Não tenho esse hábito! Sou contra mesmo!!! O ordenado não lhes chega?! Ora essa!!! O nosso é que não dá para tudo se dermos gorjetas, esmolas e afins... qq dia andamos nós a pedir :(
Hummm... isso é alguma desculpa para a forretice?!
Quanto ao teu emprego, ainda está com sorte do teu chefe te dizer "fixe" de vez em quando. Há aqueles que só abrem a boca para refilar ou calcar nos subordinados...
A gorjeta pelo bife chamuscado era merecida: se caiu no chão três vezes e estava lá a empregada da limpeza, pelo menos o chão devia estar LIMPO!!! :)))
Procura bem aí nos bolsos que ainda encontras uns trocos e assim contribuir para a 2ª opção: 00:30 - grojeta ao comentador que teve a amabilidade de entrar no blogue,ler o texto e comentá-lo, escrevendo com muita piada mais uma dica para tu gastares uma ínfima percentagem do parco ordenado que recebes todo o fim do mês.
OOOOOOOOOOOOOOOOOOH o paulofski tirou-me as teclas dos dedos...bolas...fiquei sem comentário...mas posso receber uma gorjeta na mesma, posso?... ;-)
Bolas, totalmente de acordo contigo, Rauf! Na verdade, sempre fui ensinada que gorjeta só deixa quem tem trocos a mais no bolso. De vez em qd, dada a amabilidade, ou destreza, ou atenção do empregado de mesa, até é com gosto q deixo gorjeta. Porque, atenção, há pessoas que se esmeram no seu trabalho e merecem uma atenção.
Agora, gorjeta obrigatória?? Vai mas é pró...pró...(eu até dizia, mas ando a ver se deixo de dizer palavrões...)...
Eu recuso-me a dar gorgetas a mim também ninguém me paga mais um cêntimo e desconto ainda por cima. Quando dou dinheiro dou-o porque sim, não porque obedeço ao conceito de gorjeta. Acho uma parvoíce pegada. e eu finalizo... com .... vai dar uma volta ao bilhar grande:P!!! su
Apesar de concordar contigo e fazer um esforço imenso para não dar nem um centimo quando sou mal atendida, as pessoas que me rodeiam dão sempre independentemente da qualidade do serviço (que eu acho ainda pior do que o próprio conceito).
Olá! Eu considero a " gorgeta" um insulto, para quem a recebe ( eu mandava-me para o chão, se alguem tivesse o descaramento de me dar uma notinha...por isso , e por principio não dou ( desde a altura em que havia arrumadores nos cinemas) Mas dou aos arrumadores de carros ...pudera que o meu pópó custou-me um dinheirito ;=( Aqui posso chamar-lhe uma " propina" como em alguns países, lhes chamam , tipo México, Cuba...etc.etc.. :=( :=(
em certos países, os funcionários apenas recebem o que ganham das gorjetas. agora quem tem o seu salário e ainda fica chateado pq não tem gorja....enfim....
A gorjeta não é mais do que a desculpa dos chefes para pagarem menos. Se eles são bons no que fazem que recebam o salário que merecem; se não rua, como o resto do mundo mundial.
Ha! Ainda me lembra quando meu pai deixavam gorjeta na bomba de gasolina!!! (Por estas coisas é que a gente percebe que é velha, he!)
O primeiro pensamento que me veio à cabeça quando comecei a ler este post foi exactamente o mesmo da Caramela: "és o Mr. Pink do Reservoir Dogs do Tarantino!" AHahahahah!
Eu costumo dar gorjeta nos sítios onde me atendem bem, sim... mas também sei que tens razão em relação a algumas coisas que dizes.
anyway, gorjeta por gorjeta, é favor depositar gorjeta na minha conta e dos restantes comentadores por virmos aqui assiduamente ler, rir, reflectir e comentar os teus post:P
Menino, eu sempre havia dado gorjetas, principalmente em épocas como Natal. Então, mudei-me de cidade e, justamente perto do Natal, lá foi o carteiro entregar a correspondência e, lá fui eu dar a gorjeta. Ele olha para mim, ofendidíssimo: - Eu já recebo o meu salário. E não levou a gorjeta! A partir desse dia não dei gorjeta para mais ninguém, a menos que pedissem explicitamente (daí seria esmola! :))))).
Não queres gorjeta por teres escrito o post das gorjetas... pois não?? É que se foi com a intenção de receberes umas grojas que escreveste o "postezinho" tás muito bem enganado!!! :P
Eu como ja venho atrasada ja sei que se nao havia trocos naquela altura, agora ainda menos mas eu como ate sou uma moca pouco exigente ate aceito a bela da groja em especimes! Pode ate ser o teu livro...que tal? E depois quando o terminar de ler ainda me ficas a dever uma... Obrigatorio pffff!
Estive aqui a pensar melhor: 1-Gorjeta dos meus pais, por existir 2-Gorjeta dos meus filhos por lhes dar todos os dias uma refeição, ir ao supermercado, assistir às festas e afins 3-Gorjeta dos amigos por os visitar e ouvi-los 4-Gorjeta das livrarias por as ter escolhido para comprar livros (e todo o resto de estabelecimentos, claro) 5-Gorjeta da câmara por pagar o IMI, das finanças por ter entregue o IRS 6-Gorjeta por cada trabalho que finalizo 7-Gorjeta no hospital por dar aos médicos a possibilidade de me curarem 8-Gorjeta nas auto-estradas por ter circulado e pago a portagem (e Sá bastantes!)
ainda bem que ficaste sem trocos! caso contrário podias falar de gorgetas que não convinha falar! eu até te pedia uma gorgeta por este comentário mas como estás sem trocos, desta vez passa!
No sítio onde tu moras os transportes ainda não têm aquelas maquinetas para verificar os titulos de transporte??? É que sempre é menos uma gorjeta a do motiorista hihihi
Que se note que sou o mais possível de acordo com a tua posição ;-)***
Adorei! E é completamente verdade! A mim também ninguem me dá gorjeta no trabalho. Agora o que me irrita mesmo muito, são os senhores arrumadores, em que temos que tirar o ticket se não os senhores da Imel não perdoam e eles vêm por trás ainda pedir uns "trocos". A minha sorte é que o meu carro é velho, podem riscá-lo à vontade...(e até agora ainda não riscaram)
As reticências são a melhor pontuação que podiam ter inventado...! As do post de hoje substituo-as pela palavra "governo" ...ou então.. " para o chulo do teu(DELA) patrão"... lol Beijocas!
Pois, as gorjetas são um mal necessário para muitos, culpa dos patrões que já dão baixo salário a contar com elas.
Eu não as dou, porque não posso, e porque acho que não tenho que pagar a ninguém pelo seu trabalho, não sou patroa.
Fazes-me lembrar aqueles prémios que se criam em certas empresas, é prémios por assiduidade, prémios de pontualidad etc tc, não está expliito que devemos ser isso tudo? Um profissional não tem de ser recompensado por chegar a horas ao trabalho, não faz mais que a obrigação dele, em relação a faltas igual, enfim, podia continuar, mas não tenho tempo, e o meu tempo é dinheiro, eh eh
É verdade. E o mais chocante ainda são aqueles tipos que andam a distribuir as listas telefónicas e a recolher as antigas. A lata com que depois de lhe entregarmos a antiga, se viram para nós e dizem: "Então não há uma gratificaçãozinha"? Juro que a primeira vez que me disseram aquilo, fiquei muda de espanto e nem consegui dizer nada, limitando-me a fechar-lhe a porta na cara. Nos anos seguintes levam sempre com a mesma resposta: "Gratificação? Você não é pago para andar aqui a fazer isto? Pois eu sou paga para fazer o meu trabalho e não recebo gratificações extra. Ponha-se na alheta!"
Olá olá Já dei gorjetas, já me recusei a dá-las. Não dou gorjeta aos taxistas... mesmo quando eles ficam a remexer nas moedinhas 10minutos. É ver-me a ficar sentadinha à espera dos 0.30€.... Mas em países como os USA a gorjeta é obrigatória e tabelada. Até há pessoas cujo ordenado contempla a gorjeta. Aconteceu-me, num hotel, ao tomar o pequeno almoço, incluido no preço da estadia, ao assinar o papelinho não escrever nada no campo da gojeta... no dia seguinte já vinha escrito 15%!!!! Têm cá uma lata! bjs Patrícia
Eu não costumo dar gorgeta, a menos que conclua que o trabalho foi realmente bem feito, no entanto, quando estou a trabalhar no teatro acabo por receber porque a gorgeta é distribuida por todos, embora no meu "posto" nunca se receba, aliás quando lá comecei a trabalhar, houve um senhor que gentilmente me estendeu uma moeda e eu disse com um ar muito espantado, "não, não, não precisa!", isto porque sempre achei que de facto já recebemos o nosso pagamento pelo trabalho no ordenado. Reconheço no entanto que há trabalhos muito mal remunerados, nos quais é uma grande benção receber uma gorgeta - tipo os arrumadores de sala do Teatro São Carlos (if you get my point!).
Ao autor do post e comentadores... Sabiam que a gorjeta deveria ser também declarada no IRS (existe mesmo lei para isso)? Mas ainda bem que a maioria do povo não o faz... Pois já acho que o estado chula muito e pouco faz pelo povo, mas isso é outra história!...
Não sou apologista das gorjetas pois acho que já são pagos pelo trabalho que fazem... Também já recebi gosrjetas e infelizmente era para uma caixinha para dividir por todos e eu nunca vi a cor desse dinheiro... Ficou de certeza com a patroa (foi um trabalho de verão)... Lembro-me de uma nota de dez contos ter-me sido arrancada das mãos por ela para guradar na caixinha... Eram um grupo de estrangeiros e eu era uma das poucas pessoas que sabia um pouco mais que o portugês, naquela aldeia toda... Enfim...
Fim ás gorjas e aos patrões que ficam com elas, quando se elas são dadas são mérito do empregado!...
Eu é muito raro dar gorjetas, esporádicamente quando a pessoa é muito mas mesmo muito simpática e se teve alguma actitude EE (exceed expectations - isto tem a ver com as nossas avaliações aqui no officce) porque de trombudos mal educados e macambúzios andamos nós fartos. Nem mesmo aos arrumadores eu dou groja, só se ele me desencantar um lugarzinho muito escondidinho lá no cú de Judas e que eu não seria capaz de encontrar sozinha... Jokas
ó rafeiro, eu que gosto de ler coisinhas pequeninas e "queridas" (talvez aqui não encontre muito disso) vou a algumas das tuas postagens anteriores ainda presentes na página principal e não consigo comentar sempre que tenho algo de interessante para dizer uu. e agora vá, trabalha e muda isso que não está com nada. *
É uma coisa muita rara de eu fazer, só se o serviço tiver sido mesmo uma coisa extraórdinaria ou quando não têm troco para me dar e eu não me apetece estar à espera, então eu digo que fica de gorjeta lol
Pois ... tb não dou, salvo raras excepções, que apesar de tudo ainda existem.
Agora um exercício interessante é observar as expressões dos prestadores de serviços diversos quando não recebem a dita, é cá cada olhar que quase "fuzila" quem não a deixou.
A Teoria do Kaos, quando assim fores não guardes isso dentro de ti, pode provocar úlceras! Abraço!
Paulofski, claro que dou, vou mandar-te um e-mail e a gorjeta vai como anexo, pode ser? Abraço!
Van, portanto deixa ver se eu percebo. Eu escrevo neste blog, todas as semanas, de forma gratuita. Tu, que em vez de estares a fazer a tese andas por aqui, querias receber dinheiro por isso. Não sei, sinto que há uma falha algures no teu raciocínio...
Susana, nem mais, e que aproveite e visite também o pequeno! Beijoca!
Piggy, tem alguma coisa a ver com o uso de mangueiras?
CristiAna, nem mais! BUUUU! Fora!!! Querem oferecer coisas que ofereçam plasmas!
Diabba, olha que pode haver por aqui algum fundamentalista e estás lixada. Quanto ao arroz de pato, sabes que estou sempre pronto para esses programas! Beijo!
Inês Brito, não que isso possa ocorrer, mas trabalhas onde, mesmo? ;) Beijo!
Nogs, depositar gorjeta? Sua desnaturada, então a mandar elogios, que eu faço rir, que animo os teus dias, e tal, e depois eu tinha de te pagar? Vou amuar, pá... Beijo amuado!
Sandra., não dou, não dou, não dou! Beijo!
Inês, e zumba na gorjeta, e na gorjeta zumba! E não, não me consegues a fazer nada a empregados que inclua o verbo “rabiar”!
A Senhora, esse funcionário já deve ter sido morto pelos colegas, por dar mau nome à profissão! ;) Beijo!
Mundo dos Tesourinhos, eu chego a estacionar o carro mais perto de casa do que do sítio onde quero ir, mas a essas sanguessugas não dou um cêntimo. Beijo!
C., a palavra “governo” talvez não seja a mais indicada, porque esses obrigam-nos a dar tanta coisa, lá pelo meio vão gorjetas de certeza. Beijocas!
Vita, esses prémios são um reflexo da nossa sociedade, em que se premeia a mediania, a normalidade. Mas hoje não quero falar nisso, ainda substituía as reticências por algum palavrão mais cabeludo. Beijo!
Noiva Judia, como se a satisfação de levar um monte de papel para reciclagem não fosse suficiente. Onde pára a consciência ecológica desta gente? Beijo!
Liamaral, das melhores sugestões até agora! Beijo!
