
Rafeiro Perfumado

160 comentários:

  1. AHAHAHAHA
    Malta (que calça velas) que gostava de andar ao sabor de vento mas para os quais o vento não sabe a rigorosamente NADA!!

    ResponderEliminar
  2. Navegar/velejar ao sabor do vento parece-me uma actividade deveras aprazível, deste que seja em passeio... Ah, o mar, as ondas e seu doce embalo... Adiante!

    Quanto ao sabor do vento devias saber que para canídeos faz todo o sentido! O que eles adoram viajar de cabeça de fora do veículo, de língua de fora, para o saborear! Enfim, o Bolt explica-te isso melhor que eu!

    O vento como um tarado é que não! 'Tá que levanta umas saias e assim, mas contribui para a polinização das flores nos prados ondulantes e coloridos... OK, já chega de poesia!

    Beijocas e... bons ventos!!! :D

    ResponderEliminar
  3. O Bob Dylan dizia que as repostas eram sopradas pelo vento... o povo diz que palavras leva-as o vento... a margareth mitchell disse e tudo o vento levou... o vento é mas é um larápio e um chibo!

    ResponderEliminar
  4. Realmente, o vento não tem sabor. Tanta palavra que se poderia pôr em vez de "sabor", mas foi essa a escolhida. Lendo a frase, até que soa bem. Agora, pensando nela, é diferente! Bem visto...

    ResponderEliminar
  5. Então e as "gaijas", que se dizem possuidoras de um sexto sentido (o sentido da parvoíce).
    Andar ao sabor do sexto sentido (o sentido da parvoíce das loiras) que significa conduzir sem a mínima noção de onde é que devem meter o carro (se na faixa da esquerda, se na da direita ou se devem optar por circular em cima do traço, ocupando as duas eheheh) e entrando nas rotundas e cruzamentos sem fazerem pisca por acharem que todas aquelas alavancas e botões são meros objectos de adorno.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Eu cá gosto mais de "ir aonde me leva o coração..." ;) (get it?)

    Mas espera... o título do teu post anterior era "E apalpar a peidola, não querem?". Neste post falas em "o vento, no fundo, não passa de um tarado que anda por aí a apalpar o pessoal a torto e a direito..."

    Tenho cá para mim que já andas a falar demais de apalpanços...

    Bjinho apalpado

    ResponderEliminar
  7. Rafeirinho,
    quando dás uma de humano és impagável. Já chorei a rir, mas...mas de repente lembrei-me que és cão. Portanto, diz-me lá:
    como descobres tu onde está o teu osso? Pelo cheiro que vem no vento. Como sabes que a tua jove está perto? Pelo cheiro que vem no vento.
    Posto que ossos e a tua jove são as tuas principais preocupações acho mal que gozes com o dito.Mas que foste brilhante, isso é verdade.
    Beijinhos e festinhas

    ResponderEliminar
  8. Deve ter a ver com a malta que anda no mundo por ver andar os outros.

    ResponderEliminar
  9. AHAHAH "o vento, no fundo, não passa de um tarado que anda por aí a apalpar o pessoal a torto e a direito..." parti-me a rir!
    By the way, o pé tanto pode ser esquerdo ou direito lol não quero discriminar ninguém.

    ResponderEliminar
  10. Olha...no outro dia deixei-me levar ao sabor do bento...e acabei em Freixo-de-Espada-à-cinta no meio de quatro espécimens representantes da doçaria de leste...imagina se fosse ao tacto...uma devassidão pegada...

    ResponderEliminar
  11. E esqueceste de dizer; Bons ventos te levem!... Ou bons ventos te guiem (nos caminhos da vida, claro) ou o vento já terá carta de condução?
    Ou ainda; ai você veio mais rápido que o vento(namorado prá namorada)
    Bem, quando o negócio é certo, enfim...Beijinhos ventosos e não, não uso velas, uso sandálias, xi...laura..

    ResponderEliminar
  12. :))

    éié, ás bezes o bento mapalpa :))

    qm num te meteu a poeta num sabe o q ganhou lolollll

    bexuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus

    ResponderEliminar
  13. "Pergunto ao vento que passa
    notícias do meu país
    e o vento cala a desgraça
    o vento nada me diz."

    Eu não sei se o Bento ups quero dizer vento ( sou do norte) tem sabor não costumo pôr a lingua de fora quando vou de carro como certas especies, mas de certeza que é mudo ou será que é mouco?

    ResponderEliminar
  14. "Malta que calça velas" ahahahahahahahhahahah este apontamento é l i n d o ahahahhahahahahhahahahahha

    ResponderEliminar
  15. Coitado do vento...
    É sempre o culpado de tudo :)

    ResponderEliminar
  16. Imagina que alguém vai à tua frente com uma tarte de natas (do género daquelas que os cómicos usam), imagina que de repente se levanta (sim porque o vento tem ainda mais esta particularidade de se levantar e baixar quando bem lhe apetece)um vendaval e a tarte voa das mãos dessa pessoa e se estatela na tua cara (poderia dizer focinho mas tive medo de parecer mal). "Hum este vento sabe a espuma de barbear"...
    Festas

    ResponderEliminar
  17. "Malta que calça velas;"o vento, no fundo, não passa de um tarado que anda por aí a apalpar o pessoal a torto e a direito..." ahahaah só mesmo tu!!
    bjs
    _malinha

    Ps- Se isto chega ao conhecimento do vento...ele pode não gostar:PP

    ResponderEliminar
  18. o Vento esse maldito que nos tira do sério, aquando d'uma resma de folhas caídas no chão 100saber para que lado Irão(não é um País)
    :D

    ResponderEliminar
  19. kkkkkkkk

    Isso, porque você resolveu listar só "o vento". Fico imaginando se resolvesse listar as outras expresões! :)))

    ResponderEliminar
  20. LOOOL

    Tu viveste no Barreiro????

    Daí esse teu cheirinho tão característico... agora percebo! :P

    Eu gosto de andar ao Toque do Vento... prefiro isso ao tacto... sabe tão bem sentir "a carícia de uma brisa na pele", sobretudo no Verão... que saudade! ;-)

    E gajo que calça velas, sobretudo o ano todo e independentemente de nunca ter posto "as patas" num barco... devia ser varrido ao Gosto do Vento, pá!

