Cuidado com o Rafeiro! Não é que morda, mas podes pisá-lo sem querer...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Era uma vez um feriado...

Recordem bem este dia, pois será possivelmente a última vez que o gozarão como feriado. Tal como ele, mais três irmãos foliões vão ser abatidos, englobados nesse esforço titânico que é tentar devolver a competitividade ao nosso país.

Estou completamente de acordo em relação à supressão destes feriados. Se formos a ver, serviam para quê? Passar tempo com a família? Plantar hortaliças no Farmville? Ir praticar actividades ao ar livre? Por favor, ainda ficávamos com a ideia que o nível de vida era aceitável, o que não é de todo aconselhável para enfrentar os desafios que temos pela frente, dos lados e por trás.

Fazendo uma análise fria dos feriados sacrificados, tenho de reconhecer que foram bem escolhidos. Ora vejam:
15 de Agosto – Assunção de Nossa Senhora. Durante muito tempo pensei que era o feriado da Nossa Senhora da Assunção, e só após pesquisar é que fiquei a saber que se trata, afinal, da elevação de Maria em corpo e alma à eternidade, para junto de Deus, de forma definitiva. Ora aí está, de forma definitiva. Quantas coisas definitivas é que são feitas anualmente? Vai uma vez e acabou-se, sempre se poupa no passe social!

5 de Outubro – Implantação da República. Isto de República já tem muito pouco, pois o que se vê são pequenos reinos, com os seus senhores a governarem como bem lhes convém, com sucessões dinásticas e justiças distintas conforme a sua classe social (ou conta bancária). Desta forma, mais vale assumir que a República está efectivamente moribunda, pelo que mais vale meter-lhe uma almofada na tromba de uma vez por todas.

Feriado Móvel do Corpo de Deus. Este é dos mais perigosos, pois contamos com ele num sítio e damos por ele está noutra semana. No fundo está-se a comemorar uma falsidade. Se Deus é uma entidade divina, incorpórea, por que carga de água é que se comemora o seu corpo? Tangas de preguiçosos, é o que é!

1 de Dezembro – Restauração da Independência. Quanto a este feriado tenho esperança que um dia volte a ser celebrado, não em relação ao domínio espanhol mas em relação a quem nos verdadeiramente roubou a independência, e de uma forma tão subtil que nem demos por ela. Pode ser que nessa altura possamos voltar a considerar-nos um país à séria.

Até sempre,
Rafeiro Perfumado

45 comentários:

  1. Ainda ontem falava sobre a extinção do 5 de Outubro com o Nuno e chegámos à mesma consclusão. República? Qual República? Só se for das bananas...
    :)

    ResponderEliminar
  2. Só agora é que avisas, eu estou a trabalhar.

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Completamente. Mas eu trabalho nos dias feriado.
    E como a minha mãe comentava ontem: aposto que para o ano toda a gente vai saber porque é que no dia 1 de dezembro ERA feriado (e aposto que 50% das pessoas não o sabem este ano)!
    Bom feriado!

    ResponderEliminar
  4. Também tenho esperança de voltar a comemorar a Restauração da Independência! Num país à séria! :)

    Quanto ao 5 de Outubro, tenho alguma relutância em aceitar. Então o ano passado comemorou-se o centenário, com toda a pompa e circunstância e este ano decidem que é para ir com as couves? Alguma coisa não cheira bem...

    Agora como país laico, suponho que os feriados a ir à vida deveriam ser os católicos: 1 de Novembro? Que ainda por cima quase todos acham que é dia dos mortos (não é) e há romaria aos cemitérios, como se os mortos que lembramos só se chorassem um só dia?; 8 de Dezembro? A Imaculada Conceição? Que até já foi dia da Mãe - e aí ainda se percebia - mas já não é? Enfim, contradições... ;)

    Beijocas e aproveita bem o feriado que "está no ir"!