Mitsou, só posso falar do que sei! ;) Beijo!
Patrícia, 15%?!? Fosca-se, isso não é gorjeta, é um roubo legalizado! Quer dizer, mesmo que o tipo te entorne o café em cima e te calque os pés com a mesa, tens de dar na mesma! Beijo!
Gata2000, ao ler o teu comentário sei que tentaste fazer passar uma qualquer mensagem subliminar, mas não percebi bem qual... ;)
Libelinha, olha que começar a ser declarada no IRS é uma chulice a ser aplicada a outra! Quanto à gorja que te foi surripiada, isso era motivo para espancar a chefe! Beijoca!
Carlos II, memórias que teimam em persistir e, em certos casos, agravar-se. Abraço!
Felina, posso substituir o teu “ou” por um “e”? Beijoca!
Rita, e essa gorja por meter o carro no cu de Judas, compensa o que depois tens de gastar na lavagem e ambientador? Jokas!
Alguém, se vais começar a distribuir notas, mudo já de opinião! Beijo!
Animalcandysugar, aqui é assim, ou se comenta na altura (ou no espaço de 43 dias) ou se calam para sempre. É que estava a ficar cansado de ter de ir lá abaixo responder! Mas podes sempre mandar-me um e-mail com a tua opinião, sobrinha! Beijo!
Louro, nunca me passaria tal pela cabeça, isso iria contra tudo o que eu defendo. Mas só por curiosidade, estaríamos a falar de quanto? ;) Abraço!
Concordo contigo, mas há muitos locais em que se ganha muito menos de salário fixo, já por que se conta que o empregado irá receber bem nas gorjetas, não sei até que ponto aceitaria isso ou se é no mínimo 'legal', mas é o que acontece e por isso se muitas vezes não fossem as gorjetas andava muita gente a ser mal paga!
Subscrevo o que dizes, mas ainda tenho mais umas coisitas a dizer, coisa pouca:
A gorjeta é um fenómeno essencialmente cultural. Para quem não saiba nos EUA o salário base é uma ninharia, e os empregados da área da restauração e outros serviços (spas, ginásios, etc) são profundamente dependentes da gorjeta para "sobreviver", daí que geralmente na continha venha discriminado o preço do serviço, com 10% de gorjeta já incluído e ainda uma clarificação no sentido de apelar ao cliente para oferecer mais de gorjeta para premiar o serviço excepcional.
Caro Rafeiro, e para quem já passeou e correu mundo... a verdade é que os malucos dos americanos estão habituados a dar de gorjeta o valor do serviço. Ou seja, se tiveram uma massagem de 100$, costumam deixar uma gorjeta de 100$. Para eles um mau serviço é uma gorjeta de $30, por exemplo.
E é verdade que os patrões vêem quais os empregados mais produtivos pela quantidade e qualidade das gorjetas.
É por esses hábitos consumistas e gastadores que o pessoal decidiu inventar técnicas infalíveis para ainda enriquecerem mais (porque eles ganham mal, muito mal) com truques financeiros baratos e depois deu no que deu.
Críticas à parte, em Roma sê romano, e como em Portugal os hábitos são outros, só deixo gorjeta quando acho que fui exceppcionalmente bem tratada (como arranjarem-me a melhor mesa, recomendarem-me a melhor refeição e ser efectivamente muito boa, e etc).
À parte tudo isto, só me sinto obrigada a dar gorjeta ao arrumador! :p
Pois realmente a gorjeta está em vias de extinção devido á crise, é bom que se habituem lá os empregados e tal... Este post fez-me lembrar aquele anuncio dos cereais: "não me olhes assim que não penso dar-te". Boa semana, abraço
Ja mandou uma cuspidela ao dono do seu azul comboio(e a todos os outros, como ele!?) - sim sera apenas quando o fizer, de uma forma definitiva, que eu poderei, eventualmente, establecer uma relativamente diplomatica ralacao, para consigo.
noutro dia fui cortar o cabelo, e a minha mae perguntou-m se tinha deixado gorjeta, mas é claro que nao deixei, nao cortaram o cabelo como eu queria e ainda me levaram 8euros
Acho humilhante receber gorjetas por isso não as dou. Mas reconheço que em certos empregos, são uma enorme ajuda para o parco ordenado recebido. E há sítios, Nova iorque por exemplo, que se não dás mordem-te os calcanhares:) A propósito,queira o Rafeiro mais fino da blogosfera deslocar-se ao meu estaminé que tem lá uns ossos para si. Raufs de veludo
Eu sempre deixei gorjetas nos serviços mais personalizados e não acho mal mas por imposição é que já não vou lá, os arrumadores de carros por exemplo, nos cabeleireiros em que cobram um balúrdio e a cabeleireira regra geral já é comissionista...a questão é essa, é que em muitos sítios os funcionários além do salário têm comissão...
Gorjeta, deve ser um ato espontâneo e nunca, obrigação...
Os restaurantes, quase todos, já adicionam 10% sobre o valor da sua conta... É horrível! E mais horrível é que acabamos pagando, quando na verdade, não somos obrigados a isso.
Gostei demais do seu texto, que aliás, é sempre muito bom!!!
Ó Rafas pá, por causa aqui de uns acertos e de uma, ou duas, off shores que tenho, dava-me mais jeito se fosse do BPP. Ou então de algum banco em Porto Rico.
o tema é muito complexo, profundo e nºão pode ser analisado de forma tão aligeirada. Há quem sobreviva com gorjetas e seja muito útil, não me refiro aos arrumadores...
QUERIDO RAFEIRINHO, TENS TODA A RAZÃO E ENTÃO NOS RESTAURANTES É GRITANTE... SE NÃO DAMOS UMA BOA GORJETA, NA PRÓXIMA NÃO SOMOS TÃO BEM ATENDIDOS... CLARO QUE HÁ EXCEPÇÕES... UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO, FERNANDINHA
"Epá! É mále! É mále, bacano! Ixto tá mále, se ux bacanos nã dão aquilo ca gente lhs péde. É ca'ssim a malta ná tein guito nein pó ciguerrinho, tás javêri? É que dpois a malta é qué uns sacânas, tás javêri? Dixzem qué a genti que rixca as portas e gama as antenas, tas javêri? Epá, dejenrasca aí um ciguerrinho! (fungadela absolutamente tuberculosa)"
- depoiemento de um profissional do estacionamento, quando interpelado por um estudante universitário, durante um estudo acerca da importância das gorjetas no orçamento familiar dos profissionais liberais -
nota: a palavra "depoimento" está incorrectamente escrita na resposta anterior como "depoiemento", porque o paizinho do estudante universitário que levou a cabo o inquérito deu uma gorjeta para que o filhinho pudesse entrar na universidade. Que fique esclarecido.
Não há cá gorjetas para ninguém! Se eu só recebo o ordenado e nada mais por fazer o meu trabalho (que giro... acabaram-me pedir... perdão... exigir que vá fazer o inventário a 5 lojas durante a noite, começando às 00:00 e terminando sabe-se lá quando, e sem compensação nenhuma... agora é que eu percebo a razão dos mails recebidos de Espanha a dizer "servicio atascado"... ou seja... WC entupido... pudera... quando lá vão só têm ideias de m****!)
Bom... voltando às gorjetas... ainda assim o que mais me irrita são os arrumadores que "gerem" o parque de estacionamento e que olham de lado quando passo sem lhes dar a dita moedinha! Cambada de bêbados e drogados!!!!! Vão mas é trabalhar!!! Mas trabalhar a sério!
Desculpa lá... mas é que a neura está a ficar grave...
Detesto dar gorgetas, pois acho que não tenho de substituir os patrões. Em certos paises a gorgeta é o unico pagamento que o empregado tem e aí sim, deves dar e premiar se considerares que foste bem atendido, agora cá... e ainda por cima a maior parte é arrogante e acha que está a fazer um favor. Não dou em princípio, só em casos muito excepcionais além de que os meus trocos vão todos para os fdp da Emel!
André, mesmo com gorjetas anda muita gente a ser mal paga. E, tal como disseram lá para trás, isso é uma forma de manter essa situação, pois contam com uma componente variável que depende da generosidade dos clientes. Abraço!
Medusasss, e que coisitas. Só tive uma passagem fugaz pelos States, não deu tempo de dar gorjetas a ninguém, mas já vi uns quantos filmes que deram para ter essa ideia. Continuo a ser contra, sinceramente. Se adquires um serviço, deverás pagar o preço justo por ele, preço esse que já deverá inclui a “mão-de-obra”. E qualquer coisa que saia disto irá sempre cheirar-me a chulice. Beijoca!
Huma Senhora, e foi das melhores gorjetas que já recebi até hoje! ;)
PKB, pode ser para o meu e-mail. Não te admires é que a gorjeta seja entregue por um bando de romenos. Beijinhos!
Francisco Castelo Branco, se eu for bem tratado, volto lá, e essa deveria ser a maior recompensa que se dá a uma empresa de oferta de serviços. E sou muito simpático, quando o merecem! Abraço!
Nitrox, se não voltarmos, o restaurante fecha e o empregado vai para a rua. Não é suficiente sermos clientes habituais? Abraço!
Anónimo, para nós termos uma relação diplomática, relativa ou não, vai ser preciso bem mais que uma cuspidela em alguém.
Vieira Calado, nunca considerei ninguém como criado, da mesma forma como não os considero pedintes da minha generosidade. Abraço!
Andy, esse é um dos casos mais dramáticos, pois vamos a um lado, tiram-nos uma parte de nós e ainda temos de pagar! Beijo!
Blue Velvet, tu estragas-me com mimos... ;) Beijo!
Provocação, já viste tanta maneira diferente que existem de nos esvaziarem a conta bancária? Beijoca! PS: estou com uma certa dificuldade em aceder ao teu blog...
Roderick, o prazer que sentem em vir cá não é suficiente? ;)
Rouxinol de Bernardim, mas o que eu gosto é de aligeirar temas profundos, nem sabes o que me divirto com isso. Abraço!
Fernandinha, mas depois há o reverso da medalha, não me servem bem nunca mais lá meto as patas, e aí nem conta nem gorjeta. Beijocas!
Cão Sarnento, tratando-se do testemunho de um arrumador de carros, acho que a expressão mais adequada seria mesmo “de-poia-mento”. Abraço!
Vanessa, essa qualquer coisa que te leva a concordar comigo dá pelo nome de inteligência e capacidade de reconhecer um raciocínio brilhante. ;) Beijoca!
Carracinha Linda!, também recebes ordens castelhanas? Bem vinda ao clube. Quanto aos arrumadores, um dia vou falar sobre esses camelos de três bossas. Beijo e desneura-te, não vale a pena!
E se eu fosse puta, tu lias? Ora aí está uma classe à qual nunca dei gorjeta. Já fiz olhinhos, a ver se passava à frente, agora gorja? E tu recebes de salário um pau?!? Que exploração! ;) Beijo!
Eu Mesma!, disseste bem, em certos países. Aqui se querem ganhar dinheiro fácil vão para o Rendimento Social Garantido, ou mínimo, ou o raio que os parta. Beijo!
LeniB, não? Nem uma maçã em cima da secretária, nem nada? Beijoca!
A mim o k me custa mais é às vezes até dar gorgeta pk fui bem atendida e o parvo ou parva ficar a olhar com akele ar:"Só isto?" Apetece-me logo pedir os cascalhos de volta,rsrsrs...
Como sempre muito sensato e absolutamente correcto! Pior é morar num sobrado onde nas datas comemorativas até os varredores de rua (que só aparecem nas ditas datas) veem buscar algum.
E nos orçamentos que apresentam para os cruzeiros!?! Onde escandalosamente vem especificada uma verba destinada às gorjetas???No último que pedi apresentaram €70,00 por pessoa... nem queria acreditar!!!! É que nem podes entrar para o barco se não pagares previamente a bela da gorjeta de €70,00...
Sabes que em certas profissões o patrão já paga o mínimo, em virtude da dita profissão ser bastante aliciante porque se recebem boas gorjetas. Eu gosto de dar gorjetas e tenho pena de não poder dar mais. Não é ao fogareiro do taxi que me rouba na "corrida" e que muitas vezes é o dono da viatura. Já os empregados de mesa nem sempre merecem, porque são uns lambuzas que metem o polegar dentro da travessa. Agora os fulanos que andam nas entregas, grande parte são emigrantes que passam o dia a alombar com electrodomésticos e mobílias e ganham um salário miserável, a esses só não dou mais porque não posso. Recordo-me dos meus 12 anos trabalhar em lojas até às 19 horas e depois do horário de trabalho ir entregar encomendas. E quantas vezes a minha mãe estava à espera que eu chegasse com gorjetas para ir à mercearia comprar qualquer coisa para o jantar... Esmolas nem sempre dou, porque um tipo entra no metro e são mais os pedintes do que os passageiros. Agora gorjetas, só se eu estiver mesmo sem trocos.
a minha gorjeta por ler e comentar hein? e pelos elogios que te faço hum? mau mau... olha, sabes que mais? vou continuar a ler ya???? a gorjeta que se fo.....a ah ah ah bjs endiabrados
Se começar a ser moda dar gorjetas a todas as profissões ia ser lindo ia. Então se forem aos professores universitários, os alunos vão dar gorjetas mesmo que sejam chumbados pelos profs?? Ia ser giro ia!!