    ResponderEliminar
  21. De facto são expressões sem grande lógica.
    "Andar ao sabor do vento" É uma forma um bocado submissa de viver, por exemplo, os politicos andam ao sabor do vento, sendo o sabor = merda, e o vento = media.
    Também há aquela expressão: "Consoante as marés" Bonita não é ?

    Seja como for, todas estas expressões, de uma forma subconsciente, lembram que existe energias renováveis. :)

    Inté,

    ResponderEliminar
  22. Rafeiro é uma boa pergunta, mas não fui eu que fiz o selo :P

    ResponderEliminar
  23. Depois desta dissertação, quem sou eu para te contrariar!

    ResponderEliminar
  24. Olá!
    Olha li o post...e como " sou uma cabeça de vento"...achei que até tem sentido ;=)))
    ;=)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  25. "A malta que calça velas"...

    Diz-me: são velas apagadas ou acesas? São velas com cheiro (a chulé, de certeza). São velas de ignição? Hum...

    ResponderEliminar
  26. pensando bem acho que podiamos dizer andar ao cheiro do vento e andar ao som do vento, agora ao sabor?... só mesmo os gajos do sapatito vela para se imaginarem no barco que provavelmente não têm, mais o gajo que inventou esta expressão e que leva um cão que põe perfume no pêlo e noutras partes que desconheço, a dissertar sobre o assunto!

    beu-beu

    ResponderEliminar
  27. Só mesmo o Rafeiro para gastar tempo num post com um trocadilho gasto e fraco.
    O mais impressionante é que esse mesmo trocadilho gasto e fraco... conseguiu ganhar um novo pulmão. Conseguiu fazer-me sorrir.
    :)

    Um conselho... sê mais corajoso e mais... inprevisível. ;)

    ResponderEliminar
  28. um post definitivamente masculino!
    já pensaste o que a mulheres podem fazer ao vento com o seu sexto sentido?

    ResponderEliminar
  29. Andar ao sabor daquilo que os outros dizem ou fazem

    é errado, devemos ao andar ao sabor do nosso vento...

    ResponderEliminar
  30. Tirando o défice e o Alberto João Jardim, nada no nosso país faz sentido.

    ResponderEliminar
  31. Rafa, para quando uma análise da expressão "coiso e tal não vale um peido furado"?!?!

    ResponderEliminar
  32. eu sou uma couve, não só não ando ao sabor do vento, pelo contrário a bicheza que me polui é que anda ao sabor do vento...

    ou queres aquelas frases romanticas...sim é tão lindo andar ao sabor do vento, ao sabor do amor, da paixão...e o catano ?

    ResponderEliminar
  33. Cruzes canhoto, a seguir o que vem? Lavar a peidola com aguá de rosas, não querem? Falta dizer alguma coisa e vais continuar a andar ao sabor do vente!

    ResponderEliminar
  34. tens uma caraga horária pouco preenchida não é?? é que só te lembras de assuntos que nem o menino Jesus se lembraria de referir.
    mas aconselho-te a ires com cuidado no cacilheiro, nao vá o vento tecê-las e ires parar às berlengas

    ResponderEliminar
  35. Bela dissertação!
    Fartei-me de rir mesmo sabendo que só um Rafeiro filósofo tem competência (humorística) para dissecar estas coisas :)

    Muito bom mesmo, repito; antes que o vento leve o que escrevi...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  36. Isto é que vai para aqui um grande vendaval!

    Eu gosto quando venta não quando faz vento.

    Abraço!

    P.S. Sabias que o teu primo cão de água está prestes a entrar na Casa Branca? Pois é, o futuro presidente fez um casting canídeo e deu: cão de água lusitano! Toma!
    Deixa lá o vento e fala-nos do motico porque não vai nenhum rafeiro regar as plantas da White House. Cá para mim não andas a pagar as cotas do partido.

    ResponderEliminar
  37. O máximo que fiz...Foi, andar empurrado pelo vento! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  38. quando houver mais arroz-doce conversamos, está bem?!

    ResponderEliminar
  39. Ah! Ah! rebolei-me a rir..
    Ma solha que eu até gosto da expressão, mas deposi do teu psot, vou pensar 2 vezes...
    bjs

    ResponderEliminar
  40. Hum, há expressões piorzitas...Mas lá está, como não és poético, não te sabe bem.
    Deixa lá, que a mim também não...;)

    ResponderEliminar
  41. Então... e andar com "Um Grão na asa..."
    hihihi , desculpa mas acho esta das mais estúpidas de todas as expressões estranhas!

    ResponderEliminar
  42. Faltou "e tudo o que o vento levou" (bem neste caso a frase deve se referir ao divorcio e o que a mulher lucra).

    bjs
    julie

    ResponderEliminar
  43. Patético. Se nunca provaste vento, não podes saber o seu verdadeiro sabor e, sendo assim, não te podes insurgir contra um coisa que desconheces...

    Agora vou ali fora, ver se como uma frente fria de nordeste que são as minhas preferidas.

    ResponderEliminar
  44. xiça
    escrubeste cumó caraças e eu ando cuma preguiça gigantesca :(
    mas prontus, tá bem, acho que te vou propôr honoris causa de qualquer coisa, só pru causa do que aprendo aqui ;)

    ResponderEliminar
  45. Só espero nunca apanhar com um desses tarados que andam ao tacto do vento...Agora quanto ao sabor do vento, eu acho que pelo menos os cães devem saber a que sabe, visto que muitas das vezes que andam de carro vão com a cabeça de fora e com a língua tipo estandarte no carnaval do Rio.

    Bj,
    (i)

    ResponderEliminar
  46. Depende. Repara que se tiver um vento forte e levar-se com um pedaço de fruta podre na boca, aí a expressão tem sentido lol....

    ResponderEliminar
  47. Confesso, hoje só "te" li na diagonal (outra expressão estranha) pk 'tou ca preguiça, o dia inteiro a ler relatórios e afins....e dp...toma lá destas...fica pr' f-d-s...lol mas dakilo k me parece tem realmente a ver com as origens(como se falou aki) das velas, marinheiros descobertas etc..
    (hoje estou super eloquente...lol)
    jokitas grandes

    ResponderEliminar
  48. CristiAna, a não ser que se trate das “ventanias” anais que são soltas nos transportes públicos! :D

    Teté, deixa-me contar-te um segredo. Aquilo não é para saborear o vento, é para ficar com um penteado à punk. As garinas adoram... ;) Beijocas!

