Cuidado com o Rafeiro! Não é que morda, mas podes pisá-lo sem querer...

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Deves ser coisa…

Quem é que nunca utilizou a expressão “deves ser bruxa”, quando se depara com uma situação em que aparentemente alguém adivinhou o desenrolar de um acontecimento?

Antes que digas “eu, eu, eu!” todo feliz, deixa-me dizer-te que esta expressão é parva. Que eu saiba ser bruxa tem conotações com feitiços, verrugas no nariz, gatos pretos e vassouras, não com dons premonitórios. Em todos os filmes e bandas desenhadas que vi (e se foram muitos), as bruxas limitam-se a ver o que está a acontecer num qualquer local, graças a uma bola de cristal ou um caldeirão seboso, mas não o que vai acontecer. Aliás, se as bruxas fossem capazes de prever o futuro, todas andariam revestidas a amianto, pois ficariam a saber que o seu destino era uma fogueira.

Essa malta que aparentemente adivinha o que vai acontecer denomina-se de oráculo, adivinho, cartomante e outras denominações trafulhas, mas não bruxas, entendido?

Dito isto, mais uma vez, vamos lá a actualizar esse reportório de expressões populares, sob pena de quando disseres a alguém “deves ser bruxa” receberes como resposta “e tu deves ser parvo, por não te instruíres no blog do rafeiro”. Até parece que já estou a ver isso acontecer e tudo…
 
Até sempre,
Rafeiro Perfumado

9 comentários:

  1. Quem sou eu para colocar em causa a tua suprema sapiência, mas parece-me que filmes e bandas desenhadas não chegam para eliminar liminarmente a possibilidade de uma bruxa ter poderes premonitórios. :P

    :)

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  2. ....Olha, parece que és bruxo!!!!

    Beijocas, Rafeirito. :)

    ResponderEliminar
  3. Conheces poucas bruxas, é o que é, porque garanto eu algumas têm mesmo poderes de adivinhação. E essa de irem parar à fogueira também já tem uns séculos de atraso... :)

    Beijocas e mordidelas!

    ResponderEliminar
  4. Até parece que sou bruxa, porque já estou a imaginar o rafeirito a murmurar depois deste comentário: - esta é mesmo parva!

    Beijos premonitórios

    ResponderEliminar
  5. Ah, sua bruxa adivinha. Conseguiste prever que o Guterres ganhava. E agora? Aturamos feitiços?

    ResponderEliminar
  6. Ah, sua bruxa adivinha. Conseguiste prever que o Guterres ganhava. E agora? Aturamos feitiços?

    ResponderEliminar
  7. Vou começar a usar essa resposta, pois já me disseram isso algumas vezes... Beijos

    ResponderEliminar
  8. As 'bruxas' englobam uma quantidade de gentes tão diferentes.

    Costuma-se associar a estarem próximo de algo que desconhecemos e, quase toda a gente, tem medo.

    Por vezes, basta saber observar, estar atento, as respostas podem estar lá sem as vermos.

    Uma abordagem inteligente, a tua.

    Beijinhos sem sustos.

    ResponderEliminar
  9. No popular mesmo popular, a expressão correta é: "até parece que adivinho!" ou "Parece que estava a adivinhar" ou "Pareces adivinho".

    e o famoso: "Até parece que tenho um dedo que adivinha".
    Podes agora debruçar-te na razão pela qual o dedo deve adivinhar... E já agora, qual de todos os que temos à disposição, é o dedo milagroso?

    Bom, tudo isto (disparate) para dizer que, "deves ser bruxa" é coisa recente, deste que introduziram o Halloween e os fatos de máscaras para o carnaval :)))

    Acho que antigamente, o ser-se "bruxo" era com conotação perigosa. era alguém que fazia mal aos outros. Com feitiços e tal...

    ResponderEliminar

MANDAMENTOS DA CAIXA DE COMENTÁRIOS (obtidos após uma escalada à Serra de Espinhaço de Cão)

1º Não escreverás enquanto comes, pois as migalhas podem lixar-te o teclado e tornar o comentário indecifrável.

2º Escrever nesta caixa de comentários é como mexer nas entranhas do blog, pelo que espero que tenhas as mãos imaculadas.

3º Não duvidarás das afirmações que vais comentar sem teres a certeza (e provas materiais) do que vais dizer, ou em alternativa um caparro maior que o meu.

4º Não insultarás gratuitamente, especialmente se o alvo do insulto for outro que não eu, pois poderás ser alvo de respostas demolidoras e extremamente adultas, como “quem diz é quem é”, “estás a ver-te ao espelho” ou mesmo “na peida, três dúzias”.

5º Não escreverás usando apenas maiúsculas, uso óculos mas ainda não estou pitosga, além de que essa forma ocupa mais espaço, tanto no monitor como na RAM da placa gráfica.

6º Não farás publicidade a tretas nas quais não tenho qualquer interesse. Não, nem mesmo a isso! Pssst, relativamente a essa matéria manda antes e-mail...

7º Não anonimarás. Ou tens um perfil ou então comenta deixando o número do Cartão de Cidadão, telefone, morada e uma amostra de ADN, enviada por correio azul.

8º Não farás comentários como “LOL”, “só tu” ou outros que demonstrem falta de imaginação ou pouca vontade de fazer um comentário digno desse nome.

9º Quem comenta visitado será. Pode é demorar um tempo do catano, que isto não é a minha vida.

10º As opiniões expressas neste blog não são necessariamente as do autor, pois às vezes simplesmente me apetece abardinar e / ou provocar.

11º Este é um espaço unicamente destinado ao divertimento do autor e, sabe-se lá porquê, de algumas selectas visitas. Se não estás imbuído desse espírito, pira-te e não voltes.

12º Afinal eram só onze.