Eu não dou gorjetas a ninguém, e tens razão as pessoas são pagos para executar uma tarefa e tem que executar bem senão podem ser despedidas.
lol concordo MESMO! cambada de chupistas, e chegou ao cúmulo de em certos locais a gorjeta estar incluida na conta (!) descrição da mesma : 20% - gorjeta !!! acho que isto é completamente idiota! mas sempre que refilo ao pé de pessoal amigo, levo com os olhares - é forreta!!! Estigmatizada como se ñ houvesse amanhã, porque ñ deixo o euro (qd ñ é mais) ao rapazolas do sítio...
OLÁ AMIGO ! JÁ ESTAVA COM SAUDADES DE AQUI VIR E DE RIR CONTIGO EHEHEHE. AMIGO,TENHO ANDADO OCUPADA COM A VENDA DO MEU LIVRO E NÃO TENHO TIDO TEMPO PARA VISITAS ,MAS HOJE CÁ ESPERO POR TI PARA VER AS NOVIDADES BJO E BOM FINAL DE SEMANA CARLA GRANJA
EU... ainda estou que nem me conheço, sinto-me levitando.
Que ninguém hoje me diga nada. Ainda estou em transe, após a montagem da exposição... Imaginemos que era daqueles eventos em que, havia inauguração com a artista presente, fotógrafos e comunicação social à volta... Ui...nem quero pensar nisso!!! Um acto de absoluta solidão deu-me tanto prazer, com uma imensidão de pessoas, como seria?
Anuncio e faço o convite para a minha exposição no blog: http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
Lógico que entendo não ser possível todas as pessoas a quem participo, estarem presentes, no entanto gostaria que visses o convite, pois escolhi a melhor foto da exposição para o fazer.
Por acaso raramente dou gorjetas e, como sou daquelas que tem um carrinho já entradote e todo riscado, também não dou moedinhas aos praga dos arrumadores de carros, ao pé do ginásio o homem já nem se chega ao meu carro, já sabe que aquilo que leva e um "bom dia" com má cara, porque ninguém tem boa cara às 7.00 da manhã.
Uma coisa é certa; desgraçado de quem a inventou...ou era tolo ou tinha demaiadas moedas e vaid ai, entretinha-se a dar cabo delas, se nalguns lados é bem necessária, pois os ordenados são tão sovinas porque já contam com as gorgetas para o aumentar... Mas salário é salário e ninguém é obrigado a dá-las, embora todos fiquem à espera, mas que rico pé de meia para alguns... Conheço quem se encheu e as punha religiosamente no banco todos os meses.... Beijinhos e tamos quase lá...
Piggy, eternamente não ficaria demasiado dispendioso? Olha que ainda tens de comprar coisas para comer, pagar a renda da casa, etc.
Zabour, nessa altura é dizeres “é à medida do seu desempenho, e agradeça o facto de não lhe poder tirar dinheiro”. Beijo!
Cora, esses não me apareceram, mas tenho uma chulice anual de 70 euros, o guarda-nocturno. É que nunca vi o tipo sem ser para receber o dinheiro. Beijo.
Guguita, quem te manda ir ter férias finas? Vai para a Costa da Caparica, como eu, e já não és roubada dessa maneira. Beijo!
Cão Sarnento, esmolas é raríssimo dar, prefiro entrar numa loja e comprar comida para dar a alguém. Quanto às gorjetas, claro que de vez em quando dou, mas continuo na minha, o ordenado deveria ser motivo suficiente para a prestação de um bom serviço. Abraço.
Andy, há operações em que metem coisas, nem que seja pacemakers, placas de titânio, etc... Beijos!
PKB, da próxima um bifinho suculento, ok, é que os dentes já não são o que eram.
Luís, olha, ao que me atendeu esta sexta-feira dou um Medíocre menos, pela tromba com que me atendeu.
Fragmentos Intemporais, no teu caso talvez seja simples, “ou gorjeta ou o seu processo vai para o fim da pilha, que tal?”. Beijoca!
Eduarda, já começava a pensar o que te teria feito, para me abandonares. Sim, porque eu imprimi o teu comentário que irias, em 2009, ser sempre a primeira. Beijos!
Carraça, mais uma vez? Não é sempre?!? Beijos!
Entelinhas, obrigado por notares esse esforço titânico que eu tenho, apesar de ter a sensação que a malta não liga muito. Beijoca, Sara!
Denise, muito obrigado, é sempre um prazer ser “selado”. Beijos!
Aralis, a mim aconteceu-me uma do género. Uma vez fui jantar com uns amigos e quando chegou a altura da gorjeta, deixei 20 cêntimos. Um amigo vira-se para mim e diz: - Vais deixar isso?!? - Porquê, achas muito? Acabou-se a discussão... Beijo!
C Valente, é uma greve na qual só temos a poupar. Abraço!
Toze, aí não é gorjeta, é suborno, para ver se entramos no céu. Abraço!
Bernardo Moura, hipocrisia para não dizer burrice da nossa parte. Abraço!
Rogéryo de Sá, nalguns casos é mesmo aí que me apetece enfiar-lhes a gorjeta. Quanto à questão que colocaste, que tal com uma pistola apontada às partes baixas dos responsáveis pela aprovação?
Carla Granja, uma grande beijoca e muito sucesso com o teu livro. Aproveita, pois é uma experiência fantástica, ver as nossas palavras encadernadas.
Tulipa, espero bem que possas fazer outra exposição que também abra aos FDS, é que ir para a Moita à semana é impossível. Em todo o caso, os meus parabéns e espero que mais se sigam! E sem gorjetas! Beijos!
Nos EUA nos restaurantes mais caros a percentagem de gorjeta "obrigatoria" vem impressa na factura. Ninguem ainda me explicou o que acontece a quem não paga, parece que só de falar nisso vão passar férias a um sitio que se chama Guantála...Guantamaco...olha não sei, qualquer coisa assim!!
pois comigo estão tramados. Dou gorjeta nos restaurantes, mas só quando a almoçarada é grande. Almoço de todos os dias, servido ali à pressão e com o olhar 'vê lá se te despachas, que tenho mais gente à espera', népia. E, ó horror dos horrores, não dou gorjeta à menina que lava o cabelo no cabeleireiro. Era o que faltava!
Como sempre, um assunto deveras interessante: "Dar ou não dar gorjetas e o porque das mesmas"!
Lindo ... Como sempre consegues colocar num assunto "Galhofeiro" ainda mais graça ...
Eu só dou gorjetas a quem eu sei que trabalha bem e por gosto! Sim, já sei que me vais falar do tal "Brio Profissional", mas gosto de recompensar quem trabalha por gosto ...
Mas, devo-te dizer que pertendo dar gorjeta ao moço dos ctt quando me vier entregar o teu livro que encomendei na wook!!!! ehehehehehe
(165) concordo, bolas tou sempre a concordar q falta de opinião :P
além da gorjeta há aquele habito igualmente cretino de dar uma prenda ao funcionario publico q nos atendeu bem e resolveu o nosso problema...q n passa da obrigação dele, mas ele espera pela prenda
BOA aquela de saltar no palco e tocar algum instrumento ! Quando o André Rieu vier em Portugal, faço uma aposta contigo em que não és capaz de fazer isto...e se fores, dou-te um gorjeta...
Tás a negar o pagamento dos pobres garçons que se esmeram pra servir-te? Que vergonha! Pois saiba que em muitos restaurantes, os garçons não tem remuneração e vivem das parcas gorjetas de alguns com boa vontade. Tanto que os restaurantes já exigem que as contas sejam fechadas com o acréscimo de 10%. É praxe. Garçon não tem piso salarial, nem FGTS, nem previdencia, nem seguro desemprego. E tu não tens consciencia ô Rafeiro? Quanto ao Presidente da Câmara, tu nem precisa dar nada. ele mesmo mete a mão no teu bolso...
Há estudos de como a "coisa" começou? Foi feita alguma regulamentação e/ou decreto lei sobre o caso? Não?! Késsdzer que táss a praticar um acto que até pode ser ilícito? Fôsga-se...
Foi por pensamentos do estilo que a Uniao Sovietica se viu na situacao que se viu no final da dec de 80 a pedir esmola aos "gorgeteiros" Estados Unidos. Afinal, toda a gente trabalha com mais afinco quando tem um incentivo extra - gorgeta, "isencao de horario de trabalho", reparticao de lucros da empresa ao fim do ano, etc.
Se a estrategia de marketing de recursos humanos eh filosoficamente correcta, eh outra conversa. Afinal, apenas pagam o que eh justo, so se lhes chamam outros nomes.
E com esta vou-me. Para que se fique saber, caso houvesse duvida... sim... sou a favor da gorjeta. A banalizacao desta em certo tipo de emprego flexibiliza o mercado de trabalho - possibilita emprego temporario facil, e contratacao e despedimento de MO muito mais rapido e sem custos de burocracia. O mercado auto-ajusta-se muito mais facilmente. Claro que estou a falar de um sector muito especificico do mercado de trabalho - o nao-qualificado, logo sujeito a salario minimo, ou caso esse nao exista (que nao estou certa que deva existir) as remuneracoes mais baixas.
ah... e deixa-me que te digue que tb julgo as pessoas que nao dao gorgeta... que sovinice... que caracter e' o de um fulano sentado numa esplanada a pedir isto e aquilo e "ah e tal, mas era com gelo" e esta o empregado todo o dia a ouvir chatos desses por quantias piores que salario minimo...
Ainda nao conehci uma pessoa de bons principios e valores que nao desse gorgeta. Desconfio sempre do forreta que nao da nada a ninguem.
Obrigado pelo seu comentário. Pessoalmente, não tomo partido neste affaire. Não procuro a verdade porque há biliões de verdades neste planeta. Diletantemente, vou roubando as toalhas com que se cobrem estes nudistas envergonhados. E não escolho as vítimas.
Anjo Negro, e não achas que quem trabalha por gosto até dispensava o salário, quando mais as gorjetas? E fico muito contente com a tua aquisição, depois espero uma crítica sincera, ok? Grande beijoca!
Salto-Alto, fúria? Este é o meu estado calmo, quando estou em fúria a minha letra fica ininteligível. ;) Beijo!
Andy, nesses casos era ires à farmácia e comprares uma caixinha para lhes dares, afinal não queremos que eles tenham prejuízo, certo? Beijo!
Leonor, é dura mas têm sempre a minha atenção, o meu carinho, as minhas lágrimas. Sim, porque eu sofro por vocês! ;) Beijoca!
Donnola, isso não é falta de opinião, é sinal de elevada inteligência! Quanto ao caso referido, deve ter sido por isso que o gás lá de casa só foi aprovado à quarta inspecção, é que do meu bolso não saiu nada.
Je Vois la Vie en Vert, faz favor de reclamar com o blogger, eu limito-me a meter textos cá dentro! Quanto à aposta, eu se fosse a ti não metia muito dinheiro em jogo...Beijos!
Menina do Rio, se eles se esmerassem aí talvez merecessem, agora quando andam de trombas e ainda acham que é nossa obrigação dar a gorjeta, sim, nego e com todo o prazer! Beijo!
Aenima, claro que em todo o lado se instituem “cenouras”, por forma a que os empregados vão além do exigível. A mais recente de que me lembro foi o aumento do período de férias de 22 para 25 dias, para premiar a assiduidade. No fundo, quem foi verdadeiramente beneficiado com isto, eu que nunca faltei, mesmo trabalhando doente, ou o calão que assim deixou de meter umas baixas fraudulentas para poder gozar mais três dias? E claro que estás no teu direito de julgar as pessoas pela gorjeta que dão ou não, tal como eu estou no meu direito de avaliar muito bem quem merece receber e quem merecia ir para o olho da rua por nitidamente não ter competência para trabalhar na área de serviços. Ena, estiquei-me, mas é de comentários como o teu que eu gosto, quase tenho vontade de te dar uma gorjeta! :D Beijos!
Alfabeta, dou gorjetas em várias situações, mas essa é uma em que não. Chego a estacionar o carro a quilómetros do destino (e não estou a exagerar) agora sustentar parasitas não! E não falei porque são uma raça que merece uma atenção própria, um dia destes. Beijo!
Malinha Viajante, então e se te tratarem muito, mas muito bem, como por exemplo, olha, neste blog? ;) Beijo!
Nanny, se tivesses comentado antes das 06:57 eras capaz de ter sorte, agora é um bocado tarde... ;) Beijoca!
Rogéryo de Sá, tarefa tão meritória quanto infinita, essa a que te propões. Em todo o caso, boa sorte nessa acção naturista! Abraço!
Meu caro Rafeiro, estava a ver que nunca mais aqui chegava. Alguma alma peregrina resolveu não marcar convenientemente os trilhos do Caramulo e não tive outra sorte senão dar uma valente gorja a um pastor para ele me tirar dali para fora. Quando o tipo me disse que aceitava multibanco, foi aí que percebi quem era o autor do "vandalismo das placas" :-\
Moral da história: um gajo bem quer safar-se à gorja mas não tem sorte nenhuma. A propósito já foste aos States? Ias-te dar bem por lá :-)
Em Portugal,há muita gente que vive á custa das gorjetas! E já não falo daquelas ,com nomes como suborno, saco azul e tráfico de influências etc.! Mas falo daquelas que aumentam o subsídio de reinserção social ! Eu costumo dar gorjeta ao arrumador de carros que me arranja um lugar e que me ajuda a levar o carrinho das compras, até ao carro! Depois deste serviço prestado, que me ajuda bastante ,acho que a gorjeta ,é merecida! E depois de ter visto, a famila dele com duas crianças para sustentar , tive pena! Este, é um caso que conheço mas há mesmo muitos! Este é um tema que merece gorjeta!:) beijoca
a mim o que me chateia mais ainda é a moedinha para aos arrumadores, quando vejo e estaciono muito melhor sem eles por perto a fazer de conta que dão dicas e a meterem-se à frente do carro! raramente vou a sítios onde gorjeta seja da praxe e também sou contra a obrigatoriedade de a dar, mas pronto... embora também seja raro, por vezes lá tenho de estacionar em sitios onde há arrumadores e deixar a dita moedinha, contra vontade... bjs
Olá. Ai que demoras a mudar de letras e cantigas... As gorgetas já eram...Bora pra cá novas ideias...Beijinho da laura.aui que chatinha, coitada de mim...