    PKB, a única imagem romanceada que tenho do vento são as orações budistas inscritas nas bandeiras, que ao ondularem são espalhadas pelo vento. Fora isso, é como dizes, um gatuno!

    Vanessa., se reparares bem, metade do nosso vocabulário é assim, estamos habituados a repeti-lo, mas se o examinarmos bem... ;)

    ResponderEliminar
  49. Cão Sarnento, eu se fosse a ti não me metia com as louras. É que algumas, se comparadas com o vento, são bem mais destrutivas, especialmente para os ossos! Abraço!

    Majo, get it. Quanto ao facto de eu falar demasiado em apalpanços, certamente algum episódio mal resolvido da minha infância. Beijoca desapalpada!

    Blue Velvet, respondendo às tuas perguntas:
    Osso – anoto num bloco todos os sítios onde os enterro, tipo mapa do tesouro
    Jove – quando a começo a ouvir perguntar se já lavei a louça.
    Como podes ver, e tudo o vento levou, mais precisamente a tua teoria! ;) Beijo!

    AP, será que é daí que vem a frase “a ver passar navios à vela”?

    ResponderEliminar
  50. Saltos Altos Vermelhos, mas olha que eu acho ser um pormenor a esclarecer, não te lembras duma polémica com os canhotos que por aí houve? ;)

    Bento, e depois não ficavas todo peganhento? Certos prazeres não valem o tacto, pá. Anotei o facto de não me teres convidado...

    Laurinha, essa do namorado vir cedo de mais, espero que tenha a ver com ter apanhado o autocarro mais cedo que o normal! ;) Beijocas!

    Sandra, o mundo nunca recuperaria dessa minha opção, acredita! :D Beijoca!

    ResponderEliminar
  51. Felina, mouco não é, que ele de vez em quando volta a trazer as palavras, distorcidas, mas são elas! ;)

    Eduarda, e foi uma coisa que foi colocada quase no último instante!

    Cláudia, então já não é o Governo? ;)

    Rita, esse cenário levaria a questionar a minha posição em relação ao portador da tarte, coisa que não quero fazer. Quanto à espuma de barbear, eu uso máquina! Beijo!

    ResponderEliminar
  52. Malinha Viajante, eu e o vento somos compinchas, então eu até estou a tentar que não façam expressões parvas com ele! Beijos!

    Fj, já me aconteceu algo parecido, com um trabalho. Nesse dia, confesso, insultei o vento e toda a sua família!

    A Senhora, calma, mais virão, é que são tantas que é uma fonte inesgotável de discussão!

    Nanny, durante quase 20 anos, jove, deu para ficar a conhecer muitos cheiros industriais e não só. Quanto à carícia do vento, que me dizes daquele que nos passa na cara em plena Serra da Estrela? Meiguinho, não? Beijo!

    ResponderEliminar
  53. I.D.Pena, lá está, se colocássemos os políticos a decomporem (biomassa) aquilo era estrume capaz de energizar o país por umas décadas!

    Vanessa., peço desculpa, é a minha curiosidade a falar mais alto.

    Andreia do Flautim, além de que levavas porrada se o fizesses! ;)

    MJF, a expressão ou a minha contra-argumentação? ;) Beijocas!

    ResponderEliminar
  54. Moi, boa pergunta, mas acho que neste caso tem mais a ver com pano e mastros! ;)

    Eu Mesma!, quase que fiquei com a sensação que essa do cão com perfume era comigo, pá... RAUF!

    Eduardo Ramos, talvez tenhas razão, amanhã vou para o emprego sem gravata, vai ser a surpresa geral! Se for despedido, voltaremos a falar, pá! ;)

    Vício, já pensei, mas não tenho coragem de o dizer. Já reparaste que estão todas caladinhas relativamente a isso? Deve ser segredo...

    ResponderEliminar
  55. Francisco Castelo Branco, o pior é quando o nosso vento vira acalmia.

    Eng. Montanelas, é uma forma simpática de dizeres que estamos completamente fecundados, não é?

    Peter of Pan, primeiro tenho de ouvir essa expressão em contexto, porque digo-te, foi a primeira vez que tomei conhecimento dela!

    Eu sou uma couve, claro que quero as frases românticas! Vá, um esforço, eu sei que tu consegues fazer-me corar...

    ResponderEliminar
  56. Inês, caladinha, que eu ando a conter-me para não falar dessa...

    Andy, ainda me hão-de explicar essa dos assuntos de que o menino Jesus se lembrava ou não... Beijo!

    Mitsou, o vento não leva estas palavras, já um vírus é bem capaz! Beijocas!

    Viajante, já tinha ouvido falar nisso. E pronto, acho que a crise está resolvida, um jogador português melhor do mundo e um cão português na Casa Branca, que se lixe os problemas do sistema financeiro! Abraço!

    ResponderEliminar
  57. Ricardo, e levou-te para algum lado interessante? Ou estás a escrever de lá? ;) Abraço!

    Escarlate.due, não sei se é uma iguaria que conseguisses degustar como é suposto...

    Violeta, eu gostava da expressão, até pensar a sério nela! Beijos!

    Mel, claro que há piores, mas esta ocupa uma boa posição!

    ResponderEliminar
  58. Bongop, então e levar uma chumbada nos cornos? Toda a gente sabe que aí não mata, quanto muito parte-os! :D

    Julie, e quando o vento leva a mulher, como é? Beijo!

    Sub-Lodo, não vás, ouvi dizer que o anti-ciclone dos Açores é que está na berra!

    Cassamia, espero que o português não seja uma delas... ;) Beijoca!

    ResponderEliminar
  59. Inês Brito, não, não sabemos, aquilo é mais um estratagema para babarmos os carros que circulam atrás! Beijoca!

    Grão Vizir, mas aí o sabor é da fruta, o vento é um mero transportador! ;)

    Aralis, só que, como muitas outras expressões, perdeu-se o sentido original, e ficou apenas uma expressão parva. Beijoca!