    ResponderEliminar
  5. Que coisa mais bem acertada Rafeirinho :)
    eu não opinaria melhor...
    Só tenho compaixão por esses dois que vão ser abatidos :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nem comento, acho um absurdo cortar com os fériados, mas quem sou eu?!!. Em vez disso esses exmos. srs poderiam por exemplo andar em carros mais baratinhos, em vez de andarem com essas máquinas que davam para comprar um apartamento!
    Beijos e aproveita o feriado:)

    ResponderEliminar
  7. Brilhariante!

    Abracinho

    (É importante começar também a poupar em palavras, fazendo de duas uma.)

    ResponderEliminar
  8. Seguindo essa lógica porque não acabar com o Dia do Trabalhador, quando salários estão a ser cortados e o desemprego bate record atrás de record? Porque não acabar com o Natal, já que subsídio de Natal nem vê-lo?

    A lógica que eu gostava de ter visto seguida era a do princípio da laicidade do Estado. Acabar com os feriados religiosos e deixar os civis quietos.

    ResponderEliminar
  9. Muito bem escrito. Muito bem dito. Mas eu gosto bem de um feriado para sornar no sofá e escrever comentários nos blogues!!! ;)

    ResponderEliminar
  10. Pois, ainda sobrou o Carnaval mas é facultativo...
    É a chamada vida de cão, dos que não têm berço de ouro, claro,não me refiro a um qualquer rafeiro de gravata...
    :)

    ResponderEliminar
  11. Subscrevo a ironia.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Bem dito, meu caro Rafeiro!
    Li por aí que cada dia feriado custa ao país 37 milhões de euros.
    1º nem sabia que haviam tantos euros por cá!
    2º sendo verdade, os 148 milhões vão para "àdonde", ou seja: para o bolso de quem??

    1 abraço pah!

    ResponderEliminar
  13. Os religiosos não me apoquentam mas os outros gostava de perceber qual é o critério deles :s

    ResponderEliminar
  14. Epah ainda bem que já não ando na escola. Lembro-me que na primária todos os meus colegas me invejavam por fazer anos no feriado porque nunca tinha de ir para a escola. Agora acabou-se a boa vida :p
    Abraços

    ResponderEliminar
  15. Que descanse em paz, pobre feriado, com a morte anunciada.

    Eu abolia mais rapidamente o 25 de Abril, honestamente.

    ResponderEliminar
  16. Discordo veementemente da supressão destes (ou de outros) feriados! Não é por isso que se vai trabalhar mais nem trazer mais riqueza para o país! É só mais um bonito para agradar ao Eixo do Mal (Merkelzy) Além de que eram uma instituição! Se tirarem estes, porque não tirar todos? Uma estupidez! Mais uma deste governo estúpido!

    ResponderEliminar
  17. A mim preocupa-me é que o D. Duarte encare a extinção do feriado de 5 de Outubro como um incentivo... Ainda hoje ele disse no telejornal que preferia abrir mão do 25 abril em vez do 1 de dezembro... dá-lhe mais uma semana e ele conquista Vila Viçosa!

    ResponderEliminar
  18. O único feriado - ou mesmo dia de descanso, vá - devia ser a 29 de Fevereiro!

    ResponderEliminar
  19. Um post para a posterioridade...

    É triste ver desaparecer dos calendários estes simpáticos dias... em nome da bendita produtividade! E será que resulta?

    Afinal em países, ditos ricos e produtivos, como a Suécia... ainda por lá sobrevivem 13 dias destes!
    E na Alemanha quantos serão?
    A troika e o fmi que não saibam....

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Estou para estes feriados como prá meia hora a mais de trabalho...
    O Bom português não vai trabalhar mais meia hora, vai apenas esperar mais meia hora para sair... produtividade dessa meia hora... menos que ZERO !!!

