Estava eu a
pensar na morte da bezerra quando deparei com a notícia sobre a tentativa de
banir expressões populares que sejam consideradas nocivas para a dignidade dos
animais.
Bem gostaria
de dizer que os cães ladram e a caravana passa, mas pelo que vou conhecendo do
nosso mundo, isto é capaz de ter patas para andar. A minha memória de elefante
lembra-se de iniciativas semelhantes, em que iluminados com macaquinhos no sótão
nos tentam vender banha da cobra e gato por lebre.
O que não
falta por aí são baratas tontas que não fazem um boi, as quais em vez de se
focarem no essencial procuram discutir o acessório, como se fosse a utilização
de certas expressões que causasse problemas como o abandono sistemático dos
animais, os maus tratos, a caça, as touradas e aberrações do mesmo género. Ter
esta linha de pensamento é armar-se em avestruz e enfiar a cabeça na areia. Era
bater-lhes com um gato morto até que ele miasse!
Que eu
não seja visto como uma ovelha negra ou mesmo ranhosa, mas sinceramente temas
como este é de quem se tenta armar em carapau de corrida. Se querem
mesmo pegar o touro pelos cornos, façam legislação a sério sobre as verdadeiras
bestas que não têm respeito pela vida, seja ela animal ou vegetal (e façam-na
cumprir!). De outra forma, fazem figura de urso e só conseguem que a malta
chore lágrimas de crocodilo.
Da minha
parte, podem tirar o cavalinho da chuva porque continuarei a utilizar o que me
der na plebeia gana. Garanto que não é por na infância ter cantado “atirei o
pau ao gato” que alguma vez fiz mal a um animal, da mesma forma que anos a
matar zombies no PC não me levam a pontapear as pessoas com cérebro de galinha
com quem me cruzo na vida!
Já agora, se
isto fosse para diante, será que teria de mudar o meu nome para Canídio com Odor
Não Contraído à Custa de Experiências Laboratoriais? Vão mas é dar banho ao
cão, pá! É que nem que a vaca tussa, esse é um sapo que não engolirei. E
não se fiem que cão que ladra não morde!
Rafeiro Perfumado

6 comentários:
Parafraseando João César Monteiro, 'só tenho um adjectivo: adorei, adorei, adorei'. 😂
Belíssima crónica que poderia pertencer à série 'andam estas cavalgaduras a torrar as nossas meninges porque as deles não existem'. 🙃
Bom ano, Rafeiro, e que o teu perfume se faça sentir por estas bandas. 😊
Passei para deixar um abraço e desejar um 2019 muito feliz
"Macacos me mordam" se não é hilariante como sempre. Bom ano Rafeiro.
PS: E neste caso, será que nos vêm defender dos dentes raivosos dos macacos?
Tens de te atualizar, ...
já houve chamadas telefonicas presidenciais, Brexit's por existir ou não, Rui Vitória nas Arábias e frio que parece noticia....o Inverno parece ser digno de nota.
Beijinhos e deixemo-nos de idiotices.
Ninguém tem vida?
Ah! E hoje há canabis pelo Parlamento....enfim....valem-me os livros e a Netflix.
Ahahahah tão bom :)
Estás-nos a vender gato por lebre com este post?
Enviar um comentário