Desta vez concordo contigo em tudo, não mudo uma virgula ao k disseste! Mas a verdade é que isso está de tal forma enraizado k se não deres gorjeta o melhor é não voltares lá!!! abraço
Lúcio Ferro, apanhando esse raciocínio, defenderás que dar uma tip é chic? Abraço!
Miriam do Mar, nesse caso não é uma gorjeta, é uma boa acção. Triste é sermos nós a ter de providenciar um sustento mínimo a uma família, era suposto ser o Estado a ter esse papel. Mas os nossos impostos devem ter fins mais importantes... Beijo!
Francis, olha que eu mando-te um daqueles e-mails em que só tens de investir 6 euros! Quanto à Bobone, pá, eu avisei-te que gostava bastante dos textos de Fevereiro. Abraço!
Kalua, e quando os arrumadores estão em zonas controladas por parquímetros?É a exploração ao quadrado! Beijoca!
Laurinha, mais umas horitas, tens de ter paciência! Beijoca!
Táxi Pluvioso, será que deram uma gorjeta aos jornalistas?
Bjecas, se eles souberem isso com antecedência ainda tens o prato com um condimento especial. Abraço, pá!
Simplesmente eu, curiosamente os sítios em que faço questão de não dar gorjeta são os sítios em que faço questão de não voltar a meter as patas. Abraço!
Inês, tens seis mas muito bons, eu sei porque o meu é um deles! Beijo! ;)
Oh rafeirinhooo! Não amues, por favor! Não suporto lamúrios latinososss! Considerarei como gorjeta as risadas que me ofereces com os teus posts, então. Oki du ki?
heheheh!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarConcordo plenamente, ja me estou a ver de bolsos cheios, se receber .50€ por cada indormaçao k der já recebo para o almoço de certeza.
heheheh
boa noite,
jokas
Não tenho esse hábito! Sou contra mesmo!!!
ResponderEliminarO ordenado não lhes chega?! Ora essa!!! O nosso é que não dá para tudo se dermos gorjetas, esmolas e afins... qq dia andamos nós a pedir :(
bjcaaaaaaaaa
Hummm... isso é alguma desculpa para a forretice?!
ResponderEliminarQuanto ao teu emprego, ainda está com sorte do teu chefe te dizer "fixe" de vez em quando. Há aqueles que só abrem a boca para refilar ou calcar nos subordinados...
A gorjeta pelo bife chamuscado era merecida: se caiu no chão três vezes e estava lá a empregada da limpeza, pelo menos o chão devia estar LIMPO!!! :)))
Beijocas!
és o Mr. Pink do Reservoir Dogs do Tarantino! :P
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=zBFUDbOldMs
Como eu te compreendo, já há uns tempos tinha pensado em algo do género.
ResponderEliminarAbraço
Procura bem aí nos bolsos que ainda encontras uns trocos e assim contribuir para a 2ª opção:
ResponderEliminar00:30 - grojeta ao comentador que teve a amabilidade de entrar no blogue,ler o texto e comentá-lo, escrevendo com muita piada mais uma dica para tu gastares uma ínfima percentagem do parco ordenado que recebes todo o fim do mês.
OOOOOOOOOOOOOOOOOOH o paulofski tirou-me as teclas dos dedos...bolas...fiquei sem comentário...mas posso receber uma gorjeta na mesma, posso?... ;-)
ResponderEliminarBolas, totalmente de acordo contigo, Rauf! Na verdade, sempre fui ensinada que gorjeta só deixa quem tem trocos a mais no bolso. De vez em qd, dada a amabilidade, ou destreza, ou atenção do empregado de mesa, até é com gosto q deixo gorjeta. Porque, atenção, há pessoas que se esmeram no seu trabalho e merecem uma atenção.
Agora, gorjeta obrigatória?? Vai mas é pró...pró...(eu até dizia, mas ando a ver se deixo de dizer palavrões...)...
Eu recuso-me a dar gorgetas a mim também ninguém me paga mais um cêntimo e desconto ainda por cima. Quando dou dinheiro dou-o porque sim, não porque obedeço ao conceito de gorjeta. Acho uma parvoíce pegada. e eu finalizo... com .... vai dar uma volta ao bilhar grande:P!!!
ResponderEliminarsu
Apesar de concordar contigo e fazer um esforço imenso para não dar nem um centimo quando sou mal atendida, as pessoas que me rodeiam dão sempre independentemente da qualidade do serviço (que eu acho ainda pior do que o próprio conceito).
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarEu considero a " gorgeta" um insulto, para quem a recebe ( eu mandava-me para o chão, se alguem tivesse o descaramento de me dar uma notinha...por isso , e por principio não dou ( desde a altura em que havia arrumadores nos cinemas)
Mas dou aos arrumadores de carros ...pudera que o meu pópó custou-me um dinheirito ;=(
Aqui posso chamar-lhe uma " propina" como em alguns países, lhes chamam , tipo México, Cuba...etc.etc.. :=(
:=(
Beijocas
em certos países, os funcionários apenas recebem o que ganham das gorjetas. agora quem tem o seu salário e ainda fica chateado pq não tem gorja....enfim....
ResponderEliminarA gorjeta não é mais do que a desculpa dos chefes para pagarem menos. Se eles são bons no que fazem que recebam o salário que merecem; se não rua, como o resto do mundo mundial.
ResponderEliminarHa! Ainda me lembra quando meu pai deixavam gorjeta na bomba de gasolina!!! (Por estas coisas é que a gente percebe que é velha, he!)
Vão trabalhar óóóó....
ResponderEliminarGratifique-se quem realmente precisa, porque também os há.
Assim de repente só me lembro dos bombeiros, mas pronto.
Rafeiro,
ResponderEliminarAbaixo as GORJAS, país de pedinchisse aguda!
E quem nunca deu gorjeta que atire a primeira pedra! (nem vale a pena esconder-me)
ResponderEliminarInformo que foi hábito/obrigação que perdi há anos!
beijo d'enxofre
nota: buga ao arroz de pato sem o dito?
Só espero que as clientes lá do sitio onde trabalho nunca venham a ler isto!! Caso contrário metade do meu rendimento mensal vai plo cano abaixo!
ResponderEliminarBj,
(i)
ahahahahah!
ResponderEliminarO primeiro pensamento que me veio à cabeça quando comecei a ler este post foi exactamente o mesmo da Caramela: "és o Mr. Pink do Reservoir Dogs do Tarantino!"
AHahahahah!
Eu costumo dar gorjeta nos sítios onde me atendem bem, sim... mas também sei que tens razão em relação a algumas coisas que dizes.
anyway, gorjeta por gorjeta, é favor depositar gorjeta na minha conta e dos restantes comentadores por virmos aqui assiduamente ler, rir, reflectir e comentar os teus post:P
Lambidela
:))
ResponderEliminarsô raf, depois de o ler xego à brilhante conclusão, sim brilhante pq eu n faço por menos, q o senhor é um ismifrado :))))))))))))))
larga mazé os cordões à bolsa e toca a gorgetar !!
beixuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus
dá cá uma gorja, dá cá dá cá,. dá cá uma gorja, não dou não dou ...
ResponderEliminar(estou-te a imaginar, naqueles paises em que é obrigatório, "rabiar" os empregados com a cauda a dar, a dar..., tipo Mutley)
Menino, eu sempre havia dado gorjetas, principalmente em épocas como Natal. Então, mudei-me de cidade e, justamente perto do Natal, lá foi o carteiro entregar a correspondência e, lá fui eu dar a gorjeta.
ResponderEliminarEle olha para mim, ofendidíssimo:
- Eu já recebo o meu salário.
E não levou a gorjeta!
A partir desse dia não dei gorjeta para mais ninguém, a menos que pedissem explicitamente (daí seria esmola! :))))).
Bjs
Bem... se o chefe não disser "fixe" a mais ninguém...já pode ser considerada uma gorjeta verbal...
ResponderEliminargorjeta ao chefe porque me deu trabalho? ena, trantos trocos necessários!
ResponderEliminarOra venha a gorgeta por eu estar aqui a ler o que escreves-te, pois durante esse tempo não estou a trabalhar e por isso o chefe não me paga.
ResponderEliminarBeijokitas
AHAHAHAHAH
ResponderEliminar10:50 - gorjeta a ti por me teres feito rir!
:)
Rafa, este teu post merecia uma gorjeta! Mas depois de lê-lo, concluo que até tens razão, por isso não levas nada!
ResponderEliminarNão queres gorjeta por teres escrito o post das gorjetas... pois não??
ResponderEliminarÉ que se foi com a intenção de receberes umas grojas que escreveste o "postezinho" tás muito bem enganado!!!
:P
ora porra, esqueci-me de dar gorjeta...
ResponderEliminarjá agora pá, dá aí uma gorjeta por ter vinda aqui...
... depois de teres escrito isto tens coragem de sair à rua?
ResponderEliminarIsso é que é To... ragem!
:D
Eu como ja venho atrasada ja sei que se nao havia trocos naquela altura, agora ainda menos mas eu como ate sou uma moca pouco exigente ate aceito a bela da groja em especimes! Pode ate ser o teu livro...que tal?
ResponderEliminarE depois quando o terminar de ler ainda me ficas a dever uma...
Obrigatorio pffff!
Estive aqui a pensar melhor:
ResponderEliminar1-Gorjeta dos meus pais, por existir
2-Gorjeta dos meus filhos por lhes dar todos os dias uma refeição, ir ao supermercado, assistir às festas e afins
3-Gorjeta dos amigos por os visitar e ouvi-los
4-Gorjeta das livrarias por as ter escolhido para comprar livros (e todo o resto de estabelecimentos, claro)
5-Gorjeta da câmara por pagar o IMI, das finanças por ter entregue o IRS
6-Gorjeta por cada trabalho que finalizo
7-Gorjeta no hospital por dar aos médicos a possibilidade de me curarem
8-Gorjeta nas auto-estradas por ter circulado e pago a portagem (e Sá bastantes!)
Não parece ser mal pensado!
ainda bem que ficaste sem trocos! caso contrário podias falar de gorgetas que não convinha falar!
ResponderEliminareu até te pedia uma gorgeta por este comentário mas como estás sem trocos, desta vez passa!
No sítio onde tu moras os transportes ainda não têm aquelas maquinetas para verificar os titulos de transporte??? É que sempre é menos uma gorjeta a do motiorista hihihi
ResponderEliminarQue se note que sou o mais possível de acordo com a tua posição ;-)***
Adorei! E é completamente verdade! A mim também ninguem me dá gorjeta no trabalho. Agora o que me irrita mesmo muito, são os senhores arrumadores, em que temos que tirar o ticket se não os senhores da Imel não perdoam e eles vêm por trás ainda pedir uns "trocos". A minha sorte é que o meu carro é velho, podem riscá-lo à vontade...(e até agora ainda não riscaram)
ResponderEliminarAs reticências são a melhor pontuação que podiam ter inventado...!
ResponderEliminarAs do post de hoje substituo-as pela palavra "governo" ...ou então.. " para o chulo do teu(DELA) patrão"... lol
Beijocas!
Pois, as gorjetas são um mal necessário para muitos, culpa dos patrões que já dão baixo salário a contar com elas.
ResponderEliminarEu não as dou, porque não posso, e porque acho que não tenho que pagar a ninguém pelo seu trabalho, não sou patroa.
Fazes-me lembrar aqueles prémios que se criam em certas empresas, é prémios por assiduidade, prémios de pontualidad etc tc, não está expliito que devemos ser isso tudo?
Um profissional não tem de ser recompensado por chegar a horas ao trabalho, não faz mais que a obrigação dele, em relação a faltas igual, enfim, podia continuar, mas não tenho tempo, e o meu tempo é dinheiro, eh eh
Beijo cheiroso
Sim, é a modos que coiso...
ResponderEliminarÉ verdade. E o mais chocante ainda são aqueles tipos que andam a distribuir as listas telefónicas e a recolher as antigas. A lata com que depois de lhe entregarmos a antiga, se viram para nós e dizem: "Então não há uma gratificaçãozinha"? Juro que a primeira vez que me disseram aquilo, fiquei muda de espanto e nem consegui dizer nada, limitando-me a fechar-lhe a porta na cara. Nos anos seguintes levam sempre com a mesma resposta: "Gratificação? Você não é pago para andar aqui a fazer isto? Pois eu sou paga para fazer o meu trabalho e não recebo gratificações extra. Ponha-se na alheta!"
ResponderEliminarPode ser pró c******?!
ResponderEliminar:)
E nos cabeleireiros?
ResponderEliminarPelo menos à menina que lava as cabeças :)
Beijocas
Olá olá
ResponderEliminarJá dei gorjetas, já me recusei a dá-las. Não dou gorjeta aos taxistas... mesmo quando eles ficam a remexer nas moedinhas 10minutos. É ver-me a ficar sentadinha à espera dos 0.30€....