    Os feriados, aqui posso ser um pouco injusto, mas eu, e milhares de outros portugueses trabalhamos os dias todos, quer sejam feriados ou domingos, também é verdade que descansamos noutros dias...
    Ficamos mais equilibrados com o resto da Europa a nível de feriados por ano... mas continuamos com a produtividade mais baixa...
    o que têm de aumentar é a produtividade, não as horas ou dias de trabalho...
    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Gostei de suas considerações políticas e cívicas, muito equilibradas, principalmente com relação ao 1 de Dezembro.

    ResponderEliminar
  22. são medidas 'para inglês ver'. porque não vão melhorar em nada a produtividade. porque só vão servir para aumentar ainda mais a nossa 'motivação' para sermos produtivos...

    mas ficamos aqui com uma boa resenha do que eram estes feriados, para nos recordarmos para a posteridade.
    adorei a label :-)

    ResponderEliminar
  23. Eu sou contra a extinção do 1º de Dezembro e do 5 de Outubro enquanto feriados, verdade que a maioria dos portugueses nem sabe que se comemora nesses dias a restauração da independência perante os espanhois e a instauração da República, a partir do ano que vem será a totalidade.
    Já o Salazar pensava que ter um povo ignorante era melhor para o controlar.
    Já em relação aos dias em que se comemoram os dias santos, por mim acabavam-se, porque sempre ouvi dizer que o estado era laico, e fazia me tanta confusão num estado laico termos feriados catolicos mas ignorarmos os budistas, os islamistas os judaicos e outros que não me recordo.
    O carnaval...bom acabou com o Cavaco, no dia em que ele decidiu acabar com o carnaval, logo acho que mais ninguém se vai lembrar de acabar com ele, é que a competitividade do país acaba onde começa a possibilidade de se despedir um governo.

    ResponderEliminar
  24. Este era o meu feriado favorito por razões "espanholas". No ano passado, um amigo meu disse-me que este feriado devia ser abolido porque todos nós devíamos ser espanhóis, porque Espanha era superior a Portugal em termos económicos e de mentalidades. Tem-se visto que são bem melhores que nós...

    ResponderEliminar
  25. Isto está tão mal, que só mesmo a ironia para nos aliviar e provocar alguns risos.
    Da minha parte obrigada, ou Rafeirinho .

    ResponderEliminar
  26. Não concordo nada!

    Eu trocava o 5 de Outubro e o 1 de Dezembro pelo Carnaval e pelo 8 de Dezembro... até porque por este andar foi a última vez que comemorei o aniversário do meu pai num feriado, nao há direito!

    ResponderEliminar
  27. Um excelente post, rafeiro! :)

    o Estado é laico por isso os feriados religiosos abolidos não me incomodam particularmente, mas não se festejar o 5/out e o 1/dez deixa-me desconfortável, pois é com estes pequenos passos que se perdem oportunidades de falar no peso que estas datas tiveram no país.

    abraço da Barroca.

    ResponderEliminar
  28. Heheheh!!!!
    Essa do "serviam para quê? Passar tempo com a família? Plantar hortaliças no Farmville? Ir praticar actividades ao ar livre?"
    Fez-me rir.
    Só mesmo este texto para nos fazer esquecer a desgraça que por ai vem.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  29. Quer dizer que são esses que vao deixar de ser gozados por "noses"??? Ta bem...vou meter ferias de proposito...

    ResponderEliminar
  30. Estouno aeroporto de Zurique á espera do voo para Lisboa, precisava mesmo vir aqui ao Rafeiro para poder sorrir já que esta Malta é muito besunta mesmo... Rafeirinhos nada perfumados!!!! Foi preciso sair de Portugal para cortarem o feriado a seguir ao meu dia de aniversario????

    ResponderEliminar
  31. Sem dúvida que tens razão....Estes feriados não têm mesmo razão de ser, a não ser proporcionar pontes quando calham nas proximidades do Fim de Semana.

    Afinal em relação a outros países temos mais que eles.