    ResponderEliminar
  60. LOOOL! Delicioso! E que quantidade de expressões parvas conseguiste esmiuçar com as tuas explicações! :)

    ResponderEliminar
  61. o jesus é antigo, tem uma sabedoria acrescida, demora um pouco de tempo a lembrar-se, depois o alzeihmer nao ajuda e dá-se a expressão

    beijos

    ResponderEliminar
  62. nossa, e eu que falei no vento hoje no meu blog,mas não tinha arroz doce que pena....nem mosquinhas de presente!!!!ah ah ah
    bjs endiabrados

    ResponderEliminar
  63. Vou só ver o Will and Grace e já volto!

    ResponderEliminar
  64. Olá Rafeirinho ... Ia perguntar se andavas bem, mas nem me atrevo!!! Ainda me mandas andar com qualquer coisa ... lol lol lol

    Tens razão, o vento não tem sabor, mas consegue-se sentir ... E andar ao sabor do vento é mesmo isso, é o andar sem rumo, nem destino ... Diz-me, quem controla o vento????

    Como sempre, Rafeirinho, adorei as tuas palavras, fazem-me sempre rir e ficar bem disposta ...

    Beijos Anjo Negro

    ResponderEliminar
  65. Só te digo.. eu não moro nem pertinho do Barreiro e de vez em quando (quando o vento tá de norte ou nordeste ou o raio qu'o parta) levo com um cheiro pelas narinas que até me encolho.. (diz que é da fabrica do papel...) e agora digam-me que o vento não tem cheiro... tssssss >:(

    abraço :)

    ResponderEliminar
  66. Oh rafeiro, se a expressão é oriunda do meio nautico, então é evidente que o vento tinha sabor, sabia a maresia... :p

    Queria era ver-te a explicar outras expressões, como "amigos de Peniche", ou "atrás da orelha"... os nossos ditados populares são um manancial de inspiração.

    ***

    ResponderEliminar
  67. AHAHAHA!!!!
    Então e o sexto sentido??? lol... !Beijoca!

    ResponderEliminar
  68. Não... não... por favor, não!

    Também tu, Rafeirus?

    ResponderEliminar
  69. Záz! Uma rosnadela em todos o poetas!

    ResponderEliminar
  70. Esta noite fez muito vento!
    E a expressão "cabeça de vento"?
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  71. Já estou mesmo a ver que o menino andou por aí a apanhar vento no focinho, e agora está com a cabeça no ar a dar voltas.....
    Vai lá pentear essa crista:):)

    Beijokitas.

    ResponderEliminar
  72. Nunca andaste ao sabor do vento???
    Pois não sabes o que é bom...
    Só precisas ter cuidado, não vá a tua jove armar um pé-de-vento desgraçado, se não a levares contigo...

    Beijocas
    Mariazita

    ResponderEliminar
  73. Já experimentaste ir contra o vento de boca aberta!? Não!? Depois diz-me a que sabe.

    ResponderEliminar
  74. Hola me gustó mucho tu blog, lo conocí en el blog de elvira. Me siento como una intrusa, la única que habla español, y todos portugues. Bueno, quería decirte que me gustó tu post y lo mejor fue la frase: Andar ao sabor do vento!! La comparto totalmente.

    Te mando un beso y vuelvo por aquí.

    ResponderEliminar
  75. Realmente, há expressões bem parvas... Agora que penso nisso, hum...
    Viveste no Barreiro? Eu também! Muitos aninhos!
    Com o cheiro a "gasaria" (lembras-te de ouvir as pessoas usarem este termo?), o nevoeiro e o cheiro a couves, logo de manhã?
    Aaahhh...
    Bons velhos tempos!
    :)
    Bjs!

    ResponderEliminar
  76. Olha outra: "Dizem que de Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos". :P

    É mesmo por isso que vim para cá, para nem correr o risco de ter que vestir umas velas nem que acidentalmente alguém me atirace um laço de uma corda em ancorado a um altar:P

    Que "fartote" de rir oh Rafeiro.

    BeijOOO

    ResponderEliminar
  77. Caríssimo Rafeiro
    Bem hajas!

    Beijocas
    Mariazita

    PS - Estaria a pensar em ti??? :)))

    ResponderEliminar
  78. Ena que vendaval que prá qui vai !!!!

    e foi "um ar que te deu" ???

    ;)

    Bjinhos e festinhas

    ResponderEliminar
  79. Bom, essa de não saber onde está nem para onde vai, mas mesmo assim não querer perguntar... é sem tirar nem por uma característica masculina...

    quanto a ti, estou com a Blue: cão que se preze liga até muito ao vento lol

    ResponderEliminar
  80. xD
    Adorei o humor inteligente do seu blog. Resolvi entrar porque meu último post também se trata de vento. Foi uma bela descoberta!

    Acho que já vi este livro aqui no Brasil, a achei muito engraçado o subtítulo.

    Vejo que o pessoal aê de Portugual também esta confuso com o "Acordo Ortográfico". xD
    Depois dele eu me considero praticamente analfabeta. Vai ser bem dificil acostumar.

    Parabéns!

    ^^

    ResponderEliminar
  81. Salto-Alto, parvas?!? Poéticas, rapariga, poéticas! ;) Beijo!

    Andy, é antigo mas só se podia lembrar de coisas enquanto cá andou, logo 33 anos. Não me convenceste... Beijos!

    Sonhos / Pesadelos, não fiques triste, arroz doce e moscas raramente combinam bem. Beijos!

    Sereia, grande episódio, pá!

    ResponderEliminar
  82. Anjo Negro, eu ando sempre bem, excepto quando não ando. Coisa que não ando é ao sabor do vento, garanto, a não ser que tenha comido pouco e o vento esteja forte! Beijo!

    Tá-se bem!, e tens a certeza que é do Barreiro e não de algum familiar mais descuidado? ;) Abraço!

    Medusasss, é sempre um prazer ver-te por cá. Quanto às tuas sugestões, tem calma, a blogosfera ainda é uma criança! Beijocas!

    José Machado, obrigado, jove.

    ResponderEliminar
  83. C., isso é algo que tens de ser tu a explicar-me! Beijo!

    Inês, pronto, não me contenho!