Mas em países como os USA a gorjeta é obrigatória e tabelada. Até há pessoas cujo ordenado contempla a gorjeta.
Aconteceu-me, num hotel, ao tomar o pequeno almoço, incluido no preço da estadia, ao assinar o papelinho não escrever nada no campo da gojeta... no dia seguinte já vinha escrito 15%!!!! Têm cá uma lata!
bjs
Patrícia
Eu não costumo dar gorgeta, a menos que conclua que o trabalho foi realmente bem feito, no entanto, quando estou a trabalhar no teatro acabo por receber porque a gorgeta é distribuida por todos, embora no meu "posto" nunca se receba, aliás quando lá comecei a trabalhar, houve um senhor que gentilmente me estendeu uma moeda e eu disse com um ar muito espantado, "não, não, não precisa!", isto porque sempre achei que de facto já recebemos o nosso pagamento pelo trabalho no ordenado. Reconheço no entanto que há trabalhos muito mal remunerados, nos quais é uma grande benção receber uma gorgeta - tipo os arrumadores de sala do Teatro São Carlos (if you get my point!).
ResponderEliminarAo autor do post e comentadores... Sabiam que a gorjeta deveria ser também declarada no IRS (existe mesmo lei para isso)? Mas ainda bem que a maioria do povo não o faz... Pois já acho que o estado chula muito e pouco faz pelo povo, mas isso é outra história!...
ResponderEliminarNão sou apologista das gorjetas pois acho que já são pagos pelo trabalho que fazem... Também já recebi gosrjetas e infelizmente era para uma caixinha para dividir por todos e eu nunca vi a cor desse dinheiro... Ficou de certeza com a patroa (foi um trabalho de verão)... Lembro-me de uma nota de dez contos ter-me sido arrancada das mãos por ela para guradar na caixinha... Eram um grupo de estrangeiros e eu era uma das poucas pessoas que sabia um pouco mais que o portugês, naquela aldeia toda... Enfim...
Fim ás gorjas e aos patrões que ficam com elas, quando se elas são dadas são mérito do empregado!...
beijos
Não se compreende.
ResponderEliminarSão memórias do nosso subdesenvolvimento.
Um abraço
Tu estás mesmo contra as gorjetas ou queres lixar o governo?
ResponderEliminar(Eles agora querem que se declare as gorjetas nas finanças, já pensaste que pode ser a solução para a crise?)
Eu é muito raro dar gorjetas, esporádicamente quando a pessoa é muito mas mesmo muito simpática e se teve alguma actitude EE (exceed expectations - isto tem a ver com as nossas avaliações aqui no officce) porque de trombudos mal educados e macambúzios andamos nós fartos. Nem mesmo aos arrumadores eu dou groja, só se ele me desencantar um lugarzinho muito escondidinho lá no cú de Judas e que eu não seria capaz de encontrar sozinha...
ResponderEliminarJokas
LOL! Até te emprestava algumas moedas mas acabei à bocadinho com elas e vou ter de começar a distribuir notas ;)
ResponderEliminarDaqui a pouco, nos hóteis, ainda vão começar a fixar uma tabela de gorjetas!
beijinho
ó rafeiro, eu que gosto de ler coisinhas pequeninas e "queridas" (talvez aqui não encontre muito disso) vou a algumas das tuas postagens anteriores ainda presentes na página principal e não consigo comentar sempre que tenho algo de interessante para dizer uu.
ResponderEliminare agora vá, trabalha e muda isso que não está com nada.
*
Olá Rafeiro,estou de acordo contigo
ResponderEliminarvai pedir grojeta para o ......
Espero que não seja uma maneira airosa de de pedires por este teu no blog...
Abraço
Lourenço
É uma coisa muita rara de eu fazer, só se o serviço tiver sido mesmo uma coisa extraórdinaria ou quando não têm troco para me dar e eu não me apetece estar à espera, então eu digo que fica de gorjeta lol
ResponderEliminarmais gajo, mais 10 cêntimos, e estes é para ires lá ver o post da tarde!
ResponderEliminarPois ... tb não dou, salvo raras excepções, que apesar de tudo ainda existem.
ResponderEliminarAgora um exercício interessante é observar as expressões dos prestadores de serviços diversos quando não recebem a dita, é cá cada olhar que quase "fuzila" quem não a deixou.
Enfim, mais uma na "mouche" ...
Bjinhos :)
Concordo que é um hábito que deveria ser completamente banido!
ResponderEliminarSuja as mãos de quem dá e de quem recebe.
Beijocas
Mariazita
Solita, ou dás poucas informações ou almoças muito caro! Beijoca!
ResponderEliminarMimo Azul, é esse o espírito, porrada nesses chupistas! Beijo!
Teté, e quem te diz que na realidade o bife não vinha em sangue e o aspecto chamuscado era por causa do chão? ;) Beijocas!
Caramela, já usei a barba daquela forma! ;)
A Teoria do Kaos, quando assim fores não guardes isso dentro de ti, pode provocar úlceras! Abraço!
ResponderEliminarPaulofski, claro que dou, vou mandar-te um e-mail e a gorjeta vai como anexo, pode ser? Abraço!
Van, portanto deixa ver se eu percebo. Eu escrevo neste blog, todas as semanas, de forma gratuita. Tu, que em vez de estares a fazer a tese andas por aqui, querias receber dinheiro por isso. Não sei, sinto que há uma falha algures no teu raciocínio...
Susana, nem mais, e que aproveite e visite também o pequeno! Beijoca!
Mnemósine, faz o seguinte, tenta ser a última a sair da mesa e gama a gorjeta! ;)
ResponderEliminarMJF, se alguém me desse gorjetas em forma de notas, eu também me começaria a mandar para o chão, logo após a ter apagado este texto! :D Beijocas!
Noivo, há sítios em que os estabelecimentos já são construídos de raiz com um cestinho e uma nota de um dólar lá dentro! Abraço!
Sun Lou Miou, gorjeta na bomba da gasolina?!? E depois fazia o motor do carro pegar com uma manivela, não? ;)
Piggy, tem alguma coisa a ver com o uso de mangueiras?
ResponderEliminarCristiAna, nem mais! BUUUU! Fora!!! Querem oferecer coisas que ofereçam plasmas!
Diabba, olha que pode haver por aqui algum fundamentalista e estás lixada. Quanto ao arroz de pato, sabes que estou sempre pronto para esses programas! Beijo!
Inês Brito, não que isso possa ocorrer, mas trabalhas onde, mesmo? ;) Beijo!
Nogs, depositar gorjeta? Sua desnaturada, então a mandar elogios, que eu faço rir, que animo os teus dias, e tal, e depois eu tinha de te pagar? Vou amuar, pá... Beijo amuado!
ResponderEliminarSandra., não dou, não dou, não dou! Beijo!
Inês, e zumba na gorjeta, e na gorjeta zumba! E não, não me consegues a fazer nada a empregados que inclua o verbo “rabiar”!
A Senhora, esse funcionário já deve ter sido morto pelos colegas, por dar mau nome à profissão! ;) Beijo!
Luís Bento, e será que depois posso utilizar essa gorjeta para pagar a conta do talho?
ResponderEliminarTeresa Durães, nada como experimentar, o pior é se ele começava a achar piada e te dava ainda mais trabalho. Beijo.
Parisiense, tu é que tens de dar essa gorjeta ao teu chefe, olha! Beijo!
Pax, onde é que a meteste? ;)
Peter of Pan, damn! Detesto ter razão! Abraço!
ResponderEliminarBongop, não queres fazer justiça ao ditado “a excepção que confirma a regra”? Abraço!
Francis, com todo o gosto, mas acabaram-se os trocos. Aceitas um cheque do BPN?
Eduardo Ramos, claro que tenho, eu corro como o caraças! Abraço!
Ana, tenho apenas dois exemplares, que guardo para lá de religiosamente. Vais ter de pensar noutro tipo de pagamento. Beijoca!
ResponderEliminarTeresa Durães, ainda és mais fundamentalista que eu. Mas sempre queria ver as Finanças a darem-te gorjeta por pagares os impostos... Beijoca!
Vício, achas que foi inocente terminar o poste daquela forma? Abraço!
Atlantys, claro que tenho, mas com sorte ainda tenho de dar gorjeta aos técnicos que vão lá todos os dias concertar aquilo. Beijocas!
Mundo dos Tesourinhos, eu chego a estacionar o carro mais perto de casa do que do sítio onde quero ir, mas a essas sanguessugas não dou um cêntimo. Beijo!
ResponderEliminarC., a palavra “governo” talvez não seja a mais indicada, porque esses obrigam-nos a dar tanta coisa, lá pelo meio vão gorjetas de certeza. Beijocas!
Vita, esses prémios são um reflexo da nossa sociedade, em que se premeia a mediania, a normalidade. Mas hoje não quero falar nisso, ainda substituía as reticências por algum palavrão mais cabeludo. Beijo!
Andreia do Flautim, bota coiso nisso!
Noiva Judia, como se a satisfação de levar um monte de papel para reciclagem não fosse suficiente. Onde pára a consciência ecológica desta gente? Beijo!
ResponderEliminarLiamaral, das melhores sugestões até agora! Beijo!
Mitsou, só posso falar do que sei! ;) Beijo!
Patrícia, 15%?!? Fosca-se, isso não é gorjeta, é um roubo legalizado! Quer dizer, mesmo que o tipo te entorne o café em cima e te calque os pés com a mesa, tens de dar na mesma! Beijo!
Gata2000, ao ler o teu comentário sei que tentaste fazer passar uma qualquer mensagem subliminar, mas não percebi bem qual... ;)
ResponderEliminarLibelinha, olha que começar a ser declarada no IRS é uma chulice a ser aplicada a outra! Quanto à gorja que te foi surripiada, isso era motivo para espancar a chefe! Beijoca!
Carlos II, memórias que teimam em persistir e, em certos casos, agravar-se. Abraço!
Felina, posso substituir o teu “ou” por um “e”? Beijoca!
Rita, e essa gorja por meter o carro no cu de Judas, compensa o que depois tens de gastar na lavagem e ambientador? Jokas!
ResponderEliminarAlguém, se vais começar a distribuir notas, mudo já de opinião! Beijo!
Animalcandysugar, aqui é assim, ou se comenta na altura (ou no espaço de 43 dias) ou se calam para sempre. É que estava a ficar cansado de ter de ir lá abaixo responder! Mas podes sempre mandar-me um e-mail com a tua opinião, sobrinha! Beijo!
Louro, nunca me passaria tal pela cabeça, isso iria contra tudo o que eu defendo. Mas só por curiosidade, estaríamos a falar de quanto? ;) Abraço!
Skynet, de que género de serviço é que estás a falar, para ser mais exacto? ;)
ResponderEliminarInês, sabes que a ti faço à borla. Esta soa tão mal...
Sunshine, é exactamente esse olhar que me motiva a na próxima voltar a fazer o mesmo. Beijoca!
Mariazita, eu ando a tentar, juro! Beijo!
Concordo contigo, mas há muitos locais em que se ganha muito menos de salário fixo, já por que se conta que o empregado irá receber bem nas gorjetas, não sei até que ponto aceitaria isso ou se é no mínimo 'legal', mas é o que acontece e por isso se muitas vezes não fossem as gorjetas andava muita gente a ser mal paga!
ResponderEliminarCaro Rafeiro,
ResponderEliminarSubscrevo o que dizes, mas ainda tenho mais umas coisitas a dizer, coisa pouca:
A gorjeta é um fenómeno essencialmente cultural. Para quem não saiba nos EUA o salário base é uma ninharia, e os empregados da área da restauração e outros serviços (spas, ginásios, etc) são profundamente dependentes da gorjeta para "sobreviver", daí que geralmente na continha venha discriminado o preço do serviço, com 10% de gorjeta já incluído e ainda uma clarificação no sentido de apelar ao cliente para oferecer mais de gorjeta para premiar o serviço excepcional.
Caro Rafeiro, e para quem já passeou e correu mundo... a verdade é que os malucos dos americanos estão habituados a dar de gorjeta o valor do serviço. Ou seja, se tiveram uma massagem de 100$, costumam deixar uma gorjeta de 100$. Para eles um mau serviço é uma gorjeta de $30, por exemplo.
E é verdade que os patrões vêem quais os empregados mais produtivos pela quantidade e qualidade das gorjetas.
É por esses hábitos consumistas e gastadores que o pessoal decidiu inventar técnicas infalíveis para ainda enriquecerem mais (porque eles ganham mal, muito mal) com truques financeiros baratos e depois deu no que deu.
Críticas à parte, em Roma sê romano, e como em Portugal os hábitos são outros, só deixo gorjeta quando acho que fui exceppcionalmente bem tratada (como arranjarem-me a melhor mesa, recomendarem-me a melhor refeição e ser efectivamente muito boa, e etc).
À parte tudo isto, só me sinto obrigada a dar gorjeta ao arrumador! :p
***
Caro Rafeiro, deixo aqui o meu comentário como gorjeta pelo seu post.
ResponderEliminarPara onde mando morada para me ser enviada gorjeta por ler o blogue? =)
ResponderEliminarBeijinhos!
Uma vez deixei o troco de 2 cêntimos no cabeleireiro...até fui simpática, não?
ResponderEliminar...que mau feitio!!!
ResponderEliminar;))
Pois realmente a gorjeta está em vias de extinção devido á crise, é bom que se habituem lá os empregados e tal...
ResponderEliminarEste post fez-me lembrar aquele anuncio dos cereais: "não me olhes assim que não penso dar-te".