    Já se está a acabar com tanta coisa importante, porque não eliminar as menos importantes?

    Bom domingo

    Beijinho da Gota

    ResponderEliminar
  32. Apesar de tudo...o país vai continuar na mesma porcaria de sempre!
    abraço

    ResponderEliminar
  33. contudo acabem também com as pontes!!

    ResponderEliminar
  34. Vou aproveitar este post para explicar mais tarde aos meus filhos porque é que estes feriados deixaram se acontecer. Pois que não haverá forma mais clara de o fazer ;)

    ResponderEliminar
  35. Paula, essa é na Madeira, e nós somos os macacos.

    Textículos, mas tu trabalhas num país à séria, não compares!

    Patrícia, o 1 de Dezembro nem por isso, mas confesso que em muitos feriados costumava dizer “hoje não trabalhamos por alma de quem?”. Beijoca!

    Teté, acho que foi um acto de bondade, pois até um tolo consegue ver que a República não chegaria ao segundo centenário. Quando ouço dizer que a abolição dos feriados religiosos está dependente do acordo da Santa Sé, apetece-me rir, pois de facto somos um país de agachados. Beijocas!

    ResponderEliminar
  36. Ellen, ou eles ou outros, para mim é igual. Se olharmos bem poucos feriados já fazem sentido, pois a maior parte deles é usada para não trabalhar, e não para comemorar as suas datas. E isso desvirtua tudo. Beijocas!

    Conchita, e dar uma imagem de pouca competência? Sim, porque um ministro que anda de vespa só pode ser um falhado de primeira, é sabido que andar de Audi acrescenta logo 28 pontos ao QI. Beijocas!

    Sun Iou Miou, sendo assim, leva um abraceijo!

    D.S., os civis já estão quietos, não os feriados, mas a massa humana. De outra forma, de tanta vez que já levámos com a biqueira na peidola, já teríamos feito algo.

    ResponderEliminar
  37. Malena, desde que um desses blogs seja o meu, estás perdoada.

    Tetisq, é facultativo mas pelos vistos é mais perigoso mexer na folia do povo do que no seu orgulho.

    Jace Beleren, ironia? E eu a tentar não aparentar... Abraço!

    Kok, imagina se eles fazem essas contas com os FDS. Abraço!

    ResponderEliminar
  38. LopesCa, o critério deve ter algo a ver com as férias de alguém...

    Psimento, é a única coisa que realmente me consola, acabar com aquelas piadas “sou tão importante que quando faço anos é feriado”. Abraço!

    S*, pelos vistos consideram-no mais importante que o 1 de Dezembro. Se bem que mandar abaixo a ponte 25 de Abril era coisa para ser complicada.

    Carol, e não há-de ser a última...

    ResponderEliminar
  39. Raven, coitado do senhor, deixa-o sonhar, deve ser dos poucos portugueses que ainda tem esse dom.

    Kruzes Kanhoto, eu quase nasci nesse dia, acho que era merecido!

    Sight, o problema não é o número de feriados, é o que se faz nos dias normais. Abraço!

    AmSilva, essa da meia hora ainda é mais gira. Por mim ia mais longe, até às duas horas a mais por dia, no fim de contas já as faço, e sem receber mais por isso. Abraço!

    ResponderEliminar
  40. Carolina Tavares, de vez em quando dá-me para isto, ser equilibrado. Felizmente passa depressa...

    Bee, eu diria que são medidas para “troika” ver... A label tem mais sentido que o texto!

    Gata2000, estou contigo. E logo eu, que sinto afinidade com tantas religiões, revolta-me ter de trabalhar quando se comemora o que quer que os budistas, muçulmanos, judeus e afins comemoram!

    Cuca, peço que me desculpes, mas esse teu amigo deve ser bem parvo. Por essa ordem de ideias seríamos todos chineses, afinal são bem superiores em termos económicos e de mentalidades. E eles têm sido bem melhores que nós!