    Teresa Durães, nunca, não os percebo mas respeito-os a todos. Bem, a quase todos...

    Capriccio, eu já pensei nessa, mas depois esqueci-me... ;) Beijoca!

    ResponderEliminar
  84. Parisiense, não posso fazer isso, fico com a barriga dilatada! Beijos!

    Mariazita, se ela fizer isso ato-lhe uma vela às costas e meto-a no meio de um vendaval! Beijocas!

    Paulofski, tenho este hábito de respirar sempre pelo nariz, e tenho medo que o vento me faça a língua na testa! Abraço!

    Mónica, não te sintas uma estranha, isto mais coisa menos coisa é tudo igual. Um grande beijo e gostei muito da tua visita!

    Paula, vivi quase 20 anos. E então não me lembro, especialmente quando havia nevoeiro e eles abriam aquilo à bruta? Ahhhh, tempos mal-cheirosos... Beijos!

    ResponderEliminar
  85. Nogs, isso foi alguém que levou com uma vaca vinda de Espanha, certamente. E quando digo vaca digo por acção do vento, não do casamento! :D Beijo!

    Mariazita, acreditas que estive para comentar isso? :D Beijo!

    Sunshine, felizmente até ando com bom ar, pelo menos é que me dizem. Deve ser de respirar pelo nariz... Beijoca!

    Leonor, espera mais uns tempinhos, tenho uma boa explicação para esse assunto. Mas não deixas de ter razão! ;) Beijoca!

    Naty, obrigado pela visita. E espero que tenhas visto bem a minha posição relativamente ao Acordo, nada contra o Brasil, tudo a favor da beleza das particularidades de cada língua. Beijoca!

    ResponderEliminar
  86. Rafeirooo,

    Encontrei esta imagem que me deliciou completamente:

    http://z.about.com/d/weirdnews/1/0/J/2/-/-/Posh_Pooch_High_Tea_500.jpg

    Do you want a cup of tea? :P

    Beijoca e bom fim-de-semana

    PS: Quanto à vaca... dizem que elas não são boas voadoras... e levar com uma inteira, arre!!!

    ResponderEliminar
  87. Sim! Se um gajo calça sapatos vela e não há vento, é um perigo!

    ResponderEliminar
  88. O vento realmente num para... ele esta em todas, que grande malucoooo!!!
    Sera que ele toma red-bull e por isso e que quando o bebemos ganhamos asas para avoariiii???

    ResponderEliminar
  89. Hummm. Deixa ver... Primeiro gosto muito do jeito que escreves, então vá lá que viajo AO LEVAR DAS TUAS IDÉIAS AQUI VENTILADAS (lol) Mas vale dizer que a expressão "Ah! isto me sabe muito bem"-- (muito portuguesa e que aprendi convosco, pois cá no Brasil não se diz nem se entenderia não fosse ter bons amigos lusitanos) também nada tem a ver com o verbo saber, nem com aquilo ter realmente o "sabor" de algo concreto. Mas que a sensação é boa e talvez indiscritível... Aí então me pergunto se não estas a ser um bocadinho racional demais a não ceder essa tal licença poética que na verdade busca dar "a leveza do vento" à sensação de caminhar em liberdade. Olha lá que meu traseiro é feminino e bem feito, portanto nada de pontapés, hein??? lol... Estou apenas a ponderar contigo. Conheces uma música do Caetano Veloso chamada: Alegria, Alegria? A letra diz: Caminhando CONTRA O VENTO, sem lenço, sem documento... Talvez esta expressão te agrade mais, pois que o viajante escolhe sentir o vento ao rosto e ir contra ele e não a seu favor - mais rebelde talvez, mas de toda a forma, buscando liberdade e leveza... Bom... mais palavrinhas ao vento apenas, que sopro pra ti com carinho ... hehehe. bjs perfumados

    ResponderEliminar
  90. nunca tinha "parado para pensar" (ou mesmo em andamento) nessa expressão!

    mas já tinha reparado que existem muitas sem nexo e que dou por mim a usa-las constantemente!

    bem visto! só calçando velas poderiamos andar literalmente ao sabor do vento!

    :)

    ResponderEliminar
  91. Nogs, já a gravei, por acaso acho que tenho um texto em que ela encaixa na perfeição! Obrigado, beijo! E cuidado com as vacas!

    Roderick, e se há vento, sabe-se lá onde vai parar!

    Ana, voltaste! E não me parece que o vento mame Red Bull, ele já tem asinhas a mais! Beijo!

    CoRa, não leves demasiado à letra o que eu escrevo, tenho a tendência para racionalizar o ilógico e abardinar o lógico. No fundo, tento sempre ver o outro lado, ou também ser pura e simplesmente do contra. E acredita, divirto-me à brava! Beijocas!

    Croqui, felizmente para o meu blog, a língua portuguesa é tão rica neste tipo de expressões que não me faltaria material para escrever indefinidamente. Abraço!

    ResponderEliminar
  92. até sabes mais que eu, 33 anos, impressionante.

    mas ha pessoas que falam de jesus como sendo um ser omnipresente e portanto nao fales da minha teoria, ate tem sentido =)

    beijoca

    ResponderEliminar
  93. Rafeiro Perfumado

    Está bem visto sim senhor, nenhum dos sentidos tem a ver com o vento.
    Andar ao sabor do vento só faz sentido para quem calça velas logo não fazendo sentido é o sentido que encontramos para a maioria das pessoas que anda sem sentido.

    Abraço

    ResponderEliminar
  94. hehehe
    Gostei da ideia da BlueVelvet e das tuas respostas também ;)

    ResponderEliminar
  95. Bem... eu deixava-m era levar pelo vento...
    Preciso de umas ferias xD

    ResponderEliminar
  96. bem que falas nisso, nunca tinha pensado na estupidez existente nessa expressão xDD
    muito bom! como sempre :b
    beijo, sara

    ResponderEliminar
  97. Rafeiro Perfumado,

    LOL

    realmente, tem tanta razão! ele há expressões "que não lembram ao diabo" ora cá está outra!
    adorei o remate final! rsrs

    olhe outra que acho fantástica, se lhe apetecer disserte sobre ela! "como quem não quer a coisa"

    um grande abraço e o meu sorriso :)
    (engripado,ainda!)
    mariam

    ResponderEliminar
  98. Caro Rafeiro, saudadinhas minhas?
    Não tema, tenho vindo cá poisar os olhos! Não tenho comentado porque tenho andado sem vontade de escrever e sem tempo para me coçar (ainda bem que não tenho pulgas, senão era um festival).