Boa semana, abraço
Como nunca recebia "gorja" o dito cujo foi-se embora e deixou os passageiros á vontade.
ResponderEliminarO que vale é que o ninho do "passarito" por assim dizer, é aqui pertinho.
Bjinhos para ti e para a jove.
;)
A Gorjeta é visto como um sinal de simpatia, de sermos bem tratados porquem nos serviu ou atendeu....
ResponderEliminarE se isso acontecer pode ser que voltemos lá e deixarmos outra vez gorjetas.....
Nao custa nada ser simpatico
ResponderEliminarPresenteamos o dono do restaurante voltando lá e consumindo e o empregado com a gorjeta.
ResponderEliminarPelo menos vejo um pouco as coisas assim.
Ja mandou uma cuspidela ao dono do seu azul comboio(e a todos os outros, como ele!?) - sim sera apenas quando o fizer, de uma forma definitiva, que eu poderei, eventualmente, establecer uma relativamente diplomatica ralacao, para consigo.
ResponderEliminar...
Tem razão!
ResponderEliminarPrincipalmente nos Cafés, onde os empregados já não são criados... mas... empregados (de mesa)...
Um forte abraço
noutro dia fui cortar o cabelo, e a minha mae perguntou-m se tinha deixado gorjeta, mas é claro que nao deixei, nao cortaram o cabelo como eu queria e ainda me levaram 8euros
ResponderEliminara essas pessoas VÃO MAS È TRABALHAR
Acho humilhante receber gorjetas por isso não as dou.
ResponderEliminarMas reconheço que em certos empregos, são uma enorme ajuda para o parco ordenado recebido.
E há sítios, Nova iorque por exemplo, que se não dás mordem-te os calcanhares:)
A propósito,queira o Rafeiro mais fino da blogosfera deslocar-se ao meu estaminé que tem lá uns ossos para si.
Raufs de veludo
Eu sempre deixei gorjetas nos serviços mais personalizados e não acho mal mas por imposição é que já não vou lá, os arrumadores de carros por exemplo, nos cabeleireiros em que cobram um balúrdio e a cabeleireira regra geral já é comissionista...a questão é essa, é que em muitos sítios os funcionários além do salário têm comissão...
ResponderEliminarEsqueceste-te do mais importante. Gorjeta ao pessoal que lê o teu blog. AHAHAHAHAH
ResponderEliminarPorra! A mim ninguém me dá gorjeta porque é que vou dar aos outros!
ResponderEliminar_______________________________
ResponderEliminarConcordo inteiramente com você!
Gorjeta, deve ser um ato espontâneo e nunca, obrigação...
Os restaurantes, quase todos, já adicionam 10% sobre o valor da sua conta... É horrível!
E mais horrível é que acabamos pagando, quando na verdade, não somos obrigados a isso.
Gostei demais do seu texto, que aliás, é sempre muito bom!!!
Beijos de luz e um dia feliz...
__________________________________
Deixa de ser sovina e começa mas é a dar gorjetas ao pessoal que vem para aqui comentar! ;)
ResponderEliminarÓ Rafas pá, por causa aqui de uns acertos e de uma, ou duas, off shores que tenho, dava-me mais jeito se fosse do BPP. Ou então de algum banco em Porto Rico.
ResponderEliminaro tema é muito complexo, profundo e nºão pode ser analisado de forma tão aligeirada. Há quem sobreviva com gorjetas e seja muito útil, não me refiro aos arrumadores...
ResponderEliminarQUERIDO RAFEIRINHO, TENS TODA A RAZÃO E ENTÃO NOS RESTAURANTES É GRITANTE... SE NÃO DAMOS UMA BOA GORJETA, NA PRÓXIMA NÃO SOMOS TÃO BEM ATENDIDOS... CLARO QUE HÁ EXCEPÇÕES... UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO,
ResponderEliminarFERNANDINHA
"Epá! É mále! É mále, bacano! Ixto tá mále, se ux bacanos nã dão aquilo ca gente lhs péde. É ca'ssim a malta ná tein guito nein pó ciguerrinho, tás javêri? É que dpois a malta é qué uns sacânas, tás javêri? Dixzem qué a genti que rixca as portas e gama as antenas, tas javêri? Epá, dejenrasca aí um ciguerrinho! (fungadela absolutamente tuberculosa)"
ResponderEliminar- depoiemento de um profissional do estacionamento, quando interpelado por um estudante universitário, durante um estudo acerca da importância das gorjetas no orçamento familiar dos profissionais liberais -
nota: a palavra "depoimento" está incorrectamente escrita na resposta anterior como "depoiemento", porque o paizinho do estudante universitário que levou a cabo o inquérito deu uma gorjeta para que o filhinho pudesse entrar na universidade. Que fique esclarecido.
ResponderEliminarEheheh qualquer coisa me diz que eu estou completamente de acordo contigo :P
ResponderEliminarÉ isso mesmo Rafeiro!
ResponderEliminarNão há cá gorjetas para ninguém! Se eu só recebo o ordenado e nada mais por fazer o meu trabalho (que giro... acabaram-me pedir... perdão... exigir que vá fazer o inventário a 5 lojas durante a noite, começando às 00:00 e terminando sabe-se lá quando, e sem compensação nenhuma... agora é que eu percebo a razão dos mails recebidos de Espanha a dizer "servicio atascado"... ou seja... WC entupido... pudera... quando lá vão só têm ideias de m****!)
Bom... voltando às gorjetas... ainda assim o que mais me irrita são os arrumadores que "gerem" o parque de estacionamento e que olham de lado quando passo sem lhes dar a dita moedinha! Cambada de bêbados e drogados!!!!! Vão mas é trabalhar!!! Mas trabalhar a sério!
Desculpa lá... mas é que a neura está a ficar grave...
Bjs
Sarava!
ResponderEliminarComo eu concordo... mas esqueceste-te das secretárias dos médicos!!
Ai odeio gorjetas! E a mim que sou tão simpática e eficiente só me calha o salário (e é um pau!)...
:D
beijocas
Detesto dar gorgetas, pois acho que não tenho de substituir os patrões. Em certos paises a gorgeta é o unico pagamento que o empregado tem e aí sim, deves dar e premiar se considerares que foste bem atendido, agora cá... e ainda por cima a maior parte é arrogante e acha que está a fazer um favor. Não dou em princípio, só em casos muito excepcionais além de que os meus trocos vão todos para os fdp da Emel!
ResponderEliminarA mim ninguém me dá uma gorjeta pelo trabalho que faço. Logo não dou gorjetas. Vão mas é trabalhar!!
ResponderEliminarbjs
André, mesmo com gorjetas anda muita gente a ser mal paga. E, tal como disseram lá para trás, isso é uma forma de manter essa situação, pois contam com uma componente variável que depende da generosidade dos clientes. Abraço!
ResponderEliminarMedusasss, e que coisitas. Só tive uma passagem fugaz pelos States, não deu tempo de dar gorjetas a ninguém, mas já vi uns quantos filmes que deram para ter essa ideia. Continuo a ser contra, sinceramente. Se adquires um serviço, deverás pagar o preço justo por ele, preço esse que já deverá inclui a “mão-de-obra”. E qualquer coisa que saia disto irá sempre cheirar-me a chulice. Beijoca!
Huma Senhora, e foi das melhores gorjetas que já recebi até hoje! ;)
PKB, pode ser para o meu e-mail. Não te admires é que a gorjeta seja entregue por um bando de romenos. Beijinhos!
Mel, eu já deixei um cêntimo... ;)
ResponderEliminarGata Verde, queres ver uma demonstração do mau feitio, queres?
Casemiro dos Plásticos, eu acho é que com a crise a pedinchice das gorjetas vai aumentar exponencialmente! Abraço!
Sunshine, do mal o menos, então, sempre dá para num instante matares as saudades. Beijoca!
Francisco Castelo Branco, se eu for bem tratado, volto lá, e essa deveria ser a maior recompensa que se dá a uma empresa de oferta de serviços. E sou muito simpático, quando o merecem! Abraço!
ResponderEliminarNitrox, se não voltarmos, o restaurante fecha e o empregado vai para a rua. Não é suficiente sermos clientes habituais? Abraço!
Anónimo, para nós termos uma relação diplomática, relativa ou não, vai ser preciso bem mais que uma cuspidela em alguém.
Vieira Calado, nunca considerei ninguém como criado, da mesma forma como não os considero pedintes da minha generosidade. Abraço!
Andy, esse é um dos casos mais dramáticos, pois vamos a um lado, tiram-nos uma parte de nós e ainda temos de pagar! Beijo!
ResponderEliminarBlue Velvet, tu estragas-me com mimos... ;) Beijo!
Provocação, já viste tanta maneira diferente que existem de nos esvaziarem a conta bancária? Beijoca! PS: estou com uma certa dificuldade em aceder ao teu blog...
Roderick, o prazer que sentem em vir cá não é suficiente? ;)
Dualidades, trata-se já disso, desde que tu me dês em dobro o que eu te der a ti! ;)
ResponderEliminarMundo Azul, essa situação ainda é a mais caricata, o serviço vir incluído na conta, independentemente de ser bom ou não. Beijoca!
AP, queres arrumar de vez com as minhas férias na Costa da Caparica, é? ;)
Francis, serve então um fundo do Madoff?
Rouxinol de Bernardim, mas o que eu gosto é de aligeirar temas profundos, nem sabes o que me divirto com isso. Abraço!
ResponderEliminarFernandinha, mas depois há o reverso da medalha, não me servem bem nunca mais lá meto as patas, e aí nem conta nem gorjeta. Beijocas!
Cão Sarnento, tratando-se do testemunho de um arrumador de carros, acho que a expressão mais adequada seria mesmo “de-poia-mento”. Abraço!
Vanessa, essa qualquer coisa que te leva a concordar comigo dá pelo nome de inteligência e capacidade de reconhecer um raciocínio brilhante. ;) Beijoca!
Carracinha Linda!, também recebes ordens castelhanas? Bem vinda ao clube. Quanto aos arrumadores, um dia vou falar sobre esses camelos de três bossas. Beijo e desneura-te, não vale a pena!
ResponderEliminarE se eu fosse puta, tu lias? Ora aí está uma classe à qual nunca dei gorjeta. Já fiz olhinhos, a ver se passava à frente, agora gorja? E tu recebes de salário um pau?!? Que exploração! ;) Beijo!
Eu Mesma!, disseste bem, em certos países. Aqui se querem ganhar dinheiro fácil vão para o Rendimento Social Garantido, ou mínimo, ou o raio que os parta. Beijo!
LeniB, não? Nem uma maçã em cima da secretária, nem nada? Beijoca!
lol
ResponderEliminarNem por isso.
Gratificaria eternamente os que recolhem estropiados nas estradas e os carregam meio in/out para os hospitais...
Se bem que no uso das ditas também são uns heróis esquecidos...
A mim o k me custa mais é às vezes até dar gorgeta pk fui bem atendida e o parvo ou parva ficar a olhar com akele ar:"Só isto?"
ResponderEliminarApetece-me logo pedir os cascalhos de volta,rsrsrs...
Beijokas
Como sempre muito sensato e absolutamente correcto! Pior é morar num sobrado onde nas datas comemorativas até os varredores de rua (que só aparecem nas ditas datas) veem buscar algum.
ResponderEliminarE nos orçamentos que apresentam para os cruzeiros!?! Onde escandalosamente vem especificada uma verba destinada às gorjetas???No último que pedi apresentaram €70,00 por pessoa... nem queria acreditar!!!! É que nem podes entrar para o barco se não pagares previamente a bela da gorjeta de €70,00...
ResponderEliminarJá não se pode viajar em paz!!!
Sabes que em certas profissões o patrão já paga o mínimo, em virtude da dita profissão ser bastante aliciante porque se recebem boas gorjetas.
ResponderEliminarEu gosto de dar gorjetas e tenho pena de não poder dar mais. Não é ao fogareiro do taxi que me rouba na "corrida" e que muitas vezes é o dono da viatura. Já os empregados de mesa nem sempre merecem, porque são uns lambuzas que metem o polegar dentro da travessa. Agora os fulanos que andam nas entregas, grande parte são emigrantes que passam o dia a alombar com electrodomésticos e mobílias e ganham um salário miserável, a esses só não dou mais porque não posso.
Recordo-me dos meus 12 anos trabalhar em lojas até às 19 horas e depois do horário de trabalho ir entregar encomendas. E quantas vezes a minha mãe estava à espera que eu chegasse com gorjetas para ir à mercearia comprar qualquer coisa para o jantar...
Esmolas nem sempre dou, porque um tipo entra no metro e são mais os pedintes do que os passageiros. Agora gorjetas, só se eu estiver mesmo sem trocos.
principalmente nas operaçoes, roubam sempre algo e ainda por cima temos de pagar tudo
ResponderEliminarbeijos
http://thepassarocaknowsbest.blogspot.com/2009/01/mimos-miminhos-mimalhices.html
ResponderEliminarUm ossinho suculento...
começa a dar notas
ResponderEliminarNão sei se a minha palavra de substituição foi a mais audaciosa...mas....rsrsrs
ResponderEliminarabraço
a minha gorjeta por ler e comentar hein? e pelos elogios que te faço hum? mau mau...
ResponderEliminarolha, sabes que mais? vou continuar a ler ya???? a gorjeta que se fo.....a
ah ah ah
bjs endiabrados
e eu sem dinheiro...