    ResponderEliminar
  41. Maria, até ao dia em que até isso pague imposto.

    Nanny, escreve um cartaz com isso e vai para a porta do parlamento protestar, até dos deputados devem poder divertir-se de vez em quando.

    Barroca, eu diria que é com esses grandes passos que se perde a identidade de um país. Mas desde a implementação do Acordo Ortográfico que isso não me surpreende. Beijoca do rafeiro.

    Solita, não esqueças, pois o que aí vem será muito mais doloroso. Beijoca!

    Maria Santos, ou então vai vestida de verde, vermelho e amarelo, funciona para os dois dias!

    ResponderEliminar
  42. Eduarda, quem manda andar pelo mundo a ser produtiva para os outros? E ainda existirem aviões que te tragam de volta é uma sorte!

    Gota de Vidro, a seu tempo, isto foi só para testar a malta. E pela ausência de reacção, o caminho está livre. Beijoca!

    A Lei da Rolha, a verdadeira intervenção tem de ser na máquina do Estado, e essa é ainda muito ténue. Abraço!

    JP, queres demolir a ponte 25 de Abril?!? Terrorista, olha que a minha irmã mora do outro lado!

    Marta, vais deixar que os teu filhos leiam os meus textos? Depois não te queixes...

    ResponderEliminar
  43. O problema é que a palavra restauração modificou o seu sentido ao longo dos tempos e agora designa comes e bebes. É bom que se acabe com o feriado, já não há nada para comer, e quando aumentar a água, lá se vai o bebes.

    ResponderEliminar
  44. Ora nem mais! E vamos lá ver se ficamos mais ricos a trabalhar nestes dias.

    ResponderEliminar
  45. Táxi Pluvioso, espero que ao menos acabem também com os desfiles, sempre se poupava nos palanques.

    Brown Eyes, claro que vais ficar mais rica, nem que seja em experiência laboral.

    ResponderEliminar

MANDAMENTOS DA CAIXA DE COMENTÁRIOS (obtidos após uma escalada à Serra de Espinhaço de Cão)

1º Não escreverás enquanto comes, pois as migalhas podem lixar-te o teclado e tornar o comentário indecifrável.

2º Escrever nesta caixa de comentários é como mexer nas entranhas do blog, pelo que espero que tenhas as mãos imaculadas.

3º Não duvidarás das afirmações que vais comentar sem teres a certeza (e provas materiais) do que vais dizer, ou em alternativa um caparro maior que o meu.

4º Não insultarás gratuitamente, especialmente se o alvo do insulto for outro que não eu, pois poderás ser alvo de respostas demolidoras e extremamente adultas, como “quem diz é quem é”, “estás a ver-te ao espelho” ou mesmo “na peida, três dúzias”.

5º Não escreverás usando apenas maiúsculas, uso óculos mas ainda não estou pitosga, além de que essa forma ocupa mais espaço, tanto no monitor como na RAM da placa gráfica.

6º Não farás publicidade a tretas nas quais não tenho qualquer interesse. Não, nem mesmo a isso! Pssst, relativamente a essa matéria manda antes e-mail...

7º Não anonimarás. Ou tens um perfil ou então comenta deixando o número do Cartão de Cidadão, telefone, morada e uma amostra de ADN, enviada por correio azul.

8º Não farás comentários como “LOL”, “só tu” ou outros que demonstrem falta de imaginação ou pouca vontade de fazer um comentário digno desse nome.

9º Quem comenta visitado será. Pode é demorar um tempo do catano, que isto não é a minha vida.

10º As opiniões expressas neste blog não são necessariamente as do autor, pois às vezes simplesmente me apetece abardinar e / ou provocar.

11º Este é um espaço unicamente destinado ao divertimento do autor e, sabe-se lá porquê, de algumas selectas visitas. Se não estás imbuído desse espírito, pira-te e não voltes.

12º Afinal eram só onze.