    Continuação de boas postagens!

    ResponderEliminar
  99. E andar na linha, vá? E "sou avesso a isso." ou " ele é obtuso"... Noutra onda, o belo do "téni", que se desata e o irmão do lado não.

    Adorei, meu querido rafa. Beijocas e bom fds para a malta daí e para ti!

    ResponderEliminar
  100. Como é que sabes que o vento não tem sabor? Já provaste? :D

    Olha, voltei...ehhh

    beijo

    ResponderEliminar
  101. Andar!?

    O "sabor do vento" com o nariz tapado pelos "frutos da época" nem se sente, mas agora "andar"!? Não pode ser conduzir, ou ser conduzido? Andar, mesmo ao sabor do vento, é esforço complicado para uma pessoa do século vinte e um, excepto se for na passadeira do ginásio (placa da ironia levantada*) e por aí não há vento (felizmente, para não intensificar o perfume de sovaquinho).

    Fiquei cansado, só de pensar :-)

    (*efeitos do complexo MFL)

    ResponderEliminar
  102. Assim a título de comentário que não tem nada a ver com o post: não sei se viste este meu poste (http://porquesim-ora.blogspot.com/2009/01/aposta-aposta-c-est-ele-o-benfica.html). Estive a ler posts meus antigos e li aquele em que te citei (falavas do benfica e do facto de seres benfiquista). Daí o link, lembrei-me de ti! :) Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  103. Mas que grande ventania...

    Há também as ventosidades ideológicas de alguns pesporrentes...

    ResponderEliminar
  104. Tão que bons ventos me levem mai'la gripe que tá a chegar, dizem que os ventos Lisboetas andam a espalhar a gaja por cá...tcheeeee, moço, já tou meia lorpa de dores plo corpo, mas vou contra atacar com um comprimido que dizem, põe-me fina logo, loguinho. Beijinhos e ventos favoráveis, a ti..laura.

    ResponderEliminar
  105. Estás a esquecer-te do sexto sentido, aquele que dá para ver os fantasmas :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  106. ao cheiro do vento seria uma expressão que se poderia usar lá pela minha terra; é que quando o vento está de sul vem o cheiro da Portucel uma das nossas queridas fábricas de papel,
    o cheiro é daqueles que ainda não foram descobertos por nenhum Paco ou mesmo um Ralf, é um cheiro livre, um dia vai dar um perfume famoso...
    tipo Xeirapivete by Paco rabanos...

    ResponderEliminar
  107. Não deu realmente para escolher nenhum dos sentidos que acompanham o vento....

    Adorei este texto ...Para lá de dispôr bem , chama á realidade as patetices que dizemos.

    Bom domingo


    beijito

    ResponderEliminar
  108. o problema é quando o vento está naqueles dias de poucos amigos e vai disto e puff! queda certa:) fartei-me de rir com este post! queremos mais.. quanta falta para dia 21?
    su

    ResponderEliminar
  109. Voltei... só para te avisar que tens um desafio no meu blog!
    E não adianta rosnares que tb me calhou a mim. :P)

    (E fui-me a correr a ver se safo as canelas das mordidelas...)

    Bjinho (soprado... que no focinho inda me caças!)

    P.S.: Respondes se te apetecer, ok? ;)

    ResponderEliminar
  110. coisas estranhas para não dizer estupidas foi exactamente o que aconteceu Aqui.

    uma festa domingueira ao Rafeiro

    ResponderEliminar
  111. Eu nem sei o que isso é ... mas não me parece muito bem!!! Acho que tinha + categoria andar ao sabor de uns travesseiros da piriquita (meu doce favorito)ou por exemplo de umas clarinhas de fao... Hum!! Não a Fao não vou mas provavelmente hoje irei à piriquita!

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  112. Andy, o que é impressionante é ficares admirada por eu saber mais que tu. Não te esqueças que já sou mais velho que o JC! Beijoca!

    GK, e sem suar muito! :D

    C Valente, trabalho? Pensei que eras meu amigo!

    Silêncio Culpado, claro que isto não é um pensamento de sentido único, mas que é o que faz mais sentido, sem dúvida. Beijoca!

    ResponderEliminar
  113. LopesCa, a Blue Velvet é daquelas moças inteligentes, topa-se à distância. Beijoca!

    PaulaPan, o pior é se o vento te leva para o Iraque, ou coisa que o valha. Não preferes ir de avião? ;)

    Entrelinhas, daí o gozo de falar nisto, não achas? Uma beijoca!

    Mariam, já em tempos falei sobre a importância da “coisa” no nosso vocabulário, mas essa é uma variação gira, sem dúvida. Beijoca e as melhoras!

    ResponderEliminar
  114. Medusasss, tenho saudades de todas as pessoas que comentavam aqui com assiduidade (e bem) e que de repente, puff, foram-se. Beijocas e recomendar-te uns aparelhos óptimos para te coçares!

    Cris, e quando encostamos um saco à parede e o sacana inclina-se sempre para o lado em que não tem apoio? Alguém lá em cima deve andar a gozar connosco. Beijo!

    Marta, já tentei, e só consegui engasgar-me com a sacana duma folha! Beijo, e bem regressada sejas!

    Paulo Tomás Neves, ora aí está uma faceta que me esqueci de explorar, o porquê de ser a andar e não a correr, ou a molengar. Estranhos são os caminhos do vento, digo eu. Abraço sem sovaco!

    ResponderEliminar
  115. Salto-Alto, li sim senhor, mas por acaso não comentei, porque não te quis provocar. É que toda e qualquer discussão envolvendo o Glorioso termina sempre com a humilhação da parte contrária. ;) Beijoca!

    Rouxinol, de Bernardim, isso quando o que sai dessa gente não são outro tipo de “ventos”.

    Laurinha, isso de culparem os ventos de Lisboa, só pode ser coisa do Pinto da Costa. Beijoca e as melhoras!