ResponderEliminarbjs
Sempre tive vergonha de dar gorjeta... afinal estava certo! Deveria ser embaraçoso para quem recebe também... ??
ResponderEliminarPois..
Abraço ;)
E porque não gorjeta ao canito?
ResponderEliminar:)
junto-me ao manifesto anti-gorjeta
ResponderEliminarés um espectáculo
beijos
Mas aposto, rafeiro querido, que se te dessem gorjeta tu aceitavas !
ResponderEliminarFestinhas nas orelhas
ahah
Olha eu não me importava nadinha que o meu chefe me desse gorjetas todos os dias no final do dia de trabalho!
ResponderEliminar:))))
bejufas
Tu é que mereces uma gorjeta, pela maneira simpática como escreves.
ResponderEliminarAbraço :)))))
Se começar a ser moda dar gorjetas a todas as profissões ia ser lindo ia.
ResponderEliminarEntão se forem aos professores universitários, os alunos vão dar gorjetas mesmo que sejam chumbados pelos profs?? Ia ser giro ia!!
Eu não dou gorjetas a ninguém, e tens razão as pessoas são pagos para executar uma tarefa e tem que executar bem senão podem ser despedidas.
bjs
julie
Li, e tou a comentar. E então, orientas aí uma "gorja"? :)
ResponderEliminarNas empresas, o termo "gorgeta" é trocado pelo de "prémio de produtividade"... ;)
ResponderEliminarQualquer dia até eu peço gorgeta.
ResponderEliminarSer funcionária pública não rima com grandes luxos!!!
Beijocas.
Rafeirinho devia dar-te uma groja por te ter deixado aqui ao abandono ... ou devias ser tu a mim pelo tamanho descanso??
ResponderEliminarBeijinhos
Caro Rafeiro
ResponderEliminarMais uma vez concordo contigo a 100%!
Eu sou a forreta das gorjetas!!
Bjs
falta ai as grojetas aos comentadores deste blog :P
ResponderEliminaracho fantastico como arranjas imagens adequadas a cada post! sim senhor!
beijo, sara
.
ResponderEliminarRafeiro
tem selinho pra ti no meu blog
passa lá!
beijos
.
lol
ResponderEliminarconcordo MESMO! cambada de chupistas, e chegou ao cúmulo de em certos locais a gorjeta estar incluida na conta (!)
descrição da mesma : 20% - gorjeta
!!!
acho que isto é completamente idiota!
mas sempre que refilo ao pé de pessoal amigo, levo com os olhares - é forreta!!!
Estigmatizada como se ñ houvesse amanhã, porque ñ deixo o euro (qd ñ é mais) ao rapazolas do sítio...
rrrrrrrrrr rauf!
bj
Vamos fazer greve ás grojetas, certo
ResponderEliminarSaudações amigas
Só não deixo gorjeta nas Igrejas, mas isso é porque nunca lá vou !!!
ResponderEliminarÉ. De facto a gorjeta é uma hipocrisia.
ResponderEliminarBom fim-de-semana!
Ab
Se não houvesse gorjetas como seria possível fazer aprovar uma lei num governo de gestão?
ResponderEliminarVá! Responda-me!
Sobre questões de etimologia, proponho a derivação do francês, de "gorge", garganta.
A tese é sustentada pela expressão que se tornou proverbial: "vale mais um euro pela gorja abaixo do que dois pelo c... acima".
OLÁ AMIGO ! JÁ ESTAVA COM SAUDADES DE AQUI VIR E DE RIR CONTIGO EHEHEHE. AMIGO,TENHO ANDADO OCUPADA COM A VENDA DO MEU LIVRO E NÃO TENHO TIDO TEMPO PARA VISITAS ,MAS HOJE CÁ ESPERO POR TI PARA VER AS NOVIDADES
ResponderEliminarBJO E BOM FINAL DE SEMANA
CARLA GRANJA
EU...
ResponderEliminarainda estou que nem me conheço, sinto-me levitando.
Que ninguém
hoje me diga nada.
Ainda estou em transe,
após a montagem da exposição...
Imaginemos que era daqueles eventos
em que, havia inauguração com a artista presente, fotógrafos e comunicação social à volta...
Ui...nem quero pensar nisso!!!
Um acto de absoluta solidão
deu-me tanto prazer,
com uma imensidão
de pessoas, como seria?
Anuncio e faço o convite para a minha exposição no blog:
http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
Lógico que entendo não ser possível todas as pessoas a quem participo, estarem presentes, no entanto gostaria que visses o convite, pois escolhi a melhor foto da exposição para o fazer.
Bom fim de semana
Como sempre, mais uma das tuas belas ideias: falar de algo que acontece e eu também não concordo.
ResponderEliminarEu recuso-me a dar gorgetas a mim também ninguém me paga nem mais um cêntimo e desconto ainda por cima.
Gorjeta-porquê?
Já não lhe pagam o salário, como a mim? Chega...que remédio!!!
Por acaso raramente dou gorjetas e, como sou daquelas que tem um carrinho já entradote e todo riscado, também não dou moedinhas aos praga dos arrumadores de carros, ao pé do ginásio o homem já nem se chega ao meu carro, já sabe que aquilo que leva e um "bom dia" com má cara, porque ninguém tem boa cara às 7.00 da manhã.
ResponderEliminarOnde é que acaba a gorjeta e começa o suborno?!
ResponderEliminarQuem é que quer deixar o 138º comentário..eu cá não. bah! vou mas é comentar para um blog menos concorrido.
ResponderEliminarUma coisa é certa; desgraçado de quem a inventou...ou era tolo ou tinha demaiadas moedas e vaid ai, entretinha-se a dar cabo delas, se nalguns lados é bem necessária, pois os ordenados são tão sovinas porque já contam com as gorgetas para o aumentar... Mas salário é salário e ninguém é obrigado a dá-las, embora todos fiquem à espera, mas que rico pé de meia para alguns... Conheço quem se encheu e as punha religiosamente no banco todos os meses....
ResponderEliminarBeijinhos e tamos quase lá...
Piggy, eternamente não ficaria demasiado dispendioso? Olha que ainda tens de comprar coisas para comer, pagar a renda da casa, etc.
ResponderEliminarZabour, nessa altura é dizeres “é à medida do seu desempenho, e agradeça o facto de não lhe poder tirar dinheiro”. Beijo!
Cora, esses não me apareceram, mas tenho uma chulice anual de 70 euros, o guarda-nocturno. É que nunca vi o tipo sem ser para receber o dinheiro. Beijo.
Guguita, quem te manda ir ter férias finas? Vai para a Costa da Caparica, como eu, e já não és roubada dessa maneira. Beijo!
Cão Sarnento, esmolas é raríssimo dar, prefiro entrar numa loja e comprar comida para dar a alguém. Quanto às gorjetas, claro que de vez em quando dou, mas continuo na minha, o ordenado deveria ser motivo suficiente para a prestação de um bom serviço. Abraço.
ResponderEliminarAndy, há operações em que metem coisas, nem que seja pacemakers, placas de titânio, etc... Beijos!
PKB, da próxima um bifinho suculento, ok, é que os dentes já não são o que eram.
Luís, olha, ao que me atendeu esta sexta-feira dou um Medíocre menos, pela tromba com que me atendeu.
Fotógrafa, pelo menos entrou no TOP 27, de certeza! Beijo!
ResponderEliminarSonhos / Pesadelos, com esses elogios todos, estava convencido que um dia irias pagar para ler. ;) Beijo!
Violeta, não olhes para mim! Beijo!
Tá-se bem!, claro que é, não os vês a ficarem vermelhos? Mas de raiva, se as moedas forem das escuras. Abraço!
Moi, ora aí está um comentário acertado. Queres ser tu a primeira? ;)
ResponderEliminarCarla, com um comentário desses quase me apeteceu dar-te uma gorjeta. Beijo!
I.D.Pena, só se ninguém estivesse a ver... ;) Beijo!
Marta, isso soa tão mal, jove... Beijo!
Capriccio, obrigado, és uma querida. Então? Estou à espera... beijo!
ResponderEliminarJulie, aí dariam uma gorjeta mais pequenina, se bem que não me admiro que haja quem as dê para passar. Beijos!
Mary, entrando no espírito do teu último poste, “not a chance, girl”. Kiss.
GK, aí é mais conhecido como cenoura! ;)
Fragmentos Intemporais, no teu caso talvez seja simples, “ou gorjeta ou o seu processo vai para o fim da pilha, que tal?”. Beijoca!
ResponderEliminarEduarda, já começava a pensar o que te teria feito, para me abandonares. Sim, porque eu imprimi o teu comentário que irias, em 2009, ser sempre a primeira. Beijos!
Carraça, mais uma vez? Não é sempre?!? Beijos!
Entelinhas, obrigado por notares esse esforço titânico que eu tenho, apesar de ter a sensação que a malta não liga muito. Beijoca, Sara!
Denise, muito obrigado, é sempre um prazer ser “selado”. Beijos!
ResponderEliminarAralis, a mim aconteceu-me uma do género. Uma vez fui jantar com uns amigos e quando chegou a altura da gorjeta, deixei 20 cêntimos. Um amigo vira-se para mim e diz:
- Vais deixar isso?!?
- Porquê, achas muito?
Acabou-se a discussão... Beijo!
C Valente, é uma greve na qual só temos a poupar. Abraço!
Toze, aí não é gorjeta, é suborno, para ver se entramos no céu. Abraço!
Bernardo Moura, hipocrisia para não dizer burrice da nossa parte. Abraço!
ResponderEliminarRogéryo de Sá, nalguns casos é mesmo aí que me apetece enfiar-lhes a gorjeta. Quanto à questão que colocaste, que tal com uma pistola apontada às partes baixas dos responsáveis pela aprovação?
Carla Granja, uma grande beijoca e muito sucesso com o teu livro. Aproveita, pois é uma experiência fantástica, ver as nossas palavras encadernadas.
Tulipa, espero bem que possas fazer outra exposição que também abra aos FDS, é que ir para a Moita à semana é impossível. Em todo o caso, os meus parabéns e espero que mais se sigam! E sem gorjetas! Beijos!
Joaninha, às 7 da manhã eu nem cara tenho, é um borrão parecido com a fronha da almofada. Beijo!
ResponderEliminarKruzes Kanhoto, para mim a gorjeta é um suborno legalizado, logo a fronteira é muito sombria.
Inconstante, ouvi dizer que o do Zézé Camarinha ainda só tem 18 comentários, se correres ainda apanhas o 19º.
Laurinha, então se soubesses as contas bancárias de alguns pedintes aqui de Lisboa... Beijo, e sim, está quase!
Não deixo gorjeta... mas deixo um RAUF! Abraço!
ResponderEliminarEu não dou! :D
ResponderEliminarNos EUA nos restaurantes mais caros a percentagem de gorjeta "obrigatoria" vem impressa na factura. Ninguem ainda me explicou o que acontece a quem não paga, parece que só de falar nisso vão passar férias a um sitio que se chama Guantála...Guantamaco...olha não sei, qualquer coisa assim!!
ResponderEliminarpois comigo estão tramados. Dou gorjeta nos restaurantes, mas só quando a almoçarada é grande. Almoço de todos os dias, servido ali à pressão e com o olhar 'vê lá se te despachas, que tenho mais gente à espera', népia.
ResponderEliminarE, ó horror dos horrores, não dou gorjeta à menina que lava o cabelo no cabeleireiro. Era o que faltava!
Só deixo gorjeta quando me tratam BEM. Quando me tratam friamente, ignoro a "obrigaçao".
ResponderEliminar"onde é que a meteste?"
ResponderEliminarCom a crise que para aqui vai, achavas que seria o suficiente para a notares?!
Querias!
;)
obrigada!
ResponderEliminarps.- já ando pelo twitter :3
Eu costumo dar gorjeta nalguns restaurantes e no cabeleireiro, mas nunca ultrapassa o valor de um euro.
ResponderEliminarUm beijinho grande,
Pisces Girl.
Não haveria bolso que aguentasse tantas gorjetas.
ResponderEliminarGorjeta ao Rafeiro Perfumado que escreveu este belo post :)
ResponderEliminarp.s.- e agora, já mudaste de ideias quanto às gorjetas? eheheheh.
Humorista, um RAUF em letras maiusculas? Tens a certeza que não te vai fazer falta? Abraço!
ResponderEliminarZaka, e fazes tu muito bem! Beijo!
Conde, vê as coisas pelo lado positivo, podias dizer que tinhas ido passar férias a Cuba! Abraço!
Safira, e de vez em quando a menina que lava o cabelo não te arrepela sem querer? Beijoca!
Sanxeri, e se fores tratada muito bem na secção de peixe congelado? ;)
Pax, eu sou um numismáta, acredita que até num cêntimo eu reparava!
ResponderEliminarAnimalcandysugar, sempre à tua disposição, cara sobrinha! Beijoca!
Pisces Girl, sua forreta... Beijo grande!
Naty, para guardar ou para dar? ;)
Marisa, se a dita gorjeta tiver vários zeros, é já! Beijo!
Oi Rafeirinho ...
ResponderEliminarComo sempre, um assunto deveras interessante:
"Dar ou não dar gorjetas e o porque das mesmas"!
Lindo ... Como sempre consegues colocar num assunto "Galhofeiro" ainda mais graça ...
Eu só dou gorjetas a quem eu sei que trabalha bem e por gosto!
Sim, já sei que me vais falar do tal "Brio Profissional", mas gosto de recompensar quem trabalha por gosto ...
Mas, devo-te dizer que pertendo dar gorjeta ao moço dos ctt quando me vier entregar o teu livro que encomendei na wook!!!! ehehehehehe
Beijinhos Rafeirinho
LOOL! Muito bom este teu post. A fúria deixa-te inspirado! :)
ResponderEliminarou compressas de ensopar o sangue e dps dizem que se esqueçeram lá disso
ResponderEliminarbeijo
ah, pois, faltam imensas gorjetas aos imensos comentário!!!
ResponderEliminarsim, que vida de comentador tb é dura...
(165) concordo, bolas tou sempre a concordar q falta de opinião :P
ResponderEliminaralém da gorjeta há aquele habito igualmente cretino de dar uma prenda ao funcionario publico q nos atendeu bem e resolveu o nosso problema...q n passa da obrigação dele, mas ele espera pela prenda
Escrevi o meu comentário e aconteceu um erro qualquer e desapareceu o meu comentário ! NÃO VAIS RECEBER GORJETA !
ResponderEliminarmas só beijijnhos verdinhos
BOA aquela de saltar no palco e tocar algum instrumento !
ResponderEliminarQuando o André Rieu vier em Portugal, faço uma aposta contigo em que não és capaz de fazer isto...e se fores, dou-te um gorjeta...
Verdinha
Tás a negar o pagamento dos pobres garçons que se esmeram pra servir-te? Que vergonha! Pois saiba que em muitos restaurantes, os garçons não tem remuneração e vivem das parcas gorjetas de alguns com boa vontade. Tanto que os restaurantes já exigem que as contas sejam fechadas com o acréscimo de 10%. É praxe. Garçon não tem piso salarial, nem FGTS, nem previdencia, nem seguro desemprego. E tu não tens consciencia ô Rafeiro? Quanto ao Presidente da Câmara, tu nem precisa dar nada. ele mesmo mete a mão no teu bolso...
ResponderEliminarUm beijo e fuiiiiiiii...
Há estudos de como a "coisa" começou?
ResponderEliminarFoi feita alguma regulamentação e/ou decreto lei sobre o caso?
Não?!
Késsdzer que táss a praticar um acto que até pode ser ilícito?
Fôsga-se...
Meu caro,
ResponderEliminarFoi por pensamentos do estilo que a Uniao Sovietica se viu na situacao que se viu no final da dec de 80 a pedir esmola aos "gorgeteiros" Estados Unidos. Afinal, toda a gente trabalha com mais afinco quando tem um incentivo extra - gorgeta, "isencao de horario de trabalho", reparticao de lucros da empresa ao fim do ano, etc.
Se a estrategia de marketing de recursos humanos eh filosoficamente correcta, eh outra conversa. Afinal, apenas pagam o que eh justo, so se lhes chamam outros nomes.
E com esta vou-me. Para que se fique saber, caso houvesse duvida... sim... sou a favor da gorjeta. A banalizacao desta em certo tipo de emprego flexibiliza o mercado de trabalho - possibilita emprego temporario facil, e contratacao e despedimento de MO muito mais rapido e sem custos de burocracia. O mercado auto-ajusta-se muito mais facilmente. Claro que estou a falar de um sector muito especificico do mercado de trabalho - o nao-qualificado, logo sujeito a salario minimo, ou caso esse nao exista (que nao estou certa que deva existir) as remuneracoes mais baixas.
Beijinhos
ah... e deixa-me que te digue que tb julgo as pessoas que nao dao gorgeta... que sovinice... que caracter e' o de um fulano sentado numa esplanada a pedir isto e aquilo e "ah e tal, mas era com gelo" e esta o empregado todo o dia a ouvir chatos desses por quantias piores que salario minimo...
ResponderEliminarAinda nao conehci uma pessoa de bons principios e valores que nao desse gorgeta. Desconfio sempre do forreta que nao da nada a ninguem.
Aposto que dás gorjeta aos arrumadores de carros!:)
ResponderEliminarDou mais depressa esmola a um velho ou a um deficiente, do que gorjeta a empregados de café.
Esqueceste o arrumador de carros, uma profissão bem remunerada e livre de impostos!
Só quando me tratam bem é que deixo gorjeta e mai nada...
ResponderEliminarbjs
_malinha
Eu também acho as gorjetas uma cretinice!!
ResponderEliminarA mim niguém me dá gorjetas, pá!
Agora também quero uma gorjeta por este comentário... :P
Ps. Tu fazes alguma coisa antes das 6:57???
ResponderEliminarRessonar, não?????
:P
Obrigado pelo seu comentário. Pessoalmente, não tomo partido neste affaire. Não procuro a verdade porque há biliões de verdades neste planeta. Diletantemente, vou roubando as toalhas com que se cobrem estes nudistas envergonhados. E não escolho as vítimas.
ResponderEliminarAnjo Negro, e não achas que quem trabalha por gosto até dispensava o salário, quando mais as gorjetas? E fico muito contente com a tua aquisição, depois espero uma crítica sincera, ok? Grande beijoca!
ResponderEliminarSalto-Alto, fúria? Este é o meu estado calmo, quando estou em fúria a minha letra fica ininteligível. ;) Beijo!
Andy, nesses casos era ires à farmácia e comprares uma caixinha para lhes dares, afinal não queremos que eles tenham prejuízo, certo? Beijo!
Leonor, é dura mas têm sempre a minha atenção, o meu carinho, as minhas lágrimas. Sim, porque eu sofro por vocês! ;) Beijoca!
Donnola, isso não é falta de opinião, é sinal de elevada inteligência! Quanto ao caso referido, deve ter sido por isso que o gás lá de casa só foi aprovado à quarta inspecção, é que do meu bolso não saiu nada.
ResponderEliminarJe Vois la Vie en Vert, faz favor de reclamar com o blogger, eu limito-me a meter textos cá dentro! Quanto à aposta, eu se fosse a ti não metia muito dinheiro em jogo...Beijos!
Menina do Rio, se eles se esmerassem aí talvez merecessem, agora quando andam de trombas e ainda acham que é nossa obrigação dar a gorjeta, sim, nego e com todo o prazer! Beijo!
Kok, na volta é pecado e tudo! AAAAAHHHHHHHH!
Aenima, claro que em todo o lado se instituem “cenouras”, por forma a que os empregados vão além do exigível. A mais recente de que me lembro foi o aumento do período de férias de 22 para 25 dias, para premiar a assiduidade. No fundo, quem foi verdadeiramente beneficiado com isto, eu que nunca faltei, mesmo trabalhando doente, ou o calão que assim deixou de meter umas baixas fraudulentas para poder gozar mais três dias? E claro que estás no teu direito de julgar as pessoas pela gorjeta que dão ou não, tal como eu estou no meu direito de avaliar muito bem quem merece receber e quem merecia ir para o olho da rua por nitidamente não ter competência para trabalhar na área de serviços. Ena, estiquei-me, mas é de comentários como o teu que eu gosto, quase tenho vontade de te dar uma gorjeta! :D Beijos!
ResponderEliminarAlfabeta, dou gorjetas em várias situações, mas essa é uma em que não. Chego a estacionar o carro a quilómetros do destino (e não estou a exagerar) agora sustentar parasitas não! E não falei porque são uma raça que merece uma atenção própria, um dia destes. Beijo!
Malinha Viajante, então e se te tratarem muito, mas muito bem, como por exemplo, olha, neste blog? ;) Beijo!
Nanny, se tivesses comentado antes das 06:57 eras capaz de ter sorte, agora é um bocado tarde... ;) Beijoca!
Rogéryo de Sá, tarefa tão meritória quanto infinita, essa a que te propões. Em todo o caso, boa sorte nessa acção naturista! Abraço!
Aceito de muito bom grado!!! Ao menos nunca perdes o humor. Beijinhos :)
ResponderEliminareles têm muitas compressas, o que eu gosto mesmo é do gel de banho que há no hospital, ainda tive pra 'trazer' um, mas podiam dar por falta dele
ResponderEliminarbeijoca
Meu caro Rafeiro, estava a ver que nunca mais aqui chegava. Alguma alma peregrina resolveu não marcar convenientemente os trilhos do Caramulo e não tive outra sorte senão dar uma valente gorja a um pastor para ele me tirar dali para fora.
ResponderEliminarQuando o tipo me disse que aceitava multibanco, foi aí que percebi quem era o autor do "vandalismo das placas" :-\
Moral da história: um gajo bem quer safar-se à gorja mas não tem sorte nenhuma.
A propósito já foste aos States? Ias-te dar bem por lá :-)
Abraço!!
Desculpe não há por ai uma gorjeta para quem lhe visita o blog? É uma gorjeta merecida esta,já sei não concordas certo?
ResponderEliminarBeijinhos;)
Em inglês é «tip» que por sua vez rima com «zip», que, grosso modo, rima com «lip». Ou por outra, com boca cerrada.
ResponderEliminarCumprimentos meu caro.
Em Portugal,há muita gente que vive á custa das gorjetas!
ResponderEliminarE já não falo daquelas ,com nomes como suborno, saco azul e tráfico de influências etc.!
Mas falo daquelas que aumentam o subsídio de reinserção social !
Eu costumo dar gorjeta ao arrumador de carros que me arranja um lugar e que me ajuda a levar o carrinho das compras, até ao carro!
Depois deste serviço prestado, que me ajuda bastante ,acho que a gorjeta ,é merecida!
E depois de ter visto, a famila dele com duas crianças para sustentar , tive pena!
Este, é um caso que conheço mas há mesmo muitos!
Este é um tema que merece gorjeta!:)
beijoca
Do madoff ? Esquemas piramidais ? Cenas tóxicas ? Olha que não levas gorjeta...ou comissão neste caso.
ResponderEliminarBem, mas o queria dizer é que stou bastante intrigado com o tema de amanha...Bobone e saude na mesma frase ? fronha-se dá-me cá uma coisa...
a mim o que me chateia mais ainda é a moedinha para aos arrumadores, quando vejo e estaciono muito melhor sem eles por perto a fazer de conta que dão dicas e a meterem-se à frente do carro! raramente vou a sítios onde gorjeta seja da praxe e também sou contra a obrigatoriedade de a dar, mas pronto... embora também seja raro, por vezes lá tenho de estacionar em sitios onde há arrumadores e deixar a dita moedinha, contra vontade...
ResponderEliminarbjs
Olá. Ai que demoras a mudar de letras e cantigas...
ResponderEliminarAs gorgetas já eram...Bora pra cá novas ideias...Beijinho da laura.aui que chatinha, coitada de mim...
Se dessem gorgeta aos juízes a Justiça andava depressa.
ResponderEliminarNestes dias assistimos a um fenómeno que poucos relataram. Porque é que depois de deixarem jogar o Mantorras o caso Freeport desapareceu dos jornais?
Eu dou boas gorjas mas peço sempre recibo...
ResponderEliminarAbraço pá
\m/
Desta vez concordo contigo em tudo, não mudo uma virgula ao k disseste!
ResponderEliminarMas a verdade é que isso está de tal forma enraizado k se não deres gorjeta o melhor é não voltares lá!!!
abraço
191 de gorjas? quer dizer 192. Vê lá se falas aos pobres, que se ficam pelos 6!
ResponderEliminarBeijo gajo
AEnima, se não o perco ao ver o estado do país, iria perder com malta porreira como tu? ;) Beijoca!
ResponderEliminarAndy, não descontarem o que gastas ao te lavares já é uma sorte! Beijo!
Viajante, és um vendido, pá! Era ameaçar o tipo que metias no Youtube os vídeos dele com as ovelhas, até te tirava da serra às cavalitas! Abraço!
Joana, exactamente, vai contra a minha religião! ;) Beijinhos!
Lúcio Ferro, apanhando esse raciocínio, defenderás que dar uma tip é chic? Abraço!
ResponderEliminarMiriam do Mar, nesse caso não é uma gorjeta, é uma boa acção. Triste é sermos nós a ter de providenciar um sustento mínimo a uma família, era suposto ser o Estado a ter esse papel. Mas os nossos impostos devem ter fins mais importantes... Beijo!
Francis, olha que eu mando-te um daqueles e-mails em que só tens de investir 6 euros! Quanto à Bobone, pá, eu avisei-te que gostava bastante dos textos de Fevereiro. Abraço!
Kalua, e quando os arrumadores estão em zonas controladas por parquímetros?É a exploração ao quadrado! Beijoca!
Laurinha, mais umas horitas, tens de ter paciência! Beijoca!
ResponderEliminarTáxi Pluvioso, será que deram uma gorjeta aos jornalistas?
Bjecas, se eles souberem isso com antecedência ainda tens o prato com um condimento especial. Abraço, pá!
Simplesmente eu, curiosamente os sítios em que faço questão de não dar gorjeta são os sítios em que faço questão de não voltar a meter as patas. Abraço!
Inês, tens seis mas muito bons, eu sei porque o meu é um deles! Beijo! ;)
Oh rafeirinhooo!
ResponderEliminarNão amues, por favor! Não suporto lamúrios latinososss!
Considerarei como gorjeta as risadas que me ofereces com os teus posts, então. Oki du ki?
BeijOOO na bochecha e ânimo nos bigodes, pá!
:P
Nogs, por esta passa, mas da próxima até prendo a respiração com a birra! Beijo!
ResponderEliminarNunca recebi uma gorgeta! Dassss...Qual será a sensação?
ResponderEliminarAbraço
António Sabão, garanto que quando eu receber uma tratarei de te informar imediatamente! Abraço!
ResponderEliminar200
ResponderEliminarhehe