    Skynet, prefiro não falar desse, gosto de estar sossegadinho em minha casa! ;)

    ResponderEliminar
  116. AMSilva, no caso do Barreiro, se “perfumizassem” aquele pivete, daria qualquer coisa como “L’Arome de Boste”. Abraço!

    Gota de Vidro, eu não lhe chamaria patetices, mas antes não ligarmos ao que dizemos. Beijo!

    Susana, ora bem, para dia 21 faltam exactamente 3 dias! Beijoca!

    Majo, já lá vou ver. Com sorte é um dos que já respondi! :D Beijoca!

    ResponderEliminar
  117. Táxi Pluvioso, no acontecimento falta o boneco a fazer de Sniper, no blog acho que falta uma secção de encontros amorosos! Abraço!

    CRMV, já lá vou confirmar com o meu próprio monitor. Abraço!

    Guguita, espero bem que te tenhas lembrado de trazer umas queijadas para mim... Beijos!

    ResponderEliminar
  118. e vais ressuscitar na pascoa também?

    beijoca

    ResponderEliminar
  119. Isto hoje por aqui esta muito vento,será que se eu hoje me deixar levar pelo vento,ele me leva até casa? Ou será mesmo melhor eu ir pelo caminho que sempre vou?;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  120. Já tinha lido sobre os provérbios. Bom tema. =) Abraço!

    ResponderEliminar

  121. Muito interessante este seu insight de refletir sobre a expressão "ao sabor do vento", resgatando sua origem do jargão marítimo.

    Gostaria de comentar que "sabor", além de paladar, pode estar associado ao "saber", conhecimento. Pois o verbo saber, em sua origem latina, tanto tinha a conotação de provar, degustar, como de ter conhecimento, sabedoria. Vai ver que os antigos romanos acreditavam que o cérebro humano ficava no estômago. rsrs

    Então, faz todo sentido estender a expressão aos 5 sentidos!!! O que antes significava "nem parar para perguntar o destino, mas deixar que a sabedoria nos conduza", passa a ser associado aos 5 sentidos humanos, e não só do vento:

    - "Ao olhar do vento", não significa que o vento tenha olhos e enxergue, mas que o meu olhar pode ver a direção e tendência do vento. Computadores e telas meteorológicas mostram bem isto.

    - "Ao tatear do vento", quer dizer sentir o toque do vento na nossa pele, e daí perceber sua força e potência, e isto pode nos dizer se é hora de se recolher e se proteger, ou de permanecer fora e deixar que a brisa fresca e suave nos torne mais leves, sem se deixar levar, mas que o vento nos banhe e nos livre dos maus espíritos.

    - "Ao ouvir o vento", isto é, ao analisar o som que o vento faz pelos corredores artificiais de vento canalizado por entre os prédios e construções das cidades, ou entre as folhas das árvores e mato, é possível segui-lo ou fugir dele!

    - "Ao cheirar o vento" é mesmo inevitável ser atirado à figura e lembrança daqueles desenhos animados (ou bandas desenhadas) onde a personagem flutua de olhos fechados, como que atraída hipnotizada em direção à fonte daquele cheiro delicioso que o vento teve a bondade de fazer chegar até nosso nariz. Vale para cheiros bons, como também para odores insuportável, só que neste caso a direção do vôo é no sentido oposto, de fuga (exemplo: sair rapidinho de casa quando se começa a cozinhar o bacalhau para não ter que suportar o fedor).

    Parabéns pelo post. E obrigado por me permitir também este insight pegando carona no seu texto.


    Por fim, gostaria de aproveitar e compartilhar este vídeo que achei interessante, na verdade um comercial/reclame/propagando muito inteligente, relacionado com sua idéia do vento tarado. Para alguém desavisado que o vê pela primeira vez,

    Campanha Epuron 2007 (2:04) = Legendado em português
    http://br.youtube.com/watch?v=tYFPIx6oX8g

    E este outro, coincidentemente mostra como os sentidos mencionados acima podem perceber o vento.
    "Vento" (0:31)
    http://br.youtube.com/watch?v=nQU7o4bXQ3E

    ResponderEliminar
  122. Eu não gosto de vento e pronto!!! Sabias q a expressão "deu-lhe um amok", tem origem grega? Amok era um vento muito forte e quente q deixava as pessoas irritadas e desorientadas. É o q acontece comigo, com qualquer vento q seja mais q uma brisa.
    Dá-me Amoks.

    ResponderEliminar
  123. "Na mesma rua
    Da mesma cor
    Passava alegre
    Sorria, amor.
    Amor nos olhos
    Cabelo ao vento
    Gestos de prata"!

    ehehehehehhehe

    ResponderEliminar
  124. Carrega na barriga que sai vento e já ficas aliviado....ahahhahahaha

    ResponderEliminar
  125. Num blog que já morreu, não sei se te interessa, mas como o tema é idêntico, aqui tens: http://tenhovistaparaatorre.blogspot.com/2007/12/expresses-ideomticas.html

    Bons tempos!

    ResponderEliminar
  126. __________________________________

    ...ah...ah...ah!!! Você tem mesmo razão, meu amigo...

    Dizemos e escrevemos coisas, que para serem entendidas, por vezes tem que contar com muita boa vontade de quem as le ou ouve!

    Gosto muito de vir aqui!

    Beijos de luz e o meu carinho...

    ___________________________________

    ResponderEliminar
  127. Andy, não, eu ressuscito todos os dias, quando o despertador toca! Beijo!

    Joana, um conselho de amigo, vai pelo caminho normal, é que o vento gosta muito de assobiar nos postes de alta tensão! Beijoca!

    Balbino, é um tema inesgotável, falta é tempo para o tratar como merece. Abraço!

    André Martim, quando alguém me pergunta porque é que eu não fecho a caixa de comentários, a resposta é dada por pessoas como tu, que conseguem aportar mais valor num simples comentário que eu no texto inteiro. Obrigado por tão valioso contributo, foi um prazer dar-te “carona”! Abraço!

    Il Lato Nero, e o que é que fazes quando te dá o Amok, para além de ficares Amokada? É para saber se vale a pena soprar-te para cima ou não...

    ResponderEliminar
  128. Francis, essa tua ansiedade chega a comover-me, pá...

    Inês, está bem que eu não percebo muito de poesia, mas que esse verso é estranho, não haja dúvidas!

    Parisiense, ai agora chama-se vento? ;)

    Balbino, é uma pena esse blog ter morrido, pelo menos se os restantes textos tiverem a qualidade deste que sugeriste. Abraço!

    Mensagens ao Vento, boa vontade quando não tem de ser uma boa bebedeira! Beijocas!

    ResponderEliminar
  129. Queria escrever aqui uma cena à Martin, cheia de sabedoria, mas a ´visão´do arroz doce tira-me discernimento...

    Abraço pá

    \m/

    ResponderEliminar
  130. Expressão para quem anda perdido na vida ou num qualquer outro sitio. Por isso é que nunca me perco, ando sempre a conhecer!

    ResponderEliminar
  131. Honestamente, desconfio que você se irritou muito com meu imenso comentário (nada simples, ao contrário), foi bastante polido e deu uma resposta sutilmente irônica.
    Se isto aconteceu, sinceras desculpas, fiquei empolgado com seu tema e não pude resistir. Se não, de qualquer forma acho que abusei do seu espaço, pelo que também me retrato.
    Serei mais comedido nos meus próximos comentários, se chegar a ousar. Mas nem por isto deixarei de freqüentar aqui, na medida do possível. Seu blog é muito bom!
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  132. EHEHEHEHEH!!!
    Gostei particularmente de "..esbofeteava as minhas narinas..".

    Muito fixe!

    Abraço

    ResponderEliminar
  133. Hoje como não saí de casa não hove vento que me levasse a lado nenhum.
    Saudações

    ResponderEliminar
  134. lol

    Tens umas piadas muito giras Rafeiro perfumado. :)

    Adoro o teu blog. Onde posso encontrar esse teu livrinho?

    ResponderEliminar
  135. por aqui, hoje, é vento com chuva e muito granizo...ou seja sabor amargo ehehehe
    beijos

    ResponderEliminar
  136. Bjecas, e então se tu o cheirasses, ainda tínhamos de andar à porrada para ver quem é que rapava a panela! Abraço, pá!

    Dona Sra. Urtigão, are you ladraiting to me?!? ;)

    Psycho Mind, bons olhos te vejam, pá! Venham daí esses ossos, de preferência o da tíbia! Abraço e bons ventos te voltem a trazer por cá!

    André Martin, és novo por aqui, como tal não podes saber que nada me chateia, muito menos comentadores como tu, que nitidamente trazem valor acrescentado ao blog, e tão necessitado que ele está disso. Nada de desculpas, um grande abraço e carta branca nesses comentários, ok?

    ResponderEliminar
  137. Bernardo Moura, foi o reflexo da minha veia (atrofiada) poética! Abraço!

    Gaivota, nesses dias resta-nos dar asas à imaginação. Um beijo!

    Sanxeri, obrigado por um elogio tão rasgado. Quanto ao livro, espreita ali na barra lateral, pode ser que ainda tenhas sorte. Beijoca!

    Carla, está um dia fantástico, especialmente quando me lembro que tenho colegas de férias. MMMUUUAHAHAHAHAHAHA! Beijos! Sim, sou mau.

    ResponderEliminar
  138. Ele é vento... ele é chuva... ele é granizo.... Volta Verão, estás perdoado!


    Bom resto de semana para ti, Rafeiro!

    ResponderEliminar
  139. O pior é seres "apanhado com as calças na mão", quando "andas ao sabor do vento"!

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  140. E tudo o vento levou!
    -O olhar
    -O cheiro
    -O tacto
    -O som
    -O sabor
    Aí que saudades do "vento"!
    Eu não sei porque é que tu, tinhas de provocar esta ventania!
    Snif!!!!!!????????????:(

    ResponderEliminar
  141. Venham andar ao frio do vento, com as novas fotos do nevão :)
    http://bloteigas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  142. Ah, mas desta vez tive imensa sorte com a mudança dos ventos..espero é que; da forma que anda cá o vendaval...ainda chegue a tempo à terra dos estudantes...xiça, penico, era o que faltava..nem que vá plos montes...tenho de lá estar quinta feira... Beijinhi

    ResponderEliminar
  143. Foste desafiado por mim, no emu Blog xD

    Bj

    ResponderEliminar
  144. Nao tem mal... n sabia, mas agora ja sei xD

    kt ao meu ultimo desejo... bem, e k ja tenho um livro editado em conjunto, com um amigo... e se caso surgir outra oportunidade, logo se vera... xD

    ResponderEliminar
  145. De nada, Rafeirinho. Tinha o teu focinho estampado nela:P

    E obrigada pela advertência em relação às vacas. Mas já agora, tadinhas... Já não basta um amigo meu dizer que é alérgico à lactose e que isso significa que não come vacas... Bichos descriminados de grande porte...pobres... :P

    BeijOOO

    ResponderEliminar
  146. Aposto que algumas partes de ti não se importavam nada de andar ao sabor do vento...!!! :D

    ResponderEliminar
  147. (comentário 153) concordo, de facto andar ao vento é mesmo metafórico na proporção do peso da pessoa

    ahahahahahaha

    ResponderEliminar
  148. Carracinha Linda!, olha que depois eu não te ouça a queixar do calor! ;) Beijo!

    Diabba, pior ainda é se o vento te leva as calças! Beijoca!

    Miriam do Mar, está-me no sangue, causar vendavais, nem que seja abrindo a porta e a janela para fazer corrente de ar! Beijoca!

    Rotiv, um cenário idílico, sem dúvida. E que briol deve fazer! Abraço!

    ResponderEliminar
  149. Laurinha, por esta altura já sei que correu tudo bem contigo. Uma grande beijoca, e bons sons!

    ResponderEliminar
  150. PaulaPan, mesmo assim gostava de saber mais detalhes, o género, por exemplo. Beijocas!

    Nogs, não come vacas por ser alérgico à lactose? Fiquei confuso... Beijoca!

    Van, algumas partes de mim já apanham vento que chegue para o resto! ;)

    Donnola, metáforas à parte, que tique é esse de dizer o número do comentário?

    ResponderEliminar
  151. é pura inveja :DDDD (157)

    ResponderEliminar
  152. Espetáculo de blog. Gajo inteligente. ;)

    ResponderEliminar